Sie sind auf Seite 1von 99

8 - Bem-aventurados os puros de corao, porque vero a Deus.

BEM-AVENTURADOS - Aqui temos uma bem-aventurana que exige de toda pessoa que se detenha, pense e faa um exame de conscincia1. PUROS DE CORAO - Todo pensamento impuro contamina a alma, enfraquece o senso moral, e tende a apagar as impresses do Esprito Santo. Diminui a viso espiritual, de modo que os homens no podem ver a Deus2.

Comentrio ao Novo Testamento, Mateus, vol. 1, William Barclay. Editora Clie, p. 127. 2 Desejado de Todas as Naes, p. 285.

Os de limpo corao. A palavra que aqui se traduz como corao se refere ao intelecto captulo 13: 15, a conscincia I Joo 3: 20, o homem interior I Pedro 3: 4.
A pureza de corao, no sentido que lhe deu Cristo, compreende muito mais do que a pureza sexual; inclui todos os traos de carter desejveis e exclui todos os indesejados. O ser de limpo corao equivale a estar revestido com o manto de justia de Cristo Mateus 22: 11 e 12, o linho fino do qual esto ataviados os santos Apocalipse 19: 8; 3: 18 e 19, isto , a perfeio do carter. J esus no estava falando da limpeza cerimonial Mateus 15: 18 a 20; 23: 25, seno da limpeza interior do corao. Se os motivos so puros, a vida tambm o ser. Os de corao limpo abandonaram o pecado como princpio dirigente da vida, e sua existncia esto inteiramente consagrados a Deus. Romanos 6: 14 a 16; 8: 14 a 17. O ter limpo corao no significa que a pessoa no tenha nenhum pecado, mas significa que seus motivos so corretos, que pela graa de Cristo se apartou de seus erros passados e que prossegue para a meta de perfeio em Cristo Jesus Filipenses 3: 13 a 151.
1

CBASD, vol. 5, p. 318.

Os limpos de corao so os ntegros, livres da tirania de um eu dividido, e que no ficam tentando servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo. Destes impossvel que Deus se esconda. Vivem como se j pudessem ver Aquele que invisvel e a quem, um dia, vero tal como Ele . Foi pela f que deixou o Egito, sem temer o furor do rei, e resistiu como se visse o invisvel. Hebreus 11: 27. Carssimos, desde j somos filhos de Deus. E ns o somos! Se o mundo no nos conhece, porque no o conheceu. I Joo 3: 21. A referncia primria no a pureza sexual embora esta seja mencionada 5: 28, mas a retido, a pessoa ser liberta da tirania do eu dividido. De acordo com Tiago o hipcrita precisa purificar o corao. Tiago 4: 8. Se o olho no bom o corpo todo andar em trevas Mateus 6: 23. Motivos interiores dividem o corao. Escritores judeus entendiam que essa inclinao para a esquizofrenia moral resulta yeser ou impulso mau. O que Deus exige do que deseja subir ao santo monte do Senhor, seno que seja limpo de mos e pura decorao. Salmo 24: 3 e 42. Mateus, Introduo e Comentrio, R. V. G. Tasker, Mundo Cristo, p. 50. 2 Novo Comentrio Bblico Contemporneo, Mateus, Robert H. Mounse, Editora Vida, p. 51.
1

A palavra grega para Limpos kathars, que tem uma variedade de usos, cada um deles com um enfoque novo o que faz sentido a esta bem-aventurana na vida crist. 1. Em sua origem queria dizer simplesmente limpo, e podia ser usado referindo-se a roupa suja que aps ser lavada tornava-se limpa. 2. Usa-se freqentemente ao trigo que era depurado aps ter tirado a palha e estar limpo. No sentido figurado tambm usado para referir-se a um exrcito que limpou de suas fileiras soldados descontentes, fracos e covardes, formando um peloto de elite e lutadores de primeira categoria. 3. Aparece correntemente na companhia de outro adjetivo grego: akratos, que se refere ao leite e ao vinho no adulterados, e para o metal que possui autenticidade que no possui a mais ligeira alterao.

Katars refere-se a algo sem mistura, sem mescla, adulterao ou alienao. Porem esta bem-aventurana exigente. Poderia ser traduzida assim: Bendita a pessoa cujos motivos so sempre totalmente sem mistura, porque vero a Deus. Rara vez se d ao caso, at em nossas aes menores, de que no h a menor mescla de motivos. Se no entregamos totalmente a boa causa, pode ser que nosso corao se quede a algum resqucio de satisfao prpria, e aprovao de alguma complacncia, gratido ou louvor de algum crdito que alcancemos em benefcio prprio. Fazem-se algo bom que requer algum sacrifcio de nossa parte, pode ser que no estejamos totalmente livres do sentimento de que outros vero em ns algo herico, e nos considerem mrtires. At um pregador sincero no est isento deste perigo da prpria satisfao de ter pregado um bom sermo. John Bunyan contestou tristemente a uma pessoa que havia dito que seu sermo era muito bom. Sim eu sei. O diabo j me disse quando eu desci do plpito.

Esta bem-aventurana exige um mais severo exame de conscincia. Temos executado um trabalho com a finalidade de receber um salrio. Cumprimos o nosso trabalho com motivos de servio ou para recebermos. Ao prestarmos nossos servios o fazemos por generosidade ou egosmo? Quando prestamos um servio na igreja o fazemos para o Senhor ou para nosso prestgio pessoal? Vamos a igreja para encontrarmos com Deus ou para cumprir um costume e nos considerarmos respeitveis? nossa vida de meditao e orao inspirada num desejo de ntima comunho com Deus que nos d um sentimento agradvel de superioridade? Cultivamos a vida espiritual porque somos supremamente conscientes de nossa necessidade de Deus no mais ntimo de nosso ser, ou porque nos produzem um sentimento de comodidade e bem estarem pensamentos piedosos? Ao examinar nossos prprios motivos produz inquietude e vergonha, porque h poucas coisas neste mundo que so melhores que ns que nos podem produzir em ns motivos diversos discutveis1.

Comentrio ao Novo Testamento, Mateus, vol. 1, William Barclay. Editora Clie, pp. 127 a 129.

VERO A DEUS - Cristo pe nfase no reino da graa divina nos coraes humanos nesta era presente, mas sem esquecer o reino eterno de glria no mundo futuro. claro que as palavras vero a Deus se referem tanto viso espiritual como fsica. Quem sente sua necessidade espiritual, entra no reino dos cus agora; os que choram pelo pecado so consolados agora; quem so os mansos de corao recebem seu direito de possuir a terra nova agora; os que tm fome e sede da justia de Jesus Cristo so saciados agora; os misericordiosos conseguem misericrdia agora. Do mesmo modo, os de corao limpo tm o privilgio de ver a Deus agora, com os olhos da f; e finalmente, no glorioso reino, tero o privilgio de v-lo face a face I Joo 3: 2; Apocalipse 22: 4. S os que conseguem desenvolver a viso celestial neste mundo presente, tero o privilgio de ver a Deus no mundo vindouro.

Bem como ocorre com os narcticos e as bebidas embriagantes, o primeiro efeito do pecado nublar as faculdades superiores da mente e da alma. S depois que a serpente teve seduzido a Eva fazendo que visse com os olhos da alma que a rvore era boa para comer, e que era agradvel aos olhos, e rvore para atingir a sabedoria, foi quando ela tomou de seu fruto, e comeu. Gnesis 3: 6. Quando a serpente disse sero abertos vossos olhos, referia-se a uma viso simblica, porque como resultado de que seus olhos foram abertos, conheceram o bem e o mau Gnesis 3: 5. O diabo cega em primeiro lugar aos homens persuadindo-os a que creiam que a experincia com o pecado lhes dar uma viso mais clara. No entanto, o pecado leva a uma cegueira maior. O pecador tem olhos e no v. Jeremias 5: 21; Isaias 6: 10; Ezequiel 12: 2.

S aqueles cujo corao limpo e sincero vero a Deus. Se o olho bom, toda a vida estar cheia de luz Mateus 6: 22 e 23. Muitos cristos sofrem de estrabismo espiritual por tentar ter um olho fixo na Cana celestial e o outro nos deleites temporrios do pecado Hebreus 11: 25 e as panelas de carne de Egito xodo 16: 3. Nossa nica segurana est em viver segundo os princpios e colocar a Deus em primeiro lugar em nossa vida. Que hoje vejam que as coisas deste mundo so desejveis e cujo atendimento est fixo nos reluzentes atrativos da terra que Satans lhes mostra, nunca considerar como de maior valor o obedecer a Deus. Se queremos ver a Deus, devemos manter limpa a janela da alma1.

CBASD, vol. 5, pp. 318 e 319.

10

A recompensa da integridade interior, total, que eles vero a Deus. Joo escreve que Nunca ningum viu a Deus. Joo 1: 18, e Paulo nos do a razo disso: que Deus habita na luz inacessvel. I Timteo 6: 16. Permanecer na presena de Deus a maior bno concebvel. Em Apocalipse 22: 4 os bem-aventurados vero sua face. Embora a promessa seja essencialmente escatolgica, pode ser concretizada num sentido espiritual tambm, no presente tempo. A pureza genuna prov uma experincia imediata e profunda da presena e do poder de Deus. Os puros vero a Deus1. Como possvel ver a Deus? Podemos v-lo a partir do momento em que Ele se torna uma experincia real em nossa vida. No futuro, os fiis tero uma gloriosa e transcendente revelao de Deus, inaccessvel a vida presente: a viso beatfica. J 19: 26; Salmo 17: 15.

Novo Comentrio Bblico Contemporneo, Mateus, Robert H. Mounse, Editora Vida, p. 52.

11

No se entenda a por condio de se ver a Deus a perfeio sem pecado. Neste caso s Cristo seria digno. Mas pureza de corao aqui significa simplicidade, cristalina sinceridade diante de Deus e firme resoluo em cumprir sua vontade J 17: 71. Jesus passou a dizer que somente os limpos de corao vero a Deus. Este um dos simples fatos da vida que vemos o que s estamos dispostos a ver. E isto no somente no sentido fsico, mas em todos os sentidos.

Mateus, O Evangelho do Grande Rei, Myer Pearlman, CPAD, pp. 35 e 36.

