Sie sind auf Seite 1von 39

HIGIENE DO TRABALHO

O MESTRE TEM A RESPONSABILIDADE DE FAZER COM QUE O ALUNO DESCUBRA, NO O CAMINHO PROPRIAMENTE DITO, MAS AS VIAS DE ACESSO A ESSE CAMINHO, QUE DEVEM CONDUZIR META LTIMA. DEVE-SE TER EM MENTE QUE NO H NADA MAIS DIFCIL DE EXECUTAR, NEM PROCESSO MAIS DUVIDOSO, NEM MAIS PERIGOSO DE CONDUZIR, DO QUE INICIAR UMA NOVA ORDEM DE COISAS.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR

Definio Calor pode ser definido como energia em trnsito decorrente da diferena de temperatura entre dois corpos. O trabalho em ambiente expostos a altas temperaturas acarretam no homem as seguintes conseqncias: Fadiga; Queda de rendimento; Erros de percepo; Perturbaes psicolgicas.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Mecanismo de Transferncia de Calor Conduo - Quando os dois corpos em temperatura diferentes so colocados em contato, haver um fluxo de calor do corpo com temperatura maior para o de temperatura menor. Este fluxo torna-se nulo, no momento em que as temperaturas dos dois corpos se igualam. Conduo-conveco - A troca trmica se processa como no caso anterior somente que, neste caso, pelo menos um dos corpos um fludo. Desta forma, a transio do calor entre dois corpos provocar a movimentao do fludo. Consideramos um corpo slido "A" com temperatura tA e um gs "B" com temperatura tB Nos dois casos ocorrer a troca trmica. tA>tB ou tA < tB. Se tA>tB o corpo "A" perde calor para a camada mais prximo do gs "B"; esta se aquece e sofre um deslocamento ascendente, sendo, em seguida, substituda por outra camada de gs menos aquecida. Se tA<tB, o corpo "A" ganha calor da camada mais prxima do gs "B"; esta se esfria, sofrendo um deslocamento descendente, sendo, em seguida, substituda por outra camada de gs aquecida. Em ambos os casos observa-se o aparecimento de uma movimentao natural do gs.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR
Radiao - Quando dois corpos se encontram em temperaturas diferentes, haver uma transferncia de calor, por emisso de radiao infravermelha, do corpo com temperatura maior para o corpo com temperatura menor. Este fenmeno ocorre, mesmo no havendo um meio de propagao entre eles. O calor transmitido atravs deste mecanismo denominado calor radiante. Evaporao - Um lquido que envolve um slido em uma determinada temperatura transforma-se em vapor, passando para o meio ambiente. Este fenmeno, denominado evaporao, funo da quantidade de vapor j existente no meio e da velocidade do ar na superfcie do slido. Considerando-se que a presso de vapor no meio se mantm constante, para que um lquido passe a vapor, no processo de evaporao, necessrio que o mesmo absorva calor. No caso citado, o lquido retira calor do slido para passar a vapor. Concluindo, pode-se afirmar que o slido perdeu calor para o meio ambiente, pelo mecanismo de evaporao.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR
Trocas Trmicas no Organismo Humano O equilbrio trmico do corpo humano mantido atravs de mecanismo de ganho e perda de calor, relacionados pela seguinte expresso matemtica: M C R - E = S, ou S = M C R E onde: M= produo metablica de calor. C= calor ganho ou perdido por conveco. R= calor ganho ou perdido por radiao. E= calor perdido por evaporao. S= calor acumulado no organismo (sobrecarga trmica). Diferenas entre conforto trmico e sobrecarga trmica Tecnicamente no h um limite especfico para se estabelecer diferena entre as duas situaes.

