Sie sind auf Seite 1von 131

INSTITUTO EDUCACIONAL JOS ORLEANS - IEJO

DIDTICA E METODOLOGIA DE ENSINO


Prof Ndia Leal Fonseca e-mail: nadialeall@hotmail.com

A formao no se constri por acumulao de cursos, conhecimentos e tcnicas, mas sim, atravs de um trabalho de reflexividade crtica sobre prticas e de reconstruo permanente da identidade pessoal.
Antnio Nvoa (1995, p. 25)

E existe a ao depois da capacitao? - A gente esquece. Inclusive quando recebe o diploma e dizem que a gente est capacitado. A verdadeira capacitao vai comear depois, com a prtica que a gente vai ter.
Paulo Freire (1982, p. 93)

EVOLUO DO CONCEITO DE ENSINO Etimolgico: Ensinar colocar dentro,


gravar no esprito. Tradicional: Ensinar transmitir conhecimentos. Da Escola Nova: Ensinar criar condies de aprendizagem. Tecnicista: O ensino deve se inspirar nos princpios da racionalidade, eficincia e produtividade.

O QUE APRENDIZAGEM
Processo de aquisio e assimilao, mais ou menos consciente, de novos padres e novas frmulas de perceber, ser, pensar e agir (C. PILETTI).

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Conduz a uma maior liberdade e autonomia e se fundamenta na experincia pessoal. Deve conduzir a uma conceituao e modificao dos modelos interiores. Deve ser autntica e estar fundamentada numa motivao interna. O indivduo quem tem melhores condies para oferecer um feed back a respeito da sua aprendizagem. Visa ao desenvolvimento do indivduo, interao consigo prprio, com o prximo, com o meio e Deus. Deve se basear no respeito s diferenas individuais.

OBJETIVOS EDUCACIONAIS
Preparar adeptos conhecedores; preparar trabalhadores; renovar dirigentes; criar agentes transformadores

da

sociedade; difundir o gosto pelo estudo srio; assegurar as bases; extinguir a existncia de personalidades centrais, donos do saber, pseudo-gurus; ajudar o desenvolvimento pessoal.

SELEO DO CONTEDO
Validade Flexibilidade Significao Possibilidade de elaborao pessoal Utilidade Viabilidade

PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Ser diversificado. Estar coerente com os objetivos. Adequar-se s necessidades dos participantes. Servir de estmulo. Apresentar desafios a serem superados por cada participante e pelo grupo como um todo.

Planos de Ensino
O que ?

- Processo de sistematizao das aes docentes.


- Instrumento de trabalho do professor e de referncia para os alunos. - Roteiro de processo ensino-aprendizagem periodicamente revisado.

Fases do Planos de Ensino


1) Conhecimento da realidade;

2) Identificao e organizao dos objetivos;


3) Seleo e organizao dos contedos; 4) Seleo e organizao de estratgias.

As tcnicas de ensino embora tenham sido originalmente ligadas ao iderio da pedagogia tecnicista, de acordo com um perfil predominantemente instrumental assumem a dimenso de conjunto de dispositivos didtico-pedaggicos para mediar a construo do conhecimento.

TCNICA
O sentido que lhe atribui o Dicionrio Larouse Cultural o conjunto de recursos e meios materiais utilizados na confeco de uma arte.

LOCALIZANDO CENRIOS
preciso substituir a pedagogia das certezas e dos saberes pr-fixados por uma pedagogia da pergunta

A noo de professor reflexivo baseia-se na conscincia da capacidade de pensamento e reflexo que caracteriza o ser humano como criativo e no como mero reprodutor de idias e prticas que lhe so exteriores.

central, nesta conceituao, a noo do profissional como uma pessoa que, nas situaes profissionais, tantas vezes incertas e imprevistas, atua de forma inteligente e flexvel, situada e criativa.

Se analisarmos o processo de ensinar e aprender na sala de aula, numa perspectiva reflexiva, podemos encontrar nele as componentes da reflexo para a ao, na ao, sobre a ao, to importantes na docncia.

A reflexo para ao trata da organizao e pesquisa que o educador realiza para construir seu planejamento de sala de aula.

A reflexo sobre a ao pressupe um distanciamento da ao. Reconstrumos mentalmente a ao para tentar analis-la retrospectivamente.

