Sie sind auf Seite 1von 12

Sensao e Percepo

Professora: Karem Kolarik

Relao entre Sensao e Percepo


Constituem um processo contnuo que se inicia com a recepo do estmulo at a interpretao da informao pelo crebro utilizando os contedos nele armazenados.

Sensao
Operao por meio da qual as informa relativas a fenmenos no mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao crebro. Essas informaes permitem ao crebro compor uma imagem mental correspondente a elas (FIORELLI e MANGINI, 2011, p. 11)
A sensao depende do estmulo e da capacidade do indivduo de capt-lo.

Caractersticas da sensao
Limiar inferior: um estmulo mnimo que captado pelo indivduo que varia de pessoa para pessoa. Limiar superior: bloqueio da sensao decorrente de danos no mecanismo de recepo dos estmulos normalmente provocados pela dor. Excesso: o crebro no consegue administrar o excesso de informaes e descarta alguma delas. Emoo: influencia do estado emocional aos limiares da sensao. lcool e drogas(substncias psicoativas): alteram a interpretao dos estmulos e provocam reao inadequada do indivduo. Estresse: altera as descries dos eventos e compromete a observao.

Percepo
Funo cerebral que atribui significado a estmulos sensoriais, a partir do histrico de vivencias passadas. atravs dela que um indivduo organiza e interpreta as suas impresses sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
Para perceber faz-se necessrios a aquisio, interpretao, seleo e organizao das informaes obtidas pelos sentidos. Envolve tambm os processos mentais, a memria e outros aspectos que podem influencias na interpretao dos dados percebidos.

Fatores que influenciam a percepo


Captura visual: ocorrendo conflito entre a viso e os demais sentidos, predomina a percepo provocada pelo estmulo visual. Caractersticas particulares do estmulo = intensidade, dimenses, mobilidade, cor, frequncia, enfim tudo o que permita estabelecer diferenas contribui para melhorar a percepo.
Experincias anteriores com estmulos iguais ou semelhantes = a prtica melhora o reconhecimento de detalhes; quem trabalha com cores (pintor, decorador) distingue nuances que passariam desapercebidas por pessoas que no lidam rotineiramente com isso.

Conhecimentos do indivduo = um mdico percebe facilmente detalhes relacionado com o estado do organismo, por exemplo; um costureiro relata com preciso caractersticas de indumentria etc.
Crenas e valores = acreditar que todo poltico desonesto faz com que se perceba sinais de desonestidade nas propostas ou atos de qualquer poltico a percepo atua para confirmar a crena. Emoes e expectativas envolvendo o estmulo ou as circunstncias que o geram = o indivduo percebe de acordo com suas expectativas ( Ex: no se percebe a traio do cnjuge, ignora os indcios dessa realidade). A situao em que a percepo acontece = Percepo se aprende ao longo da vida entretanto a capacidade perceptiva, se no exercitada pode regredir. Ex: na adolescncia em decorrncia do desenvolvimento fsico e psicolgico o jovens dar maior ateno em um evento e menor a outro, faz parte do processo de aprendizagem.

Fenmenos da percepo importantes para psicologia jurdica


Organizao perceptiva de figura e fundo: seria a tendncia de organizar as percepes do objeto sendo visto e do fundo sobre o qual ele aparece. A figura seria aquilo que procuramos ou voltamos a ateno e fundo seria o contexto no qual a figura est inserida.

Iluses perceptiva: ou interpretao errnea de estmulos sensoriais reais.


O estado emocional impede que os estmulos (visual, auditivo, tteis, gustativos, e olfativos) recebam adequada interpretao. Existe indcios que componentes culturais interferem na percepo de iluses. A influencia da emoo sobre a percepo, produzindo iluses reconhecida. Ex: torcedores que percebem com preciso os erros do juiz que favorecem a equipe adversria. Encontramos com freqncia iluses perceptivas nos depoimentos de testemunhas de cenas de impacto emocional, por que a emoo do momento desencadeia processos mentais que favorecem o seu surgimento e uma forma de se aproximar da verdade atravs do confronto das declaraes.

As Desordens Da Percepo
As desordens da percepo so chamadas agnosias, termo derivado do grego gnosis, que significa conhecimento. Este termo foi cunhado pela Psicanlise por Sigmund Freud. As agnosias, geralmente, so causadas por leses no crtex cerebral e dependem da regio lesionada. So exemplos de Agnosias:
Prosopagnosia agnosia visual, incapacidade de reconhecer faces. Amusia agnosia auditiva, incapacidade de reconhecer sons musicais. Afasia receptiva ou agnosia verbal, cujo portador deixa de compreender a fala emitida por seus interlocutores. Assomatognosia ou Sndrome da indiferena agnosia somestsica, incapacidade de reconhecer partes do seu corpo ou mesmo regies inteiras do espao extracorporal. Acinetpsia perda da percepo de movimento. O movimento das coisas e pessoas parece fragmentado, como num filme com defeito. Acromatpsia incapacidade de perceber cores.

Referncias
BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L.T. Psicologias: Uma introduo ao estudo de psicologia. 14.ed. So Paulo: Saraiva, 2008. FIORELLI, Jos Osmir; MANGINI, Rosana Cathya Ragazzoni. Psicologia jurdica. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen