Sie sind auf Seite 1von 12

Reviso de Literatura

Mostrar a importncia da reviso de literatura no processo de pesquisa; identificar os passos para a elaborao de uma reviso de literatura.

INTRODUO
literatura. A reviso de literatura refere-se fundamentao terica que voc ir adotar para tratar o tema e o problema de pesquisa. Por meio da anlise da literatura publicada voc ir traar um quadro terico e far a estruturao conceitual que dar sustentao ao desenvolvimento da pesquisa. A reviso de literatura resultar do processo de levantamento e anlise do que j foi publicado sobre o tema e o problema de pesquisa escolhidos. Permitir um mapeamento de quem j escreveu e o que j foi escrito sobre o tema e/ou problema da pesquisa.

INTRODUO
Para Luna (1997), a reviso de literatura em um trabalho de pesquisa pode ser realizada com os seguintes objetivos: determinao do estado da arte: o pesquisador procura mostrar atravs da literatura j publicada o que j sabe sobre o tema, quais as lacunas existentes e onde se encontram os principais entraves tericos ou metodolgicos; reviso terica: voc insere o problema de pesquisa dentro de um quadro de referncia terica para explic-lo. Geralmente acontece quando o problema em estudo gerado por uma teoria, ou quando no gerado ou explicado por uma teoria particular, mas por vrias;

INTRODUO
reviso emprica: voc procura explicar como o problema vem sendo pesquisado do ponto de vista metodolgico procurando responder: quais os procedimentos normalmente empregados no estudo desse problema? Que fatores vm afetando os resultados? Que propostas tm sido feitas para explic-los ou control-los? Que procedimentos vm sendo empregados para analisar os resultados? H relatos de manuteno e generalizao dos resultados obtidos? Do que elas dependem?; reviso histrica: voc busca recuperar a evoluo de um conceito, tema, abordagem ou outros aspectos fazendo a insero dessa evoluo dentro de um quadro terico de referncia que explique os fatores determinantes e as implicaes das mudanas.

INTRODUO
Para elaborar uma reviso de literatura recomendvel que voc adote a metodologia de pesquisa bibliogrfica. Pesquisa Bibliogrfica aquela baseada na anlise da literatura j publicada em forma de livros, revistas, publicaes avulsas, imprensa escrita e at eletronicamente, disponibilizada na Internet. A reviso de literatura/pesquisa bibliogrfica contribuir para: obter informaes sobre a situao atual do tema ou problema pesquisado; conhecer publicaes existentes sobre o tema e os aspectos que j foram abordados;

INTRODUO
verificar as opinies similares e diferentes a respeito do tema ou de aspectos relacionados ao tema ou ao problema de pesquisa. Para tornar o processo de reviso de literatura produtivo, voc dever seguir alguns passos bsicos para sistematizar seu trabalho e canalizar seus esforos. Os passos sugeridos por Lakatos e Marconi (1991) so:

Pesquisa: Estado da Arte

O que Estado da Arte?


Estudo bibliogrfico Resumos Literatura Identificao:
Principais autores Principais metodologias Resultados analisados

4 momentos

Estado da Arte
Faa um estado da arte:
Inserindo os autores; Uma frase a proposta do pesquisador; Resultados obtidos;

Estado da Arte

Referncias
Livros Artigos cientficos (conferences e journals) Internet Resumos Relatrios tcnicos

Das könnte Ihnen auch gefallen