Sie sind auf Seite 1von 26

FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATRIA

Anny, Karolline, Luanna, Tayanna, Waleska

A fisioterapia

tem sido considerada um componente fundamental na reabilitao de pacientes cirrgicos cardiovasculares com o intuito de melhorar o condicionamento cardiovascular e evitar ocorrncias tromboemblicas e posturas antlgicas, oferecendo maior independncia fsica e segurana para alta hospitalar e posterior recuperao das atividades de vida diria. O fisioterapeuta tornou-se um profissional de extrema importncia junto ao paciente crtico, atuando no s na reabilitao, mas tambm na preveno de complicaes potencialmente letais. A importncia do profissional da fisioterapia fez com que, na ltima dcada, houvesse um crescimento expressivo no nmero de profissionais disponveis no mercado, possibilitando uma seleo mais adequada por parte dos empregadores.

O QUE A FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATRIA?


A Fisioterapia Respiratria pode definir-se como a

interveno no mbito da Fisioterapia, que utiliza estratgias, meios e tcnicas de avaliao e tratamento, no invasivas, que tm como objetivo a otimizao do transporte de oxignio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunes a esse nvel, promovendo a mxima funcionalidade e qualidade de vida dos utentes. A Interveno do Fisioterapeuta em utentes com disfuno cardiorrespiratria ou em risco de as desenvolver, baseia-se no seu Exame, Tratamento e Avaliao dos resultados.

O QUE FAZ O PROFISSIONAL


O fisioterapeuta especialista em Cardiorrespiratria ou

Terapia Intensiva est capacitado para prestar assistncia s demandas cardiorrespiratrias ou de Terapia Intensiva de mbito funcional, desde a preveno at ao tratamento propriamente dito.
Os Fisioterapeutas Cardiorrespiratrios podem, ento,

realizar diferentes tipos de testes para avaliar a capacidade de realizar estes exerccios fsicos. Alguns desses testes so realizados em conjunto com mdicos cardiologistas e pneumologistas, e de acordo com os resultados encontrados so elaborados programas individuais de recondicionamento fsico para que o paciente alcance seus objetivos de maneira segura e no menor perodo de tempo possvel.

No

programa de recondicionamento fsico so aplicados exerccios fsicos do tipo aerbio, como caminhada, corrida, ciclismo e atividades em piscinas, bem como exerccios de alongamento, fortalecimento muscular, equilbrio e coordenao, que podem ser realizados individualmente ou em pequenos grupos. Para complementar as atividades de recondicionamento fsico, so programadas atividades educacionais que objetivam a orientao dos pacientes e seus familiares em relao s doenas, aos hbitos de vida e fatores de risco, a inatividade fsica, o estresse, a alimentao e o hbito de fumar.

ONDE TRABALHA...
O

Fisioterapeuta Cardiorrespiratrio atua nos hospitais, dentro da unidade de terapia intensiva (UTI), junto aos pacientes que tiveram infarto do miocrdio ou foram submetidos a procedimentos cirrgicos (ponte de safena, angioplastia).

O Fisioterapeuta Cardiorrespiratrio tambm atua em

clnicas, ambulatrios, centros de reabilitao, centros de terapia intensiva e domiclios.

Atua nas UTIs no manejo da ventilao mecnica

juntamente com a equipe multidisciplinar. Atua na UTI infantil tambm visando o desenvolvimento neurolgico, psquico e motor apropriados. Atua na sala de parto em recm nascidos de alto risco e na maternidade no pr e ps parto.

MERCADO DE TRABALHO
O

mercado de trabalho encontra-se em franca expanso, podendo o profissional ser rapidamente absorvido, desde que tenha obtido formao de qualidade. O constante aprimoramento por parte do profissional torna-se, cada vez mais, importante. Com vistas a contribuir para o processo de capacitao, permitindo ao profissional um maior engajamento no mercado de trabalho, a implementao e realizao de Cursos de Especializao em Fisioterapia so plenamente justificveis.

A realizao de cursos de especializao na rea de

cardiorrespiratria primordial para o aprimoramento contnuo dos profissionais que atuam em unidades de terapia intensiva e centros de reabilitao pulmonar, pois o perfil de pacientes destes setores muito delicado e complexo, necessitando de um profissional altamente capacitado do ponto de vista prtico, terico e biotecnolgico.