HIGIENE DO TRABALHO CALOR


Conceito legal de conforto trmico A caracterizao de conforto trmico estabelecida pela N R-17 Ergonomia Portaria 3214/MTE. Condies ambientais de trabalho Devem estar adequadas s caractersticas psico-fisiolgicas dos trabalhadores e natureza do trabalho a ser executado. Nos locais de trabalho onde so executadas atividades que exijam solicitao intelectual e ateno constante, tais como: salas de controle, laboratrios, escritrios, salas de desenvolvimento ou anlise de projetos, dentre outros, so recomendadas as seguintes condies de conforto: a) Nveis de rudo de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO. b) ndice de temperatura efetiva entre 20 e 23C. c)Velocidade do ar no superior a 0,75 m/s. d)A umidade relativa do ar no inferior a 40% (quarenta por cento).

HIGIENE DO TRABALHO CALOR


A avaliao de sobrecarga trmica estabelecida pelo anexo n 3 da NR-15 Principais efeitos no organismo da Sobrecarga Trmica Exposio a altas temperaturas A transmisso de calor ocorre no sentido ambiente-corpo. O organismo tende a aumentar a temperatura interna resultando num processo chamado hipertemia. Para evitar esse processo ocorrem os seguintes mecanismos: Vasodilatao sangunea Ativao das glndulas sudorparas (sudorese) Aumento da circulao sangunea perifrica Troca eletroltica de suor Morte por falha cardaca quando a temperatura retal for superior a 41,7C.

HIGIENE DO TRABALHO CALOR


Conseqncias da hipertemia: Transtornos sistemticos Cimbra por calor Esgotamento (Exausto do calor) Desalinizao (perda de ons de sdio) Deficincia circulatria Desidratao Choque Trmico Transtornos na pele Erupes Queimaduras (por radiao ultravioleta) Transtornos psiconeurticos

HIGIENE DO TRABALHO CALOR


Avaliao de Calor A avaliao de calor baseada nas medies dos parmetros que influenciam diretamente na quantificao da sobrecarga trmica. So eles: Temperatura do ar Umidade relativa do ar Velocidade do ar Calor radiante Atividade exercida Temperatura do ar A quantidade de calor ganha ou perdida pelo corpo humano proporcional a diferena de temperatura entre o ambiente e o homem.

HIGIENE DO TRABALHO CALOR


Avaliao Deve ser medida com termmetro de mercrio comum, mas de funcionamento confivel, permitindo leituras at 1/10 de grau Celsius. A leitura feita quando o termmetro est estabilizado. O contato com fontes radiantes, podem falsear os resultados, pois o bulbo do termmetro um elemento sensvel a absoro de radiao.

Para uma leitura correta necessrio a) Utilizar um termmetro bem calibrado. b) Esperar o tempo necessrio para que a coluna se estabilize ou criar uma corrente de ar ao redor do bulbo.

HIGIENE DO TRABALHO

CALOR
Umidade Relativa Umidade o conceito relacionado a quantidade de vapor d'gua adsorvida no ar. Em % a razo entre a quantidade de umidade de ar do ar e a quantidade mxima que ele pode conter na mesma temperatura. Umidade Relativa do ar Este parmetro influencia a troca trmica entre o organismo e ambiente atravs da evaporao. Avaliao Utilizam-se dois termmetros de bulbo, sendo que um deles tem o bulbo recoberto de um tecido de algodo limpo, que se mantm embebido em gua destilada (termmetro de bulbo mido) e o outro idntico ao de medio da temperatura do ar (termmetro de bulbo seco). Os valores obtidos so transferidos para a carta psicromtrica (diagrama que simplifica o estudo das propriedades do ar) e o resultado ser a umidade relativa do ar.

HIGIENE DO TRABALHO

CALOR
Velocidade do ar A variao de velocidade do ar implica num aumento do potencial da troca trmica. No mecanismo da evaporao, a movimentao do ar prximo superfcie do corpo implica numa sucesso de estgios de equilbrio entre a pele e o ambiente. Avaliao A avaliao feita principalmente com o auxlio de aparelhos denominados anemmetros ou termoanemmetros.

