Sie sind auf Seite 1von 10

PSICOLOGIA PATRICIA AMBROZIO DE OLIVEIRA SARTO A BUSCA PELO SENTIDO DA VIDA: UMA ABORDAGEM EXISTENCIAL NA VIDA ADULTA

Nilpolis 2013

A BUSCA PELO SENTIDO DA VIDA: UMA ABORDAGEM EXISTENCIAL NA VIDA ADULTA PATRICIA AMBROZIO DE OLIVEIRA SARTO

rea: Psicologia Clnica

Thelma Mary Arajo de Oliveira Orientador Temtico Carlos Eduardo Martins Costa Medawar Orientador Tcnico

Este estudo pretende abordar o sentido da vida na fase adulta, usando uma abordagem existencial com base no pensamento do autor vienense, o psiquiatra Viktor E. Frankl. Durante a trajetria da vida, o homem busca incessantemente dar um sentido para a sua vida, e que diante das adversidades, procura ultrapassar as barreiras ou criar novos dispositivos de mudana. Assim, diante do ambiente que est inserido, diante das divergncias, diante de sua trajetria, faz-se necessrio ser criativo e buscar o sentido da vida.

1. O CONCEITO DE VIDA:
De acordo com Cabral e Nick (2001):Vida propriedade dos animais e das plantas que lhes permite manter a integridade estrutural, graas a uma constante permuta de elementos com os meios circundantes. Embora no haja acordo sobre a definio necessria e suficiente dessa propriedade, vrios critrios permitem distinguir o ser vivo do no-vivo, contando-se eles as seguintes qualidades: metabolismo, crescimento, reao ao estmulo ou excitao, reproduo.

1.1 A VIDA ADULTA


Erikson (1982) diz que durante o estgio da adolescncia as pessoas confrontam-se com a necessidade de conceber uma identidade, um senso de quem elas so e o que significam. J no comeo da vida adulta, as pessoas lutam com o desafio de construir intimidade, um vnculo duradouro sendo caracterizado por cuidado, compartilhamento e confiana.

1.2 O CRESCIMENTO PESSOAL


Segundo Hall (2000), estudos tem demonstrado que adultos por volta da casa dos 30 anos, j lidaram com as questes da idade adulta jovem, possivelmente tendo casado e estabelecido em uma profisso. Chegando a esse momento da vida, surge uma preocupao bem diferente, a necessidade de dar significado sua vida. Os indivduos precisam encontrar um propsito para sua vida e razo para sua existncia.

2 OS SENTIMENTOS DA VIDA
2.1 Existncia Frankl disse: o existir humano ser-responsvel, porque ser-livre. (Frankl,1986, p.121).

2.2 Amor
De acordo com Frankl (1991), o amor a nica forma de captar outro ser humano na intimidade de sua personalidade. Nenhuma pessoa consegue ter conscincia plena da essncia de outro ser humano sem am-lo.

2.3 Dor
Sob o aspecto da teoria psicolgica, essa, centra a explicao em fenmenos psquicos em vez dos fisiolgicos, propondo que, uma vez evoludo o substrato psicolgico necessrio para a percepo da dor, ela no precise mais de uma estimulao externa para ser experenciada.

2.4 Morte
De acordo com Erthal (1990), a morte algo que no podemos evitar, intransponvel e uma presena persistente, at mesmo antes da sua chegada. No necessrio estar de frente com ela para saber que essa existe.

2.4.1 Morte biolgica x morte psicolgica 2.4.2 Compreenso da morte

3 - HISTRIA DE VIKTOR EMIL FRANKL 3.1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE LOGOTERAPIA SEGUNDO FRANKL 3.1.1 A VONTADE DE SENTIDO
De acordo com Frankl (1991), o indivduo busca por um sentido na vida, e considera que a motivao primria na vida, e no uma racionalizao secundria(em psicanlise, o nome de um dos mecanismos de defesa) de impulsos instintivos. Esse sentido nico e especfico, que somente pode ser cumprido por aquela determinada pessoa.

3.1.2 FRUSTRAO EXISTENCIAL


Segundo Frankl (1991) a vontade de sentido pode ser frustrada, no caso da logoterapia fala-se de frustrao existencial.

3.1.3 NEUROSES NOOGNICAS


Conforme Frankl (1991) as neuroses noognicas surgem dos problemas existenciais e no de conflitos originrios dos impulsos e instintos.

3.1.4 NOODINMICA
De acordo com Frankl (1991), a busca do homem pelo sentido de vida, de certo pode causar uma tenso interior em vez de equilbrio interior. Porm, essa tenso um prrequisito necessrio para a sade mental.

