Sie sind auf Seite 1von 17

Pro-Digital Show 2012 - 7 Salo Internacional

Introduo:
A 7 edio da Pro-Digital vai realizar-se em 2012, nos Emirados rabes Unidos, mais propriamente no Emirado Dubai. Para esta edio so esperados mais de 21 mil visitantes que iro ocupar uma rea de 15 mil quilmetros quadrados. Os mais recentes avanos tecnolgicos e artsticos estaro representados atravs de stands, debates, conferncias e workshops. Se no se negoceia de forma rentvel, no se negociar durante muito tempo, diz um provrbio rabe; portanto , se pretendemos negociar com os rabes, precisamos de conhecer os diferentes comportamentos, costumes e a religio.

Dubai uma cidade relaxada e tolerante, no entanto a populao local ser sem dvida indulgente se cometermos algum erro, da a necessidade de conhecermos muito bem as leis e costumes sociais. muito importante relembrar que Dubai um pas Muulmano e que tem uma cultura tradicionalmente conservadora, quando comparada com outros pases ocidentais. Como qualquer pas estrangeiro, o respeito s leis e tradies locais essencial para garantir uma viagem memorvel pelos motivos certos.

Os residentes estrangeiros e turistas esto sujeitos s regras do pas que visitam e no podem alegar desconhecimento ou diferenas culturais para no cumpri-las. Algumas precaues simples no planeamento da viagem e durante a estadia so suficientes para que se aproveite o que de melhor os Emirados rabes Unidos, neste caso, o Emirado Dubai, tem para oferecer. Durante a estadia, devemos respeitar os diferentes costumes e opinies tanto da populao rabe como dos emigrantes, ao qual ser essencial para um bom convvio.

Alm de tornar a estadia mais agradvel, devem evitar-se comportamentos imprprios, que ir poupar a consequncias desagradveis que podem incluir medidas legais (multas, priso ou at mesmo deportao).
O comportamento em pblico muito bem observado atravs do policiamento, cmaras por todo o lado e fiscais pelas ruas.

Regras de conduta
Idiomas:
A lngua rabe a fora unificadora mais forte. Para avanar rpido ao negociar com os rabes, importante aprender rabe ao nvel mais elementar. Actualmente, muitos homens de negcio rabe falam ingls, francs e, inclusive, espanhol e portugus e possuem ttulos e diplomas de universidades ocidentais.

Religio:
O termo Islo significa submisso. Uma pessoa submete-se vontade de Al, para viver e pensar como Al deseja. aconselhvel que se aprenda algo relacionado com a religio do Islo, sua histria e seus valores e a tratar com respeito suas manifestaes. Desconhecer algumas regras islmicas no constitui apenas uma simples gafe, pelo contrrio, pode aniquilar, muitas vezes, uma negociao.

Cumprimentos:
Os cumprimentos com um aperto de mo so muito bem vindos, desde que entre pessoas do mesmo sexo. Por outro lado, o contacto fsico entre sexos opostos bastante rigoroso, sendo o toque somente facultado dentro de uma relao lcita. No entanto, se uma pessoa do sexo oposto estender a mo, deve-se aceitar o cumprimento.

As mulheres no Dubai:
de ignorar a representao feminina, mesmo que uma mulher seja a autoridade mxima dentro da empresa. As mulheres ocidentais que viajam Arbia Saudita devem respeitar as leis locais, o que significa trajar-se de acordo com o usual, no usar maquilhagem, no dirigir automveis, frequentar apenas a rea reservada s mulheres nos restaurantes, at mesmo em hotis, e no trabalhar em feiras.

Insultos / impurezas:
Nunca se deve cruzar as pernas, pois mostrar a sola do sapato que est a usar, representa um insulto, por ser a parte mais baixa do corpo e estar em contacto com o cho, a sola considerada impura.

Tambm considerada suja a mo esquerda, pois utilizada na higiene pessoal conforme a tradio islmica. Portanto, de evitar dar e receber cartes, cumprimentar ou gesticular com a mo esquerda.

Ofertas:
Jamais pensar em oferecer mimos para a esposa do seu interlocutor, tal iniciativa poderia ser considerada bastante ofensiva, pois a atribuio de oferecer presentes do esposo e no do visitante. Nunca se deve comentar a beleza da esposa, irm, filha ou funcionrio do seu anfitrio rabe, com toda a certeza no ser considerado um elogio.

Pacincia:
A pacincia na cultura rabe considerada uma virtude; no gostam de abordar precipitadamente assuntos relativos a negcios. Numa reunio falta de educao comear logo a falar de negcios. Primeiro, fala-se de assuntos sociais e depois de negcios. Durante a negociao, o interlocutor levanta-se e poder desaparecer durante 20 minutos. Nada de anormal, visto ter-se ausentado para orar, conforme manda a tradio islmica.

Bebidas Alcolicas e tabaco:


Num bar ou restaurante, nunca se deve pedir bebidas alcolicas. O lcool proibido pela religio islmica. O consumo de lcool est limitado a reas designadas, ou seja, reas com licena para a venda de lcool.

Ser apanhado sob o efeito de lcool pode levar a uma multa ou at mesmo priso. O consumo de lcool e tabaco fora de reas designadas, no tolerado, e isso conta nas ruas, shoppings, praias e reas de convivncia comuns.

Fotografias:
Proibido tirar fotos em pblico. Nunca se deve fotografar um casal rabe. Jamais poder fotografar suas mulheres quando esto sozinhas. Se pretender tirar uma fotografia, dever pedir permisso, e dever tirar a fotografia sem focar especificamente.

Vestimenta:
Mulheres Calas compridas e saias longas, camisas com mangas que cubram pelo menos a parte superior do brao e sem decotes. Roupas largas e perfume discreto. Homens devem usar calas compridas, camisas ou tshirts. No dever usar cales. Trabalho Os homens devem vestir uma camisa e colocar uma gravata. Casaco s necessrio caso a reunio seja com profissionais de alto perfil.

Ofensas e penalidades
Ofensa
Demonstrao pblica de afecto Consumo de lcool fora das zonas

Penalidade
Advertncia ou multa Multa ou priso Confisco do carro, priso, multa

designadas Conduo sob efeito lcool / droga


Falta respeito aos costumes do

ou deportao Multa ou priso


Islo e seus smbolos Linguagem vulgar Deitar lixo para o cho/ cuspir Danificar instalaes pblicas Desrespeito pelo ambiente

Multa ou priso Advertncia ou multa Multa Advertncia ou multa

Concluso
Conviver com os rabes pode parecer difcil quando nos deparamos com este tipo de informaes, de regras, mas depois de l estar o dia torna-se mais tranquilo e natural.

O importante respeitar a cultura local.

Das könnte Ihnen auch gefallen