HIGIENE DO TRABALHO CALOR


Calor

Radiante uma varivel que influi de forma significativa no processo de sobrecarga trmica quando no ambiente a ser avaliado, h a presena de fontes de radiao que emitem considervel quantidade de energia no espectro infravermelho. Avaliao A avaliao realizada com o auxlio de um equipamento denominado termmetro de globo. O termmetro de globo consiste de uma esfera ca de cobre com aproximadamente 15 cm de dimetro e 1 mm de espessura pintado em preto fosco e um termmetro comum de bulbo ou termopar localizado no centro do globo. O globo absorve calor que transmitido ao termmetro interno por conveco. As leituras devem ser iniciadas aps 30 minutos de estabilizao.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR

Atividade Exercida A quantidade de calor produzida pelo organismo proporcional atividade executada. Na literatura encontram-se vrias correlaes entre atividades e carga trmica geral, entretanto para efeito de clculo considera-se a tabela do anexo 3 da NR-15.

ndices utilizados nas avaliaes Os ndices tratam de correlacionar de acordo com a natureza da exposio as variveis que influem nas trocas entre o indivduo e o ambiente e dimensiona a magnitude do risco. ndices mais utilizados em HI: T.E. - Temperatura efetiva T.E.c. - Temperatura efetiva corrigida I.B.U.T.G .- ndice de bulbo mido termmetro de globo I.S.T. - ndice de sobrecarga trmica.

HIGIENE DO TRABALHO

CALOR
Todos os ndices tratam de estabelecer os limites entre quais o intercmbio trmico entre o organismo e o meio ambiente externo, no suponha perigo ou risco para as pessoas. O ndice T.E. e T.E.c. so apropriados somente para a avaliao de conforto trmico pois no consideram o tipo de atividade e o I.B.U.T.G e o I.S.T so usados para avaliaes de sobrecarga trmica.

A legislao brasileira atravs da Portaria 3214 estabelece o ndice de Bulbo mido - Termmetro de Globo para avaliao de exposio ao calor. Este ndice baseado na ponderao fracionada das temperaturas de globo, bulbo mido e bulbo seco.

HIGIENE DO TRABALHO

CALOR
A equao para o clculo do ndice, varia em funo da presena, ou no de carga solar no momento da medio. Ambientes internos ou externos sem carga solar: IBUTG = 0,7 Tbn + 0,3 Tg Ambientes externos com carga solar: IBUTG = 0,7 Tbn + 0,2 Tg + 0,1 Tbs tbn -- temperatura de bulbo mido natural tg -- temperatura de globo tbs - temperatura de bulbo seco Obs: Encontram-se disponveis no mercado equipamentos eletroeletrnicos que fornecem os resultados diretamente e valores de IBUTG. Limites de tolerncia: Os Limites de Tolerncia bem como os procedimentos de avaliao so estabelecidos pelo anexo 03 da NR-15 Portaria 3214 - MTE.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR

O ndice de Bulbo mido - Termmetro de Globo IBUTG utilizado para a avaliao da sobrecarga trmica um mtodo simples, baseado na combinao das leituras provenientes dos termmetros de globo, bulbo mido e seco, correlacionando posteriormente a carga trmica ambiental com a carga metablica do tipo de atividade exercida pelo trabalhador.
A NR 15 Anexo 3, indica dois procedimentos para o clculo do IBUTG, um para ambientes internos (sem carga solar) e outro para ambientes externos (com carga solar proveniente de fontes naturais ou artificiais).

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Os LT estabelecidos pelas tabelas do Anexo 3, variam de acordo com a existncia de descanso no prprio local de trabalho ou em outro local. Considera-se local de descanso ambiente termicamente mais ameno com o trabalhador em repouso ou exercendo atividade leve, onde M a taxa de metabolismo mdia ponderada em uma hora. Alm do estabelecido no Anexo 3 recomenda-se utilizar a metodologia estabelecida na Norma NHT 01 para a avaliao da sobrecarga trmica com a presena ou no da carga solar. Em relao sobrecarga trmica, a exposio ao calor com valores de IBUTG superiores aos LT ser caracterizada como insalubre de grau mdio, cabendo ao trabalhador o adicional devido de 20% sobre o salrio mnimo legal (regional).