3.2 A EXISTNCIA DO SENTIDO DA VIDA NA FASE ADULTA 3.2.1 O SENTIDO DA VIDA

De acordo com Frankl (1986), o sentido da vida visto como um problema, quer se apresente expressamente ou no, como unicamente caracterstico do ser humano. Desta forma, a questo do sentido da vida no ser nunca, por si, uma expresso do que porventura o homem tenha de maneira doentia; e sim falando com propriedade,e precisamente o que h de mais humano no homem. Na responsabilidade h qualquer coisa de abismo. Onde no homem suas foras antagnicas agem tentando impedi-lo de arcar com sua responsabilidade essencial. E, quanto mais pensamos nela, com mais profundidade, mais descobrimos esse abismo, at que de alguma forma, e finalmente, nos envolve em forma de vertigem. Basta mergulharmos a fundo na essncia da responsabilidade do ser humano, para logo sentirmos um tremor: h nela qualquer coisa de temvel, e se bem que haja nela tambm qualquer coisa de sublime.(Frankl, 1986, p.66). 3.2.2 TRS CATEGORIAS DE VALORES VALOR CRIATIVO VALOR VIVENCIAL VALOR DE ATITUDES

3.2.3 O SENTIDO DA MORTE


De acordo com Frankl (1986), a finitude, a temporalidade, no apenas, uma parte essencial da vida; ela tambm constitutiva do seu sentido. 3.2.4 O SENTIDO DO SOFRIMENTO Segundo Frankl (1986) os valores de atitude s se realizam quando algo de incontestvel, alguma coisa fatal preciso aceitar como ela . Na maneira particular que cada pessoa assume certas coisas, verifica-se uma srie de incomensurveis possibilidades de valor. Significando que a vida pode atingir sua plenitude. No s apenas gozar, mas tambm no sofrimento.

3.2.5 A VIDA NO SEU CARTER DE MISSO


Frankl disse: a misso no muda apenas de homem para homem em consonncia com o carter nico de cada pessoa; muda tambm de hora a hora, em decorrncia do carter irrepetvel de cada situao. (Frankl, 1986, p.91).

3.2.6 O SENTIDO DO TRABALHO


Conforme Frankl (1986) o trabalho de maneira particular pode representar o campo em que o algo de carter nico da pessoa troca com a comunidade, recebendo dessa forma o seu sentido e o seu valor.

O homem de encontro com ele mesmo, com o outro e com a vida, procura um sentido para a sua existncia, seja buscando esse sentido no amor, no sofrimento, no seu carter de misso e at mesmo no sentido da morte, pois nessa conjectura que a vida recebe valor, por ter conscincia de que existe um tempo para realizar os seus objetivos.

NADA DO QUE FOI SER DE NOVO DO JEITO QUE J FOI UM DIA, TUDO PASSA TUDO SEMPRE PASSAR, A VIDA VEM EM ONDAS COMO UM MAR, NUM INDO E VINDO INFINITO LULU SANTOS

CABRAL, lvaro; NICK, Eva. Dicionrio Tcnico de Psicologia. Cultrix. 2001. P. 331. CAMON Valdemar Augusto Angerami. Temas Existenciais em Psicoterapia. Thomson. 2003. P.201. CLARET, Martin. A Essncia da Vida A Arte de Viver. A Essncia da Sabedoria dos Grandes Gnios de Todos os Tempos. Martin Claret. 1997. SP. P. 127. CORRA, Luis Andr; SILVA, Paloma Rodrigues da; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Aspectos Histricos e Filosficos do Conceito de Vida: Contribuies para o Ensino de Biologia. Filosofia e Histria da Biologia, V.3, p.21-40, 2008. Disponvel em: http://www.abfhib.org/FHB/FHB-03/FHB-v03-02-Andre-Correa-etal.pdf. Dia 07/12/12. s 11:25. DAVIDOFF, Linda L. Introduo a Psicologia. Pearson. SP. 2001. P. 798. ERTHAL, Tereza Cristina Saldanha.Terapia Vivencial Uma Abordagem Existencial em Psicoterapia. Vozes. Petrpolis. 1990. P. 183. FRANKL, Viktor E. Em Busca de Sentido. Sinodal. Vozes. 1991. RS. Petrpolis. P.136. FRANKL, Viktor Emil. Psicoterapia e Sentido da Vida. Quadrante. SP. 1986. P. 352. GERRIG, Richard J. e ZIMBARDO, Philip G. A Psicologia e a Vida. Artmed. 2005. P.744. GUIMARES, Suely Sales. Pelos Meandros da Dor; Os Bons Estmulos para a Mente, Mente e Crebro, Ano XVI N 188 Setembro 2008. HALL, Calvin S; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, Jonh B. Teorias da Personalidade. Artmed. 2000. SP. P. 591. OLIVEIRA, Marta Kohl de; Ciclos de Vida: Algumas Questes sobre a Psicologia do adulto. 2004. Educao e Pesquisa, maio ago. ano/vol3, nmero 002. Universidade So Paulo. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151797022004000200002&script=sci_arttext. Dia 07/12/12 s 11:30.

Das könnte Ihnen auch gefallen