12

Se uma pessoa observa o cu numa noite clara, no v nada mais que uma imensido de pontinhos de luz, v s o que seus olhos permitem ver. Porm o mesmo cu observado por um astrnomo poder chamar as estrelas e planetas por seus nomes, e mover-se entre eles como entre amigos, e um navegador poder conduzir sua embarcao a um porto seguro seguindo os caminhos traados observando o cu. Francisco Garcia Navarro nos conta sua chegada em Jaca em, 1/01/1932, onde aguardava a chegada do pastor e mestre dom Salvador Ramirez com seus filhos. A caminho da estao de Jaca, nos conta, havia anoitecido, e a conversa empreendida por dom Salvador Ramirez era dirigida mais os seus filhos do que a Francisco, consistiu numa grata e eficaz lio planetria, que levou a contemplar o firmamento repleto de beleza e estrelas rutilantes. Disse as palavras do Salmo 19: 1: Os cus contemplam a glria de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mos. Foi para mim um prazer escutar em silncio, porque passou a dizer a localizao das estrelas, seus nomes, movimento, suas funes, as galxias e sua formao, os anos luz de distncia entre elas e a perfeio do Universo regido por leis precisas ditadas por um Deus Criador. Bom comeo, pensou Francisco Garcia Navarro dos descobrimentos que haveria de fazer com um homem to sbio nos caminhos da teologia, moral e educao.

13

Uma pessoa normal ao passear pelos caminhos no campo no ver nada mais que alguns arbustos e espinhos. Um botnico experimentado se fixar em cada uma destas plantas, chamando por seu nome e conhecendo seu uso; pode ser at que descubra algo de valor extraordinrio, porque seus olhos foram direcionados para aquilo.

Se colocarmos duas pessoas numa residncia repleta de quadros antigos, a que no tem conhecimento nem habilidade no ver diferena entre uma pea e outra de menor ou maior valor, entretanto um perito crtico de arte descobrir um valor incalculvel em uma pintura que outros passariam sem ao menos se fixar sobre a obra.

14

Existem pessoas de mente apurada que em qualquer situao observa algo e lhe chama a ateno. Em qualquer esfera da vida, cada um v o que est capacitado para ver.

Assim disse Jesus que somente os puros de corao vero a Deus. uma sria advertncia para que recordemos o quanto est limpo nosso corao pela graa de Deus, o quanto estamos isentos da malcia humana, se estamos nos capacitando ou nos incapacitando de ver a Deus algum dia.
A sexta bem-aventurana poderia ser lida da seguinte maneira: Ah! Bem-aventurana da pessoa cujos motivos so absolutamente puros, porque um dia estar capacitado para contemplar a Deus1.
1

Comentrio ao Novo Testamento, Mateus, vol. 1, William Barclay. Editora Clie, pp. 129 a 130.

15

Todo Bom Sermo tem um Plano


Todo bom sermo realmente tem um plano. Isso e verdade a respeito do Sermo do Monte em geral, e as bem-aventuranas em particular. Anteriormente mencionamos como cada uma das bem-aventuranas conduz seguinte. Assim, todos os que compreendem sua pobreza espiritual, choram por causa de suas faltas, e verdadeiramente chegam ao ponto em que, com sinceridade, se sentem humildes e mansos. Essa compreenso os levou a ter fome e sede de algo melhor: da justia de Deus como graa perdoadora, bem como graa transformadora e fortalecedora.

16

Essa quarta bem-aventurana ter fome e sede estabelece o centro das bemaventuranas. As trs que a antecederam tratam da pessoa em relao a Deus. As que se seguem tratam do relacionamento de cada individuo com outras pessoas. A recompensa dos que tem fome e sede que eles sero fartos. Mas fartos de que? Pode algum perguntar. Da justia que buscam! Eles so perdoados e transformados em pessoas que possuem nova perspectiva da vida. Parte dessa fartura esta explicita na segunda parte das bem-aventuranas. Eles se tornaro misericordiosos, puros e pacificadores. Que beno! Que transformao! Que dom precioso! Glrias a Deus, por meio de quem todas as bnos nos advm! Ha outra coisa importante a respeito do plano das bem-aventuranas. A quinta, sexta e stima bem-aventuranas correspondem primeira, segunda e terceira, tendo a quarta como o ponto central. E como subir de um lado da montanha nas primeiras trs, chegando ao topo na quarta, e ento descer do outro lado nas ultimas trs.

17

De igual modo, os puros de corao so aqueles que anteriormente choraram por causa de sua impureza de corao. Em seqncia semelhante, os pacificadores so aqueles que se tornaram mansos. A grande verdade que Jesus no tem um plano s nas bem-aventuranas; Ele tem um plano definido para a minha vida. Ajuda-me, Pai, a compreender o Teu plano1.

Caminhando com Jesus No Monte das Bem Aventuranas, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 45.

18

A Essncia do Assunto Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu corao, porque dele procedem s fontes da vida. Provrbios 4: 23. Quando Sir Walter Raleigh foi levado ao cepo de execuo, seu executor perguntou se sua cabea estava na posio correta. Raleigh respondeu: Pouco importa, meu amigo, como est a cabea, contanto que o corao esteja bem.

De maneira semelhante, quando vou ao mdico para fazer uma cirurgia na perna, a primeira coisa que o mdico faz examinar meu corao. Afinal, se o corao no estiver bem, no h necessidade de consertar a perna. Sem um corao sadio, a melhor perna do mundo de nada me serve. No campo fsico, o corao o centro da vida. E o pulsar daquele msculo que espalha vida ao restante do corpo.

19

O mesmo acontece no campo espiritual. Da a nfase bblica sobre a importncia de um corao reto para com Deus. Jesus pronuncia Sua beno sobre aqueles que so puros de corao. Isso significa que Ele no elogia aqueles que so intelectuais. Ele no diz: Bem-aventurados os que compreendem a doutrina corretamente, porque eles vero a Deus. Seu destaque est no corao. Doutrina correta importante, no , a essncia do assunto. Voc pode ter uma compreenso correta das doutrinas e ser mais mesquinho do que o diabo. Uma pessoa pode ser direita no que se refere s doutrinas, e contudo ser uma maldio para a igreja e um falso representante de seu Senhor.

20

Como acontece na vida fsica, o centro da existncia crist o corao. O corao que est bem, tanto com Deus como com outras pessoas, estabelece o cenrio para a compreenso correta da doutrina e a correta expresso da f na vida diria da pessoa. Sem um corao espiritual sadio, voc est espiritualmente morto, no importa quo bem voc entenda teologia ou quanto da Bblia conseguiu memorizar. So os puros de corao que vero a Deus. Senhor, ajuda-me hoje a estabelecer minhas prioridades corretamente. Ajuda-me hoje a entregar meu corao a Ti. Ajuda-me hoje a comear a ver-Te melhor1.

Caminhando com Jesus No Monte das Bem Aventuranas, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 46.

21

O Centro de Controle

Ouvi e entendei: no o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca... O que sai da boca vem do corao, e isso que contamina o homem. Porque do corao procedem maus desgnios, homicdios, adultrios, prostituio, furtos, falsos testemunhos, blasfmias. Mateus 15: 10 a 19. No mundo da Palestina do primeiro sculo, pensava-se que o corao era muito mais do que um rgo do corpo humano que bombeava sangue. A palavra grega kardia, traduzida para o ingls como heart e para o portugus como corao. E o que deu origem a palavra cardaca e outros termos semelhantes.

22

Do comeo ao fim da Bblia, kardia o centro dos motivos e atitudes das pessoas, bem como o centro da personalidade. Inclui ainda a mente e a vontade. Jesus podia dizer: Por que cogitais o mal no vosso corao? Mateus 9: 4, e o sadio podiam afirmar que como imagina em sua alma corao, assim ele . Provrbios 23: 7. A Bblia estabelece que o corao o centro de controle da mente e da vontade, bem como das emoes. O corao o manancial de onde fluem todas as demais coisas na vida de uma pessoa. Como resultado, de suma importncia que o corao seja puro. Um corao impuro pode levar a uma vida impura; um corao puro, porm, resulta em uma vida em harmonia com os princpios divinos. O centro de controle extremamente importante. Bem-aventurados os puros de corao.

23

Jesus transmitiu Seus ensinos a respeito do corao num mundo em que a espiritualidade das pessoas era julgada pelo seu exterior. A maneira como lavavam as mos, como se vestiam e com quem comiam, se tornaram pontos pelos quais eram julgados. A religio se tornara exterior no entendimento dos judeus. No muito diferente hoje. Inmeros cristos professos ainda avaliam outras pessoas pelas aes exteriores. E a sua vara de medir com freqncia a vara da tradio e da perspectiva humana usada pelos antigos fariseus. E isso acontece at entre os professos cristos. Os ensinos de Jesus colocam um fim a todas essas formas de avaliao. Sua preocupao o centro de controle. Se as coisas estiverem certas no centro, elas tambm estaro certas na periferia da minha vida1.

1Caminhando

com Jesus No Monte das Bem Aventuranas, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 47.

24

Pureza Importante Nela, nunca jamais penetrar coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominao e mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21: 27. O significado bsico de puro sem impurezas, limpo, sem contaminao. O termo grego com freqncia usada para referir-se a metais que foram refinados at que toda a impureza tenha sido removida, restando s o metal puro. Assim, pureza significa sem mistura, no adulterado, genuno. Quando esse pensamento aplicado ao corao, pensamos em motivos puros, em sinceridade, devoo individual, uma pessoa que totalmente dedicada a Deus, de acordo com os Seus princpios.

25

O oposto de pureza no campo espiritual ser inconstante. A pessoa inconstante procura seguir ao Senhor e ao mundo ao mesmo tempo. O corao impuro um corao dividido. um corao que busca alcanar dois alvos incompatveis ao mesmo tempo.

Jesus disse que isso e impossvel. Ningum pode servir a dois senhores; porque ou h de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotar a um e desprezar ao outro. Mateus 6: 24. Tiago enfatiza quando escreve que ser amigo do mundo e ser inimigo de Deus. Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. Tiago 4: 4.

26

Deus deseja que dominemos nossos atos. Quer que decidamos quem na verdade o Deus de nossa vida; as coisas da Terra ou o Senhor Jesus. Essas duas reas representam dois reinos estabelecidos sobre duas diferentes sries de princpios. Quando Jesus nos diz que Seus seguidores devem ser puros de corao, Ele quer dizer mais do que meramente limpeza das coisas exteriores que contaminam nossa vida. Ele quer dizer que precisamos compreender que vivemos em um campo de batalha espiritual, e que necessrio que escolhamos com cuidado a quem nos sujeitamos. Ser puro de corao entregar totalmente nossa vida, mente e vontade a Deus e aos Seus princpios. Tais pessoas tero seus nomes escritos no livro da vida e vero a Deus1.

Caminhando com Jesus No Monte das Bem Aventuranas, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 48.

