Sie sind auf Seite 1von 19

Atendimento Pr- Hospitalar

Define-se atendimento pr-hospitalar como o conjunto de medidas e procedimentos tcnicos que objetivam o suporte de vida vtima. Muitas so as vtimas que tm sido salvas por pessoas que foram treinadas com tcnicas de Reanimao Cardiopulmonar(RCP) e princpios bsicos em atendimento vtimas de trauma; que tm como meta principal: avaliao rpida da cena, avaliao rpida do nvel de conscincia, abertura de vias areas, ventilao artificial, compresso torcica(ABC da vida), desfibrilao semi-automtica (DEA) e o gerenciamento de recursos que venham identificar urgncias (clnicas e traumas)e manter a viabilidade dos rgos vitais, at a chegada da equipe do sistema de urgncia com o atendimento avanado.

Parte 1- Cenrio

ANTES DE INICIAR QUALQUER TIPO DE ATENDIMENTO MDICO DE EMERGNCIA 1 - AVALIE O LOCAL DO ATENDIMENTO E USE PROTEO

Parte 1- Cenrio
Avalie a cena quanto presena de situaes de risco antes de se aproximar da vtima. A sua segurana pessoal o mais importante. Socorrista, s aproxime-se da vtima se a cena estiver segura para voc!

Parte 1- Cenrio
Medidas de Proteo Individual Cuide da sinalizao e isolamento da rea para prevenir acidentes secundrios tais como: em transito, incndio, exploses, tiroteios, choque eltrico, e desabamentos. Use uniformes refletores. obrigatrio o uso de luvas e culos de proteo. Caso o local de socorro oferea riscos que no possam ser neutralizados, remova a vtima para local seguro antes de iniciar qualquer avaliao do paciente. Evite se contaminar por agentes biolgicos, substncias txicas, ou radioativas presentes na superfcie do corpo, sangue e secrees do paciente.

Parte 2- Avaliao do Paciente


A avaliao inicial deve identificar leses que comprometem a vida do paciente e, concomitantemente, estabelecer condutas para a estabilizao dos sinais vitais e tratamento destas anormalidades. CHEQUE A RESPOSTA DA VTIMA Ajoelhe-se ao lado da vtima ao nvel de seus ombros. Estimule-a verbalmente e tocando levemente o ombro para avaliar resposta Pergunte: Voc est me ouvindo? Qualquer resposta da vtima indica a ausncia de PCR - Vtima viva, (siga para o exame secundrio). Em casos de Trauma, CUIDADO com a coluna cervical coloque sua mo na testa, firmando a cabea da vtima contra o cho e cheque a resposta fitando-a nos olhos, para evitar que se vire e, caso no responda proceda movimentao da vtima com cuidado.

Abertura de Vias Areas


Libere vias areas aplicando a tcnica de hiperextenso

do pescoo e protuso mandibular.

Manobra de Extenso da Cabea


A. Posicionar uma das mos sobre a testa e a outra com

os dedos indicador e mdio tocando o mento da vtima; B. Mantendo apoio com a mo sobre a testa, elevar o mento da vtima; C. Simultaneamente, efetuar uma leve extenso do pescoo; D. Fazer todo o movimento de modo a manter a boca da vtima aberta.

B- Boa Ventilao
Aps as manobras de abertura de vias areas, o socorrista dever checar a ventilao. Caso a vtima esteja respirando de forma anormal, o socorrista dever realizar duas ventilaes. A quantidade de ar a ser insuflada para dentro da vtima, deve ser apenas o suficiente para mover o trax, com durao de 1 segundo cada uma; Se houver dificuldade para ventilar a vtima, reposicione a cabea e tente ventilar novamente (faa isso j reavaliando se a entrada de ar est livre); se o trax no se expandir, iniciar imediatamente as compresses torcicas. Mas se a vtima respira normalmente, o socorrista dever atentar para manter as VA abertas, permanecendo com a mo na testa/queixo da vtima e oferecer oxignio suplementar, atravs do uso de mscara facial com reservatrio de oxignio.

