Sie sind auf Seite 1von 22

Acidentes de Trabalho: A Responsabilidade Civil do Empregador e Aes Regressivas Parte III

Responsabilidade civil e dano


Responsabilidade e seu significado: situao que decorre da violao de uma norma e das conseqncias dessa violao a outrem, decorrente de ao ou omisso, na forma do Cd. Civil:
Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

Da decorre que ningum pode ser responsabilizado por situaes de casos fortuitos ou que constituam fora maior (ex. catstrofes 2 naturais, como tempestades, furaces, etc.)

Cabimento da responsabilizao
1. Pela ao ou omisso do prprio agente, ou por terceiro sob sua responsabilidade
Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. (...) Art. 928. O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes. Pargrafo nico. A indenizao prevista neste artigo, que dever ser eqitativa, no ter lugar se privar do necessrio o incapaz ou as pessoas que dele dependem. Art. 932. So tambm responsveis pela reparao civil: (...) III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele;
3

2. Por posse de coisa perigosa


Art. 931. Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresrios individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulao. Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado, se no provar culpa da vtima ou fora maior. Art. 937. O dono de edifcio ou construo responde pelos danos que resultarem de sua runa, se esta provier de falta de reparos, cuja necessidade fosse manifesta. Art. 938. Aquele que habitar prdio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele carem ou forem lanadas em lugar indevido.

3. Por imposio legal (independente de dolo ou culpa)


art. 927 - Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua 4 natureza, risco para os direitos de outrem.

Vinculao ao juzo criminal


Cabe a suspenso do feito quando correm, simultaneamente, ao criminal e ao de indenizao pelo mesmo fato, para evitar decises dspares, conforme art. 265, CPC. Negativa da autoria ou da materialidade do crime excluem a responsabilidade civil: o mesmo no ocorre se for extinta a punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva:
Art. 935. A responsabilidade civil independente da criminal, no se podendo questionar mais sobre a existncia do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questes se acharem decididas no juzo criminal.

Excludentes da obrigao de indenizar


H situaes que se encontram presentes a conduta do agente e o dano, porm no h obrigao de indenizar: A culpa exclusiva da vtima (ausncia de conduta dolosa ou culposa do ru)
Art. 188. No constituem atos ilcitos:
I - os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido; II - a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Pargrafo nico. No caso do inciso II, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo.
6

Indenizao e dano
Finalidade da responsabilizao: a recomposio do patrimnio jurdico do ofendido, mediante a obrigao de indenizar, com a identificao precisa do devedor, obedecido o binmio necessidade de quem credor/possibilidade de quem o devedor Conceito de dano material: afetao patrimonial (despesas, danos emergentes, lucros cessantes) mensurao pelo contedo patrimonial afetado, em pecnia:
Art. 944. A indenizao mede-se pela extenso do dano. Pargrafo nico. Se houver excessiva desproporo entre a gravidade da culpa e o dano, poder o juiz reduzir, eqitativamente, a indenizao.
7

Indenizao e dano
Atenuantes da responsabilidade subjetiva no elidem a responsabilizao, mas podem reduzir o alcance da indenizao:
Boa-f (p. ex., inteno de prevenir o risco) Culpa concorrente (art. 945, CC)
Art. 945. Se a vtima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenizao ser fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.
8

Indenizao e dano material


Reparao do dano na invalidez:
Art. 950. Se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido no possa exercer o seu ofcio ou profisso, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenizao, alm das despesas do tratamento e lucros cessantes at ao fim da convalescena, incluir penso correspondente importncia do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciao que ele sofreu. Pargrafo nico. O prejudicado, se preferir, poder exigir que a indenizao seja arbitrada e paga de uma s vez.
9

Indenizao e dano moral


Conceito de dano moral: afetao extrapatrimonial, afetando o indivduo em sua intimidade (honra, imagem - esttica, privacidade) causando dor ntima, sofrimento:
Art. 948. No caso de homicdio, a indenizao consiste, sem excluir outras reparaes:

I - no pagamento das despesas com o tratamento da vtima, seu funeral e o luto da famlia;
II - na prestao de alimentos s pessoas a quem o morto os devia, levandose em conta a durao provvel da vida da vtima. Art. 949. No caso de leso ou outra ofensa sade, o ofensor indenizar o ofendido das despesas do tratamento e dos lucros cessantes at ao fim da convalescena, alm de algum outro prejuzo que o ofendido prove haver sofrido. Art. 953. A indenizao por injria, difamao ou calnia consistir na reparao do dano que delas resulte ao ofendido. Pargrafo nico. Se o ofendido no puder provar prejuzo material, caber ao juiz fixar, eqitativamente, o valor da indenizao, na conformidade das 10 circunstncias do caso.

