Sie sind auf Seite 1von 24

DO DESKTOP SEMNTICO SOCIAL AO WORKSPACE SEMNTICO: INTEGRANDO ARTEFATOS E DESENVOLVEDORES NO AMBIENTE COLABORATIVO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE.

(Ttulo Provisrio)

Edenilson Jos da Silva Orientador: Emerson C. Paraiso

Agenda da Apresentao
Motivao Objetivo do Trabalho Objetivos Especficos do Trabalho Problemas a serem atacados Hiptese do Trabalho Fundamentao Terica Trabalho Correlatos Escopo do Trabalho Metodologia Cronograma Referncias

Motivao Aprimorar uma rea do conhecimento importante dentro da computao, que o desenvolvimento de software praticado por pequenas equipes, assim categorizadas aquelas com at 10 componentes.

Objetivo do Trabalho Melhorar a colaborao entre desenvolvedores atravs da gesto de projetos e o compartilhamento de conhecimento em equipes de usurios que trabalham colaborativamente suportadas pelo computador. Como? Definio de um mtodo para utilizao e posterior construo de um prottipo computacional do Workspace Semntico (WS) baseado em ferramentas Desktop-Semnticas.

Objetivos Especficos do Trabalho


Entender a forma como o usurio trabalha em um ambiente colaborativo; Analisar e projetar algoritmos, baseados em diversas tcnicas para manter um modelo computacional dos participantes do projeto; Criar/utilizar ontologias para representar o domnio e as relaes dos objetos do projeto; Estudar os Desktop Semnticos existentes aplicando e melhorando suas funcionalidades dentro do contexto do desenvolvimento de software; Conceber um prottipo do Workspace Semntico; Validar o prottipo desenvolvido.

Problema observado Pequenas equipes de desenvolvimento de software acabam sendo negligenciadas por pesquisadores que privilegiam a melhora da infra-estrutura de apoio ao desenvolvimento distribudo de grandes equipes;
Pequenas equipes possuem requisitos especficos que no tem sido levados em considerao;

Hiptese A criao do Workspace Semntico ir contribuir no processo de desenvolvimento de software de forma colaborativa por pequenas equipes .

Escopo Define-se o escopo para pequenas equipes pela insero em um projeto mais amplo do grupo de pesquisa DCAM, o CSCW-SD (Uma Plataforma de Apoio ao Trabalho Colaborativo no Desenvolvimento de Software por Equipes Pequenas)
Acredita-se que ser extensvel para grandes equipes de desenvolvimento.

Fundamentao Terica
Diversas ferramentas j desenvolvidas utilizam os conceitos do DS:
APPLE SPOTLIGHT DEEPAMEHTA HAYSTACK IRIS METADESK KASIMIR SEMANTIC MARKUP TOOL SENSEMAKER SWIN X-COSIM BEAGLE ++ GNOWSIS HYPERSD NEPOMUK PIGGYBANK SEMANTIC CLIPBOARD SEMOUSE SQUIGGLE TAP WEBSCRIPTER

Fundamentao Terica - Projeto Nepomuk...1/2

http://nepomuk.semanticdesktop.org/xwiki/bin/view/Main1

Fundamentao Terica - Projeto Nepomuk...2/2


NEPOMUK (Networked Environment for Personalized, Ontology-based Management of Unified Knowledge)

Ambiente de trabalho personalizado, para gesto do conhecimento unificado baseado em ontologias Principal responsvel pela disseminao do Desktop Semntico; 16 parceiros entre instituies de pesquisa, empresas e universidades para o desenvolvimento da tecnologia; Incio em 2006 e com aporte financeiro 11,5 milhes de euros da Unio Europia; O Objetivo fornecer mtodos, estrutura de dados e ferramentas para estender o uso pessoal do computador para um ambiente colaborativo; Social Semantic Desktop.
Desktop rea de trabalho em que informaes sero armazenadas Semantic traz a ideia da existncia de correlao entre os itens da rea de trabalho Social Indica que o conhecimento que a semntica traz, ser compartilhado entre outros usurios

Exemplo de utilizao Nepomuk


Dirk descobriu que ele tinha que ir a uma viagem de negcios. Na verdade, ele descobriu sobre isso porque ele foi notificado por sua chefe, Claudia, que tambm usa um desktop semntico. Claudia planeja viajar para a conferncia OOC2007 em Oslo, para apresentar um prottipo de pesquisa que seu grupo desenvolveu como parte de um projeto chamado Torque. Ela no quer viajar sozinha, ento ela precisa primeiro descobrir qual dos membros do seu grupo est livre quando a conferncia ocorrer. Atravs da rede de Desktops Sociais Semnticos, seu aplicativo de calendrio tem acesso aos calendrios (ou partes deles) de todos os seus contatos. Ela pode pedir ao seu calendrio para darlhe uma lista de todas as pessoas em seu grupo (My-Research-Group) e que esto trabalhando no projeto de Torque (Project-Torque) e esto livres quando a conferncia OOC2007 ocorrer. Ela descobre que Dirk est livre no momento desejado. Ela cria um objeto chamado Trip-To-OOC2007-Oslo e torna isto seu contexto atual. Ela tambm liga a viagem para o Project-Torque. Agora, ela cria um objeto chamado Tarefa com o objeto Dirk-Prepare-Trip-To-OOC2007, com uma subtarefa Dirk-Prepare-Presentation-Slides e envia um email para Dirk, pedindo-lhe para acompanh-la para a conferncia, reservar vos, quartos de hotel e preparar slides para a apresentao na conferncia. O email dela e sua tarefa sero, claro, automaticamente vinculados ao contexto apropriado. Alm disso, nesta verso do cenrio, Dirk no tem mais para criar o objeto prprio Trip-toOOC2007-Oslo, em vez disso, o objeto ser adicionado ao seu Destkop Semntico automaticamente quando ele receber o e-mail de Claudia. (REIF et. al., 2007)

Comparativo do esforo de integrao entre as tecnologias existentes antes e aps o surgimento do DS

Problemas observados no DS Desktop Semntico no possui suporte para equipes de desenvolvimento de software nas necessidades especficas deste tipo de atividade.

