Sie sind auf Seite 1von 21

As Instituies Sociais

A Famlia, a Escola, a Religio e o Estado: papis como Instituies Socializadoras

* A viso marxista. * A viso durkaimiana. * A viso weberiana.

A INSTITUIO SOCIAL
Caractersticas bsicas de toda Instituio Social: - Ter fora ou poder: impor padres; - Aceitao: autoridade moral; - Perenidade: durao no tempo; - Procedimentos padronizados: regras; - Objetividade: legtima; - Exterioridade: realidade prpria.

MARX e sua viso das Instituies


A poltica burguesa e suas estruturas (Estado moderno, partidos, parlamento, voto, jornais, escolas,etc.),segundo Marx, no passam de instrumentos de dominao e a democracia burguesa, por sua vez, no passa de uma encenao teatral para fingir que h liberdade e participao efetiva e legalmente igualitria para todos.

Na verdade, tudo decidido pelas elites burguesas da economia e da poltica, com apoio das foras armadas. Sempre longe do povo, nos bastidores, etc. Os governos so pouco mais do que comits executivos da burguesia e seus interesses como diz literalmente em O Manifesto Comunista.

DURKHEIM e as Instituies
Educao para construir conscincia social, superar a si mesmo(Socializar). algo moralizador e no apenas para ensinar coisas tcnicas para o trabalho. Serve para refletir sobre que tipo de cidado os alunos esto se tornando dentro do organismo social. As Instituies devem ser fortes a fim de manter a ordem e propiciar o progresso.

COESO, SOLIDARIEDADE E CONSCINCIA Por que os homens vivem em sociedade e lutam contra a desagregao social? A solidariedade (social), diviso do trabalho (social) e conscincia (social). Quer dizer, fora do social/coletivo no somos nada. Existem dois tipos de conscincia: a) Individual/pessoal: (fcil de entender pela psicologia, etc.); b) Social/coletiva: a dos grupos que fazemos parte (religio, famlia, escolas/universidades, tradies nacionais/regionais/locais, profisses, partidos, organizaes sociais diversas, etc.).

A entra a SOLIDARIEDADE ... A diviso do trabalho social (ou seja, cada um na sua especialidade ou profisso/tarefa social) crescente no mundo contemporneo. Isso faz com que conscincia individual prevalea sobre a conscincia social. Da a impresso de desagregao e confuso social. O individualismo...

O CORPO COLETIVO: O ORGANISMO

Mas, por outro lado, cria uma grande interdependncia entre os homens as partes individuais. Ningum vive sem o outro, so dessemelhantes que se completam formando o todo social ou coletivo.

A diviso do trabalho social ocorre em todas as reas, criando esta interdependncia e solidariedade, que pode ser de dois tipos: a)Mecnica: o indivduo segue o coletivo. b)Orgnica: diviso das funes ou trabalho. O CORPORATIVISMO
O futuro ser de uma sociedade baseada nas profisses, mas solidria e coesa. E a poltica, igualmente, deve ser baseada no corporativismo. Isso envolve riscos...

WEBER e as Instituies
A racionalizao do mundo crescente em todas as reas. A burocracia toma conta de todas as instituies governo, escola, religio, (...). Os burocratas so profissionais da impessoalidade, seguem regras e da vem seu poder.

Professor do tipo tradicional, por exemplo, burocrata da educao distribui programa de disciplina, ministra aulas, impe avaliaes, distribui notas e aprova (ou no) alunos um poder institudo, burocrtico, dominao racional legal, como diz Weber e, por isso, mais desencantado.

"Nossa juventude adora o luxo, mal-educada, caoa da autoridade e no tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje so verdadeiros tiranos. Eles no se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e so simplesmente maus."

"No tenho mais nenhuma esperana no futuro do nosso pas se a juventude de hoje tomar o poder amanh, porque essa juventude insuportvel e desenfreada. simplesmente horrvel."

"Nosso mundo atingiu seu ponto crtico. Os filhos no ouvem mais seus pais.O fim do mundo no pode estar muito longe."

"Essa juventude est estragada at o fundo do corao. Os jovens so malfeitores e preguiosos. Eles jamais sero como a juventude de antigamente. A juventude de hoje no ser capaz de manter a nossa cultura."

Vocs jovens, se vem assim? Seus pais so rebeldes? Esto felizes com o mundo? Mudariam algo, se possvel?

"Nossa juventude adora o luxo, maleducada, caoa da autoridade e no tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje so verdadeiros tiranos. Eles no se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e so simplesmente maus. Scrates (470-399 a.C.)

"No tenho mais nenhuma esperana no futuro do nosso pas se a juventude de hoje tomar o poder amanh, porque essa juventude insuportvel e ainda desenfreada. simplesmente horrvel. Hesodo (720 a.C.)

"Nosso mundo atingiu seu ponto crtico. Os filhos no ouvem mais seus pais.O fim do mundo no pode estar muito longe."
Sacerdote oriental (2.000 a.C.)

"Essa juventude est estragada at o fundo do corao. Os jovens so malfeitores e preguiosos. Eles jamais sero como a juventude de antigamente. A juventude de hoje no ser capaz de manter a nossa cultura.
Escrita em um vaso de argila descoberto nas runas da Babilnia (Atual Bagd). Tem mais de 4.000 anos.

O que a juventude representa


A Juventude representa a transio; A guarda dos valores da gerao anterior; A perenidade da Sociedade; O rompimento de paradigmas; O valor das Instituies ticas e morais:
Para

frente, custe o que custar

Das könnte Ihnen auch gefallen