Responsabilidade: teorias
Art. 7 da Constituio prev seguro de acidentes de trabalho, a cargo da empresa, sem prejuzo da responsabilidade civil em caso de dolo ou culpa desta (teoria da responsabilidade subjetiva) O art. 927 e seu par. nico, do Cd. Civil responsabilizao objetiva Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. cabvel em matria acidentria?
11

Responsabilidade: teorias
Aplicao da teoria objetiva aos casos de acidentes de trabalho e doenas ocupacionais: Comparao entre o trabalhador vitimado e o terceiro (responsabilidade extracontratual) A idia de atividade causadora de risco e a presuno de nexo, nas doenas profissionais (art. 21-A da Lei 8.213/91) A atividade perigosa (conceito da CLT) e a atividade em risco de vida (ex. vigilantes, mineiros, trabalhadores em atividades rurais rudimentares) O acidente envolvendo crianas e adolescentes 12

A competncia jurisdicional
A evoluo jurisprudencial reconhecimento da competncia da Justia do Trabalho para apreciar litgios sobre danos materiais e morais decorrentes da relao de emprego Mantinha-se a divergncia sobre a competncia para julgar danos decorrentes de acidentes de trabalho, finalmente resolvida pelo STF Ainda h entendimento que mantm aes tramitando na Justia Estadual, quando j exista sentena proferida perante o Juiz de Direito e quando o autor da demanda no seja empregado
13

Litgios sobre acidentes de trabalho


Aes de concesso ou reviso de benefcio previdencirio decorrente de acidente do trabalho ou doena ocupacional: segurado (autor) e INSS (ru) - regra do art. 109, I, da Constituio Aes de indenizao por danos sofridos em virtude de acidente do trabalho ou doena ocupacional: trabalhador (autor) e empregador (ru) - art. 114 da Constituio A ao regressiva do INSS (art. 120 da Lei 8.213) - tambm compete Justia Federal
14

A ao de indenizao
A petio inicial: partes, causas de pedir e formulao de pedidos de indenizao Cumulatividade de pedidos de danos por motivos diversos, e de ndole material e moral A mensurao dos danos materiais A questo da no indicao do valor postulado a ttulo de danos morais problemas de ordem processual

15

A ao de indenizao
Defesa do ru:
a questo da legitimidade passiva improcedncia por negativa do fato improcedncia por negativa da culpa a invocao de excludentes e atenuantes a majorao do quantum

16

A ao de indenizao: instruo
Prova documental - CAT no prova do acidente Necessidade de quebra do sigilo mdico da vtima Prova pericial - caracterizao da situao de sade do trabalhador, identificao do nexo da leso ou perturbao funcional com o trabalho, extenso do dano sofrido em relao a sua capacidade laboral, identificao de outros danos, como o esttico Formulao de quesitos pelo Juzo e pelas partes

Percia: local de trabalho e exame clnico


17

A ao de indenizao sentena
Concluso sobre a existncia de dano Concluso sobre a teoria aplicvel ao caso (subjetiva ou objetiva) Em caso da aplicao da teoria subjetiva, anlise do dolo/culpa do ru Fixao da indenizao Constituio de capital pelo ru
18

A ao regressiva do INSS
Competncia jurisdicional Fundamentos tericos da medida Cabimento Sujeitos da relao processual A petio inicial A defesa do ru Conciliao, Instruo e Julgamento
19

Repercusso na responsabilidade civil - Questionamentos


Em

caso de doena ocupacional diagnosticada posteriormente extino do contrato, cabvel a alegao de nulidade da dispensa, por violao ao art. 118 da Lei 8.213/91? Tal presuno acarreta, no campo da responsabilidade civil, a aplicao do art. 927, pargrafo nico, do Cd. Civil? Cabe, no caso de reconhecimento de nexo com fundamento no art. 21-A da Lei 8.213/91, a comunicao ao INSS para os efeitos do art. 120 da mesma Lei (ao regressiva do INSS)?
20

Repercusso nas relaes de emprego - Questionamentos

Deve o Juiz do Trabalho partir da mesma presuno de natureza acidentria do afastamento, uma vez caracterizada a doena profissional por nexo tcnico epidemiolgico, ainda que no tenha sido submetida percia do INSS? Caso a percia do INSS negue o nexo tcnico, cabvel a produo de prova pericial em juzo, ou o Juiz do Trabalho est vinculado ao entendimento do INSS?

21

Debate
A prescrio em matria de danos: a do Cd. Civil

ou a Trabalhista?

22

Das könnte Ihnen auch gefallen