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR

Ciclo de Trabalho - Conjunto das atividades desenvolvidas pelo trabalhador em uma seqncia definida e que se repete de forma contnua no decorrer da jornada de trabalho.

Ponto de Trabalho - Todo e qualquer local onde o trabalhador permanece durante o desenvolvimento de seu ciclo de trabalho. Situao Trmica - Cada parte do ciclo de trabalho, onde as condies ambientais so mantidas constantes, de forma que os parmetros a serem estabelecidos permaneam inalterados. Limite de Tolerncia - Representa as condies sob as quais se acredito que a grande maioria dos trabalhadores possa ficar continuamente exposta, diariamente, sem sofrer efeitos adversos sua sade. Temperatura de ponto de orvalho: a menor temperatura a que o ar pode ser resfriado, sem que ocorra alguma condensao de vapor de gua
ou umidade.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Exerccios: 1) Um operador gasta 3 minutos para carregar o forno e aguarda 4 minutos para a carga atingir a temperatura esperada, sem no entanto, sair do local de trabalho. Em seguida gasta outros 3 minutos para descarregar o forno. Este ciclo de trabalho continuamente repetido durante toda a jornada de trabalho em local sem carga solar. Soluo: Todo o clculo efetuado em cima de uma base de clculo de 60 minutos, que representativa para toda a jornada de trabalho. Foi realizado levantamento em campo com o auxlio da rvore dos termmetros, os valores encontrados foram: a) Tg = 35C; tbn = 25 C, tbs = 28C

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Exerccios: b) Definir o tipo de atividade segundo o Quadro 3: Moderada solar. c) Calcular o IBUTG para recinto fechado sem carga solar: IBUTG = 0,7tbn + 0,3tg IBUTG = 28C; d) Definir o ciclo de trabalho para uma base de clculo de 1 h (60 min.) Tempo de trabalho: 6 min. X 6 = 36 minutos; Tempo de descanso: 4 min. X 6 = 24 min.;

Ciclo de trabalho: 36 min. Trabalhando por 24 min. Descansando no prprio local de trabalho.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Exerccios: e) Consultando o Quadro 1 para encontrar o ciclo mximo de trabalho permitido para o IBUTG de 28C, verifica-se que o trabalhador executando uma tarefa do tipo MODERADA poderia ficar exposto a um ciclo mximo de 45 min. Trabalhando por 15 min. Descansando. Concluso: Neste caso conclui-se que o ciclo de trabalho (36 min por 24) apresentado, adequado para o IBUTG de 28C, que permite um ciclo de at 45 min. x 15 min. Para uma atividade tipo MODERADA. Portanto o LT no foi ultrapassado. possvel verificar que a definio do tipo de atividade (leve, moderada ou pesada) fica a carga a avaliao subjetiva do profissional de segurana. A consulta do Quadro 3 limitada a identificao da descrio da atividade (neste exerccio) no sendo utilizado o valor quantitativo da taxa de metabolismo (Kcal/h) para efeitos de clculo. Desta forma, dependendo do avaliador, o que pode ser atividade moderada para um, pode ser pesado para outro, influenciando significativamente a concluso da avaliao atravs da consulta ao Quadro 1.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Exerccios: 2) Um operador gasta 3 minutos para carregar o forno e aguarda 4 minutos para a carga atingir a temperatura esperada. Em seguida gasta outros 3 minutos para descarregar o forno. Durante o tempo em que aguarda a elevao da temperatura da carga (4 min) o operador fica fazendo anotaes, sentado numa mesa fora do local onde est localizado o forno. Este ciclo de trabalho continuamente repetido durante toda a jornada de trabalho em recinto fechado sem carga solar. Soluo: Os tempos de Tt e Td devem ser somados, no perodo mais desfavorvel do ciclo de trabalho, sendo que a soma dos mesmos deve ser igual a 60 minutos corridos.Todo o clculo efetuado em cima de uma base de clculo de 60 minutos, que representativa para toda a jornada de trabalho.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Exerccios: a) Mediante as medies em campo os valores encontrados, foram: Local de descanso: tg = 28C, tbn = 20C; Local de trabalho: tg = 54C, tbn = 22C;

