Sie sind auf Seite 1von 13

01

O fim do homem: dar glria a Deus, conhec-Lo e am-Lo

Compndio do Catecismo

1. Qual o desgnio de Deus acerca do homem? 1-25 Deus, infinitamente perfeito e bem-aventurado em si mesmo, num desgnio de pura bondade, criou livremente o homem para o tornar participante da sua vida bem-aventurada. Na plenitude dos tempos, Deus Pai enviou o seu Filho, como Redentor e Salvador dos homens cados no pecado, convocando-os sua Igreja e tornando-os filhos adoptivos por obra do Esprito Santo e herdeiros da sua eterna bem-aventurana.

Ser cristo: pertencer a uma famlia

O baptismo como um segundo nascimento, que nos introduz na famlia da Igreja. Temos de sentir o orgulho de pertencer Igreja. A Igreja ensina-nos muitas coisas: as mais importantes, as nicas verdadeiramente importantes.

El Greco O Baptismo de Cristo (detalhe) Hospital Tavera, Toledo

Ideias principais

1. Para que estamos na terra

Os cristos tm a sorte de o saber: Cristo o pregou e a Igreja no-lo ensina. Resposta s perguntas fundamentais:
De onde venho. Quem sou. A onde vou.

2. De onde vimos

Deus criou livremente o homem. Criou-o para que participe na sua vida bem-aventurada: na sua felicidade. Cada homem foi criado por Deus com a colaborao de seus pais: VIMOS DE DEUS.

MICHELANGELO Buonarroti A criao de Ado (detalhe) Capela Sistina, Vaticano

3. Quem somos

Deus est continuamente junto do homem: chama-o e ajuda-o a encontr-Lo. Criados imagem e semelhana de Deus. Filhos adoptivos de Deus pelo baptismo. SOU FILHO DE DEUS.

Jan van EYCK Ado (detalhe) Catedral de So Bavo, Gante

4. At onde vamos

Deus criou o homem para que O sirva livremente nesta vida e goze dEle depois, para sempre no cu. At onde vo os cristos? AO CU. Se no conseguimos esta meta, a nossa vida ser um fracasso.

Jacob de BACKER O Juzo Final (detalhe) O.-L. Vrouwekathedraal, Amberes

5. Para que existe o homem

Eu existo para dar glria a Deus: para manifestar a Sua bondade e o Seu amor. Deus no tem outra razo para criar. O homem responde com amor ao amor de Deus: nisso consiste a sua felicidade.

6. Devemos conhecer a doutrina crist

Devemos conhecer os ensinamentos de Jesus Cristo, porque :


Nosso Deus. Nosso Mestre. Nosso Modelo.

Sanzio RAFAELLO So Paulo pregando em Atenas Victoria and Albert Museum, Londres

Os Seus ensinamentos mostram o caminho para conhecer e amar a Deus, ser felizes nesta vida e depois eternamente na outra.

7. Partes principais da doutrina crist


1.

As verdades da nossa f, no SMBOLO DA F ou CREDO. A celebrao da f, na LITURGIA e OS SACRAMENTOS. Que quer Deus que faamos para ser felizes e tornar felizes os outros, na MORAL CRIST nos MANDAMENTOS. O sentido e a importncia da orao, na ORAO NA VIDA CRIST.
Codex Manesse Schulmeister von Esslingen

2.

3.

4.

Propsitos de vida crist

Um propsito para avanar

Pr empenho em conhecer muito bem e praticar a doutrina crist. Aparte de outros momentos do dia, fazer o sinal da cruz - o sinal do cristo - ao levantar-se e ao deitar-se.

Das könnte Ihnen auch gefallen