Sie sind auf Seite 1von 16

1) FEPESE - 2013 - DPE-SC - Tcnico Administrativo As correspondncias oficiais precisam, necessariamente, obedecer ao padro culto da linguagem.

Assinale a alternativa que est em acordo com essa afirmao. a) As fichas esto anexas ao processo. b) A razo porque samos da empresa ser esclarecida assim que for possvel. c) Houveram pessoas descontentes com a nova medida adotada naquele setor da empresa. d) Ele adotou aquela medida afim de se tornar popular entre os funcionrios. e) Informamos que foi implantado, aps intensos debates, nova tabela de honorrios mdicos.

Sobre Redao Oficial, analise as afirmativas abaixo: 1. A impessoalidade caracterstica da redao oficial. Isso traz ao texto, necessariamente, a ausncia de impresses individuais de quem comunica e este, ou seja, o emissor, sempre o Servio Pblico. 2. A impessoalidade tambm se faz presente naquele que recebe a comunicao oficial. H duas possibilidades para o receptor: a comunicao pode ser dirigida a um cidado, sempre concebido como pblico, ou a outro rgo pblico. Nos dois casos, temos um destinatrio concebido de forma homognea e impessoal. 3. O padro culto da Lngua Portuguesa obrigatrio na redao oficial. Isso implica o emprego de linguagem rebuscada, de necessrias construes sintticas e figuras de linguagem prprios da lngua literria.

2) FEPESE - 2013 - DPE-SC - Analista Tcnico

4. Os textos oficiais devem ter formalidade e padronizao. Um exemplo dessa caracterstica pode ser observada no trecho a seguir, endereado ao Secretrio de Educao de um Municpio deste Estado: Solicitamos a Vossa Senhoria que emita, o mais rpido possvel, vosso parecer a respeito do incio do ano letivo, para que os alunos no venham a ser prejudicados. 5. O fecho das comunicaes oficiais possui, alm da finalidade bvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatrio. Assim, est correto o seguinte fecho de um memorando cujo emissor um Chefe de Departamento e o receptor o Diretor do respectivo Departamento:

No aguardo de vossa manifestao, Atenciosamente Fulano da Silva Chefe do DAM

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a) So corretas apenas as afirmativas 1 e 2. b) So corretas apenas as afirmativas 1 e 3. c) So corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. d) So corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5. e) So corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

3) FEPESE - 2013 - DPE-SC - Analista Tcnico Considere o seguinte trecho:

A redao oficial no , portanto, necessariamente rida e infensa evoluo da lngua. que sua finalidade bsica comunicar com impessoalidade e mxima clareza impe certos parmetros ao uso que se faz da lngua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalstico, da correspondncia particular, etc. Analisando-o do ponto de vista sinttico, avalie as afirmativas abaixo: 1. Os termos rida e infensa, so complementos nominais do termo redao oficial a quem se referem e com os quais concordam em gnero e nmero. 2. O verbo impor no contexto em que se insere deve ser classificado como transitivo direto e indireto. Os termos certos parmetros e uso que se faz da lngua so seus objetos direto e indireto, respectivamente. 3. A crase presente em evoluo da lngua ganha amparo sinttico na contrao de uma preposio exigida pelo termo infensa e de um artigo que define a palavra evoluo. 4. O termo daquele refere-se expresso uso que se faz da lngua. 5. Em comunicar com impessoalidade, o termo sublinhado adjunto adverbial, j que, quanto predicao verbal, o verbo comunicar intransitivo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a) So corretas apenas as afirmativas 2 e 4. b) So corretas apenas as afirmativas 3 e 5. c) So corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. d) So corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. e) So corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.

4) FEPESE - 2013 - DPE-SC - Tcnico Administrativo Sobre Redao Oficial, relacione as colunas 1 e 2: Coluna 1 1. Ofcio 2. Memorando 3. Respeitosamente 4. Atenciosamente 5. Edital

Coluna 2 ( ) Documento oficial que contm um aviso, uma informao ou uma convocao e que se publica pela imprensa ou se afixa em local pblico. ( ) Documento que circula entre unidades administrativas de um mesmo rgo que podem estar hierarquicamente em um mesmo nvel ou em um nvel diferente. ( ) Fecho empregado para autoridade de hierarquia superior quela do emissor. ( ) Documento que circula entre Agentes Pblicos ou entre um Agente Pblico e um Particular. ( ) Fecho empregado para autoridade de hierarquia inferior ou equivalente quela do emissor.

