Sie sind auf Seite 1von 1

INFLUNCIA DA ADUBAO NITROGENADA SOBRE CARACTERSTICAS MORFOLGICAS DO QUIABEIRO DESTINADO A PRODUO DE SEMENTES

PABLO FERNANDO SANTOS ALVES(1); MARCOS KOITI KONDO; GABRIEL BELFORT RODRIGUES; RODINEI FACCO PEGORARO; ANDRIA MRCIA SANTOS DE SOUZA DAVID;SIDNEI TAVARES DOS REIS; IGOR SANTOS ALVES
(1) Universidade

Estadual de Montes Claros - Centro de Cincias Exatas e Tecnolgicas- Departamento de Cincias Agrrias; agrotecnico10@yahoo.com.br

INTRODUO
Entre as culturas com potencial de explorao da produo de sementes na regio Norte de Minas Gerais destaca-se a cultura do quiabo (Abelmoschus esculentus). De maneira geral, a obteno de sucesso na atividade de produo de sementes de hortalias est associada h uma srie de fatores. Dentre esses, merece ateno especial a nutrio mineral de plantas, tema esse que vem recebendo maior ateno na rea de Tecnologia de Produo de Sementes. Com relao ao nitrognio (N), esse nutriente favorece o crescimento vegetativo, aumentando o nmero e o tamanho das folhas, e, portanto, a rea foliar da cultura. Com o aumento na superfcie capaz de realizar a fotossntese, h um aumento da capacidade produtiva da cultura. Desse modo, o N beneficia todas as espcies de hortalias, FILGUEIRA [1]. O grande problema quanto a prtica da adubao nitrogenada a necessidade de medidas que busquem aumentar a eficincia dos fertilizantes, pois grande parte dos adubos minerais a base de N solvel em gua, liberando rapidamente as formas mais sujeitas a perdas no sistema solo-planta-atmosfera. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da adubao nitrogenada utilizando ureia com polmero de liberao controlada em comparao a ureia convencional sobre alguns aspectos tcnicos relacionados a produo de sementes de quiabo destinado a nas condies da regio norte de Minas Gerais.

RESULTADOS e DISCUSSO

As variveis altura de plantas (ALTP) e altura de insero do primeiro fruto (ALTF) no foram afetadas pela adubao nitrogenada. Quanto ao florescimento, no que se refere no nmero de dias da semeadura at a antese de 50% das plantas das parcelas (DSA), possvel observar na Tabela 1 que somente a combinao da fonte ureia com polmero de liberao controlada e a dose de 144 kg ha-1 de nitrognio diferiu das testemunhas T0 e T1. Este fato pode ter sido evidenciado pela alta mortalidade de plantas nas bordaduras das parcelas nesse tratamento devido alta sensibilidade das sementes de quiabo a volatilizao da amnia, e associado a isso o fato da fonte de nitrognio ureia com polmero ter sido aplicada toda no plantio. Essa ocorrncia, pode ter culminado no aumento da taxa fotossinttica das plantas restantes nas parcelas, fato este, relatado por alguns autores como determinante no florescimento do quiabeiro. O momento ideal para a colheita dos frutos de quiabeiro para a produo de sementes com alto potencial fisiolgico tem sido caracterizado pelo aumento da relao carbono: nitrognio nos mesmos, situao evidenciada pela mudana de tonalidade verde para a tonalidade amarelo palha marrom clara, sem que ainda o pednculo esteja seco. Sendo assim, possivelmente a fonte de nitrognio menos solvel liberou o nitrognio de maneira mais lenta para as plantas, diminuindo as perdas por volatilizao e talvez com isso tenha retardado o aumento dessa relao nas plantas e consequentemente nos frutos, o que se caracterizou na manuteno dos tecidos verdes das plantas por um perodo maior, retardando a colheita (DAC) (Tabela 2).
Tabela 1. Valores mdios das variveis altura de plantas (ALTP), altura de insero do primeiro fruto (ALTF), nmero de dias da semeadura a antese (DSA), nmero de dias da antese a colheita (DAC) ALTP ALTF DSA DAC TRATAMENTOS cm cm dias dias Ureia + U. Polmero 48 207 94 74 44 Ureia + U. Polmero 72 237 94 74 42 Ureia + U. Polmero 96 203 97 75 44 Ureia + U. Polmero 120 214 111 75 47 Ureia + U. Polmero 144 210 82 66 + * 46 Uria comum 48 226 98 75 35 Uria comum 72 213 89 76 38 Uria comum 96 198 94 77 44 Uria comum 120 218 96 75 38 Uria comum 144 203 105 77 45 Testemunha 1 (T1) 216 105 74 43 Testemunha 0 (T0) 229 90 76 38
Mdias seguidas de asterisco (*) diferiram estatisticamente da testemunha zero (T0) e; mdias seguidas do smbolo mais (+) diferiram estatisticamente da testemunha um (T1) pelo teste de Dunnett a 0,05 de p.

