Sie sind auf Seite 1von 111

Redes de Computadores

Uma Rede de computadores ou Network a maneira de conectar computadores para que eles tenham conscincia um do outro e possam compartilhar seus recursos.

Redes de Computadores

Interconectar os computadores sem dvida um desafio. O vocabulrio de redes locais repleto de siglas. Os preos podem variar de alguns a milhares de Reais ou Dlares. Os benefcios de se conectar os recursos podem ser grandes, e podem significar um avano incalculvel de benefcios que um micro isolado nunca poderia apresentar.

Redes de Computadores

Permitir o acesso simultneo a programas e dados importantes. Permitir s pessoas compartilhar dispositivos perifricos; Facilitar o processo de realizao de cpias de segurana (backup); Agilizar as comunicaes pessoais como por exemplo o correio eletrnico.

Tipos de Redes

LANs (Local Area Network):


WANs (Wide Area Network):

LANs

Rede de computadores de qualquer variedade, localizados relativamente perto um do outro (300 metros de cabo). Garante acesso seguro atravs das altas taxas de velocidade de transmisso.

LANs

Localizao limitada a um mesmo prdio ou a prdios muito prximos Agilidade em manipulao de dados (EX: Word, Excel, videoconferncia). Compartilhamento grupos de recursos comuns. (EX: impressoras, CD-ROOM, Fax).

WANs

Conhecida por rede remota, consiste normalmente na conexo de duas ou mais LANs, geralmente em uma rea geogrfica ampla. Com o aumento da demanda por transmisso de dados longa distncia houve o surgimento de servios de transmisso de dados (EX. No Brasil TRANSDATA e RENPAC).

WANs

As WANS atualmente utilizam as Fibras pticas (Optical Fiber) e transmisso por satlites para a maioria das suas comunicaes.

Componetes de uma Rede

O universo de componentes que podem ser utilizados em uma LAN e em uma WAN bastante vasto. Alguns dos principais componentes utilizados em um projeto de rede Placa de rede. Cabos. Conectores.

Placa de Rede

Existem basicamente dois tipos de placas de rede: ISA e PCI A diferena fica por conta da taxa de transferncia mxima que pode ser obtida. A comunicao em placas de rede ISA chega a somente 10 Mbps. A comunicao em placas PCI pode atingir at 100 Mbps.

Placa de Rede

Placas de Rede on Board, acopladas a placa me, com fucionamento em conjunto da CPU, mais barata no conjunto. Placas de Rede off Board, vendidas separadamente com processamento prprio e mais cara.

Placa de Rede
OFF Board

Placa de Rede
OFF Board

Placa de Rede
OFF Board

Placa de Rede

Conectores da Placa de Rede


Existem basicamente trs tipos de conectores: Conector RJ-45: Para a conexo de cabos do tipo par tranado. Conector AUI: Permite a conexo de transceptores (transceivers), para a utilizao de cabo coaxial do tipo grosso (10Base5) ou outras mdias. Conector BNC: Para a conexo de cabos do tipo coaxial

Conectores da Placa de Rede

Conectores da Placa de Rede


BNC Terminador

Conectores da Placa de Rede


BNC Terminador

Conectores da Placa de Rede


BNC

Conectores da Placa de Rede


BNC

Conectores da Placa de Rede


RJ45

Conectores da Placa de Rede


RJ45

Cabos para as Rede

necessrio utilizar alguma mdia para conectar os micros em uma rede. A mdia mais utilizada o cabo. Existem diversos tipos de cabos e os mais conhecidos so: Cabo Coaxial; Cabo Par Tranado; Cabo de Fibra tica

Cabo Coaxial

Cabo Coaxial

Recomendado para redes pequenas. Atualmente no muito utilizado. Entre suas desvantagens est o problema de mau contato nos conectores utilizados, a difcil manipulao do cabo (sendo rgido, dificulta a instalao em ambientes comerciais, por exemplo, pass-lo atravs de condutes) e o problema da topologia.

Cabo Coaxial

Existem dois tipos bsicos de cabo coaxial: Fino e Grosso. Na hora de comprar cabo coaxial, voc dever observar a sua impedncia. Por exemplo, o cabo coaxial utilizado em sistemas de antena de TV possui impedncia de 75 ohms. O cabo coaxial utilizado em redes possui impedncia de 50 ohms.

Vantagens e desvantagens do cabo coaxial


Vantagens Baixo custo de manuteno Desvantagens Limitado em distncia e tecnologia

Fcil de instalar e conectar

Pouca segurana. danificvel.

