Sie sind auf Seite 1von 41

Professora Daniela

Histologia

PELE

Professora Daniela

Histologia

* o maior rgo do corpo * Limite o meio externo com o interno * 16% de todo o peso do corporal

* Funes de defesa do organismo


* Regulao trmica, sensorial, excreo de substncias e funo esttica * dividida em 3 camadas.

Professora Daniela

Histologia

Professora Daniela

Histologia

Epiderme

Professora Daniela

Histologia

Professora Daniela

Histologia

Professora Daniela

Histologia

A epiderme um epitlio multiestratificado (formado por vrias camadas (estratos) de clulas achatadas (pavimentoso) justaposta. dividida em 5 camadas: estrato basal, estrato espinhoso, estrato granuloso, estrato lcido, estrato crneo. Estrato Crneo: camada mais externa da epiderme. Suas clulas superficiais morrem e acumulam dentro de si uma protena resistente e impermevel, a queratina, formando assim uma camada muito resistente. Est provida de terminaes nervosas capazes de captar estmulos trmicos, mecnicos, ou dolorosos. No existe vasos sanguneos. A nutrio acontece por difuso a partir de vasos sanguneos da derme.

Professora Daniela

Histologia

Professora Daniela

Histologia

Queratincitos: elas so as mais numerosas e produzidas pelas clulas da camada basal. Sintetizam a queratina e, medida que migram para a superfcie, se transformam progressivamente, formando uma camada crnea ou queratinizada, caracterizada por clulas que, perdendo seus ncleos, suas organelas citoplsmicas e suas membranas celulares, deixam no lugar estruturas achatadas e rgidas de queratina. Melancitos: so clulas especializadas, presentes, sobretudo na camada basal, que podem sintetizar um pigmento escuro, a melanina, cuja funo de proteger a pela contra os raios ultravioletas do sol. Clulas de Langerhans: Elas so produzidas pela medula ssea e migram para a epiderme onde atuam como macrfagos e contribuem ativao do sistema imunitrio. Clulas ou discos de Merkel: elas esto presentes entre a epiderme e a derme em pequena quantidade. Ligam-se estreitamente terminao nervosa sensitiva e tm um papel de receptores do tato e de presso.

Professora Daniela

Histologia

Derme

Professora Daniela

Histologia

Professora Daniela

Histologia

Localizada logo aps a epiderme, uma camada intermedaria. um tecido conjuntivo que contm fibras proticas, vasos sanguneos, terminaes nervosas, rgos sensoriais e glndulas. Principais clulas da derme: fibroblastos; responsvel pela produo de colgeno e elstina e de uma substncia gelatinosa, - e os fibrcitos e mais a substncia amorfa, na qual os elementos drmicos esto mergulhados.

Glndulas Sudorparas: produzem suor e tem grande importncia na regulao trmica; crinas existe por todo o corpo e produzem o suor eliminando-o diretamente pela pele; apcrinas existe principalmente nas axilas, regies genitais e ao redor dos mamilos, so as responsveis pelo odor caracterstico do suor, quando a sua secreo sofre decomposio por bactrias.
Glndulas sebceas; produzem a oleosidade ou o sebo da pele. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e poro superior do tronco, no existem nas palmas das mos e plantas dos ps. Estas glndulas eliminam sua secreo no folculo piloso.

Professora Daniela

Histologia

Fibroblasto e Fibrcito Os fibroblastos so as clulas jovens, em plena atividade produtiva. J os fibrcitos so as clulas velhas, que j terminaram seu trabalho de fabricao dos fibroblastos. Os fibroblastos tm a funo de sintetizar fibras do tecido conjuntivo e as proteoglicanas e glicoprotenas da matriz. Os fibrcitos apresentam pouco citoplasma e so pobres em ergastoplasma, alm de possurem um ncleo menor e alongado. Havendo um estmulo, como ocorre nos processos de cicatrizao, o fibrcito pode voltar a sintetizar fibras, reassumindo a forma de fibroblasto.

Professora Daniela

Histologia

As fibras elsticas so formadas por colgeno e elastina e so responsveis pela propriedade retrtil da pele. Colgeno fibras mais frequentes do tecido conjuntivo, formada pela protena colgeno de alta resistncia (colorao esbranquiada); Elsticas fibras formadas fundamentalmente pela protena elastina, possuindo considervel elasticidade (colorao amarelada);

Professora Daniela

Histologia

Substncia Amorfa: formada principalmente por gua, polissacardeos e protenas. Pode assumir consistncia rgida, como, por exemplo, no tecido sseo; e mais lquida, como o caso do plasma sanguneo.