27

Vendo Deus Aqui e Agora

Ningum jamais viu a Deus. I Joo 4: 12. Homem nenhum ver a Minha face e viver. xodo 33:20. O que a Bblia quer dizer quando afirma que os puros de corao vero a Deus? uma experincia presente ou algo que ter lugar no futuro? A resposta inclui as duas coisas. Moiss um bom exemplo dessa questo. Depois da trgica experincia do bezerro de ouro, e pouco antes de Deus dar a Moiss os Dez Mandamentos pela segunda vez, o profeta pediu para ver a glria de Deus. Em Sua bondade, Deus colocou Moiss na fenda de uma rocha e prometeu deix-lo ver Suas costas: Tu Me vers pelas costas; mas a Minha face no se ver. xodo 33: 23.

28

Assim acontece conosco. Embora v chegar ocasio em que haveremos de v-Lo como Ele . I Joo 3: 2, atualmente s O vemos pelas costas; ns O vemos parcialmente. Mas esse vislumbre parcial e uma realidade presente. Afinal, Jesus disse que aquele que O v, v o Pai Joo 14: 9. Jesus veio para revelar o Pai ao mundo. Como resultado, quando estudamos a histria do evangelho, captou o melhor vislumbre do Pai que est disponvel agora. Logicamente, aquilo que verdade a respeito dos quatro Evangelhos, tambm verdade acerca do restante da Bblia em menor sentido. Todas as Escrituras so apenas um reflexo parcial de Deus.

29

Os cristos no s captam vislumbres de Deus na Bblia, mas, atravs dos compreensveis olhos da f, podem perceber o toque de Deus na natureza, nos eventos da Histria e na maneira como Ele nos trata diariamente. Conquanto apreciemos os vislumbres de Deus, aguardamos com ansiosa antecipao aquele dia em que o veremos face a face na Terra renovada. Os vislumbres de Sua glria e amor, que nos so permitidos agora, nos do apenas uma plida noo do que vir para aqueles que com toda sinceridade dedicaram a vida a Deus1.

Caminhando com Jesus No Monte das Bem Aventuranas, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 49.

30

Vendo a Deus Ento e no Alm


Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda no se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de v-Lo como Ele . E a si mesmo se purifica todo o que Nele tem esta esperana, assim como Ele puro. I Joo 3: 2 e 3. No mundo atual podemos captar vislumbres de Deus de vez em quando, mas que nunca O vemos na plenitude prometida aos puros de corao. Isso mudar. Como Paulo descreve: Agora, vemos como em espelho, obscuramente; ento, veremos face a face. Agora, conheo em parte; ento, conhecerei como tambm sou conhecido. I Corintios 13: 12.

Nesta vida, vemos apenas o inicio do cumprimento da promessa de Deus aos puros de corao.

31

Pense por um momento sobre o que significar permanecer na presena do Rei do Universo. Voc e eu estamos sendo preparados para entrar na presena absoluta do Rei dos reis e Senhor dos senhores. A compreenso dessa idia revolucionar nossa vida. Agora O vemos como que atravs de um vidro escuro, mas ento O veremos face a face. Pense nisso. Medite sobre isso. Leia a respeito do trono de Deus em passagens como Apocalipse 4 e 5, e Ezequiel 1.

32

Depois leia alguns dos grandes cnticos de louvor em Apocalipse. Vi, registra Joo em Apocalipse 5: 11 a 14, e ouvi uma voz de muitos anjos..., cujo nmero era de milhes de milhes e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, riqueza, sabedoria, fora, honra, glria, e louvor. Ento ouvi que toda criatura que h no Cu e na Terra,... Estava dizendo: Aquele que est sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a gloria, e o domnio pelos sculos dos sculos. E os quatro seres viventes respondiam: Amm; tambm os ancios prostraram-se e adoraram. Um dia voc estar diante desse trono! Bem-aventurados os limpos de corao, porque vero a Deus. Mateus 5: 81.

Caminhando com Jesus No Monte das Bem Aventuranas, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 50.

33

Como Ser Puro?


Cria em mim, Deus, um corao puro e renova dentro em mim um esprito inabalvel. Salmo 51: 10. Se confessarmos os nossos pecados, Ele fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustia. I Joo 1: 9. Como pode nosso corao se tornar puro? Homens e mulheres tm lutado com esse assunto atravs de sculos. Alguns pensam que a resposta est em isolar-se do mundo como os eremitas, monges, freiras, ou em alguma outra forma de comunidade pura. Um desses beatos foi Simeo Stylites aproximadamente 390 a 459 d.C. Depois de ter ficado enterrado ate o pescoo durante vrios meses, Simeo decidiu que a maneira de se santificar seria sentando-se no topo de um pilar de mais de 18 metros de altura, onde ficaria livre de toda tentao. Durante 36 anos at sua morte Santo Simeo permaneceu em cima do seu pilar. Seu corpo no s se encheu de bichos, mas ele tambm executava exerccios torturantes muito acima do solo desrtico. Uma vez, por exemplo, ele disse ter tocado os ps com a testa mais de 1.244 vezes seguidas.

34

Outros atletas ascticos encarceraram-se em celas to pequenas que no podiam ficar totalmente deitados, nem totalmente em p. Muitos deixaram de tomar banho e usaram vestes de couro, com os pelos roando a pele. Conta-se que outros ainda sobreviviam comendo grama, que cortavam com foices. Tais homens e mulheres estavam desesperados para estar bem com Deus. Procuraram a pureza de corao com todas as suas foras.

35

Infelizmente estavam seguindo o caminho errado. No compreenderam o poder do pecado em sua vida. Jeremias identifica com preciso a condio do ser humano, quando diz: Pode, acaso, o etope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Ento, podereis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal. Jeremias 13: 23. A resposta bvia. De ns e por ns mesmos, somos verdadeiramente um caso perdido. No importa o que faamos, ainda temos o mesmo corao impuro. Os textos de hoje colocam a situao sob a perspectiva correta, quando salienta que Deus quem limpa nosso corao e o torna puro.

Muito obrigado, Senhor, por ajudar-nos em nossa grande necessidade1.

Caminhando com Jesus No Monte das Bem Aventuranas, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 51.

36

No H Nada que Possamos Fazer?

Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, desenvolvei a vossa salvao com temor e tremor; porque Deus e quem efetuam em vs tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade. Filipenses 2: 12 e 13. Falando com franqueza, nada h que possamos fazer para purificar nosso corao. Esse um trabalho de Deus. Ele quem pode limpar, o grande purificador. o Seu poder que nos d um novo corao, novo entendimento e uma nova perspectiva da vida. Tudo que podemos fazer e aceitar a ddiva divina. Mas essa aceitao importantssima. Deus no fora a Sua salvao sobre ningum.

37

Uma vez que Deus nos transformou em novas criaturas, com novos valores, existe algo que podemos fazer na medida em que Ele progressivamente procura purificar nossa vida. Podemos cooperar com Ele. Como Paulo colocou to bem no texto para a leitura de hoje, Deus opera em nosso interior, atravs do poder do Esprito Santo, para de maneira progressiva purificar nossa vida diria, a fim de que nossos atos combinem com nosso novo corao. Ns operamos nossa salvao atravs do poder dinmico de Deus. Algumas pessoas parecem ter a idia de que todas as obras so erradas. Isso verdade se estamos tentando nos tornar salvos. A Bblia contra qualquer tentativa de obter a salvao; ela ddiva de Deus.

38

Mas, uma vez que a pessoa salva em Jesus, ela vai de maneira natural e alegre desejar viver sua nova vida em harmonia com os princpios de Deus. A pureza de corao leva a pessoa a desejar pureza em tudo o que fizer.
Por isso, Paulo pode falar da f que atua pelo amor. Glatas 5: 6. Ele elogia a operosidade da... F, e a abnegao do... Amor dos tessalonicenses. I Tessalonicenses 1: 3. E parte da sua tarefa era chamar os gentios a obedincia pela f. Romanos 1: 5; 16: 26. Talvez a ilustrao mais clara de Paulo quanto seqncia da salvao, se encontra em Efsios 2: 8 a 10: Porque pela graa sois salvos, mediante a f; e isto no vem de vs; dom de Deus... Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemo preparou para que andssemos nelas. A Pureza de corao leva naturalmente a pureza de vida1.

Caminhando com Jesus No Monte das Bem Aventuranas, MM 2001, George R. Knight, CPB, p. 52.

39

SALMO 24 INTRODUO Liturgia de entrada no santurio Os versos 7 a 10 podem estar ligados trasladao da arca sob Davi II Samuel 6: 12 a 16; Salmo 68: 25; 132. O incio versos 1 a 6 parece posterior Salmo 15. O Criador do universo tambm o amigo que acolhe o justo1. O Salmo 24 um dos hinos compostos para celebrar a fundao de Jerusalm como a cidade do grande Rei Salmos 30; 101; 132: 1 a 9, tem seu marco histrico nos acontecimentos narrados em II Samuel 6 e I Crnicas 15. Depois que Davi tomou a fortaleza dos jebuseus de Sio II Samuel 5: 6 a 10 decidiram transportar a arca desde sua sede transitria na casa de Obede Edom, em Quiriat Jearim, at o lugar que ele havia preparado em Jerusalm. Celebrou uma cerimnia para esta ocasio, e como parte culminante deste servio cantou o Salmo 24. Alguns tm pensado que Davi escreveu este Salmo especialmente para esta ocasio. Dois coros angelicais entoaram as palavras dos versos 7 a 10, quando o verdadeiro Filho de Davi, Jesus regressar a Jerusalm celestial e receber a entrada no cu.
1

BJ, p. 971.

40

O hino consta de duas partes. A primeira parte era cantada quando a arca era transportada, ao p da colina onde se encontrava Jerusalm, antes que os participantes iniciassem a caminhada at a cidade versos 1 a 6. A segunda parte se cantava em frente s portas da cidade, imediatamente antes da entrada triunfal versos 7 a 10. Possivelmente as duas estrofes da primeira parte foram cantadas em forma alternada por dois corais. Os desafios e as respostas da segunda parte sem dvida se cantaram em forma antifonal. Os versos 7 a 10 aparecem no coro inspirador Alai, oh portas, vossas cabeas, e a segunda parte do oratrio do Messias de Hendel, no qual interpreta adequadamente a natureza antifonal deste Salmo. Este poema, to cuidadosamente estruturado, considerado como uma ampliao do pensamento implcito da declarao de Jesus: Bem aventurados os de limpos de corao, porque eles vero a Deus. Mateus 5: 8. O primeiro requisito para ser cidado do reino de Deus a pureza. S os puros de corao podero entrar na Jerusalm celestial. A retido permite a entrada pelas portas do cu Salmo 118: 19 e 20.