ALGUMAS ESTRATGIAS DE DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE REFLEXO

OS DIRIOS DE BORDO
Pode-se optar por um dirio de bordo, que se limita quase exlusivamente ao registro de informao factual, por um dirio que implica, pelo sua essncia, um modo mais pessoal e interpretativo de escrever Segundo Holly (1991), 3 momentos devem estar presentes em um dirio: o momento precedente ocorrncia, o momento da experincia e o momento depois da situao.

OS PORTFLIOS REFLEXIVOS

No mbito da formao acadmica tem-se defino Portflio como um conjunto coerente de documentao refletidamente selecionada, signifitivamente comentada e sistematicamente organizada e contextualizada no tempo, reveladora do percursos profissional.

A METODOLOGIA DIALTICA EM SALA DE AULA

EDUCAO COMO TRANSMISSO


- Apresentao do ponto;
- Resoluo de um ou mais exerccios modelo; - Proposio de uma srie de exerccios para os alunos resolverem.

PRIMEIRO MOMENTO

MOBILIZAO PARA O CONHECIMENTO

SEGUNDO MOMENTO

CONSTRUO DO CONHECIMENTO

TERCEIRO MOMENTO

SNTESE DO CONHECIMENTO

ALGUMAS ESTRATGIAS E TCNICAS PARA O ENSINO

TRABALHO DE GRUPO
Quais so os objetivos que podemos desenvolver? * A capacidade de estudar um problema em equipe; * A capacidade de discutir e debater, superando a simples justaposio de ideias; * Aprofundar a discusso de um tema chegando a concluses; * Aumentar o conhecimento mediante a diversidade de interpretaes sobre o mesmo assunto;

TRABALHO DE GRUPO
Quais so os objetivos que podemos desenvolver? * Ter oportunidade de desenvolver sua participao em grupos, sua verbalizao, seu relacionamento em equipe e sua capacidade de observao e crtica do desempenho grupal;

* Confiar na possibilidade de aprender tambm com os colegas (alm do professor) e valorizar os feedbacks que eles podem lhe oferecer para a aprendizagem.

TRABALHO DE GRUPO
Regras bsicas para o bom funcionamento de um grupo: * Que todos os participantes tenham clareza sobre qual o objetivo daquela atividade em grupo; onde se pretende chegar; * Que se distribuam funes entre os participantes * Que cada participante do grupo se disponha a ouvir seu companheiro;

TRABALHO DE GRUPO
Exemplos de dinmicas de grupos: * Pequenos grupos com uma s tarefa; * Pequenos grupos com tarefas diversas;

* Grupo de verbalizao e grupo de observao (GVGO);


* Grupos de oposio; * Pequenos grupos para formular questes; * Seminrios.

SEMINRIO
O QUE ? Tcnica de discusso onde um grupo de estudantes sob orientao de um instrutor investiga problemas e relata resultados para discusso e crtica. PARA QUE SERVE? Promover situaes para soluo de problemas colocados em discusses induzindo o grupo participao efetiva.

ESTUDO DE TEXTO
O QUE ? COMO DESENVOLVER? Explorao pelo aluno Leitura Analtica* = da ideia do autor a partir de estudo crtico. anlises Textual, Temtica e Interpretativa, Problematizao e Sntese. PARA QUE SERVE? Aquisio de COMO AVALIAR? conhecimentos, Produes escritas e habilidades especficas comentrios do aluno, ou atitudes a serem observando a compreenso, preservados ou incorporados pelo aluno. anlise, sntese, julgamento, interferncia e interpretao.

Gneros Textuais

Nome que se d s diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam mais informais ou mais formais. Forma como a lngua se organiza nas inmeras situaes de comunicao que vivemos no dia a dia, ou seja, a lngua em uso social.

Exemplos de Gneros Textuais

Exemplos:
- Telefonema - Sermo - Carta (Comercial, Pessoal, Eletrnica) - Bilhete - Bula de Remdio - Cardpio - Outdoors - Bate-Papo - Edital de Concurso - Piada - Lista de Compras - Propagandas - Charges - Notcias - Contos - Fbulas

Como trabalhar os Gneros Textuais em sala de aula?

Charges

O que ?
Representao de carter burlesco e caricatural, em que se satiriza um fato especfico e de conhecimento pblico. (Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa)

O que o aluno aprender?


Aprimorar as habilidades de leitura e escrita; Refletir sobre as formas e usos sociais; Estabelecer relaes entre o texto verbal e as imagens que o acompanham; Reconhecer intencionalidade irnica em um texto.

O que essa imagem lhe sugere? Perguntas: Em que espao a imagem est ambientalizada? Quais as relaes possveis entre a palavra Congressdromo e a imagem? Voc conhece esse espao? Ele importante para o pas?