Professora Daniela

Histologia

As glndulas crinas (crculo vermelho) distribuem-se por toda a pele. Esto sob controle trmico e so inervadas por fibras nervosas do sistema simptico colinrgico. So elas as responsveis pela formao do suor aquoso que mantm a temperatura corporal e impede a hipertermia. O fluido que secretam desencadeado por estmulos trmicos ou psquicos e contm cloreto, cido lctico, cidos graxos, uria, glicoprotenas e mucopolissacardeos.

Professora Daniela

Histologia

As glndulas apcrinas (crculo azul) so grandes e seus ductos se abrem para os folculos pilosos. Esto sob o controle de fibras nervosas simpticas adrenrgicas e seu estmulo principal hormonal.

Professora Daniela

Histologia

Na derme tambm encontramos o folculo piloso e ao final dele, uma glndula sebcea. O folculo piloso produz o pelo (da o nome), enquanto a glndula sebcea produz o sebo, que tem como funo lubrificar o pelo e possui tambm, substancias que matam as bactrias que conseguiram penetrar na pele.

Professora Daniela

Histologia

HIPODERME

Professora Daniela

Histologia

H uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a hipoderme, rico em fibras e em clulas que armazenam gordura (clulas adiposas ou adipcitos). A camada subcutnea atua como reserva energtica, proteo contra choques mecnicos e isolante trmico.

Professora Daniela

Histologia

Absoro x Penetrao Cutnea

Professora Daniela

Histologia

Quando se trata de absoro ou penetrao cutnea partimos do princpio de que algo entra na pele.

Professora Daniela

Histologia

Absoro
Significa que uma determinada substncia no s entrou na pele, mas atingiu a derme e foi absorvida pela corrente sangunea.

Professora Daniela

Histologia

Penetrao Cutnea
Significa que uma determinada substncia entrou nas camadas da epiderme (principalmente) ou derme sem ser absorvida pela corrente sangunea.

Professora Daniela

Histologia

TIPOS DE PELE

Professora Daniela

Histologia

A pele tambm um termmetro preciso do estado geral de sade do organismo. Ela reage a fatores internos e externos, tais como alimentao, alteraes hormonais, ao do tempo, estresse, variaes climticas, poluio e radiao solar, entre outros. A combinao desses agentes interfere diretamente no funcionamento e tambm na aparncia da pele. Por isso mesmo, para mant-la sempre saudvel e bonita necessrio corrigir e prevenir eventuais desequilbrios sejam eles intrnsecos ou extrnsecos.

Professora Daniela

Histologia

Quanto ao grau de oleosidade, a pele pode ser normal, seca ou oleosa.


Mas, apesar dessa diviso, todas as peles tm uma concentrao maior de glndulas sebceas na zona T. A pele acneica no corresponde a um tipo especial de pele, e sim uma doena - ou predisposio a ela - prpria das pessoas de pele oleosa: a acne. Cada pessoa tem seu prprio metabolismo, que varia de acordo com a herana gentica, os hbitos alimentares, os ambientes em que vive, entre outros fatores.

Sete Classificaes; normal, oleosa, mista, seca, sensvel, acneica e madura

Professora Daniela

Histologia

Pele Normal
a pele que todos sonham ter! No para menos: sua aparncia saudvel, pois produz gordura na quantidade certa, e apresenta um tnus adequado de elasticidade. O resultado disso uma pele lisa, aveludada e viosa, com elasticidade e brilho natural, o que torna os poros imperceptveis. Por estar equilibrada e naturalmente hidratada, ela possui a quantidade ideal de oleosidade. Raramente apresenta espinhas e cravos, nem qualquer sensao de incmodo. Seu pH fisiolgico.

Professora Daniela

Histologia

Pele Oleosa
O nome no nega: a pele que produz maior quantidade de secrees sebceas e sudorparas e, por isso, tem aparncia espessa, brilhante e mida. Alm disso, os seus poros so visveis, pois esto sempre dilatados, o que facilita o aparecimento de cravos, principalmente no rosto, e cistos em algumas regies do corpo. Seu pH alcalino. Devido superatividade das glndulas, esse tipo de pele suporta melhor as aes de agentes externos e resiste mais ao do tempo. importante saber que comum as pessoas com pele oleosa ou normal terem algumas partes do corpo ressecadas, como os ps, joelhos e cotovelos.

