Sie sind auf Seite 1von 38

E. E. E. F. M.

PEDRO SIMO TCNICO EM MEIO AMBIENTE


Prof. Paula Alvarez Cabanz

INTRODUO
ALEGRE/ ES

QUALIDADE DA GUA E ESGOTO

QUALIDADE E REUSO - Introduo DA GUA


- Ciclo da gua - Caractersticas fsicas e qumicas das guas - Resduos - Uso do Efluente tratado na Agricultura - Propriedade agroecolgica: um sistema integrado

INTRODUO

GUA

- propriedade solvente; - capacidade de transporte.

Em condies naturais...

- escoamento superficial; - infiltrao no solo; - precipitao atmosfrica.

Interferncia antrpica...

- despejo de esgotos domsticos, industriais; - escoamento de defensivos agrcolas.

GUA: elemento essencial para sobrevivncia e qualquer atividade.

nossa

Apenas 0,001% da gua do planeta potvel e pode ser usada para consumo.

Vem se tornando escassa.


Causas: Aumento da populao; Aumento da produo industrial; Expanso da agricultura irrigada.


o

grandes reas so utilizadas para a criao de animais e plantios inadequados para o clima e o solo local.

Solues: Preservao das guas atravs da proteo das matas ciliares dos rios, lagos e audes; Evitar a poluio com lixos, esgotos e agrotxicos; Utilizar menor quantidade de gua na lavagem da loua, no banho e na limpeza da casa; Escolher plantas adequadas para cada regio; Buscar a captao das chuvas em cisternas de placas. Mantm a gua por um longo perodo; Deve ficar bem fechada, sem entrada de luz conservar a gua.

o o

SOS MLTIPLOS DA GU

STRIBUIO DE GUA NO PLANE

O CICLO DA GUA

Plantas: perdem gua pelo calor do sol e pela ao do vento recebe de volta quando chove ou quando irrigada. gua: est sendo sempre

renovada na viagem para o cu ou quando escorre para o cho.

CICLO HIDROLGICO

Impurezas encontradas na gua

CARACTERSTICA S QUMICAS

tamanho; caractersticas qumicas; Organismos.

Inorgnicas no se volatilizam; Orgnicas volatilizam a mais de 550 C.

CARACTERSTICAS FSICAS

CARACTERSTICA S BIOLGICAS

Gases Slidos Suspensos Coloidais

Animais; Vegetais; Microrganismos.

Dissolvidos

PARMETROS DE QUALIDADE DE GUA

Utilizam-se de marcadores para quantificar gua de abastecimento residual, corpo receptor;

Padres legais determinam parmetros e concentraes requeridas.

Padro de potabilidade Portaria 518/04; Padro de corpos dgua CONAMA 357/05 e Legislao estadual; Padro de lanamento de efluentes CONAMA 357/05 e Legislao estadual.

Parmetros

ARACTERSTICAS DA GUA DE MAIOR RELEVNCIA

1- SLIDOS EM GUA
Correspondem a toda matria que permanece como resduo, aps evaporao, secagem ou calcinao da amostra a uma temperatura pr-estabelecida durante um tempo determinado.

As determinaes dos nveis de concentrao resultam em um quadro geral da distribuio das partculas com relao ao tamanho e com relao natureza. Em sistemas de tratamento de esgotos e efluentes, em processos biolgicos aerbios e anaerbios as concentraes tem sido utilizadas para se estimar a concentrao de microrganismos decompositores de MO.

2- TEMPERATURA

Origem: Natural: radiao, conduo e conveco. Antropognica: torres de resfriamento, despejos.

Importncia:

Elevaes de temperatura interferem na taxa de reaes qumicas, solubilidade e transferncia das reaes.

Potencial hidrogeninico (pH

Representa a atividade do on hidrognio na gua, de forma logaritmizada; Origem:

Natural:

rochas, atmosfera, MO, fotossntese.

Antropognica:

esgotos domsticos ou industriais.

O pH padro de potabilidade, devendo as guas para abastecimento pblico apresentar valores entre 6,5 e 8,5, de acordo com a Portaria 36 do Ministrio da Sade.

- PRINCIPAIS NIONS

SULFATO (SO42-): surge atravs da dissoluo de solos rochas (ex. gesso e o sulfato de magnsio) e pela oxidao de sulfatos. CLORETO (Cl1-): tem como fonte nas guas naturais atravs do esgoto sanitrio, efluentes industriais e regies litorneas. CIANETO (CN1-): aparece nas guas naturais devido a descargas de efluentes industriais. um nion txico, prejudica o abastecimento pblico, os ecossistemas naturais e os reatores para o tratamento biolgico.

- METAIS EM GUA

FERRO:

Em guas superficiais: chuvas, processos erosivos; Em efluentes industriais: galvanoplastias.

CHUMBO: est presente devido s cargas de efluentes industriais. Constitui veneno cumulativo. CDMIO: se apresenta devido s descargas de efluentes industriais, principalmente as galvanoplastias. CROMO HEXAVALENTE: largamente empregado nas indstrias especialmente em galvanoplastias. Produz efeitos corrosivos no aparelho digestivo e nefrite. MERCRIO: altamente txico ao homem. Apresenta efeito cumulativo e provoca leses cerebrais.

- OXIGNIO DISSOLVIDO

Elemento principal no metabolismo dos microrganismos aerbios; Base para estudos de autodepurao; Padro de naturais; classificao de guas

Tratamento anaerbio de efluentes: toxicidade s metanobactrias.