Exemplo:

Piadas

O que ?

Uma breve histria de final engraado e, s vezes, surpreendente, cujo objetivo provocar risos em quem a ouve ou a l.

O que o aluno aprender:


Conhecer esse gnero atravs da leitura oral do professor; Reconhecer o valor cultural dos textos e histrias ficcionais; Identificar os efeitos de humor e as informaes implcitas no texto.

Exemplo:
Vendo o boletim do neto com muitas notas vermelhas, o av resolve dar-lhe um tremendo de um sermo: - No meu tempo, Joozinho, eu era o melhor aluno de Histria. S tirava nota dez... - Tudo bem ,v, s que tem um negcio! - Que negcio, Joozinho? - No seu tempo havia 60 anos menos de Histria para estudar...

Histrias em Quadrinhos

O que ?
Uma histria como qualquer outra no que tange presena de narrativas, mas que se apresenta em quadrinhos.

O que o aluno aprender?


Fazer levantamentos de caractersticas fsicas e psicolgicas para criao de personagens; Criar personagens e enredo para produo de histrias; Produzir uma histria em quadrinhos.

Receitas

O que o aluno aprender?


Produo de textos;

Entender que a receita um texto de instrues que explica como algo deve ser feito;
Criar uma receita divertida, utilizando ingredientes diferentes, como: sentimentos, sonhos, fantasias, etc; Perceber as diferenas ou as semelhanas entre uma receita comum e uma divertida.

Exemplo:
Receita de Brigadeiro 1 lata de leite condensado 4 colheres (sopa) de chocolate em p ou achocolatado 1 colher (sopa) de margarina chocolate granulado ou granulado colorido Modo de Preparo Leve ao micro-ondas por 6 minutos ,mexendo a mistura na metade do tempo . Depois de pronto, leve geladeira para esfriar. Enrole os docinhos, passe no granulado e coloque nas forminhas.

Cardpio

O que o aluno aprender?


Produo de textos; Importncia da alimentao saudvel; Caractersticas de um cardpio; Elaborar um cardpio: Nome do restaurante, endereo, telefone; Nome e imagem da comida; Preo;

Notcias

O que o aluno aprender?


Identificar os elementos essenciais da notcia; Reconhecer os fatos principais da notcia e os recursos utilizados para destac-los; Relacionar os fatos noticiados circunstncia em que ocorreram; Produo de textos.

Exemplo:
Mulher irada ataca Mona Lisa Uma mulher russa, enraivecida porque no lhe forneceram em Paris a cidadania francesa, decidiu extravasar a sua ira na inofensiva e esttica Mona Lisa. Armada com uma xcara que levava dentro da bolsa, ela foi ao Museu do Louvre e se postou diante do quadro que protegido por um vidro. Atirou-lhe a xcara. Claro que a obra de Leonardo da Vinci nada sofreu. Continua no Louvre com seu enigmtico sorriso, enquanto a autora do ato de vandalismo foi presa. (Revista ISTO Edio 2075 19 de Agosto/2009 )

Jornal

O que o aluno aprender?


Produo de textos; Conhecer as partes de um jornal ; Caractersticas de um texto jornalstico; Compreender a importncia da leitura de jornais para estar atualizado.

Estratgias e Recursos da Aula


Apresentao dos jornais; Mostrar as diversas formas de escrever uma mesma notcia; Confeco de jornais; Exposio e apresentao oral.

Propagandas

O que ?
Exposio de informaes, ideias e teorias; Formas de apresentao de determinados produtos ou marcas; Compreenso sobre a intertextualidade

SEMINRIO
COMO DESENVOLVER?
Preparao: o professor apresenta o tema e justifica sua importncia, apontando desafios e caminhos para os alunos. Calendrio de apresentaes. Orientao aos alunos. Organizar o espao fsico. Desenvolvimento: discusso informal do tema apresentado em pequenos grupos. Dos apontamentos realizados a partir dos problemas e das solues encontradas formula-se concluses que so levadas ao grande grupo. Relatrio: resumo escrito com as ideias e concluses, com base na preparao e discusses realizadas.

SEMINRIO
COMO AVALIAR?
CRITRIOS/PONTUAO
Clareza e coerncia. Domnio do conhecimento. Participao do grupo. Dinmicas e/ou recursos audiovisuais. Relao teoria-prtica, crtica. NOTA FINAL (mdia na escala acima)

ESTUDO DE CASO
O QUE ? Anlise minuciosa e objetiva de uma situao real investigada. O caso permite ampla anlise e intercmbio de ideias, reflexo crtica e relaes tericas, discernimento de conceitos, princpios ticos e prticas relevantes, alm da participao de todos para efetuar operaes mentais requisitadas.