Assinale a alternativa que indica a sequncia correta, de cima para baixo.


a) 1 3 5 4 2 b) 2 5 1 3 4 c) 2 5 4 1 3 d) 5 2 3 1 4 e) 5 2 4 1 3

5) CONSULPLAN - 2008 - TRE-RS - Tcnico Administrativo A respeito das comunicaes oficiais analise as afirmativas a seguir:
I. Requerimento a solicitao de algo de direito a uma autoridade. II. O ofcio um documento emitido por rgo pblico cujo assunto bem variado: cumprimentos, decises, convites e determinaes. III. O memorando pode ser utilizado pelo servio pblico e pela iniciativa privada, no mbito interno ou externo. Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a) b) c) d) e) I. I e II. III. I, II e III. I e III.

6) FGV - 2008 - Senado Federal - Administrador A respeito das regras para grafia de numerais, com base no Manual de Elaborao de Textos do Senado Federal, analise os itens a seguir. I. No se inicia perodo com algarismo arbico, devendo o nmero ser grafado por extenso, independentemente de ser cardinal ou ordinal. II. Grafam-se por extenso os numerais expressos num nico vocbulo e em algarismos aqueles que exigem mais de uma palavra para serem veiculados. III. Nas datas escritas por extenso, indicam-se o dia e o ano em algarismos arbicos e o ms pelo nome correspondente. Nas abreviadas, os trs elementos so expressos em algarismos arbicos e aparecem separados por hfen ou barra. Assinale: a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se nenhuma afirmativa estiver correta. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

7) CESGRANRIO - 2005 - Petrobrs - Advogado O modo de redao caracterstico dos textos jurdicos tem por objetivo: a) preservar o conhecimento especfico de mediador no julgamento. b) alcanar a maior preciso possvel para ser bem entendido pelo juiz. c) proteger os interesses do cliente, por meio do uso de termos tcnicos. d) convencer o juiz, mediante sua competncia, dos direitos do cliente. e) demonstrar capacidade e conhecimento do pleito que apresenta.

8) CESPE - 2009 - TRE-GO - Tcnico Judicirio - rea Administrativa Desconsiderando o espaamento e supondo que Fulano de Tal seja a assinatura do emissor do documento, assinale a opo correta para o fecho do documento oficial indicado. a) MEMORANDO Aguardando pronto atendimento, despedimo-nos, atenciosamente,

Fulano de Tal

Goinia, 18 de fevereiro de 2009 b) OFCIO Atenciosamente,

Fulano de Tal

Coordenador-Geral Goinia, 18 de fevereiro de 2009 c) PARECER o Parecer. Procuradoria, em 18 de fevereiro de 2009 Procurador-Geral d) ATESTADO Goinia, 18 de fevereiro de 2009

Fulano de Tal

Fulano de Tal Diretor de Pessoal

9) FUMARC - 2011 - Prefeitura de Nova Lima - MG - Procurador Municipal Baseando-se no processo de comunicao, Faraco e Tezza (2010) apontam os seis ingredientes bsicos da comunicao. Leia o fragmento abaixo e preencha adequadamente cada uma das lacunas com os trs ingredientes apropriados ao contexto. Tomemos a situao de comunicao na qual est empenhado um advogado: este profissional (1) ____________ recebe um cliente (2)____________ e escuta-lhe a consulta. Aps entender o fato relatado (3) ___________ resolve aceit-lo. Ambos esto inseridos no processo de comunicao. Assinale a opo que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto:

a)

b)

c)

d)

10) CESPE - 2009 - TRE-GO - Analista Judicirio - rea Judiciria

Para que o trecho de documento acima atenda s normas de redao de documentos oficiais, necessrio a) que a data da portaria seja retirada da identificao, juntamente com a vrgula que a precede, escrevendo-se Gois, 30 de setembro de 2008 no final do documento, imediatamente antes da assinatura e da identificao do signatrio. b) que se escreva com letras iniciais maisculas "pargrafo nico" (l.3), "colendo" (l.5) e "art. 10" (l.3), sendo o ltimo por extenso; com iniciais minsculas o segundo termo de "Desembargador-Presidente" (l.1) e as ocorrncias de "Considerando", exceto a primeira. c) que se retire o pronome tono de "dever-se-o" (l.13), grafando- se devero. d) que se substitua "dar" (l.15) por daro, para atender s regras gramaticais da norma de padro culto.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

A A D D D E A D A

Das könnte Ihnen auch gefallen