MATRIA ORGNICA (MO


Principal agente poluidor de fontes orgnicas (esgotos e lanamentos). Origem: Natural: Biomassa vegetal e animal. Antropognica: Esgotos.

- FSFORO EM GUA

NITROGNIO EM GUA

Fonte de P: Esgotos sanitrios; Efluentes industriais; Drenagem de guas pluviais em reas urbanas e rurais.

Fontes de N: Atmosfera: processos de fixao (biolgica e qumica); Esgotos orgnicos: N orgnico e N amoniacal; Efluentes industriais; Escoamento superficial em reas urbanas e

POLUIO

Adio de substncia ou energia que,direta ou indiretamente, alteram a natureza do corpo dgua de maneira que prejudique os legtimos usos que so feitos. Fontes: Poluio pontual: poluentes atingem o corpo dgua de forma concentrada; Poluio difusa: poluentes so dispersos ao longo do corpo dgua.

RESDUO TOTAL

Saneamento slidos: toda matria que permanece como resduo, aps evaporao, secagem ou calcinao da amostra a uma temperatura prestabelecida durante um tempo fixo. Recurso hdrico: os slidos:

podem causar aqutica;

danos

aos

peixes

vida

podem reter bactrias e resduos orgnicos no fundo dos rios promovendo decomposio anaerbia.

Artigo Uso agrcola do Efluente de Tratamento de Esgoto: implicaes agronmico-ambientais e perspectivas para o Brasil

FONSECA et al.,

Uso do Efluente de Esgoto Tratado na Agricultura:


Prtica antiga e popular; Brasil: recente; Trs propsitos: Mtodo de tratamento complementar para gua residuria (AR); Uso como agricultura; fonte de gua disponvel para

1.

2.

3.

Uso associado fonte de fertilizante mineral e alto rendimento na cultura.

TRATAMENTO DE ESGOTO EM LAGOAS DE ESTABILIZAO E DISPOSIO DO EFLUENTE PARA O SISTEMA SOLO-PLANTA:

muito usadas em comunidades rurais e cidades de pequeno-mdio porte; Brasil: representa um mtodo de tratamento simples por: construo e operao simples; baixas exigncias de manuteno e energia; custo efetivo.

1.

2.

3.

Gera dois resduos: 1. Biosslido lodo de esgoto; 2. Efluente de esgoto tratado (EET); dividido em duas fases: 3. Tratamento primrio: . acontece nas lagoas anaerbias;
.

h reduo da DBO, dos slidos orgnicos e inorgnicos, das graxas e dos leos; no estgio final do processo anaerbio, as fases acidognica e metanognica ocorrem liberando CH4, H2 e CO2.

Ex. Lagoa anaerbia

2. .

Tratamento secundrio: acontece nas lagoas facultativas; considerada a fase mais importante no tratamento de AR; so maiores em rea e relativamente rasas; caracterizado por processos de oxidao superfcie e processos anaerbicos no fundo; muitos dos remanescentes orgnicos removidos por mutualismo alga-bactria. na

so

Lagoa facultativa

DBO solvel Decomposi o aerbia

DBO particulada Decomposi

Terceiro Tratamento de gua tecnologia cara ( 1 milho de dlares); Brasil: restringido por: Ausncia de polticas nacionais para o tratamento de esgoto; Ausncia de pelo menos uma unidade de servio de sade pblica em 43,5% das cidades rede geral, instalaes sanitrias, coleta de lixo.

1.

2.

A AR do EET: . Nutre sustentavelmente as plantas; . Diminui o uso de gua doce para agricultura.

1. 2. 3.

As culturas escolhidas devem apresentar as seguintes caractersticas: Alta exigncia de gua e N; Bom uso potencial; Ser comercivel e economicamente vivel; Espera-se trs agrossistemas: Culturas anuais; Pomares e florestas; Culturas forrageiras. principais

1. 2. 3.

METAIS PESADOS:

menor concentrao em efluente domstico; efluente domstico + efluente industrial conduz o aumento da [ ] de metais pesados se tiver associado : formao do lquido fracionado com complexos organo-metlicos capaz de penetrar o solo; a suspenso da frao slida, conduzindo o acmulo na superfcie do solo.

1.

2.

ARA PESQUISAS FUTURA

estudos focalizando o potencial do EET para N e K para colheitas anuais, perenes, pastos e florestas; sugere uma avaliao do carbono orgnico dissolvido; focalizar mudanas relacionadas s qualidades do solo e o envolvimento global nos processos do ecossistema, incluindo diversidade gentica, atividade microbiana, qualidade sanitria, entre outras; uso do EET na agricultura hoje elemento importante na administrao e polticas estratgicas nos recursos de gua; isso pode contribuir para transformar a imagem negativa do esgoto na sociedade para uma imagem econmica e ambientalmente seguro para preservar os cursos dgua existentes.

ERNCIAS BIBLIOGRFIC

FONSECA, A. F. da et al. Uso agrcola dos efluentes de tratamento de esgoto: implicaes agronmico-ambientais e perspectivas para o Brasil. Sci. Agric. (Piracicaba, Brazil), v. 64, n. 2, p. 194-209, March/April, 2007. FUNDAO KONRAD ADENAUER. Cartilha agroecologia: plante esta idia. n. 1. Unio Europia, 2008. Disponvel: <http://www.sustentavel.inf.br>; <http://www.agroecologia.inf.br>. Acesso em: Abr. 2010. FIDELIS, Marcelo. Noes de qualidade de guas. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/busca.buscar. logic?q=Qualidade%20da %20%C3%A1gua>. Aceso em: Abr. 2010.

OBRIGADO!

Das könnte Ihnen auch gefallen