Sie sind auf Seite 1von 18

Sobre a Modernidade

Charles Baudelaire - Intrprete das pinceladas do artista Constantin Guys descreve as transformaes estticas e os costumes da segunda metade do sculo XIX. Uma reflexo sobre a arte na representao da vida moderna. Disse Baudelaire sobre Guys: "Ele buscou por toda parte a beleza passageira e fugaz da vida presente, o carter daquilo que o leitor nos permitiu chamar de Modernidade. Freqentemente estranho, violento, e excessivo, mas sempre potico, ele soube concentrar em seus desenhos o sabor amargo ou capitoso do vinho da vida."

Impressionismo
O ponto de ruptura na tradio artstica representado pelo impressionismo: o movimento moderno na arte europia comea quando se percebe que o impressionismo mudou radicalmente as premissas, as condies e as finalidades do trabalho artstico. objetivo de traduzir na obra de arte a sensao visual imediata o impressionismo afirmara o valor da sensao como fato absoluto e autnomo: o artista realiza na sensao uma condio de plena autenticidade do ser, atinge na renncia a qualquer noo habitual um estado de liberdade total, fornece o exemplo daquela que deve ser a figura ideal do homem moderno, livre de preconceitos e pronto para a experincia direta do real

Arts and Crafts


Movimento iniciou-se na Inglaterra 2 metade do sculo XIX sculo XX, disseminou-se Europa continental e EUA. Artistas, arquitetos, designers, escritores, arteso e filantropos importncia design e artesanato (industrializao sacrificava a qualidade em favor da quantidade). Acabar hierarquia das artes restaurar dignidade do artesanato tradicional, arte ao alcance de todos os bolsos.

Escola de Chicago
Movimento que no se proclamavam como tal. Um grupo de arquitetos e engenheiros, entre eles: Dankmar Adler, Daniel Burnham, Louis Sullivan, entre outros. Criaram arranhacus por volta de 1875-1910. Realizao tipicamente moderna e americana.

OS VINTE
Les Vingt vinte pintores, escultores e escritores de Bruxelas, Belgica e estrangeiros, entre 1883 e 1893 uniram-se para expor uma arte inovadora. Formado por iniciativa do advogado Octave Maus (1856-1919) com finalidade de criar um espao para a arte, msica, poesia e artes decorativas de vanguarda. Maus e Edmond Picaus divulgavam as idias sobre arte contempornea atravs do peridico LArt Moderne organizado por eles. Atacavam a academia tradicional e Sales conservadores e defendiam a introduo da arte na vida cotidiana. Entre outros participaram do grupo o escultor Auguste Rodin, Paul Signac. Em seus 10 anos de existncia todo fevereiro de cada ano havia uma exposio, de artistas do grupo e estrangeiros. A partir 1892 artes decorativas. Aps a dissoluo Maus juntamente com o pintor Van Rysselberghe fundaram La Libre Esthtique (1894-1914) dando nfase ainda maior s artes decorativas, recebendo o mesmo status que a pintura, escultura.

A primeira exposio tinha obras de William Morris, Walter Crane, T J Cobden-Sanderson e C R Ashbee, participantes do movimento arts and crafts, alm de pinturas de ToulouseLautrec e Seurat, alem da msica de Charles Debussy, que tocou na inaugurao. Art Noveau surgiu pela primeira vez em Bruxelas, o movimento recebeu o apoio de LArt Moderne

Art noveau
Movimento internacional se espalhou pela Europa e EUA Final dcada de 1880 at a Primeira Guerra Mundial Designado por diferentes nomes em diferentes pases: Jugendstil (estilo da juventude) na Alemanha, Modernisme na Catalunha, Sezessionstil (referncia Secesso Vienense), na ustria; paling stijl (estilo enguia) e style des vingt (Os Vinte), na Blgica; stil modern, na Rssia; stile nouille (estilo macarro) na Itlia; stile floreale e stile liberty. Apesar de rejeitar o historicismo acadmico do sculo XIX, ser moderno, inspirava-se na arte e decorao japonesa, iluminuras e ouvivesaria cltica e saxnica e a arquitetura gtica. Influncia da cincia, sobretudo descobertas de Charles Darwim e formas naturais.

Art Noveau
Henry van de Velde foi figura de grande importncia no art noveau europeu, tanto pelo estilo curvilneo, abstrato e fludo, mas por promover conceitos por trs do movimento, apregoava benefcios sociais de um relacionamento mais estreito entre a arte e a indstria e acredita no princpio de uma obra de arte total. Em 1900 mudou-se para a Alemanha, onde foi diretor da Escola de Artes e Ofcios em Weimar (1902-14), e em 1907 membro fundador do Deutscher Wedbund. Primeiro a tentar fazer a sntese dos ideais do arts and crafts com a produo mecnica, projeto incrementado por seu sucessor, Walter Gropius, com a formao da escola Bauhaus.

Neo-impressionismo
Paul Signac e Georges Seurat expoe obras na ltima exposio impressionista realizada em 1886, porm em lugares separados o que provoca comparao e lhes do o ttulo de neo impressionistas pelo crtico Felix Fneon. Comeo de 1880 muitos impressionistas, como Seurat, achavam que o impressionismo j exagerava ao desmaterializar o objeto, tornando-se demais efmero. Em 1884 Signac procurou Seurat, aps ver Os banhistas, interesse comum pela teoria da cor e pela ptica. Suas pesquisas levaram-nos a realizar estudos cientficos sobre a transmisso e percepo da luz e da cor. Encontrando o estudo do fsico americano Rood e do qumico Chevreul, que afirmou que, quando a regio da retina estimulada por uma cor, ela produz uma imagem sequencial de sua cor complementar, e que as cores contrastantes se estimulam mutuamente.

Pontilhismo
O que os impressionistas haviam descoberto intuitivamente, os dois desenvolveram cientificamente: obtem-se maior luminosidade e brilho da cor aplicando-se diretamente pigmentos no misturados na tela, a cor se mistura no olho e no na paleta. O pontilhismo denominado pelo crtico Feneon, era identificado por divisionismo pelos artistas. Atualmente o termo divisionismo usado em referncia teoria e pontilhismo tcnica. O divisionismo floresceu na Itlia na obra de Giovanni Segantini (1858-99) e Gaetano Previati (1852-1920) onde tornou-se uma das fontes do futurismo.

Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte 1884-6 - Seurat

Paul Signac, Retrato de Flix Fnon, 1890

Simbolismo
Movimento 1886 Frana. Manifesto Jean Moras. Objetivavam uma poesia sugestiva, musical, de estados de alma subjetivos, com linguagem de smbolos muito particular. Arte to expressiva do sentimento que satisfizesse todos os sentidos ao mesmo tempo sons que sugerissem cores, como cores que sugerissem sons, e at idias que fossem formuladas pelo som das cores. oposio ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da poca.

Ps-impressionismo
O termo foi cunhado pelo crtico e pintor ingls Rober Fry (1866-1934), que organizou a exposio Manet e os Ps-Impressionistas nas Grafton Galleries em Londres, de nov. de 1910 a jan. 1911, apresentando obras de uma gerao que se seguiu aos impressionistas. Tinha por volta de 150 obras, entre as quais de Gauguin, Van Gogh, Czanne, Denis, Derain, Manet, Matisse, Picasso, Redon, Seurat, Signac, etc, artistas tambm denominados neo-impressionistas, sintetistas, Nabis, simbolistas e fauves. No foi um movimento, o termo se referia s obras e diversidade de estilos

Toulouse Lautrec. Retrato Van Gogh

Das könnte Ihnen auch gefallen