Indexao dos documentos e no parte dos mesmos (por exemplo, um pargrafo dentro de um documento de texto).

Metodologia
Reviso da bibliografia disponvel
Estabelecer o estado da arte dos seguintes temas:
Desktop Semntico (121 artigos), Desenvolvimento de software (45 artigos); Colaborao (23 artigos)

http://www.mendeley.com/groups/2138193/artigos-colaboracao/ http://www.mendeley.com/groups/2138183/artigos-desenvolvimento-de-software/ http://www.mendeley.com/groups/2121063/artigos-desktop-semantico/

Capitalizao do conhecimento
Escrita de artigos, relatrios, seminrios e outros.

Atividades prticas
Estudo das tcnicas, linguagens; experimentos com o DS, avaliao dos testes realizados. Integrao do MODUS-SD ao Nepomuk; Criao e Integrao do OPERAM-SD ao Nepomuk Levantado 5 aspectos de melhoria do DS: o processo de colaborao, a modelagem dos usurios, a interface; e a segurana das informaes e o endereamento de parte dos documentos Criao de cenrios de uso do WS.

Colaborao x Cooperao

Modelagem Dinmica Prottipo MODUS-SD

OPERAM-SD
OPERAM-SD (Colaborao em Latim).

Objetivo: promover o aumento do ndice de conhecimento de uma pequena equipe, atravs do desenvolvimento e da gesto de projetos de forma colaborativa.

Gestores e colaborados podero acompanhar seus projetos de forma grfica; Utilizao do ASTAH COMMUNITY e do log de cdigos desenvolvidos que sero interpretados pelo MODUS-SD.

Arquitetura Inicial do Workspace Semntica

Trabalhos Correlatos
ETEZADI, A. R. - Semantic Desktop: focusing on Harvesting Domain Specific Information in Planning Aid Documents. Final Thesis Universidade de Linkping Sucia. 2008 NEIC, S.. Semantic Document Architecture for Desktop Data Integration and Management. Doctoral Dissertation Universidade de Lugano Itlia. 2010. FAHEEM, M. - Implementation of Semantic Desktop Tool.. Dissertation of Master of Science. Universidade Livre de Bolzano Itlia. 2010 NADEEM, D. - Cognitive Aspects Of Semantic Desktop To Support Personal Information Management. Master of Science. University of Osnabrueck (Alemanha). 2007 SCERRI, S. - Supporting E-mail-based Collaborative Work across the Social Semantic Desktop Techniques. National University of Ireland. PhD Degree. 2010.

Concluso
Os estudos preliminares apontam que a criao do prottipo WS poder contribuir no processo de desenvolvimento de software de forma colaborativa por equipes de trabalho.

Assim, os trabalhos futuros consistem na implementao do prottipo do WS bem como a realizao de experimentos de avaliao da ferramenta.

Cronograma
Atividade/Perodo Exame de Qualificao do Doutorado Experimentaes e implementao do Prottipo Produo de artigos. Avaliao dos Dados do Prottipo e publicao dos resultados obtidos Defesa do doutorado Jun/12 Jun/12 Dez/12 Jan/13 Ago/13 Set/13

X X X X X X X

Algumas Referncias
[BERNES-LEE et al., 2001] BERNERS-LEE, T.; HENDLER, J.; LASSILA, O.: The semantic web. Scientific American. 2001. [DECKER & FRANK, 2004] DECKER, S., FRANK, M.: The social semantic desktop. WWW2004 Workshop Application Design, Development and Implementation Issues in the Semantic Web. 2004. [SAUERMANN et al., 2005] SAUERMANN, L., BERNARDI, A., DENGEL, A.: Overview and Outlook On The Semantic Desktop. In: ISWC Workshop on the Semantic DesktopNext Generation Information Management and Collaboration Infrastructure. 2005. [MOLLER & HANDSCHUH, 2007] MOLLER, KNUD; HANDSCHUH, SIGEGFRIED. Towards a Light-weight Semantic Desktop. In SemDesk Design 2007 at ESWC2007, Innsbruck, Austria, June. 2007 [MARINS et al, 2007] MARINS, A.. CASANOVA. M. A..FURTADO, A.. BREITMAN, K.. Modeling Provenance for Semantic Desktop Applications, XXXIV SEMISH. 2007

DO DESKTOP SEMNTICO SOCIAL AO WORKSPACE SEMNTICO: INTEGRANDO ARTEFATOS E DESENVOLVEDORES NO AMBIENTE COLABORATIVO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE.
Edenilson Jos da Silva Orientador: Emerson C. Paraiso

FIM

PERGUNTAS?

Das könnte Ihnen auch gefallen