A manuteno das vias areas o grande diferencial que o socorrista (bsico) pode fazer no atendimento pr-hospitalar, pois a obstruo de vias areas (hipxia) uma importante causa de bitos que poderia ser evitada, se os devidos cuidados fossem implementados em conjunto com os equipamentos apropriados.

C- Circulao
Procure sentir o pulso, verificando na artria cartida se for adulto ou criana, em caso de beb verifique o pulso na artria braquial. Procure por sangramentos graves observando todo o corpo da vtima. Procure por sinais de sangue nas roupas ou no cho.

D- Avaliao Neurolgica
Escala de Coma de Glasgow

Nvel de Conscincia
AVDI
A: Acordado; V: Responde a estmulos verbais;

D: Responde a estmulos dolorosos;


I: Inconsciente.

Na Criana

O atendimento inicial da criana politraumatizada obedece a sequencia "ABCDE", segundo rotina do curso Suporte Avanado de Vida em Pediatria, da American Heart Association.

Na Criana
A - VIAS AREAS A criana apresenta diferenas anatmicas quando comparadas ao adulto, que tornam mais difceis a manuteno das vias areas permeveis e a intubao traqueal. As vias areas so facilmente obstrudas por corpos estranhos como sangue, muco e fragmentos de dente, e devem ser limpas e aspiradas com cuidado, eventualmente com pinas adequadas. Para a abertura e manuteno de vias areas, a posio ideal a extenso moderada do pescoo, mantendo a coluna cervical alinhada, com uso de coxim posterior na regio interescapular (2 a 3 cm), deixando-a em "posio de cheirar". A hiperextenso ocasionar compresso das vias areas, que so mais flexveis na criana. Quanto menor a criana, menor deve ser a extenso.

Na Criana
B BOA VENTILAO (RESPIRAO) A efetividade da ventilao e oxigenao deve ser continuamente avaliada, observando-se expansibilidade simtrica e ausncia de cianose. A regio axilar tima rea de ausculta para verificar a ventilao pulmonar na criana. Lembrar que a freqncia respiratria nela maior que no adulto. Ofertar oxignio suplementar sob mscara - 10 a 12 litros/minuto. Usar ressuscitador infantil para prevenir barotrauma (os pulmes so pequenos, sensveis e sujeitos a leses se insuflados demais). A quantidade de ar a ser insuflada a suficiente para demonstrar expansibilidade pulmonar bilateral.

No Idoso

Os idosos apresentam particularidades que necessitam ser consideradas no momento do atendimento pr-hospitalar.

No Idoso
A- VIAS AREAS A manuteno da via area prvia significa que prteses, secrees orgnicas e a prpria lngua, no devem impedir o fluxo de ar. Deve-se ficar atento, pois no paciente idoso o reflexo de vmito est diminudo, tornando-o vulnervel aspirao de fluidos, alimentos ou de outros objetos slidos, o que pode ser fatal. O paciente geritrico frequentemente usa prteses dentrias, portanto a cavidade oral deve ser examinada em busca de algum corpo ou substncia estranha que esteja obstruindo a via area, e que dever ser removida nessa etapa do atendimento de emergncia. Algumas manobras empregadas para tornar as vias areas prveas podem produzir ou agravar uma leso de coluna cervical. Por esse motivo, essencial que durante todos estes procedimentos seja mantida a imobilizao e o alinhamento da coluna cervical.

No Idoso
B BOA VENTILAO (RESPIRAO) Aps a abertura da via area, deve-se realizar a avaliao da respirao com a exposio do trax, avaliando simetria, expansibilidade, frequncia e realizando ausculta, palpao e percusso. A dispnia e a hipxia so eventos que podem estar presentes no idoso, sem que tenha ocorrido um trauma de trax , porm seu tratamento deve ser institudo imediatamente com oxignio suplementar.

Das könnte Ihnen auch gefallen