Professora Daniela

Histologia

Pele Mista
Possui caractersticas da pele seca e da pele oleosa. Deve-se tomar cuidado para no confundir a pele mista com a pele seca, evitando-se assim o uso de produtos oleosos, que aumentam o seu problema, principalmente na Zona T. pH Alcalino Zona T (testa, nariz e queixo); pH cido Laterais da Face. Caractersticas: Zona T brilho, poros dilatados, espessa e resistente aos agentes externos, presena de cravos, espinhas e rugas. Laterais opaca, poros pouco visveis, fina, envelhecimento precoce e rugas finas.

Professora Daniela

Histologia

Mais comum a partir dos 35 anos de idade. mais fina e sensvel, com tendncia a escamaes. Tem pouco brilho, devido a falta de umidade natural, com tendncia a apresentar rugas precoces ao redor de olhos e boca. Se pH cido. Tem como caractersticas: fina, opaca, poros invisveis, rugas finas, descama fcil, sensvel e mais sujeita ao envelhecimento precoce. A pele seca pouco hidratada, sofrendo muito com a ao do sol, do vento e do frio. Necessita de cuidados especiais. Devido a falta de gordura (o elemento de lubrificao e proteo), a pele entra em processo de envelhecimento precoce.

Pele Seca

Professora Daniela

Histologia

Pele Sensvel
o tipo de pele frgil, fina e bastante irritvel. Fica avermelhada com facilidade, pois reage facilmente ao contato com agentes externos, como sol, cosmticos inadequados, variaes climticas, etc. Muitas vezes responde com ardor ou prurido ao contato com algum cosmtico ou medicamento, estimando-se que este tipo de pele ocorra em 10% dos usurios de cosmticos. Tal reao negativa no se caracteriza como alergia, pois, ao utilizar o mesmo produto em outra parte do corpo no h reao de intolerncia. De modo geral, as peles claras tm maior tendncia a apresentar sensibilidade.

Professora Daniela

Histologia

Pele Acneica
A pele acneica muito oleosa e brilhante. Costuma apresentar reas inflamadas e com pontos avermelhados, em decorrncia da presena de cravos e espinhas. O rosto, o peito e as costas costumam ser as reas mais afetadas devido ao nmero maior de glndulas sebceas que possuem.
Mais do que um problema esttico, os cravos e espinhas normalmente sinalizam um desequilbrio orgnico e, portanto, exigem cuidados especficos.

Professora Daniela

Histologia

Pele Madura
Apresenta linhas, rugas e falta de luminosidade, consequncias da gradual perda das defesas naturais. Tem pouca elasticidade, vio e grande tendncia a ficar desnutrida e flcida.

Professora Daniela

Histologia

A pele naturalmente protegida da luz solar pela melanina, que d a colorao dos indivduos. Dependendo da sua quantidade, que estaria presente em todos os indivduos, exceto os albinos.

De acordo com a quantidade de melanina, a pele pode ser classificada da seguinte maneira:

Professora Daniela

Histologia

TIPO A (RUIVOS E LOIROS)

Pessoas que nunca se bronzeiam, mas sempre se queimam. Devem usar protetores de fator 30 no vero e 15 no inverno.

Professora Daniela

Histologia

TIPO B (MORENOS CLAROS)


O individuo que sempre se queima e s vezes bronzeia. Deve usar protetores com fator 20 a 25 no vero e 5 a 10 no inverno.

Professora Daniela

Histologia

TIPO C (MORENOS ESCUROS)


A pessoa que s vezes se queima e, geralmente se bronzeia. Deve usar protetor com fator 10 a 15 no vero e talvez no usar no inverno.

Professora Daniela

Histologia

TIPO D (MULATOS E NEGROS)

Sempre se bronzeia e, raramente se queima. Deve usar protetor de 5 a 10 no vero ou mesmo no ser necessrio, dependendo de sua situao individual.

Professora Daniela

Histologia

Professora Daniela

Histologia

Das könnte Ihnen auch gefallen