41

O Salmo 24 recitado no domingo pela manh, em comemorao aos servios dos levitas no templo. Isto sugere tambm o ttulo que leva este Salmo na LXX: Um Salmo de Davi, para o primeiro dia da semana. Tambm eram entoados seus versos nos dias de festa que no caiam no sbado e nos cultos matutinos nos dias de semana ao voltar e colocar a Torah na arca. Authorized Book of Daily Prayer, pp. 196, 219; Talmud Tamid 33b; Encyclopedia Judaica, s.v. Psalms, Book of, in Liturgy1. Este Salmo foi composto por Davi como um cntico de louvor em honra do evento mais sagrado na histria de Israel: a transferncia da Arca santa do Senhor ao Monte Sio, como registrado em II Samuel 6. A Arca era o smbolo da presena abenoada e governo soberano de Deus.

CBASD, vol. 3, p. 696.

42

Desde o tempo dos patriarcas, Deus prometeu dar a terra de Cana aos descendentes de Abrao, Isaque, e Jac. Sob Josu, Israel entrou na terra prometida. Mas levou muito tempo como um todo antes que a terra fosse conquistada e fossem derrotados todos os filisteus e cananeus em nome de Iahweh, o Senhor dos Exrcitos. Finalmente, sob o Rei Davi, todos os inimigos foram conquistados e Israel poderia tomar completa posse da terra prometida. Isto aconteceu quando o lugar seguro do Monte Sio, na cidade de Jerusalm, foi tomado pelos jebuseus. Com este ato de coroao, Davi estabeleceu firmemente seu trono na terra de Israel. Na transferncia cerimonial da Arca da presena de Deus para Sio, as promessas de Deus foram cumpridas essencialmente nao de Israel. Ento Davi, com grande festa, foi casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a Cidade de Davi. II Samuel 6: 121.

Libertao nos Salmos, Hans K. LaRondelle, pp. 132 e 133.

43

1 - De Iahweh a terra e o que nela existe, o mundo e seus habitantes;

DE IAHWEH A TERRA - Como Deus o Criador e Senhor de toda a terra, e tem direito sobre ela, e sobre todo o que a mesma contm e sobre todos seus habitantes. Este conceito elimina o exclusivismo do povo judeu o do povo gentil. Este verso um perfeito exemplo de paralelismo sinnimo. A segunda parte equilibra, repete e amplia o pensamento da primeira1.

CBASD, vol. 3, p. 696.

44

A Base de Verdadeira Religio O Salmo 24 comea a declarar a razo fundamental para adorar o Senhor: Ele o Criador do mundo. Esta a base na qual fundada a adorao de Israel de Iahweh. Do Senhor a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; pois foi ele quem fundou a sobre os mares e firmou-a sobre as guas. Salmo 24: 1 e 2. O Senhor no o Deus tribal de Israel. Ele possui o mundo porque Ele chamou-o existncia por Sua vontade e palavra criadora. O Senhor , portanto, o soberano Governante da terra. A criao da humanidade pelo Senhor implica no Seu direito de reivindicar a adorao e louvor de todas as naes e raas. Criao e governo formam uma inquebrantvel unio.

45

O Salmo 24 fala do mundo em termos da viso do mundo oriental antigo que ensinava que a terra fora construda em pilares que descansam no mar do submundo I Samuel 2: 8; xodo 20: 4; Gnesis 1: 7; 7: 12. O poeta usa a imagem mitolgica do seu prprio tempo sem necessariamente comprometer-se quanto sua realidade histrica. Davi expressa deste modo a sua adorao leal da majestade inconcebvel e do criativo poder de Iahweh. Outros hinos elaboram mais completamente este motivo da criao:
Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvao. Vamos presena dele com aes de graas; vamos aclam-lo com cnticos de louvor. Pois o Senhor o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses. Em suas mos esto s profundezas da terra, os cumes dos montes lhe pertencem. Dele tambm o mar, pois ele o fez; as suas mos formaram a terra seca. Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador; Salmo 95: 1 a 6 1.
1

Libertao nos Salmos, Hans K. LaRondelle, pp. 137 e 138.

46

2 - Ele prprio fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre os rios. SOBRE OS MARES - provvel que esta figura tenha sido tomada do relato da criao. No principio a terra estava totalmente coberta de gua. Gnesis 1: 3; depois a voz do Criador mandou que as guas se juntassem num lugar e que apareceria a terra seca. Gnesis 1: 9. Compare com a expresso: as guas debaixo da terra. xodo 20: 4 1. RIOS - A terra representada aqui como repousando sobre as guas do oceano inferior xodo 20: 42.

CBASD, vol. 3, p. 696. 2 BJ, p. 971.

47

3 - Quem pode subir a montanha de Iahweh? Quem pode ficar em p no lugar santo? QUEM SUBIR? - Ver Salmo 15 1. O Salmo 24 contm duas sees que precedem este clmax glorioso da visitao de Deus. Ambas lidam com a condio e a qualificao de todos os que querem entrar no santurio para adorar o grande Rei de Israel. A qualificao dos adoradores em Salmo 24: 3 a 6 so basicamente a mesma da do Salmo 15 que menciona os requerimentos morais para a participao de Israel na adorao do Templo. Como no Salmo 15, os peregrinos que chegavam, representados mais provavelmente por um coro levtico, apressam a pergunta urgente, verso 32:

CBASD, vol. 3, p. 696. 2 Libertao nos Salmos, Hans K. LaRondelle, p. 136.

48

4 - Quem tem mos inocentes e corao puro, e no se entrega falsidade, nem faz juramentos para enganar.
MOS INOCENTES - As mos so os instrumentos da atividade, e estarem limpas equivale a ser reto. No manchadas pela iniqidade. J 17: 9; Salmo 18: 24 1. Os pecadores presunosos ou deliberados no eram permitidos buscar as bnos do Senhor. Admitiam-se apenas aqueles que se arrependeram de seus pecados, que almejavam a justia de Deus e quisessem servir ao Senhor somente; s aqueles que O buscam, que buscam a tua face, Deus de Jac. Este um indicador da luta de Jac com Deus em Peniel, onde ele predominou para receber a bno de Deus. Jac chamou quele lugar Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada. Gnesis 32: 302.

CBASD, vol. 3, p. 696. 2 Libertao nos Salmos, Hans K. LaRondelle, p. 138.


49

Adorando um Deus Moral

O Criador deita por terra as qualificaes bsicas para a adorao que Lhe agradvel. Este Deus no est satisfeito apenas com uma forma cerimonial ou externa de adorao. Ele quer o corao do homem e pesa os motivos de suas palavras e aes. So requeridos ao e pensamento verdadeiros. Deus olha pessoa antes de Ele olhar s suas obras Gnesis 4: 4 a 5.

50

O Salmo 24 enfoca dois males apenas: adorao de dolo e perjrio. Estes probem a participao na adorao do Templo. Eles colidem com a cegueira bsica do corao do homem, a teimosia secreta da alma que j no conhece o seu legtimo Senhor e Mestre. A voz do sacerdote assegura ao adorador de Iahweh, porm, que a bno e a justia sero dadas a ele ou a ela pelo Senhor Salmo 24: 5. Bnos e vindicao literalmente: justia no o resultado de qualquer lei natural ou de manipulao ritual. Eles vm como dons da vontade salvadora do Senhor. O verdadeiro Israel um povo adorador, suplicante que reconhece a reivindicao de Deus em sua vida. Este Israel de Deus caracterizado acima de tudo como um Israel que busca a Deus, como aqueles que buscam a face de Deus Salmo 24: 6. Jesus deu uma nova confirmao ao Salmo 24 ao dizer, Bem-aventurados os limpos de corao, porque vero a Deus. Mateus 5: 8. Este ver a Deus tem uma dupla aplicao: ao presente pela viso espiritual I Corintios 2: 9 e 10 e ao futuro apocalptico para sua realidade plena: Seus olhos vero o rei em seu esplendor e vislumbraro o territrio em toda a sua extenso. Isaias 33: 17 1.

Libertao nos Salmos, Hans K. LaRondelle, p. 139.


51

De Mos Limpas Susana Wesley foi uma das grandes mes da histria. Um dia, uma de suas filhas quis fazer algo que, embora no muito ruim no era correto. Ao tentar demonstrar filha que seu desejo no era bom, sentiu que a mesma no ficou plenamente convencida. Mais tarde, Susana e a filha sentaram-se perto da lareira que, naquele momento, estava apagada. Virando-se para a filha, e apontando para o local do fogo, disse: Pegue aquele pedao de carvo que est bem em cima. Eu no quero, mame, respondeu a menina. Pode pegar, continuou a me, o fogo est apagado, no queimar voc. Eu sei que no me queimar, respondeu a filha, mas minha mo ficar enegrecida.Exatamente, disse Susana Wesley. Aquele prazer no lhe queimar, mas enegrecer voc. Deixe-o para l. Enganamo-nos quando pensamos que certas coisas so muito pequenas para causar algum dano nossa vida. Achamos que uma pequena dose de bebida no nos deixar embriagados, que uma nica aposta no nos transformar em viciados no jogo, que uma pequena mentirinha no nos trar problema algum.

52

Mas claro que estamos equivocados. O alcolatra comeou com um pequeno copo, o drogado com uma pequena experincia ou curiosidade sem importncia, o mexeriqueiro com simples comentrio. Toda escada tem um primeiro degrau a subir. Deixemos de lado tudo aquilo que, mesmo aparentemente insignificantes, possam de alguma forma manchar a nossa expectativa de uma vida plena e vitoriosa. Peamos a orientao de Deus em cada passo a seguir, para que nada interfira em nossa busca da verdadeira alegria e bnos que s o Senhor pode nos dar. Mantenha suas mos limpas e seu corao puro. Assim Deus ser glorificado em todas as suas atitudes.

53

CORAO PURO - A verdadeira religio no consiste s na conformidade externa com as cerimnias religiosas, mas converte o corao e produz pureza de pensamento e sinceridade de motivos 1. NO SE ENTREGA - No se eleva. Salmo 3: 2; 16: 102. FALSIDADE - Hebraico: shaw, inutilidade. Algumas vezes se emprega esta voz para indicar que os dolos so vaidade Jeremias 18: 15. Refere-se s falsas opinies, o perjrio e o ato de tomar o nome de Deus em vo xodo 20: 7. O homem piedoso s considera o que verdadeiro e real3. JURAMENTOS PARA ENGANAR - O novo mandamento xodo 20: 164.

CBASD, vol. 3, p. 696. 2 CBASD, vol. 3, p. 696. 3 CBASD, vol. 3, p. 696. 4 CBASD, vol. 3, p. 696.
54

5 - Ele obter de Iahweh a bno, e do seu Deus salvador a justia.

