Sie sind auf Seite 1von 22

Gesto de Projetos Capitulo V e VI

Nomes: Cristiane Santos Kelly Vianna Maria Macedo Paulo Farias Viviane Santos Curso: Cincias Contbeis

A organizao e suas vises.


Toda organizao busca seus resultados da formas diferentes. Maior produtividade e qualidade e o que elas mas almejam. Organizando como pirmide para ter o poder e o conhecimento de seus participantes.

Pirmides Organizacionais
Camada hierrquica

Pirmide de Diferena funcionais.

O objetivo da pirmide diferena funcional e a diviso dos produtos e servios entre pessoas especializadas

Ilhas da organizao.

outra forma de dividir os trabalhos na organizao juntado a pirmide hierrquica e os conhecimentos especficos.

Problemas que afetam os projetos na organizao.


Falta de foco. Apresentam o mesmo requisito, para realizar todos os projetos. Falta de treinamento. Falta de gerenciamento prprio para o projeto. Atraso na entrega. Dificuldade para o desenvolvimento.

Um apoio na viso de processos

Pode se afirmar que o projeto acontece mediante a alguns processos:

Concepo (Inicializao); Planejamento; Execuo; Controle; Fechamento (Concluso)

Concepo Acontece no incio do projeto, as atividades na qual ocorrem neste perodo tem o intuito de criar a viso futura. Forma o ncleo de pessoas, e as bases fixas do projeto.

Planejamento - Detalha o escopo do projeto, defineprazos, custos e qualidade. Trabalha-se tambm a equipe e sua estrutura (organizacional e suas responsabilidades).
Execuo Ocorre junto com o Controle, responsvel por colocar o que foi planejado

em prtica.Envolve habilidades tcnicas e de relacionamento humano. Controle Acompanha o desempenho das atividades.Por meio de: prazos,custos, qualidade, escopo e riscos.
Fechamento Encerramento com fornecedores e subcontratados , e tambm com o cliente tanto interno ou externo.

Ao elaborarmos o Ciclo de Vida do Projeto, podese prever o consumo de recursos, as etapas, durante o tempo de demanda do mesmo. Nessa elaborao, pode-se criar um anteprojeto, na qual viabilizamos o que se pretende desenvolver. No ciclo de vida, pode-se prever alguns problemas e conflitos possveis de ocorrer em alguma das fases. Ao trmino da elaborao do Ciclo de Vida, o projeto, geralmente, julgado pelo cliente (interno ou externo), e com a aprovao passa para as seguintes fases.

O incio do projeto

Todos os projetos so marcados pelas incertezas. Incertezas com relao aos prazos, oramentos, necessidades, tudo so marcados por incertezas.

No incio do projeto para minimizar algumas incertezas deve-se ter clareza nas especificaes, seja elas tcnicas, quantitativas ou qualitativas que devem auxiliar tambm na clarificao do escopo do produto.

Quando alocarmos esse resultado num determinado tempo, teremos ento a definio do objetivo do projeto. Uma vez definido o objetivo do projeto, comear a esboar o seu escopo, tudo que ser abrangido pelo projeto.

E como gestores, temos que compreender bem os fatores que influenciam e que podem auxiliar na definio do escopo do projeto.

Todo projeto, especialmente os estratgicos, est inserido dentro de um ambiente socioeconmico e cultural, e para traduzir todas as interfaces que o projeto ter com o meio interno e externo, como leis, regras, valores, estruturas, etc. Denominamos pessoas de STAKEHOLDERS, que so profissionais altamente qualificados a ponto de sanar todos esses problemas e dvidas referente ao projeto.

Fim do incio do projeto

As situaes so as mais variadas possvel para o incio de um projeto, a situao menos estruturada e aquela em que, a partir de uma ideia ou dada uma necessidade, comea-se a explorar todas as alternativas possveis. Como puderam ver nesta fase inicial, que marca no s a geminao da ideia do projeto, mas desde seu nascimento at a aprovao da proposta para sua execuo, e que alguns procedimentos so altamente importantes para que os resultados seja alcanados.

Formalizao do incio do projeto

Tudo dentro de um projeto deve ser traduzido num documento conceitual que possa ser ratificado pelo cliente. Estabelecendo um melhor entendimento sobre o que pode e deve ser desenvolvido como projeto. O registro dessas informaes pode ser feito em documentos genericamente denominados de Termo de Abertura, estes documentos funcionam como uma certido de nascimento para o projeto.

Principais envolvidos no incio do projeto

Durante a concepo do projeto, enquanto procuramos criar uma viso de futuro para ele, muitas informaes so geradas e devem sempre ser documentadas para posteriormente possa estruturar todo o planejamento do projeto. Ao trmino da concepo deve marcar formalmente o incio do projeto. Assim identificamos um documento a ser utilizado pela equipe do projeto conhecido como PROJECT CHARTER, ou Termo de Abertura do Projeto.

Informaes que consta em um Project Charter


Patrocinador, gerente do projeto e equipe bsica; Objetivos e Metas; Escopo do projeto e no escopo do projeto; Justificativas para o projeto; Requisitos e necessidades de recursos; Expectativas da administrao sobre o projeto; Ligaes com outros projetos (internos e externos) Estimativas de recursos e prazos necessrios ao projetos Medidas de desempenho.

Para que todos saibam quem so e o que compem o projeto e feita uma Reunio de Kickoff, traduzindo seria uma Reunio de Partida. Essa reunio deve pronunciar o incio do projeto, ela e que apresentar todos os envolvidos no projeto. Embora essa reunio leva o nome de partida, ela no deve ser feita s no momento de partida do projeto, e sim quando houver uma grande mudana no contedo do trabalho.

Concluso
Desde a sua concepo ao fechamento, podemos afirmar que tudo faz parte do ciclo de vida de um projeto, sendo tal rotativo. Quando padronizados e incorporados com perfeio permitindo o desenvolvimento interno e externo de uma organizao, trazendo objetivos mais claros e de forma mais estratgica. A gesto de um projeto consolida aes essenciais para finalizao do mesmo. No existindo uma nica maneira para organizao de tal, aconselhvel e estimulada a diviso na conduo do projeto, sendo fundamental para finalizao com xito.

Quando iniciado, devem-se levar atos em considerao, como problemas em seu processo at o seu estgio de concluso. Determinar os envolvidos, os afetados, identificar o grau e o poder de influncia participativa de cada qual, idealizando e formalizando. Sendo o projeto documentado importante na sua abertura declarar de forma concisa e formal valores e intenes sendo bem escrita, tornandose algo poderoso para avaliar a eficcia e seu desenvolvimento. Quando bem avaliados previamente obtm o poder de evitar os altos nveis de riscos de um projeto, ou seja, o aumento de escopos.

Das könnte Ihnen auch gefallen