Sie sind auf Seite 1von 37

CONCEITOS DESENVOLVIMENTO PSIQUICO E MORAL PSICOPATOLOGIA O ADOLESCENTE E A LEI

Uma travessia das aparncias, em que o sujeito abandona determinadas identificaes imaginrias para partir em sua aventura do outro lado da ponte. A adolescncia um processo de transio entre a infncia e a vida adulta, durante a qual o jovem v o seu corpo transformar-se, estrutura a sua personalidade, redefine valores e conceitos, busca novos relacionamentos e autonomia. Este processo envolve aspectos biolgicos, psicolgicos e sociais.

No Estatuto da Criana e do Adolescente a separao entre criana e adolescente se funda to somente no aspecto ligado a idade, no se levando em considerao o psicolgico e o social. Dessa forma, ficou assim definido como criana a pessoa que tem 12 anos incompletos e o adolescente o que se encontra na faixa etria dos 12 aos 18 anos de idade. Para a OMS, a adolescncia compreende a faixa etria que vai dos 10 aos 19 anos. Caracteriza-se por mudanas fsicas aceleradas e caractersticas da puberdade, diferentes do crescimento e desenvolvimento que ocorrem em ritmo constante na infncia. Essas alteraes surgem influenciadas por fatores hereditrios, ambientais, nutricionais e psicolgicos

sofre fortes influncias dos aspectos individuais, da sociedade e da poca

componente biolgico das transformaes tpicas da adolescncia, e suas caractersticas, desencadeadas por processos hormonais, so iguais em todos os indivduos

Construo scio-histrica, cultural e relacional. Fruto de construes e significaes sociais em contextos histricos e sociedades determinadas, em processo de permanente mudana e ressignificao.
Idia de Adolescncia = Sujeito Psquico Idia de Juventude = Sujeito Social

No existe uma s forma de ser jovem:


GENERALIDADE: a juventude na universalidade PARTICULARIDADE: Cada grupo de jovens

SINGULARIDADE: sujeito / cada um

Erik Erikson = Oito idades do homem


FASE IDADE

Infncia (4 idades) Adolescncia ( 1 idade) Adulto (2 idades)

0 12 anos 12 -20 anos


Jovem 20 30 a Adulto 30 60 a

Identidade Criana Crise da Identidade Identidade Adulta

Velhice ( 1 idade)

+ 60 anos

Identidade Adulta

o reconhecimento por parte do indivduo de que um ser nico, distinto de todos os demais, com caractersticas exclusivas. A consolidao desta identidade um processo longo e exige elaborados processos. O jovem busca modelos para tentar moldar as suas prprias caractersticas. Assume grande importncia o papel dos dolos, que vo modificando-se conforme a evoluo do processo de adolescncia. Cabe sociedade uma adequada escolha destes dolos a serem oferecidos juventude.

"De seu quarto de criana, o menino comea a vislumbrar o mundo exterior e no pode deixar de fazer descobertas que solapam a alta opinio original que tinha sobre o pai e que apressam o desligamento de seu primeiro ideal. Descobre que o pai no o mais poderoso, sbio e rico dos seres; fica insatisfeito com ele, aprende a criticlo, a avaliar o seu lugar na sociedade; e ento, em regra, faz com que ele pague pesadamente pelo desapontamento que lhe causou" (Freud, [1914]1974: 288).

Anomia - no existem normas ou regras, o comportamento egocntrico e anrquico; Heteronomia - quando h um respeito s regras ditadas pelas figuras de autoridade, predomina o respeito unilateral, o realismo moral quando julgam as aes pelos seus efeitos e no pelas suas causas, sem considerar as intenes; e a responsabilidade objetiva quando a quantidade do prejuzo ou a gravidade da mentira determinam a gravidade da ao;
Autonomia - quando h o respeito mtuo, capacidade de cooperao, sentimentos de reciprocidade e responsabilidade subjetiva. Ao mesmo tempo em que se torna capaz de raciocinar sobre hipteses, ultrapassando as fronteiras do real, o adolescente realiza a descoberta afetiva de que existe uma coletividade mais geral, que tem seus prprios valores, distintos daqueles do eu, da famlia e das realidades visveis ou concretas.

Abuso de substncias - drogas lcitas, drogas ilcitas e medicamentos; Transtornos internalizantes: manifestos em sofrimento emocional e cognitivo depresso, ansiedade e fobia - e Transtornos externalizantes: tambm conhecidos como atuao, manifestos em problemas comportamentais - delinqncia, agresso anti-social, evaso escolar.