Facilmente

Maior resistncia ao rudo e a induo de outros sinais.

Difcil manipulao Maior dificuldade em efetuar mudanas no cabeamento. Lento para muitos micros

Cabo Par tranado

Cabo Par Tranado


Esse o tipo de cabo mais utilizado atualmente. Existem basicamente dois tipos de cabo par tranado: Sem blindagem (UTP, Unshielded Twisted Pair). Com blindagem (STP, Shielded Twisted Pair).

Cabo Par Tranado

Par Tranado sem Blindagem (UTP).

Par Tranado com Blindagem (STP).

Cabo Par Tranado


O par tranado s permite a conexo de 2 pontos da rede. obrigatrio a utilizao de um dispositivo concentrador (hub ou switch), o que d uma maior flexibilidade e segurana rede.

Cabo Par Tranado

A nica exceo na conexo direta de dois micros usando uma configurao chamada crossover. O par tranado tambm chamado 10BaseT ou 100BaseT, dependendo da taxa de transferncia da rede, se de 10 Mbps ou 100 Mbps.

Vantagens e desvantagens do cabo par tranado


Vantagens
Tecnologia recente, porm bem assimilada. Fcil instalao Facilidade em inserir novos dispositivos. Baixo custo e flexvel.

Desvantagens
Suscetvel a Interferncia eletromagntica. rudos,

Limitao na largura da banda. Limitaes de distncia Cabo curto (mximo de 90 metros)

Interferncia Eletromagntica

Voc deve ter sempre em mente a existncia da interferncia eletromagntica em cabos UTP, principalmente se o cabo tiver de passar por fortes campos eletromagnticos, especialmente motores e quadros de luz.

Interferncia Eletromagntica

No se deve passar cabos UTP muito prximos a geladeiras, condicionadores de ar e quadros de luz. O campo eletromagntico impedir um correto funcionamento daquele trecho da rede.

Interferncia Eletromagntica

recomendado passar a instalao lgica e eltrica em condutes separados com a distncia mnima de 15 a 20 cm entre eles. O par tranado no recomendado para um parque industrial - onde a interferncia inevitvel.

Interferncia Eletromagntica

Interferncia Eletromagntica

Interferncia Eletromagntica

Pinagem

Cada trecho de cabo par tranado utiliza em suas pontas um conector do tipo RJ-45, que justamente possui 8 pinos, um para cada fio do cabo.

Ferramantas e acessrios

Existem outros itns que devem ser utilizados nos projetos de redes. Alicate. Multi-teste. Tomadas. Capas para conectores. Identificadores. Condutes.

Ferramantas e acessrios

Ferramantas e acessrios

Ferramantas e acessrios

Ferramantas e acessrios

Ferramantas e acessrios

Ferramantas e acessrios

Ferramantas e acessrios

Cabo Fibra tica


Duas grandes vantagens: Mdia rpida. Totalmente imune a interferncias eletromagnticas.

Cabo Fibra tica

A fibra tica, sob o aspecto construtivo, similar ao cabo coaxial.

Ncleo e a casca so feitos de slica dopada (uma espcie de vidro) ou at mesmo plstico, da espessura de um fio de cabelo.

Cabo Fibra tica

No ncleo injetado um sinal de luz proveniente de um LED ou laser, modulado pelo sinal transmitido, que percorre a fibra se refletindo na casca.

Cabo Fibra tica


As fibras podem ser: Multimodo: capacidade de transmisso da ordem de 100 Mbps a at cerca de 10 km (mais empregadas em redes locais). Unimodo. Tramisso da ordem de 1 Gbps a uma distncia de por volta de 100 km (empregadas em redes de longa distncia).

Cabo Fibra tica

As fibras devem ser encapsulada em materiais que lhe confiram uma boa proteo mecnica e necessita de equipamentos microscopicamente precisos para sua conectorizao, instalao e manuteno.

Cabo Fibra tica

Cabo Fibra tica

Vantagens e desvantagens do cabo fibra tica


Vantagens Altas velocidades. No suscetvel a rudos. Isolamento eltrico. O cabo pode ser longo. Quebra com facilidade Difcil de ser remendado. e Desvantagens Mais cara que os outros tipos de cabo.

Difcil de instalar.

Suporta dados, vdeos, imagens e voz - Alta taxa de transferncia.

Requer pessoal capacitado para sua instalao e manuteno.