ESTUDO DE CASO
PARA QUE SERVE? Enriquecer e dinamizar o processo educacional, desenvolver habilidades cognitivas, de planejamento e, sobretudo, habilidades relacionadas tomada de decises. O mtodo do caso liga o processo de ensinar e aprender s realidades do mundo exterior, encorajando uma cultura adaptativa.

ESTUDO DE CASO
COMO DESENVOLVER?

- o professor esclarece os objetivos; - exposio do caso, distribuio ou leitura do problema; - o grupo analisa o caso, pontos de vista e enfoques para o problema; - terminadas as discusses o professor relata os problemas e as solues apresentadas; - o grupo avalia as solues.

JURI SIMULADO
O QUE ?

Estudo de um assunto, tema ou biografia a partir da simulao de um Jri onde so apresentados argumentos de defesa e de acusao.

JURI SIMULADO
PARA QUE SERVE?

Presta-se anlise e avaliao de um fato com objetividade e realismo, crtica construtiva de uma situao.

JURI SIMULADO
COMO DESENVOLVER? - indicar entre os alunos o juiz e o escrivo; - definir a promotoria, defesa, conselho de sentena e plenrio; - estipular prazo para promotoria e defesa preparar seus trabalhos; - tempo igual para apresentao dos argumentos da promotoria e defesa;

JURI SIMULADO
COMO DESENVOLVER?
- ao juiz compete manter a ordem e formular os quesitos ao conselho de sentena; - ao escrivo o relatrio dos trabalhos; - o conselho de sentena, aps ouvir os argumentos, aponta uma deciso; - o plenrio observa os desempenhos.

JURI SIMULADO
COMO AVALIAR?

Considerar a apresentao concisa, clara e lgica das ideias, a profundidade dos conhecimentos e a argumentao fundamentada.

SIMPSIO
O QU ?

Reunio de palestras e prelees breves apresentadas por vrios indivduos sobre um assunto ou diversos aspectos dele.
PARA QUE SERVE?

Desenvolver habilidades sociais e cognitivas; investigar um problema; favorecer a integrao da aprendizagem; ampliar um contedo.

SIMPSIO
COMO DESENVOLVER?
- o pequeno grupo esquematiza a apresentao com antecedncia organizando os contedos em unidades significativas. - o grande grupo assiste o pequeno grupo. - o coordenador resume as ideias apresentadas. - o grande grupo encaminha perguntas mesa ao final das apresentaes.

SIMPSIO
COMO AVALIAR?

- pertinncia das questes apresentadas; - logicidade dos argumentos; - estabelecimento de relaes entre os diversos pontos de vista; - assimilao de conhecimentos relativos ao tema.

PAINEL
O QUE ? Discusso informal entre interessados ou afetados pela matria em anlise.
PARA QUE SERVE? discutir assunto controverso; compartilhar mtodos de discusso; discutir perante um auditrio; estimular a elaborao intelectual dos ouvintes; - buscar soluo para um dado problema pelo esforo comum de um grupo seleto.

PAINEL
COMO DESENVOLVER?

- alguns se colocam frente ao grupo para tratar de determinado assunto; - determinar o tempo de fala de cada pessoa; - o moderador anuncia o tema e o tempo de cada participante. Ao final apresenta o resumo da discusso e abre s perguntas.
COMO AVALIAR?

- ateno e concentrao, poder de sntese e apresentao de argumentos consistente.

AULA EXPOSITIVA DIALGICA


O QUE ?

Preleo verbal com o objetivo de transmitir conhecimentos.


PARA QUE SERVE?

Aquisio de conhecimentos e sua anlise crtica para produo de novos conhecimentos.

AULA EXPOSITIVA DIALGICA


COMO DESENVOLVER?

- apresentao dos objetivos relacionando com a disciplina e com o curso; - exposio do tema; - questionamentos, crticas, solues.
COMO AVALIAR?

- participao; compreenso e anlise dos conceitos; apresentao de solues e problemas; logicidade na exposio dos pontos de vista.

OFICINA
O QUE ?

Reunio de um pequeno grupo de pessoas (em torno de 15) com interesses comuns, a fim de estudar e trabalhar para o conhecimento ou aprofundamento de um tema, sob orientao de um especialista.