Distinguir entre experimentao ocasional e padres persistentes de comportamento desadaptativo (por exemplo, lcool); Distinguir entre problemas que tem sua origem e incio na adolescncia daqueles que tem sua origem em perodos anteriores do desenvolvimento (por exemplo, transtornos de humor); Muitos dos problemas experimentados pelos adolescentes so relativamente transitrios em sua natureza e so resolvidos no incio da vida adulta, em sua maioria, com poucas repercusses a longo prazo (por exemplo, abuso de substncias) e Os problemas de comportamento durante a adolescncia virtualmente no so conseqncias diretas da passagem pelas mudanas normativas da prpria adolescncia (por exemplo, depresso).

Imprio = preocupao com as crianas abandonadas, que vagavam pelas ruas das grandes cidades, sendo desvalido o termo mais comum para nomear esta populao (1875, criou-se o Asylo de Meninos Desvalidos). No sculo XX, os asilos para crianas e adolescentes se transformaram em reformatrios, institutos, escolas premonitrias e correcionais.

O Congresso de Budapeste (1905), que tratou do tema dos menores, classificou da seguinte forma os carentes de proteo e de assistncia social:
a) menores fsica e moralmente abandonados, ainda inocentes; b) menores fsica e moralmente abandonados, j viciosos e c) menores delinqentes

1923 = ano da regulamentao do decreto que criou o Servio de Proteo Infncia Abandonada e Delinqente e da criao da Liga Brasileira de Higiene Mental

Abordagem da infncia e da juventude no que concerne, principalmente, ao aspecto penal, girando em torno do problema da delinqncia, mesmo que aborde outros pontos. O menor, de um ou outro sexo, abandonado ou delinqente, que tiver menos de 18 anos.... Nesta lei, menor nomeia um determinado sujeito cujas caractersticas principais so incluir-se numa faixa etria, pertencer a qualquer um dos sexos e estar abandonado ou ser delinqente.

Os menores abandonados so divididos em, basicamente, trs categorias: 1) aqueles que sofrem com a ausncia ou a incapacidade dos pais para proverem os meios de subsistncia; 2) aqueles que so vtimas de maus tratos, crueldades ou explorao e 3) os que esto tendo ou podem vir a ter problemas com relao moralidade e aos bons costumes.

A soluo para o problema do comportamento delinquente o isolamento, no punitivo, mas educativo. os menores devem ser submetidos a regime disciplinar e educativo em vez de penitencirio (art. 87). Justifica-se por serem os menores indivduos em formao (fsica e moral) e, portanto, em geral, frutos de determinaes sociais. Isolados do ambiente pernicioso, podem ser reeducados.

Cdigo definiu que


o menor de 14 anos (...) no ser submetido a processo penal de espcie alguma (art. 68), podendo sofrer encaminhamentos diversos conforme for considerado: alienado, deficiente mental, epilptico, surdo-mudo, cego, abandonado, pervertido ou nenhum deles. Incluem-se entre os encaminhamentos desde a advertncia at a colocao em asilo, casa de educao ou escola de preservao.

Esse Cdigo vigorou no pas durante 52 anos, passou por algumas alteraes, porm sem ser modificado em seu carter higienista e repressor. Foi suprimido e substitudo pela lei n 6.697/1979, com a justificativa de que ele no mais condizia com o perodo poltico e social do pas.

Objetivo = assistncia, proteo e vigilncia a menores menores de 18 anos e entre 18 e 21, nos casos expressos em lei (art. 1) como:
I privado de condies scio econmicas; II vtima de maus-tratos; III perigo moral; IV privado dos pais ou responsveis; V desvio de conduta; VI autor de infrao penal.

Os menores deixariam de ser titulados de acordo com a sua situao de carente, delinquente, abandonado, e outras caracterizaes, passariam a enquadrar o grupo dos menores em situao irregular Todas as medidas descritas na lei poderiam ser aplicadas a todo menor de 18 anos que fosse julgado em situao irregular, independente do motivo pelo qual estava sendo enquadrado na nova legislao.

Substituio do enfoque correcionalrepressivo pelo enfoque assistencialista, que seria dado atravs da Fundao Nacional para o Bem Estar do Menor (FUNABEM). Busca-se com isso que o menor no seja mais visto como uma ameaa social, mas sim como uma pessoa carente e a falta de capacidade das famlias em manterem seus filhos passando para o Estado a idia de tutor e defensor da sociedade.

A criao da Fundao Nacional do Bem-Estar do Menor, em substituio ao Servio de Assistncia a Menores, representou um marco importante na histria das polticas pblicas em relao ao problema do menor no Brasil. A Funabem era vinculada ao Ministrio da Justia e Negcios Interiores e tinha um discurso institucional que aprofundava diretrizes j presentes no Cdigo de 1927.