Tipo de Transmisso

Dois tipos de transmisso: Multiponto.


Ponto-a-ponto.

Topologias de Rede

A forma com que os cabos so conectados denominada de Topologia de Rede. A Topologia de rede influenciar em diversos pontos considerados crticos, como flexibilidade, velocidade e segurana.

Topologias de Rede

Da mesma forma que no existe "o melhor" computador, no existe "a melhor" topologia. Tudo depende da necessidade e aplicao.

Topologias de Rede

Por exemplo, a topologia em estrela pode ser a melhor na maioria das vezes, porm talvez no seja a mais recomendada quando tivermos uma pequena rede de apenas 3 a 5 micros.

Tipos de Topologias de Rede

Topologia Linear ou barramento. Topologia em Anel. Topologia em Estrela.

Topologia Linear

Todas as estaes compartilham um mesmo cabo. Utiliza cabo coaxial, que dever possuir um terminador resistivo de 50 ohms em cada ponta. conforme ilustra abaixo.

Topologia Linear

O tamanho mximo do trecho da rede est limitado ao limite do cabo. 185 metros no caso do cabo coaxial fino.

Topologia Linear
Terminador

Estao de trabalho

Estao de trabalho

Conector tipo T
Servidor

Estao de trabalho 185 metros no mximo

Terminador

Topologia Linear

Caractersticas Top. Linear

Como todas as estaes compartilham um mesmo cabo, somente uma transao pode ser efetuada por vez. Quando mais de uma estao tenta utilizar o cabo, h uma coliso de dados.

Topologia Linear - Transmisso

Velocidade de Transmisso

Quanto mais estaes forem conectadas ao cabo, mais lenta ser a rede, j que haver um maior nmero de colises. Velocidade Baixa.

Topologia Linear

A topologia linear possui alta instabilidade. Os terminadores resistivos so conectados s extremidades do cabo e so indispensveis. Caso o cabo se desconecte em algum ponto a rede "sai do ar", pois o cabo perder a sua correta impedncia.

Topologia Linear

Quando no existe mais o contato com o terminador resistivo, impedindo que comunicaes sejam efetuadas a rede deixa de funcionar. O cabo coaxial sofre constantemente de problemas de mau-contato.

Segurana na Topologia Linear

Na transmisso de um pacote de dados do servidor de arquivos para uma determinada estao de trabalho, todas as estaes recebem esse pacote.

Segurana na Topologia Linear

No pacote, alm dos dados, h um campo de identificao de endereo, contendo o nmero de n de destino. Desta forma, somente a placa de rede da estao de destino captura o pacote de dados do cabo, pois est a ela endereada.

VANTAGENS A falha em um computador no afeta a conexo dos outros.

DESVANTAGENS Frgil. Se cabo se desconectar ou se quebra, a rede deixa de funcionar em sua totalidade por perda de impedncia. Limitada em comprimento e nmero de dispositivos conectados. Difcil de se isolar quando h problemas de cabeamento Degradao do desempenho da rede com o crescimento de dispositivos conectados.

As conexes da rede so sensveis e flexveis uma topologia barata, no tocante a cabos e os vrios tipos de conectores.

Topologia em Anel

Uma rede em anel consiste de estaes conectadas atravs de um caminho fechado.

Topologia em Anel

As estaes de trabalho formam um lao fechado. O padro mais conhecido de topologia em anel o Token Ring (IEEE 802.5) da IBM.

Topologia em Anel

Topologia em Anel
Pacote

Unidade de Acesso MDIA MAU

Comprimento Max de 100 m

Topologia em Anel

No caso do Token Ring, um pacote (token) fica circulando no anel, pegando dados das mquinas e distribuindo para o destino. Somente um dado pode ser transmitido por vez neste pacote.

Vantagens Se o cabo de conexo a um dispositivo qualquer falha, no afeta a integridade da rede toda ou do anel. Igualdade de acesso a todos os dispositivos O desempenho da rede est garantido no importando a quantidade de dispositivos conectados.

Desvantagens Alto custo em cabeamento e conexes, assim como os concentradores.

Se o concentrador falhar, todo o anel a ele conectado se rompe.

Topologia em Estrela

Esta a topologia mais recomendada atualmente. Nela, todas as estaes so conectadas a um perifrico concentrador Hub ou Switch.

Caractersticas da Rede em Estrela

Ao contrrio da topologia linear onde a rede inteira parava quando um trecho do cabo se rompia, na topologia em estrela apenas a estao conectada pelo cabo pra.

