Sie sind auf Seite 1von 12

DIOCESE DE GUARULHOS Parquia Santa Luzia

FORMAO DE LITURGIA
Tema : Comunicao e Liturgia

2011

Espao celebrativo.

Vestimentas e objetos litrgicos

Expresso corporal, gestos e posturas.

TERMOS FUNDAMENTAIS DA LITURGIA IXTYS > Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador. XP > Cristo ( CR ) INRI > Jesus Nazareno Rei dos Judeus. IHS > Jesus Salvador dos Homens e > Principio e Fim Doxologia > Frmula de louvor que geralmente se usa em honra a santssima Trindade . Na liturgia recebem o nome de doxologia o Glria ao Pai..., Glria a Deus nas alturas.... e o Por Cristo, com Cristo.....

Epiclese > Orao da missa com a qual se invoca a descida do Esprito Santo para que ele , antes da consagrao , santifique as oferendas, e aps a consagrao , santifique a assemblia dos fiis. Epstola > Tratam de temas gerais e so dirigidas no a uma pessoa em perticular, mas ao pblico em geral. Exquias > Ritos em favor dos fiis defuntos. Memento > Parte da orao eucarstica onde se recordam os vivos e falecidos. Rubricas > Regras ou explicaes impressas em vermelho rubro significa vermelho. Vitico > Comunho levada aos enfermos.

Orientaes aos Animadores = Comentarista


Presena de 1 Hora antes do horrio da missa ou celebrao da Palavra. Realizar um breve momento de orao pessoal diante do sacrrio. Escala: No deve ser uma imposio. Organizao pessoal. Comunicao interpessoal. No deve ser um obstculo para o servio litrgico. Organizao da equipe e apoio a coordenao. Gesto corporal e atitudes diversas: empatia, alegria, acolhida e evitar animao de palco. Anotar as intenes da missa ou celebrao at 10 minutos antes do horrio e proclam-las no horrio exato do incio da missa ou celebrao. Particularmente nas missas da esperana. Deve estar posicionado no lugar ideal na igreja. Jamais anotar apenas o primeiro nome de falecidos. O nome deve ser completo e deve ter algum que solicitou presente na assembleia.

MINISTRIOS NA LITURGIA

Orientaes aos Proclamadores da Palavra


Presena de 30 minutos antes do horrio da missa ou celebrao da Palavra. Realizar um breve momento de orao pessoal diante do sacrrio. Contato direto e pessoal com os lecionrios. Escala: No deve ser uma imposio. Organizao pessoal. Comunicao interpessoal. No deve ser um obstculo para o servio litrgico. Organizao da equipe e apoio a coordenao. Vestes apropriadas: Zelo na vestimenta com limpeza e exemplo. Conhecimento da reverncia e comportamento em capelas diferentes. Local de assento dos leitores em todas as capelas. Gesto corporal e atitudes diversas. Proibido utilizar durante o exerccio do ministrio o subsdio: Liturgia diria e outros (caneta na orelha).

Presena de 40 minutos antes do horrio da missa ou celebrao da Palavra. Realizar um breve momento de orao pessoal diante do sacrrio. Escala: No deve ser uma imposio. Organizao pessoal. Comunicao interpessoal. No deve ser um obstculo para o servio litrgico. Organizao da equipe e apoio a coordenao. Verificar no sacrrio a quantidade de partculas a serem consagradas. As vestes devem ser cala ou saia preta, blusa ou camisa branca, sapatos pretos. Jaleco: deve estar sempre brancos, costurados, passados e de acordo ao corpo individualmente. Ter conhecimento da reverncia e comportamento em capelas diferentes. Local de assento em todas as capelas. Gesto corporal e atitudes diversas.

Orientaes aos Ministros Extraordinrios da Eucaristia

Presena de 40 ou celebrao da Palavra. Realizar um breve momento de orao pessoal diante do sacrrio. Escala: No deve ser uma imposio. Organizao pessoal. Comunicao interpessoal. No deve ser um obstculo para o servio litrgico. Organizao da equipe e apoio a coordenao. Vestes: Jamais utilizar bermudas. Devem estar limpas, passadas e com cor original. O cngulo deve estar inteiro. Cuidado com os tnis e montagens de cabelo. Bem como adornos no corpo. O modo de se vestir deve ser um exemplo dentro e fora da Igreja. Devem receber e auxiliar o padre e ministro(a) da Palavra na entrada da capela. No devem escolher entre missa e celebrao da Palavra, mas participar ativamente de ambas. Devem auxiliar a equipe de liturgia para guardar os objetos litrgicos e jamais sair antes do dever realizado. Gesto corporal e atitudes diversas: evitar as risadas e conversas sem necessidade. Proibido utilizar durante o exerccio do ministrio o subsdio : Liturgia diria e outros. Lugar do assento em cada capela. Os cerimonirio devem zelar a batina. Devolver a batina aps o uso diretamente na parquia em perfeito estado de conservao, bem como

Orientaes aos Aclitos minutos antes do horrio da missa

Presena de 1 HORA antes do horrio da missa ou celebrao da Palavra. Realizar um breve momento de orao pessoal diante do sacrrio. Realizar uma orao em equipe em lugar reservado. Escala: No deve ser uma imposio. Organizao pessoal. Comunicao interpessoal. No deve ser um obstculo para o servio litrgico. Organizao da equipe e apoio a coordenao. Marcar ensaios e ter conhecimento da liturgia do dia. dever obrigatrio ensaiar o refro do salmo e at mesmo a resposta das oraes eucarsticas com o povo. Gesto corporal e atitudes diversas. Devem zelar dos instrumentos utilizados e organiz-los aps a celebrao. Avisar ao coordenador da capela quando ocorrer algum dano aos instrumentos. O salmista deve sempre usar o jaleco, salve observao quando for missa prpria da pastoral ou festa.

Orientaes a Equipe de Msica Sacra

Orientaes a Equipe de Dzimo Presena de 1 HORA antes do horrio da missa ou celebrao da Palavra. Realizar um breve momento de orao pessoal diante do sacrrio. Organizar de forma visvel o material dos dizimistas. Vestir a camiseta devidamente identificada. Realizar a coleta durante a missa ou celebrao da palavra. proibido permitir que crianas realizem a coleta. Evitar ficar andando na Igreja durante a celebrao ou missa.

ELABORAO:
Padre Marcos Vincius Clementino - Proco

Das könnte Ihnen auch gefallen