OFICINA
PARA QUE SERVE? Aperfeioamento mediante aplicao de conhecimentos tericos prvios. COMO DESENVOLVER? possvel se dar de variadas formas: estudos individuais, consulta bibliogrfica, palestras, discusses, resoluo de problemas, atividades prticas, redao de trabalhos, sadas a campo, alm de diversas tcnicas de grupo.

OFICINA
COMO AVALIAR?

Participao do aluno nas atividades e a demonstrao das habilidades visadas, pois, dependendo da natureza do tema proposto, essas habilidades variam consideravelmente.

ESTUDO DIRIGIDO
O QUE ?

Para Veiga, ... uma tcnica de ensino

em que os alunos executam em aula, ou fora dela, um trabalho determinado pelo professor, que os orienta e os acompanha, valendo-se de um captulo do livro, um artigo, um texto didtico ou livro.

ESTUDO DIRIGIDO
PARA QUE SERVE? - provocar os alunos criticamente sobre a o que a realidade indica; - aprofundar o contedo do texto didtico; - buscar conexo entre texto didtico e seu contexto, propiciar a leitura polissmica; - desenvolver no aluno a reflexo, a criticidade e a criatividade; - capacitar leitura de textos ou livros didticos necessrios a instrumentalizao.

ESTUDO DIRIGIDO
COMO DESENVOLVER? as necessidades e caractersticas dos alunos; flexibilidade metodolgica; orientao mediante guia ou roteiro para que aluno possa realizar um trabalho autnomo; - Atividades individuais e em grupo como: leituras individuais, resoluo de problemas e debates para a reflexo e posicionamento crtico dos alunos frente realidade vivida.

ESTUDO DIRIGIDO
COMO AVALIAR?

Sempre que possvel com a colaborao do aluno. O professor observar a necessidade de reformular e/ou aprofundar o estudo. Observao da participao, logicidade, pertinncia, clareza e coerncia das idias apresentadas nas discusses.

OBRAS CONSULTADAS
ALMEIDA & PLACCO. O coordenador pedaggico e o espao da mudana. So Paulo: Loyola, 2001. ALARCO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001. FREIRE, Paulo. Educao: o sonho possvel. In: BRANDO. Carlos R. (org) O educador: vida e morte. Rio de Janeiro : Edies Graal, 1985 MASSETTO, Marcos Tarciso. Competncia pedaggica do professor universitrio. So Paulo : Summus, 2003. MORIN, Edgar. Introduo ao Pensamento Complexo. 2 edio, Lisboa: Instituto Piaget, 1990. NVOA, Antnio (Coord.). Os professores e a sua formao. 3. ed. Lisboa: Publicae Dom Quixote, 1997. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Tcnicas de ensino: por que no? Campinas, So Paulo : Papirus, 1991. Universidade do Vale do Itaja. Pr-Reitoria de Ensino. Formao continuada para docentes do ensino superior: apontamentos para novas alternativas pedaggicas. Itaja : UNIVALI, 2002.

Gneros Textuais

Nome que se d s diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam mais informais ou mais formais. Forma como a lngua se organiza nas inmeras situaes de comunicao que vivemos no dia a dia, ou seja, a lngua em uso social.

Exemplos de Gneros Textuais

Exemplos:
- Telefonema - Sermo Carta (Comercial, Pessoal, Eletrnica) - Bilhete Bula de Remdio - Cardpio Outdoors - Bate-Papo Edital de Concurso - Piada Lista de Compras - Propagandas Charges - Notcias Contos - Fbulas

Como trabalhar os Gneros Textuais em sala de aula?

Charges

O que ?
Representao de carter burlesco e caricatural, em que se satiriza um fato especfico e de conhecimento pblico. (Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa)

O que o aluno aprender?


Aprimorar as habilidades de leitura e escrita; Refletir sobre as formas e usos sociais; Estabelecer relaes entre o texto verbal e as imagens que o acompanham; Reconhecer intencionalidade irnica em um texto.

O que essa imagem lhe sugere? Perguntas: Em que espao a imagem est ambientalizada? Quais as relaes possveis entre a palavra Congressdromo e a imagem? Voc conhece esse espao? Ele importante para o pas?

Exemplo:

Piadas

O que ?

Uma breve histria de final engraado e, s vezes, surpreendente, cujo objetivo provocar risos em quem a ouve ou a l.

