Sie sind auf Seite 1von 36

1 PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS

CAPACIDADE DE CARGAS FUNDAES SUPERFICIAIS


AULA 04 FUNDAES PROF.: MSc. RODRIGO JUNQUEIRA MOTA

CAPACIDADE DE CARGA

Refere-se ao valor mximo da carga que um terreno, a uma determinada cota, pode suportar sem que haja ruptura ou deformao excessiva, ou seja, o solo logo abaixo do elemento estrutural sofre plastificao ocorrendo um escoamento plstico; A carga aplicada que provoca o escoamento plstico definida como a mxima carga suportada pela fundao, ou seja, a capacidade de carga.

CAPACIDADE DE CARGA

Podem ser obtidas por cinco mtodos:

l) Ensaio de placa;
ll) Frmulas tericas; lll) Ensaios em laboratrio; lV) Mtodos semi-empricos; e, V) Mtodos semi-empricos.

ENSAIO DE PLACA

Descrito pela NBR 6489 de 1984, consiste na instalao de uma placa rgida com uma rea no inferior 0,5 m, sobre o solo natural na mesma cota prevista no projeto das fundaes superficiais;
Aplicam-se cargas verticalmente no centro da placa, em estgios, e medem-se as deformaes simultaneamente com os incrementos de carga; Os resultados so apresentados em grficos de presso x recalque.

ENSAIO DE PLACA

ENSAIO DE PLACA

A prova de carga executada em estgios de carregamento onde em cada estgio so aplicados 20% da taxa de trabalho presumvel do solo; Em cada estgio de carregamento, sero realizadas leituras das deformaes logo aps a aplicao da carga e depois em intervalos de tempos de 1, 2, 4, 8, 15, 30 minutos, 1 hora, 2, 4, 8, 15 horas, etc..

ENSAIO DE PLACA

Os carregamentos so aplicados at que: - ocorra ruptura do terreno - a deformao do solo atinja 25 mm - a carga aplicada atinja valor igual ao dobro da taxa de trabalho presumida para o solo. ltimo estgio de carga pelo menos 12 horas, se no houver ruptura do terreno. O descarregamento dever ser feito em estgios sucessivos no superiores a 25% da carga total, medindo-se as deformaes de maneira idntica a do carregamento.

ENSAIO DE PLACA

ENSAIO DE PLACA

Deve ocorrer com maior intensidade em terrenos cuja deformabilidade praticamente imediata ao das cargas, ou seja, em terrenos pedregulhosos, arenosos e silto-arenosos, em qualquer grau de saturao (Barata (1966));
Segundo Dcourt e Quaresma Filho (1996), constitui a maneira mais adequada para se estabelecer as caractersticas carga-recalque para fundaes (alto custo do ensaio e o longo tempo de execuo);

10

ENSAIO DE PLACA

Geralmente, para solos de alta resistncia, prevalece o critrio da ruptura, pois as deformaes so pequenas;
Para solos de baixa resistncia, prevalece o critrio de recalque admissvel, pois as deformaes do solo sero sempre grandes.

11

ENSAIO DE PLACA

aplicvel para solos razoavelmente uniformes em profundidade, pois o bulbo de presses mobilizado pela placa bem menor (menos profundo) que o bulbo gerado pelas sapatas (Cintra et al. (2003)).

12

ENSAIO DE PLACA

Se existirem, no subsolo, camadas compressveis mais profundas que no sejam solicitadas pela placa mas que sejam solicitadas pela fundao, essa prova de carga no ter valor, a menos que se aumente o tamanho da placa.

13

FRMULAS TERICAS
Frmula de Terzaghi Se o solo apresenta ruptura geral, a tenso de ruptura do mesmo (R) pode ser obtida por:

Em que c a coeso do solo; o peso especfico do solo onde se apia a fundao; B a menor largura da sapata; q a presso efetiva do solo na cota de apoio da fundao; NC, N e Nq so os fatores de carga (funes de ngulo de atrito interno, ); e SC, S e Sq so os fatores de forma.

15

FRMULAS TERICAS

C onhecido o valor de R, a tenso admissvel s ser dada por:

Em que FS o coeficiente de segurana.

16

FRMULAS TERICAS

uando no se dispem de ensaios de laboratrio Q em que constem c e , podem-se em primeira aproximao, estimar esses valores:

17

FRMULAS TERICAS

Valores de ngulo de atrito por meio do SPT :

18

FRMULAS TERICAS
F rmula de Skempton

Esta frmula s vlida para solos puramente coesivos (=0)

Em que c a coeso do solo; NC o coeficiente de capacidade de carga; e q a presso efetiva do solo na cota de apoio da fundao.

19

FRMULAS TERICAS

Nc coeficiente de capacidade de carga, onde N f(H /B ) H profundidade de embutimento da sapata. B menor dimenso da sapata.