IAHWEH A BNO - A pessoa cujo carter como o que acaba de descobrir e desfruta da aprovao e favor de Deus 1. JUSTIA - Como justo, recebe a aprovao de Deus e o tratamento merecido por seu verdadeiro carter2.

CBASD, vol. 3, pp. 696 e 697. 2 CBASD, vol. 3, p. 697.

55

6 - Esta a gerao dos que procuram, dos que buscam tua face, Deus de Jac.

GERAO - A palavra hebraica significa povo, raa o tipo de pessoa Salmo 14: 5. A frase buscar a Deus se usa para descrever a verdadeira religio do corao Salmo 9: 10; 14: 2; 63: 1. Abarca o sincero desejo de conhecer a Deus 1. DEUS DE JAC - No hebraico diz s: teu rosto, oh Jac. A LXX traduz: dos que buscam o rosto do Deus de Jac2.

CBASD, vol. 3, p. 697 2 CBASD, vol. 3, p. 697


56

A Visio Dei Deus quer ficar permanentemente entre aqueles que O buscam em esprito de veracidade e sinceridade. Esta a maravilha do Seu amor. O Criador vem viver conosco. Ele de fato veio a ns agora no Messias Jesus. Ele cumpriu a promessa messinica de que uma virgem daria luz a Emanuel Mateus 1: 21 a 23; Isaias 7: 14. A glria encheu a alma daqueles que O encontraram. E o Verbo se fez carne e habitou entre ns, cheio de graa e de verdade, e vimos a sua glria, glria como do unignito do Pai. Joo 1: 14.

Cristo surpreendeu os judeus com Suas palavras, Quem me v a mim v o Pai. Joo 14: 9. Mas Paulo nos assegura que o Criador o Salvador em Cristo Jesus:
Pois Deus, que disse: Das trevas resplandea a luz, ele mesmo brilhou em nossos coraes, para iluminao do conhecimento da glria de Deus na face de Cristo. II Corintios 4: 6.

57

A promessa da aliana de Deus a Israel de que Ele morar entre o Seu povo xodo 25: 8 so cumpridas agora no povo messinico. Eles esto em Cristo e Cristo est neles Glatas 2: 20. Isto desperta incessante doxologias na igreja de Cristo: Por essa razo, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a famlia nos cus e na terra. Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortalea no ntimo do seu ser com poder, por meio do seu Esprito, para que Cristo habite no corao de vocs mediante a f; e oro para que, estando arraigados e alicerados em amor, vocs possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocs sejam cheios de toda a plenitude de Deus. Efsios 3: 14 a 19. No obstante, o povo de Cristo olha adiante glria apocalptica da consumao final quando a Nova Jerusalm, com o trono de Deus, desa do cu a terra. Apocalipse 21: 2 a 4.

58

O Salmo 24 assim retrata no s um Deus que estava na criao e que est abenoando o Israel de Deus agora no Messias, mas tambm que vir vindicar o Seu pequeno rebanho. Este Salmo oferece trs bnos inestimveis de Deus ao homem: 1. Vida de Deus em nossa criao. 2. Vida diante de Deus na redeno messinica. 3. Vida com Deus, na consumao messinica futura. Aqueles que se consagram ao Senhor recebero todas estas bnos. A maioria da raa humana no parece conhecer absolutamente o Senhor e o Seu Messias. A maioria est meramente correndo para adquirir o alimento ou est freneticamente buscando os prazeres da vida. Apenas poucos parecem buscar o Senhor, procurar realmente a face do Deus de Jac. Este Salmo nos exorta a olhar primeiro a natureza como a criao de Deus e interpretar-nos como a expresso da vontade criadora de Deus. Deveria surpreender-nos que h qualquer coisa em primeiro lugar, que ns existimos, que o universo tem ordem e eficincia. Salmo 8; 19.

59

Explicar a origem de vida para um naturalista, o princpio mecanicista basicamente anticientfico e insensvel. A prpria cincia natural ensina que a vida s pode vir de vida preexistente. At mesmo os evolucionistas admitem que o maior problema em sua teoria o salto de no-vida para vida. A Escritura declara com autoridade: No princpio Deus criou! A tremenda complexidade e ordem do mundo e seus organismos viventes testemunham de modo constrangedor de um planejamento inteligente, de um desgnio de uma mente mestra. Com f na criao ns apenas deduzimos que o homem vive em um universo moral. O Criador se fez conhecido como o Deus de Israel. O Seu Esprito e a Sua mensagem levam todos os homens a busc-Lo e encontr-Lo Isaias 2: 2 a 4! O Criador fez todos os homens de tal modo para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontr-lo, embora no esteja longe de cada um de ns. Atos 17: 27.

60

Mas quem est buscando a Deus? E como isto feito efetivamente, de acordo com o plano de Deus? No por meio da filosofia humana ou especulao. O Deus de Israel encontrado por meio de Seu Filho: o Messias Jesus. S a religio que vem de Deus conduz a Deus. Cristo oferece descanso divino inquietude humana: Vinde a mim, todos os que esto cansados e oprimidos, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocs o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de corao, e vocs encontraro descanso para as suas almas. Mateus 11: 28 e 29. O nico modo de habitar com Deus buscar a face de Cristo continuamente. Joo 17: 3. Nele ns desfrutamos verdadeiro companheirismo com Deus. Quando Cristo est em nossos coraes, ento ns estamos prontos para a consumao final de ver Deus em Seu reino glorioso 1.

Libertao nos Salmos, Hans K. LaRondelle, pp. 139 a 141.

61

7 - Levantai, portas, os vossos frontes, elevai-vos antigos portais, para que entre o rei da glria! LEVANTAI, PORTAS - A procisso se acerca das portas de Sio; est a ponto de entrar na cidade, e desde ali se pede permisso para que o Rei de glria possa passar Marcos 16: 19 1. PORTAS ETERNAS - Esta frase sugere permanncia. Jerusalm devia ser o lugar da morada permanente da arca2.

As festividades da aclamao de Iahweh como o Rei da glria culminado nestes hinos de coros antifnicos nos portes da nova fortaleza e dramatiza a conquista de Cana por Iahweh como o soberano Monarca.

CBASD, vol. 3, p. 697. 2 CBASD, vol. 3, p. 697.

62

Liturgia de Entrada

Os hinos gloriosos dos versos 7 a 10 retratam claramente a origem e colocao histrica deste hino de louvor. O antecedente religioso pode ser reconstrudo como segue. A procisso dos alegres israelitas chega com a Arca do Senhor aos portes antigos da fortaleza de Sio. Os lderes clamam a uma voz: verso 7 1.

Libertao nos Salmos, Hans K. LaRondelle, pp. 133 e 134.

63

8 - Quem este rei da glria? Iahweh, o forte e valente, Iahweh, o valente das guerras. QUEM ESTE REI DA GLRIA - Esta pergunta se cantou em resposta a demanda que se havia feito de que as portas da cidade foram abertas. Em seguida, se d a resposta: o Rei da glria Iahweh, forte e poderoso; um Deus de autoridade que foi o criador e dono da terra, e que manifesta seu poder derribando os seus inimigos 1. Em letras jubilosas eles poeticamente personificam os portes como se eles fossem guardies, apresentando a grandeza excelente do Deus de Israel. Para Ele cada porto muito pequeno! Em resposta ao pedido de entrada, os guardies designados de Sio fazem a pergunta: verso 82.

CBASD, vol. 3, p. 697. 2 Libertao nos Salmos, Hans K. LaRondelle, p. 134.

64

9 - Levantai portas, os vossos frontes, elevai-vos, antigos portais, para que entre o rei da glria! LEVANTAI PORTAS - A repetio desta exortao refora o que se est dizendo e enaltece a forma ritual do poema. Est celebrando uma cerimnia. A poesia hebraica usa agradavelmente a repetio para dar maior nfase verso 7 1. Estas palavras acentuam as qualidades superiores do Senhor como o Guerreiro e Conquistador de Israel, como poderoso na batalha. J Moiss tinha chamado Iahweh um homem de guerra. xodo 15: 3 em seu cntico de triunfo sobre o exrcito egpcio. Agora os portadores da Arca de Senhor renovam a sua urgente ordem: verso 92.

CBASD, vol. 3, p. 697. 2 Libertao nos Salmos, Hans K. LaRondelle, p. 134.

65

10 - Quem este rei da glria? Iahweh dos Exrcitos: Ele o rei da glria. QUEM ESTE REI DA GLRIA - Esta pergunta se cantou em resposta a demanda que se havia feito de que as portas da cidade foram abertas ver. Em seguida, se d a resposta: e o Rei da glria Iahweh, forte e poderoso; um Deus de autoridade que foi o criador e dono da terra, e que manifesta seu poder derribando os seus inimigos 1.

IAHWEH DOS EXRCITOS - Deus soberano de um universo de coisas e de seres criados, e que esto ordenados como exrcitos dispostos para a batalha. Seu domnio universal. Os habitantes do universo, de toda classe e categoria, reconhece seu domnio. Algumas vezes se usa o termo exrcitos para referir-se aos corpos celestes Gnesis 2: 1; Deuteronmio 17: 3; em outros casos, para referir-se aos anjos: Josu 5: 14; Salmo 103: 21; 148: 2. Os que levavam a arca responderam a primeira vez Salmo 24: 8, mas aparentemente as portas permaneciam fechadas frente procisso que esperava. Quando respondem a segunda vez com a frase Iahweh dos Exrcitos, em vez de Iahweh forte e valente, Iahweh poderoso na batalha, parece haver sido um glorioso santo e d um sinal para que se abra a cidade, com o qual se refora o efeito do ritual. I Samuel 17: 45; II Samuel 6: 2; Isaias 1: 9.
1

CBASD, vol. 3, p. 697.

66

Este Salmo termina em perfeita harmonia com a idia inicial: S Deus o rei do universo; s a Ele se deve render reconhecimento universal. A cerimnia de instalao da arca no monte do Senhor uma ocasio propcia para lanar esta proclamao 1. Eles pedem novamente que os batentes superiores: as cabeas dos portes levantem mais alto porque os portes so muito pequenos para este grande Deus atravessar. O Rei Salomo mais tarde expressa a grandeza csmica do Senhor de Israel de um modo diferente na orao de sua dedicao do Templo: Mas ser possvel que Deus habite na terra? Os cus, mesmo os mais altos cus, no podem conter-te. Muito menos este templo que constru! I Reis 8: 27.