Caractersticas da Rede em Estrela


Podemos aumentar o tamanho da rede sem a necessidade de par-la. Na topologia linear, quando queremos aumentar o tamanho do cabo necessariamente devemos parar a rede, j que este procedimento envolve a remoo do terminador resistivo.

Topologia em Estrela

Concentradores da Rede

O funcionamento da topologia em estrela depende do perifrico concentrador utilizado: Se for um hub ou um switch.

Concentradores da Rede

No caso da utilizao de um hub, a topologia fisicamente ser em estrela porm logicamente ela continua sendo uma rede de topologia linear. O hub um perifrico que repete para todas as suas portas os pacotes que chegam, assim como ocorre na topologia linear.

Concentradores da Rede

Em outras palavras, se a estao 1 enviar um pacote de dados para a estao 2, todas as demais estaes recebem esse mesmo pacote. Portanto, continua havendo problemas de coliso e disputa para ver qual estao utilizar o meio fsico.

Concentradores da Rede

Na utilizao de um switch, a rede ser tanto fisicamente quanto logicamente em estrela. O switch tem a capacidade de analisar o cabealho de endereamento dos pacotes de dados, enviando os dados diretamente ao destino, sem replic-lo desnecessariamente para todas as suas portas.

Concentradores da Rede

Desta forma, se a estao 1 enviar um pacote de dados para a estao 2, somente esta recebe o pacote de dados. Isso faz com que a rede torne-se mais segura e muito mais rpida, pois praticamente elimina problemas de coliso.

Concentradores da Rede

Alm disso, duas ou mais transmisses podem ser efetuadas simultaneamente, desde que tenham origem e destinos diferentes, o que no possvel quando utilizamos topologia linear ou topologia em estrela com hub.

Topologia Mista ou Hbrida

o conjunto de todas as anteriores, interligadas em uma mesma rede lgica. Sua implementao se deve complexidade da rede, ou seja, ao aumento de dispositivos.

Topologia Mista ou Hbrida


Possuem custo mais elevado, devido a sua manuteno e administrao. As estruturas mistas so tipos de redes que utilizam caractersticas dos dois tipos bsicos de redes, a ligao ponto-a-ponto e multiponto, para obter redes mais complexas e com maiores recursos.

Perifricos

Repetidores Ponte (Bridge) Hub (Concentrador) Switch (Chaveador) Roteador (Router)

Repetidores

Usado basicamente em redes de topologia linear, o repetidor permite que a extenso do cabo seja aumentada, criando um novo segmento de rede .

Repetidores

Repetidores

O repetidor apenas uma extenso (um amplificador de sinais) e no desempenha qualquer funo no controle do fluxo de dados. Todos os pacotes presentes no primeiro segmento sero compulsoriamente replicados para os demais segmentos.

Repetidores

Por exemplo, se a estao 1 enviar um pacote de dados para a estao 2, esse pacote ser replicado para todas as mquinas de todos os segmentos da rede. Em outras palavras, apesar de aumentar a extenso da rede, aumenta tambm o problema de coliso de dados.

Repetidores

Ponte (Bridge)

A ponte um repetidor inteligente, pois faz controle de fluxo de dados. A ponte analisa os pacotes recebidos e verifica qual o destino. Se o destino for o trecho atual da rede, ela no replica o pacote nos demais trechos, diminuindo a coliso e aumentando a segurana.

Hub (Concentrador)

Hub (Concentrador)

Quando um hub adquirido, devemos optar pelo seu nmero de portas, como 8, 16, 24 ou 32 portas.

Hub (Concentrador)

A maioria dos hubs vendidos no mercado do tipo "stackable", que permite a conexo de novos hubs diretamente (em geral necessrio o pressionamento de uma chave no hub e a conexo do novo hub feito em um conector chamado "uplink").

Switch (Chaveador)

Switch (Chaveador)

Switch (Chaveador)

Roteador (Router)

O roteador um perifrico utilizado em redes maiores. Ele decide qual rota um pacote de dados deve tomar para chegar a seu destino.

Roteador (Router)

Em uma rede grande existem diversos trechos. Um pacote de dados no pode simplesmente ser replicado em todos os trechos at achar o seu destino, como na topologia linear, seno a rede simplesmente no funcionar por excesso de colises, alm de tornar a rede insegura.

Roteador (Router)

Roteador (Router)

Roteador (Router)

Das könnte Ihnen auch gefallen