Sie sind auf Seite 1von 36

GERADOR SNCRONO Geradores sncronos ou alternadores so mquinas sncronas usadas para converter potncia mecnica em potncia eltrica ASPECTOS

CONSTRUTIVOS A mquinas sncronas operando como motor ou operando como gerador possui duas partes fundamentais:

Uma parte fixa chamada de estator, onde esto alojados os enrolamentos denominados enrolamentos de armadura. Uma parte mvel chamada de rotor, onde est alojado o enrolamento de campo. OBS: Existe mquina sncrona, chamada de conversor sncrono cujo enrolamento de campo est no estator e o enrolamento de armadura no rotor. Essa configurao menos usual. Toda explicao e modelagem ser baseada na configurao anterior.

Princpio de funcionamento No gerador sncrono, uma corrente dc aplicada ao enrolamento de campo localizado no rotor, a qual produz um campo magntico. O rotor ento acionado por uma mquina primria, produzindo um campo magntico girante no interior da mquina. Este campo girante induzir um conjunto de tenses trifsicas nos enrolamentos do estator.

TIPOS DE ROTOR Os rotores encontrados em mquinas sncronas so de dois tipos: Saliente: nesse tipo de rotor, os plos so projetados para fora da superfcie do rotor. No saliente ou cilndrico: plos magnticos so construdos de forma nivelada com a superfcie do rotor. As figuras ilustram os tipos de rotores:

Rotor com plos salientes

Rotor cilndrico

Estator de um gerador sncrono

Como fornecida a corrente ao enrolamento de campo ? 1. O fornecimento feito de uma fonte externa dc por meio de anis coletores e escovas 2. Fornecimento de potncia dc a partir de uma fonte especial montada diretamente no eixo do gerador sncrono A opo 1 gera muitos problemas para operao da mquina, pois aumentam a quantidade de manuteno. Outro problema a queda de tenso nas escovas.

Em grandes geradores e motores, excitatrizes sem escovas (brushless exciters) so usadas para corrente de campo dc para mquina. Uma excitatriz sem escova um pequeno gerador ac com seu circuito de campo montado no estator e o circuito de armadura montado no rotor. A sada trifsica da excitatriz retificada para corrente contnua, por um circuito retificador trifsico tambm montado no prprio gerador. Isto ento alimenta o circuito de campo principal da mquina.

EXCITATRIZ SEM ESCOVA

Para produzir a excitao de um gerador completamente independente de qualquer fonte de potncia externa, uma pequena excitatriz piloto. Trata-se de um gerador ac com m permanente montado no rotor e um enrolamento trifsico no estator. Ela produz a potncia necessria para o circuito de campo da excitatriz principal. A figura a seguir, apresenta essa configurao.

Gerador com excitatriz piloto

Velocidade de rotao de um gerador sncrono O nome sncrono porque a freqncia eltrica produzida est sincronizada com a velocidade do gerador.

nm P fe 120

Tenso interna gerada A magnitude da tenso induzida por fase no estator :

Ef

2kpkd f

A tenso depende do fluxo, da frequencia ou da velocidade de rotao e da construo da mquina. Reescrevendo de uma forma mais simples:

Ef K

Grfico fluxo x corrente

Circuito equivalente

Diagrama fasorial do gerador sncrono

Potncia e torque em geradores sncronos

Medio dos parmetros do modelo do gerador sncrono 1. Relao entre a corrente de campo e o fluxo 2. Reatncia sncrona 3. A resistncia de armadura Esses parmetros so encontrados a partir de dois testes, denominados de teste de circuito aberto e teste de curto circuito

Caracterstica de circuito aberto

Caracterstica de curto circuito

Procedimentos para o teste de circuito aberto 1. O gerador acionado na velocidade nominal e os terminais permanecem sem carga; 2. A corrente de campo gradualmente aumentada e registra-se o valor da tenso terminal em cada instante 3. Com esta caracterstica possvel achar a tenso terminal para qualquer corrente de campo

Teste de curto circuito 1. Ajusta-se a corrente de campo para zero e os terminais do gerador so ligados entre si; 2. Ento a corrente de linha medida quando a corrente de campo aumenta

Operao isolada do Gerador sncrono 1. Efeito da variao da carga na operao do gerador

Para essa anlise, a velocidade do gerador mantida constante, alm do fluxo do rotor tambm assumido constante.

Ser avaliado primeiro a operao com fator de potncia em atraso. Se mais carga adicionada no mesmo fator de potncia, IA aumenta mas permanece com o mesmo ngulo com respeito a tenso terminal. Ento, a tenso terminal reduzida pois inicialmente consideramos que a tenso interna considerada constante.

V EA jX s IA

Concluses: 1. Se cargas em atraso, ou seja cargas com potncia reativa indutiva (+Q) so adicionadas ao gerador, a tenso terminal decresce de forma significativa 2. Se cargas com fator de potncia unitrio so adicionadas, existe uma pequena reduo na tenso terminal. 3. Se cargas em avano, ou seja cargas com potncia reativa capacitiva (-Q) so adicionadas ao gerador a tenso terminal aumentar.

Como ento feito para que a tenso terminal permanea constante, mesmo com a variao da carga ? 1. Reduzindo a resistncia de campo do gerador aumenta sua corrente de campo. 2. Um aumento na corrente de campo aumenta o fluxo na mquina 3. Um aumento no fluxo aumenta a tenso interna da mquina 4. Um aumento da tenso interna aumenta a tenso terminal do gerador

Operao paralela de geradores sncronos Qual as vantagens da operao em paralelo dos geradores ? 1. Diversos geradores podem suprir uma grande carga 2. Aumento da confiabilidade do sistema de potncia, desde que a falha de um deles no causa a perda de potncia total para a carga 3. Aspectos de manuteno

Quais as condies para a operao em paralelo ?

1. As tenses de linha (rms) dos dois geradores devem ser iguais 2. Os dois geradores devem ter a mesma seqncia de fase 3. Os ngulos de fase de quaisquer duas fases correspondentes devem ser iguais 4. A freqncia do novo gerador deve levemente superior que a freqncia do sistema em operao

Procedimentos para o paralelismo

1. Usando voltmetros, a corrente de campo do novo gerador deve ser ajustada para que sua terminal seja igual a tenso de linha do sistema 2. A seqncia de fase do novo gerador deve ser comparada com a seqncia de fase do sistema j em operao. 2.1. Uma maneira conectar um pequeno motor de induo aos terminais de cada um dos geradores.

Uma forma simples de verificar a seqncia de fase atravs das lmpadas que quando esto em fase, no existe diferena de potencial nos terminais das lmpadas. Existem aparelhos denominados de sincronoscpios cujo objetivo verificar a diferena de fase entre duas fases a. Isto acontece porque, como as freqncias no so exatamente iguais o aparelho mostra uma deflexo no indicador. Ele no fornece nenhuma informao sobre a seqncia de fase.

Operao de geradores em paralelo com um sistema de potncia grande

Quando um gerador conectado em um sistema de potncia, esse sistema geralmente to grande que a operao do gerador no causar efeitos sobre o sistema. Barra infinita um grande sistema de potncia que cuja tenso e freqncia no variam independentemente de quanta potncia est sendo suprida ou consumida pelo sistema.

Das könnte Ihnen auch gefallen