Os coros sacerdotais respondem agora mencionando o nome completo do Deus de Israel: Iahweh Sabaoth, o Senhor dos Exrcitos ou Senhor Todo-Poderoso verso 10. Mais cedo em sua vida Davi tinha conquistado Golias, gritando: Voc vem contra mim com espada, com lana e com dardos, mas eu vou contra voc em nome do Senhor dos Exrcitos, o Deus dos exrcitos de Israel, a quem voc desafiou. I Samuel 17: 45. Este Deus vitorioso agora toma posse do lugar seguro principal dos cananeus, o Monte Sio.
1

CBASD, vol. 3, p. 697.

67

O mencionar do Seu nome completo faz as portas girarem amplamente abertas de forma que a Arca de Deus e sua multido alegre entra na fortaleza, cantando o louvor de Deus. Assim Davi fez Jerusalm o centro exclusivo de adorao de Iahweh para todo o Israel e para todos os gentios. Isaas estende enfaticamente a promessa do Senhor aos gentios: Esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de orao. Seus holocaustos e demais sacrifcios sero aceitos em meu altar; pois a minha casa ser chamada casa de orao para todos os povos. Isaias 56: 7. O Salmo 24 parece especialmente ter sido composto para a inaugurao de Sio como o lugar de habitao de Deus na terra. Neste caminho litrgico o povo da aliana experimentava na verdade a vinda do Senhor em seu meio 1.

Libertao nos Salmos, Hans K. LaRondelle, p. 135.

68

A solene transferncia da Arca do Senhor no Salmo 24 pode ser visto cumprido na ascenso de Cristo ao Sio divino na Nova Jerusalm e em Sua coroao como Rei do mundo Atos 2: 36; Efsios 4: 7 a 10. Isto vividamente descrito por E. G. White como segue: Todo o Cu estava esperando para saudar o Salvador Sua chegada s cortes celestiais. Ao ascender, abriu Ele o caminho, e a multido de cativos libertos Sua ressurreio O seguiu. A hoste celestial, com brados de alegria e aclamaes de louvor e cntico celestial, tomava parte na jubilosa comitiva. Ao aproximar-se da cidade de Deus, cantam, como em desafio, os anjos que compem o sqito: Levantai, portas, as vossas cabeas; Levantai-vos, entradas eternas, E entrar o Rei da Glria! Jubilosamente respondem as sentinelas de guarda: Quem este Rei da Glria? Isto dizem elas, no porque no saibam quem Ele , mas porque querem ouvir a resposta de exaltado louvor: O Senhor forte e poderoso, O Senhor poderoso na guerra. Levantai, portas, as vossas cabeas, Levantai-vos, entradas eternas, E entrar o Rei da glria!

69

Novamente se faz ouvir o desafio: Quem este Rei da Glria? Os anjos nunca se cansam de ouvir o Seu nome ser exaltado. E os anjos da escolta respondem: O Senhor dos Exrcitos; Ele o Rei da Glria! Salmo 24: 7 a 10. Ento se abrem de par em par as portas da cidade de Deus, e a anglica multido entra por elas, enquanto a msica prorrompe em arrebatadora melodia 1.

Desejado de Todas as Naes, p. 833.

70

Em ltima instncia Cristo voltar a este planeta para levar o Seu povo com Ele para a casa do Pai Joo 14: 1 a 3. Ento todos os santos vero a Deus face a face Apocalipse 22: 4. Mas todos os impenitentes s O vero com remorso absoluto: Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o ver, at mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentaro por causa dele. Assim ser! Amm. Apocalipse 1: 7. O convite do evangelho agora ainda est indo aos judeus e gentios: Todos sadam o poder do nome de Jesus! Que os anjos se prostrem; Tragam a diadema real, E O coroem o Senhor de tudo! E. Perronet, 1779 1.

Libertao nos Salmos, Hans K. LaRondelle, pp. 141 e 142.

71

A Recompensa Merecida

Cristo e Seus discpulos esto assentados no Monte das Oliveiras. O Sol j desapareceu e as sombras da noite crescem sobre a Terra. Pode-se ver uma casa esplendorosamente iluminada como para uma festa. A luz jorra das aberturas, e um grupo expectante indica que um cortejo nupcial est prestes a aparecer. Em muitas regies do oriente as festividades nupciais so realizadas noite. O noivo parte ao encontro da noiva e a traz para casa. luz de tochas, o cortejo dos nubentes sai da casa paterna para seu prprio lar, onde um banquete oferecido aos convidados. Na cena que Cristo contemplava, um grupo espera o aparecimento do cortejo nupcial para a ele se ajuntar.

72

Na adjacncia do lar da noiva esperam dez virgens trajadas de branco. Todas levam uma lmpada acesa e um frasco de leo. Todas aguardam ansiosamente a vinda do esposo. H, porm, uma tardana. Passa-se uma hora aps outra, as vigias fatigam-se e adormecem. meia-noite ouve-se um clamor: A vem o esposo! Sa-lhe ao encontro! Mateus 25: 6. Sonolentas despertam, de repente, e levantam-se. Vem o cortejo aproximando-se resplandecente de tochas e festivo, com msica. Ouvem as vozes do esposo e da esposa. As dez virgens tomam suas lmpadas e comeam a aparelh-las, com pressa de partir. Cinco delas, porm, tinham deixado de encher seus frascos. No previram demora to longa, e no se prepararam para a emergncia. Em aflio apelam para suas companheiras mais prudentes, dizendo: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lmpadas se apagam. Mateus 25: 8. Mas as cinco outras, com suas lmpadas h pouco aparelhadas, tinham seus frascos esvaziados. No tinham leo de sobra, e respondem: No seja caso que nos falte a ns e a vs; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vs. Mateus 25: 9.

73

Enquanto foram comprar, o cortejo foi-se e as deixou. As cinco, com as lmpadas acesas, se uniram multido, entraram na casa com o cortejo nupcial, e fechou-se a porta. Quando as virgens loucas chegaram entrada da casa do banquete, receberam uma recusa inesperada. O anfitrio declarou: No vos conheo. Mateus 25: 12. Foram abandonadas ao relento, na rua solitria, nas trevas da noite.
Quando Cristo, sentado, contemplava o grupo que aguardava o esposo, contou aos discpulos a histria das dez virgens, ilustrando, pela experincia delas, a da igreja que viveria justamente antes de Sua segunda vinda.

74

Os dois grupos de vigias representam as duas classes que professam estar espera de seu Senhor. So chamadas virgens porque professam f pura. As lmpadas representam a Palavra de Deus. Diz o salmista: Lmpada para os meus ps a Tua palavra e, luz para os meus caminhos. Salmo 119: 105. O leo smbolo do Esprito Santo. Assim representado o Esprito na profecia de Zacarias. Tornou o anjo que falava comigo, diz ele, e me despertou, como a um homem que despertado do seu sono, e me disse: Que vs? E eu disse: Olho, e eis um castial todo de ouro, e um vaso de azeite no cimo, com as suas sete lmpadas; e cada lmpada posta no cimo tinha sete canudos. E, por cima dele, duas oliveiras, uma direita do vaso de azeite, e outra sua esquerda. E falei e disse ao anjo que falava comigo, dizendo: Senhor meu, que isto? E respondeu e me falou, dizendo: Esta a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: No por fora, nem por violncia, mas pelo Meu Esprito, diz o Senhor dos Exrcitos. E, falando-lhe outra vez, disse: Que so aqueles dois raminhos de oliveira que esto junto aos dois tubos de ouro e que vertem de si ouro? Ento, Ele disse: Estes so os dois ungidos, que esto diante do Senhor de toda a Terra. Zacarias 4:1 a 4, 6, 12 e 14.

75

Das duas oliveiras o dourado leo era vazado pelos tubos de ouro nas taas do castial, e da nas lmpadas de ouro que iluminavam o santurio. Assim, dos santos que esto na presena de Deus, Seu Esprito comunicado aos que so consagradas para o Seu servio. A misso dos dois ungidos comunicar ao povo de Deus aquela graa celestial que, somente, pode fazer de Sua palavra uma lmpada para os ps, e uma luz para o caminho. No por fora, nem por violncia, mas pelo Meu Esprito, diz o Senhor dos Exrcitos. Zacarias 4: 6. Na parbola, todas as dez virgens saram ao encontro do esposo. Todas tinham lmpadas e frascos. Por algum tempo no se notava diferena entre elas. Assim com a igreja que vive justamente antes da segunda vinda de Cristo. Todos tm conhecimento das Escrituras. Todos ouviram a mensagem da proximidade da volta de Cristo e confiantemente O esperam. Como na parbola, porm, assim agora. H um tempo de espera; a f provada; e quando se ouvir o clamor: A vem o Esposo! Sa-Lhe ao encontro! Mateus 25: 6, muitos no estaro preparados. No tm leo em seus vasos nem em suas lmpadas. Esto destitudos do Esprito Santo.

76

Sem o Esprito de Deus, de nada vale o conhecimento da Palavra. A teoria da verdade no acompanhada do Esprito Santo, no pode vivificar a mente, nem santificar o corao. Pode estar-se familiarizado com os mandamentos e promessas da Bblia, mas se o Esprito de Deus no introduzir a verdade no ntimo, o carter no ser transformado. Sem a iluminao do Esprito, os homens no estaro aptos para distinguir a verdade do erro, e sero presa das tentaes sutis de Satans.

77

A classe representada pelas virgens loucas no hipcrita. Tm considerao pela verdade, advogaram-na, so atrados aos que crem na verdade, mas no se entregaram operao do Esprito Santo. No caram sobre a rocha, que Cristo Jesus, e no permitiram que sua velha natureza fosse quebrantada. Essa classe representada, tambm, pelos ouvintes comparados ao pedregal. Recebem a Palavra prontamente; porm, deixam de assimilar os seus princpios. Sua influncia no permanece neles. O Esprito trabalha no corao do homem de acordo com o seu desejo e consentimento, nele implantando natureza nova; mas a classe representada pelas virgens loucas contentou-se com uma obra superficial. No conhecem a Deus; no estudaram Seu carter; no tiveram comunho com Ele; por isso no sabem como confiar, como ver e viver. Seu servio para Deus degenera em formalidade. Eles vm a Ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de Ti como Meu povo, e ouvem as Tuas palavras, mas no as pem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu corao segue a sua avareza. Ezequiel 33: 31. O apstolo Paulo assinala que essa ser a caracterstica especial dos que vivem justamente antes da segunda vinda de Cristo. Diz: Nos ltimos dias sobreviro tempos trabalhosos; porque haver homens amantes de si mesmos... Mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparncia de piedade, mas negando a eficcia dela. II Timteo 3:1 a 5.