b) Definir o tipo de atividade (quadro 03): MODERADA


c) Calcular IBUTGt e o metabolismo em funo do tipo de atividade: IBUTGt = 0,7tbn + 0,3tg IBUTGt = 0,7x22 + 0,3x54 IBUTGt = 31,6C Mt = 300 Kcal/h d)Calcular IBUTGd = 0,7tbn + 0,3tg IBUTGt = 0,7x20 + 0,3x28 IBUTGd = 22,4C Md = 125 Kcal/h

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Exerccios: e) Definir o ciclo de trabalho: Tempo de trabalho: 6 min. X 6 = 36 minutos; Tempo de descanso: 4 min. X 6 = 24 min.; Ciclo de trabalho: 36 min. Trabalhando por 24 min. Descansando em outro local de trabalho. f) Calcular a taxa de Metabolismo (M) mdia ponderada em funo do ciclo de trabalho: _ _ M = (mt x tt + md x td) / 60 min. M = (300 x 36 + 125 x 24) / 60 _ M = 230 Kcal/h ______ g) Calcular IBUTG = (IBUTGt x Tt + IBUTGd x Td) / 60 min. _____ ______ IBUTG = (31,6 x 36 + 22,4 x 24) / 60 IBUTG = 27,9C

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Exerccios: h) Concluso: Para interpretar o resultado devemos proceder da seguinte forma: - Pegar o metabolismo mdia ponderada calculado na alnea f (M = 230 Kcal/h e determinar o mximo IBUTG permitido pelo Quadro n 2; - Como no Quadro n 2 no existe o valor de M = 230 Kcal/h, arredondar para o valor imediatamente acima que M = 250 Kcal/h; - Para M = 250 Kcal/h no quadro 2, o mximo IBUTG aceito de 28,5 C; - Comparar com o IBUTG mdia ponderada calcula na alnea g que foi de 27,9C com o mximo IBUTG permitido no Quadro 2 para o metabolismo mdia ponderada calculado; - Neste caso conclui-se que o ciclo de trabalho apresentado neste exemplo compatvel com as condies trmicas do ambiente analisado e portanto o LT no foi ultrapassado.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Exerccios: 3) Um trabalhador fica exposto continuamente junto a um forno (sem local de descanso) durante duas horas. Feita a avaliao do calor no local, obtiveram-se os seguintes dados: -Tbn = 25,0C; Tg = 45C; - Ambiente interno sem caga solar - Tipo de atividade: remoo com p. 4) Considere: Local de trabalho Atividade: Carregamento de forno; Taxa de metabolismo = 440 Kcal / h; IBUTG = 31,0 C ; Tempo de trabalho = 20 minutos; Local de descanso Atividade: Sentado fazendo anotaes IBUTG = 23,0 C Taxa de metabolismo = Quadro 3

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Exerccios: 3) Soluo: Segundo o quadro 1, anexo 3, NR -15, para a atividade pesada e IBUTG = 31,0 C, no permitido o trabalho sem a adoo de medidas de controle. Sendo assim, a atividade considerada insalubre de grau mdio.

4) Soluo: a)Clculo da taxa de metabolismo mdia ponderada para uma hora: _ M = 440 x 20 + 150 x 40 / 60 = 246,6 Kcal/h b) Clculo do IBUTG mdio ponderado para uma hora: --------IBUTG = 31 x 20 + 23 x 40 / 60 = 25,6 C Segundo o quadro 2, para M = 250 Kcal/h, o mximo IBUTG permitido de 28,5C. Como o local apresentou IBUTG = 25, 6C, o limite no foi ultrapassado, no estando caracterizada a insalubridade.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Exerccios: 5) No setor de uma tecelagem, um operador de mquinas desenvolve uma atividade moderada, onde se encontraram os seguintes valores: Tg = 35C; Tbn = 25C; A atividade insalubre?

