Sie sind auf Seite 1von 10

O Campo da educao popular

Pensar a educao popular como "campo"


Identificar agentes sociais a alocados
Relaes a presentes Recuperar a gnese de conceitos Os esquemas de percepo e prticas a presentes

Identificar continuidades e descontinuidades


Pistas para se auto localizar no campo

Campo indica um caminho


que considera: por um lado, as estruturas objetivas existentes no mundo social, independentes da vontade dos agentes e capazes de orientar ou coagir suas prticas e representaes; por outro, a gnese social dos esquemas de percepo, pensamento e ao, constitutivos do habitus e das estruturas sociais, em particular dos campos e grupos (1990:149).

Posturas a respeito da educao pOpular


uma espcie de derivao ou desvio ideolgico da pedagogia; diversificada e efmera experincia, ocorrida marginalmente no Brasil e outros cenrios da Amrica Latina, no comeo dos anos 60.

Reconhecimento de uma relevante importncia cultural para a educao popular, estando mais situada no campo dos movimentos sociais do que da educao, tal como entendida pelos educadores acadmicos.

fenmeno situado e datado na histria da educao de alguns pases da Amrica Latina, tendo o Brasil como foco de origem; limitada experincias efmeras de uma alfabetizao Popular; proposta frgil e idealizada de conscientizao e de mobilizao popular.
como uma histria mais fecunda e notvel, sendo que os acontecimentos entre 1960 e 1970 constituem seu momento mais notvel; foi e prossegue sendo a sequencia de idias e propostas de um estilo de educao em que tais vnculos so restabelecidos em diferentes momentos da histria; o foco de sua vocao um compromisso de ida e volta nas relaes pedaggicas de teor poltico, realizadas atravs de um trabalho cultural direcionado aos sujeitos das classes populares, compreendidos como protagonistas emergentes de um processo.

Situaes Importantes em nossa histria que devem ser consideradas como alternativa de projeto cultural atravs da educao popular, ou pelo menos se aproximaM dela:

Escolas anarquistas de e para trabalhadores A luta pela escola pbica no pas A educao Popular como cultura popular dos anos 60 Proposta de educao Pblica das autodenominadas administraes populares e de governos municipais e estaduais atualmente no pas.

Nome Educao Popular empregado pela primeira vez no Brasil no contexto dos movimentos de democratizao da cultura laica e religiosa, e do ensino pblico no Brasil: em cidades do interior de So Paulo, formaram-se Comits Pr Liberdade de Conscincia.
Educao Popular aparece articulada a um projeto de Estado, que faz a crtica ao liberalismo oligrquico

Anos 60: propostas e iniciativas concretas do que veio a ser chamado educao popular, que no se originaram de uma fonte social nica o estado ou a sociedade civil- mas de um espao amplo e polissmico de germinao de idias e aes, livre de uma poltica ou ideologia centralizadora; havia uma marcada inteno de comprometer o governo nacional com um novo modelo de educao.

Marcada pela crtica de teor ideolgico feito educao vigente, vinda de dentro e de fora da universidade. Mobilizao que pretendia criticar as condies sociais de produo cultural em vigncia: a chamada crtica social da cultura. Mobilizao que exigia a criao de experincias imediatas em nome da outra cultura, pronunciada ora no singular, ora no plural; nela o popular se constitui como palavra chave. Repensar a questo desde um ponto de vista de classe, j que em uma sociedade classista toda a ao cultural e todo sistema pedaggico, de um modo ou de outro, esto sempre reproduzindo este ponto de vista.

Das könnte Ihnen auch gefallen