78

Essa a classe que em tempo de perigo encontrada bradando: Paz e segurana. Acalentam seu corao em sossego, e no sonham com o perigo. Quando despertos de sua indiferena, discernem sua destituio, e rogam a outros que lhes supram a falta; em assuntos espirituais, porm, ningum pode remediar a deficincia de outros. A graa de Deus tem sido oferecida livremente a todos. Tem sido proclamada a mensagem do evangelho: Quem tem sede venha; e quem quiser tome de graa da gua da vida. Apocalipse. 22: 17. Todavia o carter no transfervel. Ningum pode crer por outro. Ningum pode receber por outro o Esprito. Ningum pode dar a outrem o carter que o fruto da operao do Esprito. Ainda que No, Daniel e J estivessem no meio dela a Terra, vivo Eu, diz o Senhor Iahweh, que nem filho nem filha eles livrariam, mas s livrariam a sua prpria alma pela sua justia. Ezequiel 14:20.

79

Numa crise que o carter revelado. Quando a voz ardorosa proclamou meia-noite: A vem o Esposo! Sa-lhe ao encontro! Mateus 25: 6, e as virgens adormecidas ergueram-se de sua sonolncia, foi visto quem fizera a preparao para o evento. Ambos os grupos foram tomados de surpresa; porm, um estava preparado para a emergncia, e o outro no. Assim agora uma calamidade repentina e imprevista, alguma coisa que pe a pessoa face a face com a morte, mostrar se h f real nas promessas de Deus. Mostrar se est sustida na graa. A grande prova final vir no fim do tempo da graa, quando ser tarde demais para se suprirem as necessidades do esprito.

As dez virgens esto esperando na noite da histria deste mundo. Todas dizem ser crists. Todas tm uma vocao, um nome, uma lmpada, e todas pretendem fazer a obra de Deus. Todas aguardam, aparentemente, a volta de Cristo. Cinco, porm, esto desprevenidas. Cinco sero encontradas surpreendidas, aterrorizadas, fora do recinto do banquete.

80

No dia final muitos ho de requerer admisso ao reino de Cristo, dizendo: Temos comido e bebido na Tua presena, e Tu tens ensinado nas nossas ruas. Lucas 13: 26. Senhor, Senhor, no profetizamos ns em Teu nome? E, em Teu nome, no expulsamos demnios? E, em Teu nome, no fizemos muitas maravilhas? Mateus 7: 22. Mas a resposta ser: Digo-vos que no sei de onde vs sois; apartai-vos de mim. Lucas 13: 27. Nesta vida no tiveram comunho com Cristo; por isto no conhecem a linguagem do Cu, so estranhos s suas alegrias. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, seno o esprito do homem, que nele est? Assim tambm ningum sabe as coisas de Deus, seno o Esprito de Deus. I Corintios 2: 11.
As palavras mais tristes que caram em ouvidos mortais so aquelas da sentena: No vos conheo. Mateus 25: 12. Unicamente a comunho do Esprito que desprezastes poderia unir-vos multido jubilosa que estar no banquete das bodas. No podereis participar dessa cena. Sua luz incidiria sobre olhos cegos, e sua melodia em ouvidos surdos. Seu amor e alegria no fariam soar de jbilo corda alguma do corao entorpecido pelo mundo. Sois excludos do Cu por vossa prpria inaptido para a sua companhia.

81

No podemos estar prontos para encontrar o Senhor, acordando ao ouvir o brado: A vem o Esposo! Mateus 25: 6 e ento tomar nossas lmpadas vazias para enchlas. No podemos viver apartados de Cristo aqui, e ainda assim estar aptos para a Sua companhia no Cu.

Na parbola, as virgens prudentes tinham leo em seus vasos com as lmpadas. Suas lmpadas arderam com chama contnua pela noite de viglia. Contriburam para aumentar a iluminao em honra do esposo. Brilhando na escurido, auxiliaram a iluminar o caminho para o lar do esposo, para a ceia de bodas. Assim, devem os seguidores de Cristo irradiar luz nas trevas do mundo. Pela atuao do Esprito Santo, a Palavra de Deus uma luz quando se torna um poder transformador na vida de quem a recebe. Implantando-lhes no corao os princpios de Sua Palavra, o Esprito Santo desenvolve nos homens os predicados de Deus. A luz de Sua glria, Seu carter, deve refletir-se em Seus seguidores. Assim devem glorificar a Deus, e iluminar o caminho para a manso do esposo, para a cidade de Deus, e para o banquete de bodas do Cordeiro.

82

A vinda do esposo foi meia-noite, a hora mais tenebrosa. Assim a vinda de Cristo ser no perodo mais tenebroso da histria deste mundo. Os dias de No e de L ilustram a condio do mundo exatamente antes da vinda do Filho do homem. Apontando para esse tempo, declaram as Escrituras que Satans trabalhar com todo poder e sinais, e prodgios de mentira. II Tessalonicenses 2:9. Sua obra revelada claramente pelas trevas que se adensam rapidamente, pela multido de erros, heresias e enganos destes ltimos dias. Satans no s leva cativo o mundo, porm suas iluses infectam at as professas igrejas de nosso Senhor Jesus Cristo. A grande apostasia se desenvolver em trevas to densas como as da meia-noite, impenetrveis como a mais intensa escurido. Para o povo de Deus ser uma noite de prova, noite de lamentao, noite de perseguio por causa da verdade. Mas nessa noite de trevas brilhar a luz de Deus.

Fez que das trevas resplandecesse a luz. II Corintios 4: 6. Quando a Terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Esprito de Deus Se movia sobre a face das guas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz. Gnesis 1: 2 e 3. Tambm na noite das trevas espirituais a Palavra de Deus diz: Haja luz. A Seu povo, diz Ele: Levanta-te, resplandece, porque j vem a tua luz, e a glria do Senhor vai nascendo sobre ti. Isaias 60: 1.

83

Eis, diz a Escritura, que as trevas cobriram a Terra, e a escurido, os povos; mas sobre ti o Senhor vir surgindo, e a Sua glria se ver sobre ti. Isaias 60: 2.
A escurido do falso conceito acerca de Deus que est envolvendo o mundo. Os homens esto perdendo o conhecimento de Seu carter. Este tem sido mal-compreendido e mal-interpretado. Neste tempo deve ser proclamada uma mensagem de Deus, uma mensagem de influncia iluminante e capacidade salvadora. O carter de Deus deve tornar-se notrio. Deve ser difundida nas trevas do mundo a luz de Sua glria, a luz de Sua benignidade, misericrdia e verdade. Esta a obra esboada pelo profeta Isaas, nas palavras: Tu, anunciador de boas novas a Jerusalm, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, no temas e dize s cidades de Jud: Eis aqui est o vosso Deus. Eis que o Senhor Jeov vir como o forte, e o Seu brao dominar; eis que o Seu galardo vem com Ele, e o Seu salrio, diante da Sua face. Isaias 40: 9 e 10.

84

Os que aguardam a vinda do esposo devem dizer ao povo: Eis aqui est o vosso Deus. Isaias 40: 9. Os ltimos raios da luz misericordiosa, a ltima mensagem de graa a ser dada ao mundo, uma revelao do carter do amor divino. Os filhos de Deus devem manifestar Sua glria. Revelaro em sua vida e carter o que a graa de Deus por eles tem feito.

A luz do Sol da Justia deve irradiar em boas obras, em palavras de verdade e atos de santidade.
Cristo, o resplendor da glria do Pai, veio ao mundo como sua luz. Veio representar Deus aos homens, e Dele est escrito que foi ungido com o Esprito Santo e com virtude, e andou fazendo o bem. Atos 10: 38. Na sinagoga de Nazar, disse: O Esprito do Senhor sobre Mim, pois que Me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-Me a curar os quebrantados do corao, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pr em liberdade os oprimidos, h anunciar o ano aceitvel do Senhor. Lucas 4: 18 e 19. Esta foi a obra de que encarregou os discpulos. Vs sois a luz do mundo, Assim resplandea a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que est nos Cus. Mateus 5: 14 e 16.

85

Esta a obra que o profeta Isaas descreve, dizendo: Porventura, no tambm que repartas o teu po com o faminto e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras e no te escondas daquele que da tua carne? Ento, romper a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotar, e a tua justia ir adiante da tua face, e a glria do Senhor ser a tua retaguarda. Isaias 58: 7 e 8. Assim pois a glria de Deus deve brilhar mediante Sua igreja na noite de trevas espirituais, soerguendo os oprimidos e confortando os que choram. Em todo nosso redor ouvem-se os gemidos de um mundo de aflies. Em todos os lados h necessitados e miserveis. Nosso dever auxiliar a aliviar e abrandar as dificuldades e misrias da vida. O servio prtico ser muito mais eficiente do que meramente pregar sermes. Devemos alimentar o faminto, vestir o nu e asilar o desabrigado. E somos chamados para fazer mais do que isto. As necessidades da alma s o amor de Cristo pode satisfazer. Se Cristo em ns habitar, nosso corao estar cheio de simpatia divina. Abrir-se-o as fontes cerradas do zeloso amor cristo.

86

Deus requer no somente as nossas ddivas para os necessitados, mas tambm nosso semblante amvel, nossas palavras de esperana, nosso cordial aperto de mo. Quando curava os doentes, Cristo punha sobre eles as mos. Tambm devemos achegar-nos em contato ntimo com quem procuramos beneficiar. Muitos h que no tm mais esperana. Dai-lhes novamente a luz do Sol. Muitos perderam o nimo. Dizei-lhes palavras de conforto. Orai por eles. H os que carecem do po da vida. Lede-lhes da Palavra de Deus. Muitos padecem de uma enfermidade da alma que blsamo nenhum pode restaurar, mdico algum curar. Orai por essas pessoas, encaminhai-as a Jesus. Contai-lhes que h um blsamo e um Mdico em Gileade. A luz uma bno, bno universal que difunde seus tesouros sobre o mundo ingrato, mpio e desmoralizado. Assim com a luz do Sol da Justia. Envolta, como est, nas trevas do pecado, aflio e padecimento, toda a Terra precisa ser iluminada com o conhecimento do amor de Deus. Nenhuma seita ou classe deve ser impedida de receber a luz que refulge do trono celeste.