6) No setor de cozimento de uma indstria alimentcia, o trabalhador aciona durante 8 minutos uma vlvula de vapor que est situada em frente aos cozinhadores. Aps esse perodo de acionamento, dirige-se sala ao lado, permanecendo aproximadamente 4 minutos, anotando os dados do quadro sinptico de controle dos cozinhadores, retornando em seguida ao local de operao da vlvula de vapor. Local da vlvula de vapor: atividade considerada moderada; Local: Sala de anotaes: Atividade considerada leve; Aps o levantamento: Vlvula de vapor: Tbn = 24C; Tg = 42C; Tempo de exposio 8 minutos; Sala: Tbn = 21C; Tg = 25C ; Tempo de exposio 4 minutos.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Exerccios: 5) Soluo: IBUTG = 0,7xtbn + 0,3xtg = 0,7 x 25 + 0,3 x 35 = 17,5 + 10,5 = 28C; Comparando esse valor com o estabelecido no Quadro n 1do anexo n3 da NR-15, para uma atividade moderada, constatamos que a atividade desenvolvida insalubre, pois ultrapassa o LT, que de 26,7C, exigindo portanto perodos de descanso em outro local mais ameno. 6) Soluo: M = 220 x 40 + 125 x 20 / 60 = 8800 + 2500 / 60 = 11300 / 60 = 188 Kcal/h. IBUTG(t) = 0,7 x 24 + 0,3 x 25 = 16,8 + 12,6 = 29,4C; IBUTG (d) = 0,7 x 21 + 0,3 x 25 = 14,7 + 7,5 = 22,2C; _____ IBUTG = 29,4 x 40 + 22,2 x 20 / 60 = 1176 + 444 / 60 = 27C; Segundo o Quadro n 2, temos que para M = 188 Kcal/h, o mximo IBUTG permitido de aproximadamente 30,4C. Como o IBUTG mdio do local apresentou-se abaixo do IBUTG mximo, no foi ultrapassado o limite de tolerncia, portanto, no caracterizando a insalubridade.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR Eliminao / neutralizao da Insalubridade

A insalubridade por calor s poder ser eliminada atravs de medidas aplicadas no ambiente ou reduzindo-se o tempo de permanncia junto s fontes de calor, de forma que o M fique compatvel com o IBUTG. A neutralizao atravs de EPIs no ocorre, pois no possvel determinar se estes reduzem a intensidade do calor a nveis abaixo dos limites de tolerncia, conforme prev o artigo 191, item II, da CLT. Os EPIs (bluses e mangas), muitas vezes, podem at prejudicar as trocas trmicas entre o organismo e o ambiente. Entretanto, os EPIs devem ser sempre utilizados, uma vez que protegem os empregados dos riscos de acidentes e doenas ocupacionais.

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR

PROCEDIMENTO Montagem do equipamento Termmetro de globo (tg): O termmetro de mercrio deve ser fixado no interior do orifcio da rolha e ambos inseridos no globo. A rolha deve ser fixada no globo com certa presso, a fim de no soltar durante o uso. A posio relativa entre termmetro e rolha deve ser tal que, aps montado no globo, o bulbo do termmetro fique posicionado no centro da esfera.

b) Termmetro de bulbo mido natural (tbn) O termmetro de mercrio deve ser montado na posio vertical acima do erlenmeyer, de forma que sua extremidade inferior fique a 25 mm da borda do gargalo do erlenmeyer. Uma das extremidades do pavio dever ser sobreposta ao bulbo do termmetro, de modo que o envolva totalmente, e neste fixada atravs de amarrao com fio fino de cor branca. A outra extremidade deve ser inserido no interior do erlenmeyer. (No momento do uso, o erlenmeyer dever ser enchido com gua destilada e o pavio do termmetro ser totalmente umedecido).