Fisioterapia Cardiorrespiratria EQUIPAMENTOS

PATOLOGIAS
A fisioterapia cardiorrespiratria atua, como o prprio

nome indica, no sistema respiratrio, tendo como objetivo melhorar o transporte de oxignio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunes. A fisioterapia cardiorrespiratria de suma importncia tanto na preveno como na reverso das complicaes ps-operatrios. A fisioterapia ocupa hoje papel relevante no ambiente da terapia intensiva, principalmente para os pacientes internados nas UTIs

Patologias obstrutivas: -Asma -Bronquite; -Enfisema pulmonar; -Bronquiectasia, entre outras; Patologias restritivas: -Sarcoidose; -Pneumotrax; -Derrame pleural, entre outras;

ENFISEMA PULMONAR
A doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC) uma das

doenas com maior mortalidade e menos conhecida em todo o mundo. Alm de ser uma das principais causas de morte no mundo ela compromete em muito a qualidade de vida de seus portadores. A doena pulmonar obstrutiva crnica caracterizada pela limitao ao fluxo de gases na fase expiratria, podem ocorrer perodos de agudizao acompanhada de insuficincia respiratria aguda. Os episdios de agudizao esto associados com obstruo ao fluxo expiratrio, hiperinsuflao dinmica (leva ao encurtamento das fibras musculares do diafragma causando distoro geomtrica do trax e consequente desvantagem mecnica).

ENFISEMA PULMONAR
O tratamento do enfisema baseado em aliviar os sintomas

do doente e prevenir a progresso da doena. Podem ser usados corticides ou broncodilatadores, via oral ou inalatria. A Fisioterapia vai trabalhar de acordo com a fase em que o paciente se encontra, na fase hospitalar ou na fase de reabilitao pulmonar. Na fase hospitalar pode ser trabalhado com Ventilao Mecnica No-Invasiva ou at mesmo Invasiva, oxigenioterapia, manobras de higiene brnquica, preservao ou ganho da funo osteomusculoarticular. J na fase de reabilitao pulmonar, dever ser trabalhado com o indivduo a reeducao respiratria e atividades aerbias, para que o mesmo aprenda a usar sua energia de forma eficiente, de maneira que ocorra um menor gasto de oxignio.

DPOC
RADIOGRAFIA PULMONAR

Asma
uma doena incurvel, que evolui com crises quando

um indivduo sensvel submetido a um estmulo nas vias areas. H uma imediata ativao de clulas inflamatrias e liberao de mediadores. Como consequncia, h contrao da musculatura lisa dos brnquios, hipersecreo da mucosa e edema das vias areas. Os sintomas principais da Asma so: dispneia, desconforto torcico, tosse, rudos no peito conhecidos como sibilos ou chiados. A asma pode ser classificada em: intermitente, leve persistente, moderada persistente e grave persistente.

Asma
Em relao s causas da doena, podemos dizer que

uma provvel tendncia gentica faz com que alguns indivduos reajam exageradamente a fatores que existem normalmente no meio ambiente. A esta resposta exagerada chamamos de hiperreatividade brnquica e os fatores que desencadeiam as crises asmticas so chamados de desencadeantes. Os desencadeantes mais comuns so: fatores alrgicos, infeces respiratrias, exerccio fsico, substncias irritantes, medicamentos, emoes ou estresse, alimentos, mudana de clima e gravidez.

Asma
A fisioterapia na asma se divide em dois momentos, na

crise e no perodo intercrise. Durante a crise o tratamento se resume em repouso, posicionamento, exerccio de freno labial e para broncoespasmo. No perodo intercrises, o tratamento consiste em: educao do paciente sobre a doena e orientaes de higiene domiciliar; exerccios de freno labial e para broncoespamo; trabalhar a postura do paciente (alongamentos, RPG, pompages, etc.); relaxamento (massagens, eletroterapia, rolo quente); reeducao respiratria, ensinando o paciente a respirar com o diafragma; condicionamento fsico.

INFARTO AGUDO DO MIOCRDIO


O infarto do miocrdio nada mais do que a morte do

msculo cardaco por falta de irrigao. Isso acontece quando alguma coronria fica entupida, num processo chamado aterosclerose. Se isso durar mais que 20 minutos, o dano irreversvel e as clulas so destrudas. Nem sempre os sintomas so to evidentes: alm da clssica dor ou aperto no peito e da falta de ar, a pessoa pode sentir enjos, dores nos braos, no pescoo, nos ombros e nas costas, e at desmaiar. Mas s vezes a vtima nem chega a sentir nada.

A fisioterapia tem sido considerada um componente

fundamental na reabilitao de pacientes com doenas cardiovasculares com o intuito de melhorar o condicionamento cardiovascular e prevenir ocorrncias tromboemblicas e posturas antlgicas.
Tradicionalmente, a reabilitao cardaca est dividida

em quatro fases, sendo a primeira fase hospitalar, a segunda ambulatorial, a terceira em centros especializados e a quarta no supervisionada

FASE HOSPITALAR
O tratamento fisioteraputico na fase hospitalar baseia-

se em procedimentos simples, como exerccios metablicos de extremidades, para aumentar a circulao, exerccios respiratrios para eliminar obstrues respiratrias e manter os pulmes limpos, exerccios ativos para manter a amplitude de movimento e elasticidade mecnica dos msculos envolvidos, treino de marcha em superfcie plana e com degraus, reduzindo os efeitos prejudiciais do repouso prolongado no leito. A durao total dos exerccios devem ser em torno de 20 minutos, 2 vezes ao dia.

http://www.assobrafir.com.br/

OBRIGADA

Das könnte Ihnen auch gefallen