20

ENSAIOS DE LABORATRIO

Com base nos ensaios de laboratrio (ensaio oedomtrico, triaxial entre outros),pode-se adotar como tenso admissvel do solo o valor da presso de pr-adensamento (pa).

21

MTODOS SEMI-EMPRICOS
Com base no valor mdio do SPT (na profundidade de ordem de grandeza igual a duas vezes a largura estimada para a fundao, contando a partir da cota de apoio), pode-se obter a tenso admissvel por:

A frmula acima vale para valores de SPT 20.

22

MTODO EMPRICO

So considerados mtodos empricos aqueles que pelos quais se chega a uma impresso admissvel com base na descrio do terreno (classificao e determinao da compacidade ou consistncia atravs de investigaes de campo e/ou laboratoriais). Como exemplo temos a Tabela de valores fixados pela NBR 6122/ 1996.

23

24

FATOR DE SEGURANA

A carga admissvel definida como o valor da relao da carga de ruptura (ltima) pelo fator de segurana, sendo que o valor adotado deve oferecer segurana satisfatria contra a ruptura ou o escoamento do solo ou do elemento estrutural de fundao; Conforme NBR 6122/ 1996, quando fornecido para o projetista da fundao um nico tipo de carregamento, sem especificao das aes combinadas, aplica-se o clculo empregandose o fator de segurana global;

25

FATOR DE SEGURANA

Os valores das cargas admissveis, em relao aos deslocamentos mximos, so obtidos por clculo, ou experimentalmente, com aplicao de fator de segurana no inferior a 1,5.

26

TIPOS DE RUPTURA

Os solos submetidos a esforos de compresso das fundaes superficiais podem apresentar trs tipos de ruptura: Ruptura generalizada; Ruptura localizada; Ruptura por puncionamento.

27

TIPOS DE RUPTURA

Ruptura generalizada

caracterizada por solos muito compactos ou consistentes, apresentando uma superfcie de deslizamento bem definida e tendncia de levantamento do solo adjacente a fundao. A ruptura brusca e catastrfica com perda de carga e recalques baixos;

28

TIPOS DE RUPTURA

Ruptura localizada
caracterizada por um modelo que bem definido apenas imediatamente abaixo da fundao, ocorrendo um levantamento do solo. No haver um colapso ou um tombamento catastrfico da fundao, que permanecera embutida no terreno, mobilizando a resistncia de camadas mais profundas;

29

TIPOS DE RUPTURA

Ruptura por puncionamento caracterizado por um mecanismo de difcil observao. medida que a carga cresce, o movimento vertical da fundao acompanhado pela compresso do solo imediatamente abaixo. O solo fora da rea carregada praticamente no participa do processo, no h colapso visvel.

30

TIPOS DE RUPTURA

Tipos de ruptura: a) generalizada, b) localizada, e c) puncionamento.

31

TIPOS DE RUPTURA

Na maioria dos casos, a curva presso x recalque pode ser representada entre os dois casos extremos; Os solos que representam curva de ruptura geral, isto , com uma tenso de ruptura bem definida, so solos resistentes (argilas rijas ou areias compactas); Ao contrrio, os solos que apresentam curva de ruptura local, isto , no h uma definio do valor da tenso de ruptura so solos de baixa resistncia (argilas moles ou areia fofas).

32

TIPOS DE RUPTURA

Tipos de curvas presso x recalque para a sapata.

DISTRIBUIO DAS TENSES NA SAPATA

33

As principais variveis que regem a distribuio das tenses sobre o solo em contato com uma sapata so a natureza do solo (rocha, areia ou argila) e a rigidez da fundao (rgida ou flexvel); A distribuio real no uniforme, mas por aproximao admite-se na maioria dos casos uma distribuio uniforme para as presses do solo, representada pelas linhas tracejadas; A NBR 6122:1996 indica que para efeito de clculo estrutural de sapatas sobre rocha, o elemento estrutural pode ser calculado como pea rgida, adotando-se o diagrama bitriangular de distribuio.

DISTRIBUIO DAS TENSES NA SAPATA

34

As sapatas rgidas so comumente adotadas nos projetos estruturais quando o terreno possui boa resistncia em camadas prximas da superfcie, as sapatas flexveis, embora mais raras, so adotadas para pilares com fora de pequena intensidade e nos casos de solos com pequena resistncia; Nas sapatas sobre solos coesivos, a distribuio uniforme de tenses no difere muito da distribuio real. No caso de sapatas flexveis apoiadas sobre solo arenoso, o diagrama triangular de distribuio o mais indicado.

DISTRIBUIO DAS TENSES NA SAPATA

35

Distribuio de tenses nas sapatas rgidas (rocha, areia ou argila).

DISTRIBUIO DAS TENSES NA SAPATA

36

Distribuio de tenses nas sapatas flexveis (rocha, areia ou argila).

Das könnte Ihnen auch gefallen