Sie sind auf Seite 1von 28

ngela Maria de Sousa Lima

CULTURA E DIVERSIDADE CULTURAL


Texto: Sugestes de Mtodos Para Professores
Autores: Raymond H. Muessig Vicente R. Rogers
1

FONTE: MUESSIG, Raymond H; ROGERS, Vincent. Sugestes de Mtodos para Professores. PELTO, J. Pertti. Iniciao ao estudo da Antropologia. 4a. Edio. Rio de Janeiro. Zahar Editores. (Biblioteca de Ciencias Sociais)

As culturas so muitas, embora o homem seja o mesmo.


PRINCPIO 1: Parece que os seres humanos, em toda parte, modelam suas crenas e comportamentos em reao aos mesmos problemas e necessidades humanos fundamentais. (p. 102) 3

PRINCPIO 1: MEIOS para chegar a solues so diferentes, quando se pensa em problemas e necessidades humanas fundamentais. H perguntas que persistem em vrias sociedades, mas as respostas no so as mesmas.
4

Objetivo da Antropologia: entender como os indivduos vem os problemas e como os soluciona.

PRINCPIO 2: Praticamente todas as diferenas importantes no comportamento humano so compreensveis como variaes nos padres aprendidos de comportamento social, no diferenas no aparato biolgico, tipo de sangue ou qualquer outro mecanismo geneticamente herdado. (p. 108)
6

PRINCPIO 2:

Biolgico permite ver, ouvir, cheirar, sentir. A cultura permite perceber cores que nos agradam, sons confortveis, cheiros saborosos... A fora biolgica, seu uso aprendido socialmente.
7

PRINCPIO 3: Toda sociedade tem padres de comportamento regulares que possibilitam as pessoas preverem o comportamento mtuo e agir de acordo com essa previso. (p. 111)
8

PRINCPIO 3: Raramente as pessoas se comportam de forma totalmente ocasional; Os indivduos prevem as conseqncias de seus atos, sabem que certas formas de comportamento so repetitivas; A previso quase impossvel se no conhecemos o modo de vida de uma cultura.
9

PRINCPIO 4:

A forma pela qual o indivduo v suas experincias, fortemente condicionada pela herana cultural e ele tende a considerar seu modo de vida como o mais sensato e natural. (p.116)
10

PRINCPIO 4: Nossas atitudes no so neutras; Experincias e emoes se desenvolvem dentro de um contexto; Sair da sala mais ou menos etnocntricos, depende das abordagens metodolgicas e da nfase do professor.
11

PRINCPIO 5: Todo sistema cultural lgico e coerente em seus prprios termos, segundo os conhecimentos e suposies bsicos disposio da comunidade especfica. (p. 123)
12

PRINCPIO 5: Dizer que uma raa inferior a nossa, mostra a incapacidade ou indisposio individual de examinar o comportamento de outros luz do que esses conhecem e acreditam.

13

H indivduos que vem os outros pelo seu telescpio contextual e consideram esses como estranhos, curiosos, estpidos ou errados.
14

PRINCPIO 5: Importante que o professor faa o possvel para ajudar a criana e o jovem a compreender as relaes existentes entre o comportamento de um grupo e a forma pela qual esse grupo estabelece os seus valores.
15

Analisar dada situao: sempre tendo em vista as crenas e valores do grupo pesquisado.
16

PRINCPIO 6: O indivduo tem capacidade de adotar, adaptar e reconstituir as idias presentes e passadas, convices e invenes de outros que esto vivos ou mortos.(p. 127)
17

PRINCPIO 6: No h sociedades que no tenham sido influenciadas pelas idias dos outros. O homem tem histria; diferente de outros animais, o modo de vida humano se baseia em padres de comportamento adquiridos socialmente. Para o indivduo todo comportamento 18 social cultural.

PRINCPIO 7: Todo sistema cultural composto de uma rede interligada de padres de comportamento. Nenhum sistema completamente esttico, as modificaes numa rea geralmente levam a modificaes em outros segmentos do sistema. (p. 130)

19

PRINCPIO 7: Raramente em uma cultura um elemento muda sem mudar outros. H antroplogos que consideram a sociedade como um organismo vivo complexo, onde uma modificao num rgo afeta o corpo todo.
20

Levar os alunos a entenderem que a mudana faz parte da vida: boa ou ruim.
21

PRINCPIO 8: As percepes, predisposies e valores pessoais complicam o estudo do homem pelo homem. (p. 138)
22

PRINCPIO 8: difcil um indivduo analisar o comportamento de outro de modo totalmente objetivo; Se a pessoa no conhece a si mesma, como vai conhecer o outro?

23

PRINCPIO 8: impossvel superar as barreiras raciais, tnicas, morais, ideolgicas, econmicas e religiosas? Tarefa difcil de um antroplogo... O texto no quer formar antroplogos, mas impressionar jovens e crianas.
24

A guisa de concluso... O etnocentrismo no est extinto, nem na cincia. O indivduo precisa compreender seus semelhantes, seu futuro depende deste conhecimento.
25

A cultura a esperana da humanidade... Felizmente algumas coisas no so transmitidas geneticamente: crueldade, fanatismo, egosmo e a insensibilidade...
26

Sintetizando...
Isso nos leva a crer no

poder da educao.
27

MAS, PRECISAMOS QUESTIONAR, AO TRABALHAR COM ESTE TEXTO:


Ser que tudo cultural?

Uma criana dorme debaixo da ponte porque ela quer, uma preferncia cultural?
Ser que no devemos ver esta realidade tambm pelo ponto de vista da economia e da poltica? Analisar os problemas sempre inseridos no contexto social mais abrangente. 28

Das könnte Ihnen auch gefallen