Sie sind auf Seite 1von 18

A sexualidade humana nasce com a pessoa e transforma-se constantemente ao longo de toda a sua evoluo, porm s desaparece com a morte.

Mesmo antes do beb nascer, tem incio a formao de uma importante parte da sexualidade do indivduo: a formao do sexo biolgico, que vai determinar o sexo da criana ao nascimento: menino ou menina. A partir da, a sexualidade vai se desenvolvendo com caractersticas especficas para cada uma das fases da vida, transformando-se e ampliando-se at o fim da vida, no acabando jamais. Vejamos algumas dessas caractersticas prprias de cada etapa de vida:

A sexualidade...

Comea no incio da vida do indivduo e termina com sua morte;


Inclui a reproduo; Busca da satisfao (prazer) como princpio de equilbrio e sustentao vital (bio-psico-social e espiritual); constituda de todos os sentimentos que somos capazes de sentir e expressar, qualificados de bons ou de ruins (alegria, tristeza, amor, dio, solidariedade, egosmo, inveja, desprendimento, desejo, culpa, etc.); o atributo/manifestao de energia que nos torna nicos em nosso expressar e interagir fsico, mental e social no mundo; Acontece no corpo; Tudo que sentimos e vivemos acontece no corpo; Controlando o corpo se controla a sexualidade e vice-versa; Controle externo do corpo, afasta a pessoa de seu prprio corpo e tira a autonomia; A falta de autonomia, dificulta o auto-cuidado; Aumenta a vulnerabilidade;

A que se refere a sexualidade infantil?

A sexualidade infantil refere-se ao sentimento, comportamento e desenvolvimento sexual da criana.

Enquanto pequenos ( 2-9 anos)

As crianas apercebem-se da diferena dos sexos: menino, menina Interrogam-se e aos pais sobre como nascem os bebs. Mas muitas vezes os pais fogem as suas responsabilidades quanto protectores e conselheiros dos seus prprios filhos e no lhes respondem! Comeam a interessar se por assuntos sexuais Agem como se fossem j homens e mulheres

Mais crescidos ( 9-11 anos)

Os mais crescidinhos comeam a interessar-se e a atrair-se pelo sexo oposto. nesta fase que todos tm a vergonha do seu corpo e querem mais privacidade.

Aumento da actividade auto-ertica (masturbao).


Aumento da procura de informaes sobre sexo (principalmente sobre as mudanas da puberdade).

Adolescentes

O que a adolescncia?
A adolescncia uma etapa da vida onde ocorrem muitas transformaes. O corpo comea a mudar e vo surgindo dvidas, vontades e ansiedades.

Onde comea a adolescncia?


Adolescncia ocorre entre o incio da puberdade e o alcance da maturidade fsica e emocional.

Adolescentes

Nesta idade os adolescentes interessam-se e preocupam-se com as mudanas do corpo (pelos, acne, seios, estatura, aspecto dos genitais, etc.) Comeam as mudanas hormonais desencadeando o incio da puberdade e da capacidade reprodutiva - menstruao e ejaculao. Interessam-se conscientemente pelo sexo - masturbao, relao sexual, virgindade, mtodos contraceptivos, sexo seguro Aprendem as relaes afectivas interpessoais (ficar, namorar, o sexo, acabar o namoro, separar) Fazem expectativas, fantasias e ansiedades sobre a iniciao sexual Conscincia da orientao afectiva - sexual (homo/hetero/bissexualidade)

Adolescentes

As consequncias de um mau acompanhamento na vida sexual so por muitas vezes que os jovens no se previnem quando iniciam a actividade sexual, o que origina uma gravidez no preparada! Na maioria dos casos o rapaz deixa a rapariga sozinha sem apoio e a grvida expulsa de casa.

Na idade adulta

O que a sexualidade nesta altura? A sexualidade na idade adulta a menos preocupante! Pois a maior parte das raparigas e rapazes j amadureceram e j no simples raparigas/rapazes, mas sim mulheres/homens! J tm conscincia de que a sexualidade tem que ser controlada. Cada pessoa escolhe o seu destino, preparando o seu enlae, a sua vida sexual, a gravidez

Na idade adulta

Tm conscincia nos assuntos relacionados com sexualidade (erotismo + reproduo) Importncia da qualidade do relacionamento conjugal e familiar para a vida sexual Interessam-se pelo estabelecimento de vnculos afectivos mais estveis (namoro a srio, casamento) Mudanas sexuais na gravidez e amamentao (erotismo x maternidade) Ter ou no ter filhos - controle da funo reprodutiva, uso de mtodos anticoncepcionais, infertilidade.

Na 3 idade.
O que muda no corpo nesta altura?
Nas mulheres:
Com a menopausa, h a queda de hormonas sexuais, o que reduz sua capacidade de sentir desejo. Alm disso, a lubrificao vaginal tambm diminui, causando s vezes dor no ato sexual e dificultando o orgasmo. Nos homens: O maior problema vivido pelos homens a dificuldade de ter e manter a ereco. Segundo pesquisas, aps os 65 anos, entre 15% e 25% dos homens tm esse problema. A impotncia pode estar associada a doenas como diabetes, hipertenso, doenas do corao. Remdios para hipertenso e anti depressivos tambm reduzem o desejo sexual. Nessa faixa etria, o homem demora mais para ter a ereco, a rigidez do pnis tambm no a mesma da juventude, o volume de esperma pode ser menor e o perodo entre a ereco e a ejaculao tambm reduzido.

Na 3 idade

Maior problema: a excluso (muita gente exclui a 3 idade por causa dos seguintes parmetros):

Actividade sexual pode continuar por toda a vida, desde que mantida uma regularidade no
relacionamento sexual

Resposta sexual se torna mais lenta com a idade, mas nunca desaparece por completo
(ereco e lubrificao mais demoradas, contraces orgsmicas menos intensas) sexual ertico-afetiva

A menopausa marca o trmino da funo reprodutiva na mulher, e no o fim da funo

O homem preserva a capacidade de gerar filhos at o fim da vida

Brbara

Ana n5

Tiago n 23

Rui Filipe n21

Das könnte Ihnen auch gefallen