HIGIENE DO TRABALHO

CALOR
PROCEDIMENTO Montagem do equipamento Termmetro de Bulbo Seco (tbs) composto de: Um termmetro de mercrio com escala mnima de + 10C o + 150C e preciso mnima de leitura de - O,lC.

HIGIENE DO TRABALHO

CALOR
NOES DE CONTROLE COLETIVO E INDIVIDUAL As medidas de controle podem ser relativas a: Ambiente (Fonte / trajetria) Trabalhador: Medidas de natureza - Mdica / Administrativa / Segurana individual (uso de EPI) Medidas de controle relativas ao ambiente: Controle de fonte: Pode ser usada para controle do calor emitido por radiao ou conveco. Ex.: Para calor radiante so utilizadas barreiras, impedindo a propagao da radiao na direo dos trabalhadores ou isolamento para reduo da temperatura superficial. Para as fontes de calor convectivas so adotados os mtodos de extrao localizada ou de ventilao geral.

HIGIENE DO TRABALHO CALOR


NOES

DE CONTROLE COLETIVO E INDIVIDUAL Controle de trajetria - Mtodo de controle mais utilizado: Insuflao de ar fresco no local onde permanece o trabalhador: O sistema mais adequado consiste em dimensionar a entrada de ar pela parte inferior, o mais prximo possvel do solo, de modo que iniciada primeiramente sobre o trabalhador para posteriormente misturar-se com a corrente ascendente de ar quente e escapar por aberturas localizadas na parte superior do local de trabalho. Fator alterado: temperatura e velocidade do ar. Exausto de vapores de gua emanados de um processo. Para que a gua evapore de uma superfcie qualquer, necessrio que sua presso de vapor seja maior do que a preso de vapor 'da gua adsorvida no ar. Fator alterado: umidade relativa do ar.

HIGIENE DO TRABALHO

CALOR
NOES DE CONTROLE COLETIVO E INDIVIDUAL Utilizao de barreiras entre a fonte e o homem. Refletores - Alumnio / Ao fundido Absorventes de Infravermelho- Ferro / Ao Fator alterado: Calor radiante Aumento da distncia da fonte Fator alterado: Calor radiante, temperatura do ar. Automatizao do processo. Fator alterado: Metabolismo do trabalhador

HIGIENE DO TRABALHO

CALOR
NOES DE CONTROLE COLETIVO E INDIVIDUAL Utilizao de barreiras entre a fonte e o homem. Refletores - Alumnio / Ao fundido Absorventes de Infravermelho- Ferro / Ao Fator alterado: Calor radiante Aumento da distncia da fonte Fator alterado: Calor radiante, temperatura do ar. Automatizao do processo. Fator alterado: Metabolismo do trabalhador

HIGIENE DO TRABALHO

CALOR
Aparelhos e suas nomenclaturas:
- Decibelmetro: Mede decibis (logaritmo); - Dosimetro Audiodosimetro: mede dose de rudo; - Psicrmetro Mede quantidade de vapor de gua contida na atmosfera (Umidade relativa do Ar) presso Pis em Pascal X 6,894757 x 10 -3);

HIGIENE DO TRABALHO
CALOR

DOCUMENTOS LEGAIS DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO Constituio Federal, Cap. II (Dos direitos Sociais), art. 6 e 7 e seus incisos,
dispe, especificamente, sobre segurana e sade dos trabalhadores;
CLT dedica o seu Captulo V Segurana e Medicina do Trabalho, de acordo com redao dada pela Lei 6514 (22/12/77); MTE por intermdio da Portaria 3.214 /78, Regulamentadoras (NR) previstas no Cap. V da CLT. aprovou as normas

Lei n 7.410, de 27/11/1985 Dispe sobre a especializao de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurana do Trabalho, a profisso de Tcnico de Segurana do Trabalho, e d outras providncias. NR -27 Registro profissional do tcnico de segurana do trabalho no Ministrio do Trabalho; Portaria n 3.275, de 21/09/89 Define as atividades do Tcnico de Segurana do Trabalho. NR-4 Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMT

Das könnte Ihnen auch gefallen