Sie sind auf Seite 1von 30

Os Fungos

Prof Dbora Marcouizos Guimares

Reino Fungi

Organismos heterotrficos, eucariontes, uni ou pluricelulares. 70.000 espcies identificadas.

1,5 milho de espcies estimadas.

Importncia Ecolgica e Econmica


Juntamente com as bactrias, so principais decompositores da biosfera.

os

Reciclagem da matria orgnica, necessria sobrevivncia dos produtores.

Capazes de digerir: celulose, lignina, tintas, papel, couro, lentes, cera, revestimento de fios, combustveis, filmes fotogrficos, etc.

Saccharomyces cerevisiae: fermento de po, cerveja e etanol.

Atacam alimentos estocados, podendo produzir micotoxinas no processo de colonizao. Podem atacar carnes sob refrigerao de at -6oC. Estabelecem relaes diversos organismos:

simbiticas

com

Micorrizas (80% das plantas lquens, formigas, orqudeas, etc.

vasculares),

Principais patgenos de plantas.

Importncia mdica como patgenos e como fontes de frmacos. Principal causa mortis de pacientes HIV+: Pneumocystis carinii e Candida sp. Penicilina: descoberto em um fungo do gnero Penicillium. Ciclosporina: inflatum. isolada de Tolypocladium

Biologia

Maioria filamentosa.
Cada filamento denominado Hifa.

O conjunto de hifas denominado Miclio.


Na maioria das vezes as hifas so septadas, (possuem paredes transversais que separam uma clula da outra de forma incompleta).

Hifa Septada Hifa Asseptada (Cenoctica)

Clulas com parede celular de quitina, mais rgida e resistente decomposio microbiana que a celulose.

Heterotrficos, se alimentam por absoro (parede celular impede a fagocitose). Clulas produzem enzimas que, secretadas para o meio, digerem o alimento.

Maior atividade absortiva ocorre nas partes mais jovens da hifa.


Podem viver sobre organismos mortos (saprbios) ou vivos (parasitas, simbiontes). Principal reserva: Glicognio e lipdeos.

Reproduo Assexuada

Fragmentao do miclio
Gemiparidade (leveduras unicel.) Esporulao (pluricel.)

Esporngios = clulas conidiognicas (formam esporos solitrios ou em cadeia, denominados condios).

Reproduo Sexuada (Conjugao)

Ocorre entre dois miclios diferentes, estirpe+ e estirpe-. Duas hifas crescem, uma em direo outra, transportando um ncleo na sua extremidade. Quando estas se tocam, as paredes so dissolvidas por enzimas e formam-se septos, que isolam os ncleos nas extremidades, originando gametngios.

Nos gametngios os ncleos originam os gametas, que se fundem formando o zigoto. Este desenvolve paredes e outras estruturas de proteo (Zigsporos, Ascsporos e Basidisporos). Em condies favorveis o esporo sofre meiose e origina um novo miclio haplide. A meiose ps-zigtica restabelece a condio haplide.

Taxonomia:
Critrios para classificao: estruturas reprodutoras e tipo de hifas

Chrytidiomycota

Mais primitivos; 790 espcies


Mantm zosporos flagelados (condio herdada de um ancestral protista). Predominantemente aquticos, mas podem ocorrer em solos midos e encharcados, ou at em desertos.

Quase todas cenocticas, com poucos septos na maturidade. Muitas unicelulares. Zosporos e gametas uniflagelados. Alta diversidade trfica (parasitas de plantas, algas, protozorios, saprbias, etc.). Espcies patognicas de plantas de valor comercial e de anfbios.

Zygomycota

1.060 espcies
Maioria vive no solo, sobre restos orgnicos. Formam relaes simbiticas (endomicorrizas) com plantas. Inclui formas patognicas para o homem. Hifas cenocticas abundantes de crescimento rpido.

Reproduo assexuada por esporos haplides produzidos em esporngios em hifas somticas. Rhyzopus stolonifer: bolor negro do po. Ciclo assexuado: Miclio composto por hifas cenocticas que formam estoles. Onde os estoles tocam o substrato, formam rizides. Nestes pontos, forma-se o esporangiforo, que produzir um esporngio, que vai liberar vrios esporos haplides.

Ciclo sexuado: Miclios + e se atraem. Extremidades das hifas se tocam e formam gametngios. As paredes dos gametngios se dissolvem no ponto de contato, permitindo plasmogamia (fuso dos citoplasmas). Cariogamia (fuso dos ncleos). s ocorre no zigosporngio, estrutura de parede espessa. Quando maduro, o zigosporngio se rompe e dele germina um esporangiforo, que ir produzir esporos haplides (meiose ocorre durante a germinao).

Ascomycota

32.300 spp.
Vrios de importncia econmica Morchelas e trufas, muito apreciadas como alimento. Maioria dos fungos verde-azulados, vermelhos e escuros que estragam comida. Patgenos importantes de rvores, incluindo frutferas de importncia econmica.

Maioria filamentosa (leveduras podem ocorrer). Reproduo assexuada: formao de condios multinucleados, que se formam no pice de hifas especiais, os conidiforos.

Reproduo sexuada: Formao de um Asco = estrutura em forma de saco, onde ascsporos haplides se formam por meiose. Hifas formam gametngios multinucleados masculinos (anterdios) e femininos (ascognios). Plasmogamia ocorre entre os gametngios, possibilitando a passagem dos ncleos do anterdio para dentro do ascognio, mas no se fundem ainda.

Hifas Ascgenas crescem para fora do ascognio. Pares de ncleos compatveis migram para dentro delas e as clulas resultantes, dicariticas (com dois ncleos). Os dois ncleos se fundem, formando um zigoto, que sofre meiose, seguida de uma mitose. Resultam oito ncleos, que daro origem aos ascsporos.

Filo Basidiomycota

22.300 espcies
Cogumelos comestveis e venenosos, orelhas-de-pau e patognicos (ferrugem). Decompem 2/3 da matria orgnica do solo. Basidisporos so produzidos em Basdios, que podem se acumular na face inferior de Basidiocarpos (cogumelos).

Hifas haplides, monocariticos (primrias) plasmogamia (sem cariogamia ainda) e hifas dicariticas (secundrias). Miclio tercirio resulta do desenvolvimento dos miclios secundrios e origina o basidioma.

Nas lamelas do basidioma ocorre a formao dos basdios, onde a cariogamia ocorre, seguida de uma meiose, formando os basidisporos que se destacam.

As Leveduras:

Fungos unicelulares que se reproduzem por brotamento. Pode ser uma condio passageira, dependendo das condies do meio.
Importante: Saccharomyces

S. cerevisiae Cerveja S. ellipsaideus Vinho

Deuteromicetos

Fungos Imperfeitos. Atualmente, fungos Mitospricos.


Grupo artificial, que se reproduzem assexuadamente. Maioria Ascomicetos. Importante: Aspergillus (Shoyu e Miss) e Penicillium (Queijos mofados, penicilina).

Das könnte Ihnen auch gefallen