A FUNABEM criada para conter o avano da marginalidade infanto-juvenil, mas com um verniz de modernidade no atendimento. O novo enfoque assistencialista de atendimento coloca para a criana e o adolescente pobres o feixe de carncias bio-psico-scio-culturais

formular e implantar a poltica nacional do bem-

estar do menor mediante o estudo do problema e planejamento das solues, e a orientao, coordenao e fiscalizao das entidades que executem essa poltica. dar poltica do bem-estar do menor uma diretriz de acordo com a realidade do momento. atualizar os mtodos de educao e reeducao de menores abandonados, infratores ou portadores de graves problemas de conduta adotar meios tendentes a prevenir ou corrigir as causas do desajustamento

A FUNABEM foi saldada como a guardi da criana por reforar a obrigao moral da famlia, por reformular o SAM Servio de Assistncia ao Menor e por defender a Declarao da ONU sobre os direitos da criana, declarao firmada em 1959. O marketing da FUNABEM era colocar a criana e a famlia como vtimas da pobreza, mas que essa situao miservel encarnava uma doena social

Pela Doutrina de Proteo Integral:


a criana e o adolescente, por suas caractersticas peculiares de pessoas em desenvolvimento, tm o direito proteo integral da famlia, sociedade e Estado. o segmento infanto-juvenil tem garantias jurdicas que asseguram os seus direitos e adotam as medidas de proteo e as medidas scio educativas, como substituio do carter repressivo e punitivo da Doutrina da Situao Irregular.

ALTERAES:
a) Municipalizao da poltica de ateno direta;
b) Eliminao de formas coercitivas de internao,por motivos relativos ao desamparo social, na medida em que suprime a figura da situao irregular. Neste sentido, a privao de liberdade s aceita nos casos de flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judicial competente;

c) Participao paritria e deliberativa do governo- sociedade civil, assegurada pela existncia de Conselhos de Direitos da Criana e do adolescente, nos trs nveis da organizao poltica e administrativa do pas: federal, estadual e municipal; d) Hierarquizao da funo judicial, transferindo aos conselhos tutelares, de atuao exclusiva no mbito municipal, tudo o que for relativo ateno de casos no vinculados ao mbito da infrao penal, nem a decises relevantes passveis de produzir alteraes importantes na condio jurdica da criana ou do adolescente.

ECA traz uma proposta de ateno incondicional s crianas e adolescentes, definindo dois eixos de interveno, a saber: 1 eixo - Medida Protetiva para situaes de risco pessoal e social; e 2 eixo Medida Socioeducativa para situaes de prtica de atos infracionais.

Medidas protetivas / Art. 101

encaminhamento aos pais ou responsvel, mediante termo de responsabilidade; orientao, apoio e acompanhamento temporrios; matrcula e freqncia obrigatria em estabelecimento oficial de ensino fundamental; incluso em programa comunitrio ou oficial de auxlio famlia, criana e ao adolescente; requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento a alcolatras e toxicmanos; abrigo em entidade; colocao em famlia substituta.

Medidas socioeducativas / Art. 112


advertncia; obrigao de reparar o dano; prestao de servios comunidade; liberdade assistida; insero em regime de semiliberdade; internao em estabelecimento educacional; qualquer uma das previstas no art. 101 I a VI

Os adolescentes na sociedade contempornea so tidos como pessoas difceis de serem compreendidos e na maioria das vezes so estigmatizados como foco de grandes problemas sociais. Os adolescentes devem ser compreendidos primeiramente como reflexo da cultura e sociedade na qual esto inseridos e tambm que estes atravessam um processo de desenvolvimento psquico, considerados os fatores principais que o constituem: suas emoes, afetos e desejos.

O Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei Federal 8.069/90, define por ato infracional a conduta descrita como crime ou contraveno penal praticada por criana ou adolescente. A sano aplicada ao adolescente autor de ato infracional no idntica quela sofrida pela pessoa imputvel maior de 18 (dezoito) anos de idade. O tratamento estatal diferenciado porque o adolescente que ainda est formando sua personalidade merece, obviamente, cuidados especiais, sobretudo para desviar-se da senda da marginalidade.

Muito embora existam fatores sociais, polticos e econmicos atravessando a problemtica da violncia e juventude, o estigma, mecanismo de controle social por ns produzido e perpetuado (mesmo que de maneira inconsciente) nos torna incapazes de enxergar cada um dos atores deste trgico cenrio em suas historicidades, singularidades. Em outras palavras, enxergamos a arma e no o sujeito que a aponta contra ns.

Das könnte Ihnen auch gefallen