Sie sind auf Seite 1von 18

RESUMO

O que um resumo? Qual a sua finalidade? Em que contextos o resumo circula e qual o perfil de seus leitores? Qual a sua estrutura e como a linguagem utilizada na sua elaborao? Por que a Parfrase to importante para se escrever um resumo?

O resumo um gnero textual que deve apresentar a condensao FIEL das informaes contidos no texto original.
Resumir um texto significa reduzi-lo a seu esqueleto essencial, levando-se em conta: Cada uma das partes essenciais do texto; A progresso em que eles se sucedem; A correlao que o texto estabelece entre cada uma dessas partes.

Resumir apresentar, com as prprias palavras, os pontos relevantes de um texto. ATENO:


A reproduo das frases do texto, em geral, mostra que ele no foi compreendido. A COLAGEM DE FRAGMENTOS DO TEXTO ORIGINAL NO UM RESUMO!

Antes de resumir um texto ou vrios, como o caso de um resumo de coletnea, preciso conhecer os mecanismos que nos permitem transmitir uma mesma informao, com palavras diferentes das utilizadas no texto original, numa relao de sinonmia. A esse mecanismo damos o nome de PARFRASE.

Ficar sem net o mesmo que ser roubado


Ficar desconectado tem o mesmo efeito no crebro do que estar uma hora atrasado para uma reunio importantssima. Ou, ento, prestar vestibular e, na pior das hipteses, SER ROUBADO. De acordo com um estudo, o nvel de estresse dos homens sem internet pior noite. Enquanto que as mulheres se sentiam mais estressadas se ficavam sem conexo durante o dia. (Revista Super Interessante)

Parfrase do texto
No ter acesso internet causa a mesma sensao de estar atrasado para uma reunio muito importante, ou para a prova do vestibular, e pode at ter provocar o mesmo efeito de ser roubado.
Para os homens, a falta de Internet aumenta o estresse sobretudo noite e, para as mulheres, durante o dia.

A parfrase pode aplicar-se tambm a textos narrativos, charges e tiras. Observe o exemplo abaixo:

A tira foi escrita por meio do discurso direto (o personagem fala sem a interveno de um narrador), mas essa mesma histria poderia ser contada de uma outra maneira, em discurso indireto, por exemplo. Assim, teramos a mesma histria escrita e narrada de modo diferente, com o mesmo sentido.

Passos para a elaborao do resumo


Ler uma vez o texto ininterruptamente com a preocupao de responder genericamente seguinte pergunta: do que trata o texto? Leitura com interrupes, com o lpis na mo, para compreender o significado de palavras difceis e para captar o sentido de frases mais complexas; Fazer uma segmentao do texto em blocos de idias. Em seguida, com palavras mais abrangentes, resumir a idia ou as idia centrais de cada fragmento;

Com suas palavras, redija o texto procurando no apenas condensar os segmentos, mas encade-los na progresso em que se sucedem no texto e estabelecer a relao entre eles;
Inserir a voz do autor do texto, j que voc est reproduzindo a voz do autor do texto original.

A feira dos mortais e dos imortais (Leonardo Boff)


Com freqncia, comparece nas colunas sociais dos peridicos a feira das vaidades. H disputa para entrar no cercadinho onde esto as celebridades, geralmente, modelos da moda ou artistas conhecidos.
Travam-se verdadeiras batalhas para conquistar um lugar na primeira fila e ganhar visibilidade. Na poca do carnaval, ento, isso chega ao seu paroxismo. Nos palcios de governo, os polticos se acotovelam para estar fisicamente mais perto do chefe.

Como combinar esses dois cenrios? Espontaneamente me vm mente o relato do dilvio. Indiferentes maldade que grassava no mundo, as pessoas, dizem os textos, comiam e bebiam, sem se dar conta de nada, at que veio o dilvio que arrebatou a todos. No precisamos do dilvio. Baste-nos a certeza de que todos, tambm os glamourosos, so mortais. Com o tempo, a beleza se esfuma, os achaques aparecem, o envelhecimento irrefrevel e por fim todos morrem. Carregamos apenas o bem que tivermos feitos e nada do glamour e da fama. a condio humana que importa nunca esquecer para no parecermos frvolos ou ridculos.

Outra cena. Em funo do trabalho de assessoria a grupos populares, encontro outra paisagem social: pessoas das periferias, habitantes de comunidades carentes que chamam de favelas, grande parte trabalhadora e honesta, enfrentando, dia a dia, a dura luta pela sobrevivncia. Os rostos vincados, as mos calosas, o olhar determinado mostram os sinais da luta renhida pela vida. Os glamourosos os vem com certo desdm, com receio, no mximo, com pena.

As fotos nas colunas sociais mostram pessoas glamourosas, aparentemente felizes, comendo, bebendo e festejando. Mas basta vasculhar outras pginas do mesmo jornal para se ver o outro lado da realidade: violncia generalizada, enfrentamento entre policiais e gangues da droga, assaltos, assassinatos, escndalos polticos que nunca param, crescente favelizao das cidades e, por fim, as ameaas de devastao que pesam sobre o inteiro Planeta.

Mal lembram que so seus semelhantes e imortais. Se os olhssemos nesta tica, outra seria a nossa atitude. Daramos uma pequena chance verdade de triunfar sobre os preconceitos. Descobriramos o quo montona e semelhante a vida das celebridades mortais! Quo diversificada e pica a vida dos simples imortais!

Resumos do texto A feira dos mortais e dos imortais


1)

O texto diz que, com freqncia, comparece nas colunas sociais dos peridicos a feira das vaidades . As celebridades aparecem nas colunas dos jornais felizes, comendo e bebendo. Mas, elas no olham para o outro lado da vida. Elas desprezam as pessoas pobres e simples, porque pensam que so imortais. Mas, no fim todos ns, somos iguais e no devemos ter preconceito. A vida deles muito montona, porque muito comum os artistas usarem drogas, por exemplo. E a nossa muito difcil, mas, em compensao, muito diferente de cada um.

Observaes sobre o resumo anterior


Observe que o autor do resumo no fez referncia ao nome do autor, nem tampouco ao nome do texto;
As idias principais do texto no foram fielmente condensadas, porque h marcas de pessoalidade e de opinio, ou seja, o autor do resumo, dissertou; H, logo no incio do resumo, cpia de fragmentos do texto original, ao contrrio da parfrase das palavras do autor, como o correto.

2) O texto A feira dos mortais e dos imortais, de Leonardo Boff discorre sobre a supervalorizao da vaidade, principalmente no mbito da mdia, pois muitas celebridades lanam mo das mais diversas armas para ganhar seu espao no mundo da fama. Ao mesmo tempo, o autor estabelece um paralelo entre o mundo do glamour e a realidade que o cerca, marcada, principalmente, pela violncia, pelas drogas e pelos escndalos polticos. Ao final, apresenta outra situao: a da grande maioria da populao na sua luta diria pela vida e que, de modo geral, vista pelos famosos com desprezo, ou, com pena. No entanto, se observada sob outra perspectiva, essa realidade pode levar concluso do quanto semelhante a vida das celebridades mortais, e, por outro lado, de como diversa e herica a vida dos imortais.

Das könnte Ihnen auch gefallen