MATERIAL E MTODOS
O experimento foi conduzido em uma rea da empresa QUALIHORT SEMENTES LTDA, localizada no municpio de Nova Porterinha-MG, no Permetro Irrigado do Gorutuba. O solo foi classificado como Cambissolo Hplico, EMBRAPA [2]. Utilizou-se o delineamento fatorial [(2 x 5) + 2], em blocos casualizados com 4 repeties. As fontes testadas foram: 1) ureia comum (20% no plantio e 80% em trs coberturas: 20, 40 e 60 DAE); 2) mistura comercial de ureia convencional (30%) mais ureia com polmero de liberao controlada (70%), contendo 40,45% de N, aplicada toda no plantio. As doses testadas foram: 48, 72, 96, 120 e 144 kg de N ha-1. Os tratamentos adicionais ao fatorial foram o T0 (testemunha, sem adubao nitrogenada) e o T1 (ureia com polmero de liberao controlada com 38,5% de N) na dose de120 kg ha-1, aplicada toda no plantio. A semeadura foi em 23 de dezembro de 2011 com trs sementes tratadas do cultivar Santa Cruz 47 por cova. Posteriormente mantevese somente uma planta por cova, com 0,2 m entre plantas e 0,8 m entre linhas de covas. Das parcelas com 16 plantas (4 linhas x 4 plantas linha-1), utilizaram-se as quatro plantas centrais. Os tratos culturais seguiram as recomendaes para a cultura. Foram avaliadas a altura final de plantas (ALTP), a altura de insero do fruto (ALTF), o nmero de dias entre a semeadura e o incio da antese em 50 % das plantas das parcelas (DSA) e, o nmero de dias da antese ao incio da colheita (DAC). As caractersticas avaliadas foram submetidas anlise de varincia (teste F). Para a comparao das mdias de tratamento em relao s testemunhas aplicou-se o teste de Dunnet a 5% de probabilidade.

Tabela 2. Valores mdios da variveis altura de plantas (ALTP), altura de insero do primeiro fruto (ALTF), nmero de dias da semeadura a antese (DSA), mmero de dias entre a antese e a colheita (DAC) ALTP ALTF DAS DAC Fonte de nitrognio cm cm dias Dias Uria com polmero 214 a 96 a 73 b 45 a Uria comum 211 a 96 a 76 a 40 b CV (%) 10,71 15,79 6,89 13,59
Mdias seguidas de uma mesma letra nas colunas no diferiram estatisticamente pelo teste F;

CONCLUSES
Nas condies desse estudo, a altura de plantas (ALTP) e a altura de insero do primeiro fruto (ALTF) de quiabo no so influenciadas pela adubao nitrogenada. A adubao nitrogenada utilizando ureia comum no influencia o florescimento do quiabeiro no que diz respeito ao nmero de dias da semeadura a antese. Doses elevadas de uria com polmero de liberao controlada reduz o nmero de dias da semeadura antese. A fonte de nitrognio com polmero de liberao controlada retarda a ocorrncia do estdio fenolgico de colheita dos frutos de quiabo destinados extrao das sementes.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

APOIO:

[1] FILGUEIRA, F.A.R. Quiabo, uma contribuio africana. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produo e comercializao de hortalias. 3 ed. Viosa: UFV, 2008. 394-399p. Cap. 24. [2] EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA. Centro Nacional de Pesquisas de Solos. Sistema brasileiro de classificao de solos. Rio de janeiro, 1999. 412p.

Das könnte Ihnen auch gefallen