87

A mensagem de esperana e misericrdia tem que ser levada aos confins da Terra. Quem quiser pode aproximar-se, tomar do poder de Deus e fazer paz com Ele, e Ele far paz. No mais devem os pagos estar envoltos em trevas da meianoite. A escurido deve desaparecer diante dos brilhantes raios do Sol da Justia. O poder do inferno foi vencido. Mas ningum pode dar aquilo que no possui. Na obra de Deus, a humanidade nada pode originar. Ningum pode por seus prprios esforos tornarse para Deus um portador de Luz. Vertido pelos mensageiros celestes nos tubos de ouro, para ser conduzido do ureo vaso s lmpadas do santurio, o dourado leo produzia luz contnua, clara e brilhante. O amor de Deus, continuamente transmitido ao homem, que o habilita a comunicar luz. O ureo leo do amor corre livremente no corao de todos os que pela f esto unidos a Deus, para resplandecer novamente em boas obras, em servio real e sincero para Ele.

88

Na grande e incomensurvel ddiva do Esprito Santo esto contidos todos os recursos celestes. No por qualquer restrio da parte de Deus que as riquezas de Sua graa no afluem para os homens, neste mundo. Se todos recebessem de bom grado, todos seriam cheios de Seu Esprito. Toda pessoa tem o privilgio de ser um conduto vivo, pelo qual Deus pode comunicar ao mundo os tesouros de Sua graa, as insondveis riquezas de Cristo. Nada h que Cristo mais deseje do que agentes que representem ao mundo Seu Esprito e carter. No h nada de que o mundo mais necessite que da manifestao do amor do Salvador, mediante a humanidade. Todo o Cu est espera de condutos pelos quais possa ser vertido o leo santo para ser uma alegria e bno para os coraes humanos. Cristo tomou todas as providncias para que Sua igreja seja um corpo transformado, iluminado pela Luz do mundo, possuindo a glria de Emanuel. Seu propsito que cada cristo esteja envolto numa atmosfera espiritual de luz e paz. Deseja que revelemos em nossa vida a Sua prpria alegria.

89

A habitao do Esprito em ns ser manifestada pelo amor celestial que de ns dimanar. A plenitude divina fluir pelo consagrado agente humano, para ser partilhada com outros.
O Sol da Justia traz salvao debaixo das Suas asas. Malaquias 4: 2. Assim todo verdadeiro discpulo deve difundir uma influncia de vida, nimo, auxlio e verdadeira salvao. A religio de Cristo significa mais que o perdo dos pecados; significa remover nossos pecados e encher o vcuo com as graas do Esprito Santo. Significa iluminao divina e regozijo em Deus. Significa um corao despojado do prprio eu e abenoado pela presena de Cristo. Quando Cristo reina na alma h pureza e libertao do pecado. A glria, a plenitude, a perfeio do plano do evangelho so cumpridas na vida. A aceitao do Salvador traz paz perfeita, perfeito amor, segurana perfeita. A beleza e fragrncia do carter de Cristo manifestadas na vida, testificam de que em verdade Deus enviou Seu Filho ao mundo para salv-los.

90

Cristo no manda Seus seguidores esforarem-se para brilhar. Diz: Resplandea a vossa luz. Se tendes recebido a graa de Deus, a luz est em vs. Removei os empecilhos, e a glria do Senhor ser revelada. A luz resplandecer para penetrar e dissipar a escurido. No podeis deixar de brilhar dentro do crculo de vossa influncia. A revelao da glria do Senhor na forma humana, trar o Cu to perto dos homens, que a beleza que adorna o templo interior ser vista em todos em que o Salvador habita. Os homens sero cativados pela glria de um Cristo que vive em ns. E em torrentes de louvor e aes de graas dos muitos assim ganhos para Deus, refluir glria para o grande Doador.

91

Levanta-te, resplandece, porque j vem a tua luz, e a glria do Senhor vai nascendo sobre ti. Isaias 60: 1. Esta mensagem dada aos que saem ao encontro do esposo. Cristo vem com poder e grande glria. Vem com Sua prpria glria e com a glria do Pai. Vem com todos os santos anjos. Ao passo que o mundo todo estar mergulhado em trevas, haver luz em todos os lares dos santos. Eles ho de captar os primeiros raios de luz de Sua segunda vinda. A imaculada luz resplandecer em Seu esplendor, e Cristo, o Redentor, ser admirado por todos os que O serviram. Ao passo que os mpios fugiro de Sua presena, os seguidores de Cristo rejubilaro. Vislumbrando o tempo do segundo advento de Cristo, disse o patriarca J: V-Lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e no outros, O vero. J 19: 27. Dos fiis seguidores, Cristo tem sido companheiro dirio, amigo familiar. Viveram em contato ntimo, em comunho constante com Deus. A glria de Deus resplandeceu sobre eles. Refletiu-se neles a luz do conhecimento da glria de Deus, na face de Jesus Cristo. Agora se regozijam nos raios no ofuscados do resplendor e glria do Rei, em Sua majestade. Esto preparados para a comunho do Cu; pois tm o Cu no corao.

92

De fronte erguida, os brilhantes raios do Sol da Justia sobre eles resplandecendo, com jbilo porque sua redeno se aproxima, saem ao encontro do Esposo, dizendo: Eis que Este o nosso Deus, a quem aguardvamos, e Ele nos salvar. Isaias 25: 9. E ouvi como que a voz de uma grande multido, e como que a voz de muitas guas, e como que a voz de grandes troves, que dizia: Aleluia! Pois j o Senhor, Deus todo-poderoso, reina. Regozijemos-nos, e alegremos-nos, e demosLhe glria, porque vindas so as bodas do Cordeiro, e j a Sua esposa se aprontou. ... E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que so chamados ceia das bodas do Cordeiro. Apocalipse 19: 6, 7 e 9. Porque o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencero os que esto com Ele, chamados, eleitos e fiis. Apocalipse 17: 14 1.

Parbolas de Jesus, Elle Gold White, CPB, p. 405 a 421.

93

Corao Puro

Os judeus eram to meticulosos quanto limpeza cerimonial, que suas regras eram extremamente pesadas. Tinham o esprito preocupado com regras e restries e o temor de contaminao exterior, e no percebiam a mancha que o egosmo e a malcia comunicavam alma. Jesus no menciona essa pureza cerimonial como uma das condies de entrar em Seu reino, mas indica a necessidade da pureza de corao. A sabedoria que vem do alto , primeiramente, pura. Tiago 3: 17. Na cidade de Deus no entrar coisa alguma que contamine. Todos quantos houverem de ser seus moradores, ho de se ter tornado aqui puros de corao. A pessoa que est aprendendo de Jesus manifestar crescente desagrado pelas maneiras descuidosas, pela linguagem indecente e pensamentos vulgares. Quando Cristo habita no corao, haver pureza e refinamento de idias e maneiras.
Mas as palavras de Jesus: Bem-aventurados os limpos de corao Mateus 5: 8, tm um mais profundo sentido, no somente puros no sentido em que o mundo entende a pureza, livres do que sensual, puros de concupiscncias, mas fiis nos ntimos desgnios e motivos da alma, isentos de orgulho e de interesse egosta, humildes, abnegados, semelhantes a uma criana.

94

Unicamente os semelhantes se podem apreciar. A menos que aceiteis em vossa vida o princpio do amor pronto a se sacrificar, que o princpio de Seu carter, no podeis conhecer a Deus. O corao enganado por Satans olha a Deus como um ser tirnico, implacvel; os traos egostas da humanidade, do prprio Satans, so atribudos ao amante Criador. Pensavas que Eu era como tu, diz Ele. Salmo 50: 21. Suas providncias so interpretadas como a expresso de uma natureza arbitrria e vingativa. Da mesma maneira quanto Bblia, o tesouro das riquezas de Sua graa. A glria de suas verdades, elevadas como o cu, amplas, a abranger a eternidade, no discernida. Para a grande massa da humanidade, o prprio Cristo como raiz de uma terra seca, e Nele no vem nenhuma beleza para que O desejem. Isaias 53: 2. Quando Jesus Se achava entre os homens a revelao de Deus na humanidade os escribas e os fariseus Lhe declararam: s samaritano e... tens demnio. Joo 8: 48. Mesmo Seus discpulos estavam to cegados pelo egosmo de seu corao, que eram tardios em compreender Aquele que viera a fim de manifestar-lhes o amor do Pai. Por isto que Jesus andava solitrio entre os homens. No Cu, to-somente, era Ele compreendido.

95

Quando Cristo vier em Sua glria, os mpios no podero suportar o contempl-Lo. A luz de Sua presena, que vida para os que O amam, morte para eles, os maus. A expectativa de Sua vinda para eles uma expectao horrvel de juzo e ardor de fogo. Hebreus 10: 27. Quando Ele aparecer, rogaro para ser escondidos da face Daquele que morreu para os redimir.
Mas para os coraes que foram purificados pela presena do Esprito Santo, tudo diverso. Estes podem conhecer a Deus. Moiss estava oculto na fenda da rocha quando lhe foi revelada a glria do Senhor; e quando nos encontramos escondidos em Cristo que contemplamos o amor de Deus.

96

O que ama a pureza do corao e tem graa nos seus lbios ter por seu amigo o Rei. Provrbios 22: 11. Pela f, ns O contemplamos aqui no presente. Em nossa experincia diria, distinguimos Sua bondade e compaixo nas manifestaes de Sua providncia. Reconhecemo-Lo no carter de Seu Filho. O Esprito Santo toma a verdade concernente a Deus e quele a quem Ele enviou, e descerra-a ao entendimento e ao corao. Os limpos de corao vem a Deus em uma nova e mais carinhosa relao, como seu Salvador; e ao passo que Lhe distinguem a pureza e a beleza do carter, anelam refletir a Sua imagem. Vem-nO como um Pai ansioso de abraar um filho arrependido, e o corao enche-se-lhes de indizvel alegria e de abundante glria.

97

Os limpos de corao percebem o Criador nas obras de Sua poderosa mo, nas belas coisas que enchem o Universo. Em Sua palavra escrita, lem em mais distintos traos a revelao de Sua misericrdia, Sua bondade e Sua graa. As verdades ocultas aos sbios e entendidos, so reveladas s criancinhas. A beleza e preciosidade da verdade, no percebidas pelos sbios do mundo, esto sendo constantemente desdobradas aos que experimentam um confiante e infantil desejo de conhecer e cumprir a vontade de Deus. Discernimos a verdade mediante o tornar-nos, ns mesmos, participantes da natureza divina. Os puros de corao vivem como na visvel presena de Deus durante o tempo que Ele lhes concede neste mundo. E tambm O vero face a face no estado futuro, imortal, assim como fazia Ado quando andava e falava com Deus no den. Agora, vemos por espelho em enigma; mas, ento, veremos face a face. I Corintios 13: 12 1.

O Maior Discurso de Cristo, pp. 24 a 27.

Que Deus nos abenoe! Itamar de Paula Marques


98

Das könnte Ihnen auch gefallen