O que o aluno aprender:


Conhecer esse gnero atravs da leitura oral do professor; Reconhecer o valor cultural dos textos e histrias ficcionais; Identificar os efeitos de humor e as informaes implcitas no

Vendo o boletim do neto com muitas notas vermelhas, o av resolve dar-lhe um tremendo de um sermo: No meu tempo, Joozinho, eu era o melhor aluno de Histria. S tirava nota dez... Tudo bem ,v, s que tem um negcio! Que negcio, Joozinho? No seu tempo havia 60 anos menos de Histria para estudar...

Exemplo:

Histrias em Quadrinhos

O que ?
Uma histria como qualquer outra no que tange presena de narrativas, mas que se apresenta em quadrinhos.

O que o aluno aprender?


Fazer levantamentos de caractersticas fsicas e psicolgicas para criao de personagens; Criar personagens e enredo para produo de histrias; Produzir uma histria em quadrinhos.

Receitas

O que o aluno aprender?


Produo de textos; Entender que a receita um texto de instrues que explica como algo deve ser feito; Criar uma receita divertida, utilizando ingredientes diferentes, como: sentimentos, sonhos, fantasias, etc; Perceber as diferenas ou as semelhanas entre uma receita comum e uma divertida.

Exemplo:
Receita de Brigadeiro 1 lata de leite condensado 4 colheres (sopa) de chocolate em p ou achocolatado 1 colher (sopa) de margarina chocolate granulado ou granulado colorido Modo de Preparo Leve ao microondas por 6 minutos ,mexendo a mistura na metade do tempo . Depois de pronto, leve geladeira para esfriar. Enrole os docinhos, passe no granulado e coloque nas forminhas.

Cardpio

O que o aluno aprender?


Produo de textos; Importncia da alimentao saudvel; Caractersticas de um cardpio; Elaborar um cardpio: Nome do restaurante,endereo, telefone; Nome e imagem da comida; Preo;

Notcias

O que o aluno aprender?


Identificar os elementos essenciais da notcia; Reconhecer os fatos principais da notcia e os recursos utilizados para destac-los; Relacionar os fatos noticiados circunstncia em que ocorreram; Produo de textos.

Exemplo:
Mulher irada ataca Mona Lisa Uma mulher russa, enraivecida porque no lhe forneceram em Paris a cidadania francesa, decidiu extravasar a sua ira na inofensiva e esttica Mona Lisa. Armada com uma xcara que levava dentro da bolsa, ela foi ao Museu do Louvre e se postou diante do quadro que protegido por um vidro. Atirou-lhe a xcara. Claro que a obra de Leonardo da Vinci nada sofreu. Continua no Louvre com seu enigmtico sorriso, enquanto a autora do ato de vandalismo foi presa. (Revista ISTO Edio 2075 19 de Agosto/2009 )

Jornal

O que o aluno aprender?


Produo de textos; Conhecer as partes de um jornal ; Caractersticas de um texto jornalstico; Compreender a importncia da leitura de jornais para estar atualizado.

Estratgias e Recursos da Aula


Apresentao dos jornais; Mostrar as diversas formas de escrever uma mesma notcia; Confeco de jornais; Exposio e apresentao oral.

Propagandas

O que ?
Exposio de informaes, ideias e teorias; Formas de apresentao de determinados produtos ou marcas; Compreenso sobre a intertextualidade

EDUCAO E INSTRUO
Instruo a transmisso de um
contedo cognitivo. Pode tambm ser forma de educao, porm restrita (na condio dela ser verdadeira).

Educao despertar a capacidade de


auto-instruo, formar o pesquisador da verdade, o amante da sabedoria, provocar um mpeto de busca e no apenas entregar algumas informaes.

QUALIDADES DO EDUCADOR
Autoridade Moral. Religiosidade. Equilbrio. Lucidez Espiritual. Humildade. Pacincia. Firmeza e Energia. Entusiasmo pelo Saber.

EDUCAO INTEGRAL
Educar o corao: fazer brotar o amor a
Deus e ao prximo. Educar a cabea: Formao da inteligncia. Educar as mos: Desenvolver agilidade, sade e a harmonia (PESTALOZZI).

FUNDAMENTOS DA EDUCAO
toda influncia de um Esprito sobre outro,
no sentido de despertar um processo de evoluo. O que leva o educando a promover autonomamente o seu aprendizado moral e intelectual. um processo sem coao, pois o educador apela para a vontade do educando, conquistando a adeso voluntria para uma ao de aperfeioamento. Educar pois elevar, estimular a busca da perfeio, despertar a conscincia, facilitar o progresso integral do ser. (D. INCONTRI)

Das könnte Ihnen auch gefallen