Sie sind auf Seite 1von 80

CULTURA DO PALCIO

CONDIES

Localizao no tempo: Sculos XV e XVI Localizao no espao:


Bero Itlia (Florena, Roma, Veneza) Difuso Flandres - Inglaterra - Frana - Espanha - Portugal

INDIVIDUALISMO
(carcter burgus)

HOMEM IDEAL

RACIONALISMO

ANTROPOCENTRISMO

CLASSICISMO

ESPRITO CRTICO

HUMANISMO

EXPERIENCIALISMO

RENASCIMENTO
MECENATO

(expanso martima)

HELIOCENTRISMO
(ciso cincia/igreja)

ARTE RENASCENTISTA

NATURALISMO

PENSAMENTO CIENTFICO

CRISE RELIGIOSA

REFORMA PROTESTANTE CONTRA-REFORMA CATLICA Intercmbios econmicos (comrcio escala IMPRENSA

Condies:
Expanso martima de Portugal e Espanha, mais tarde Holanda, Frana e Inglaterra Portugal frica, sia (ndia 1498 comrcio das especiarias), Amrica (Brasil 1500) Espanha: Amrica (Norte Astecas, Central - Maias e Sul Incas; explorao de ouro e prata); Filipinas (comrcio das especiarias) 1522 Ferno de Magalhes primeira viagem de circum-navegao do planeta

Consequncias da expanso:
Grandes intercmbios culturais animados pelo esprito de aventura e gosto pelas viagens Naes europeias constroem um comrcio escala mundial Dimenso e forma do globo terrestre e variedade (conhecimento perdido de Hiparco,
[190 - 126 a. C.], foi um astrnomo, construtor, cartgrafo e matemtico grego da escola de Alexandria)

Elaborao de novos saberes com base na Experincia Novos conceitos sobre o Homem e a existncia

Condies do Renascimento em Itlia:


Muitas cidades italianas tinham-se tornado activos e prsperos centros de comrcio e financeiros. Graas a essa prosperidade, os grandes senhores nobres e eclesisticos e os ricos burgueses praticavam o mecenato cultural, apoiando escritores e artistas. A Itlia era constituda por pequenos Estados autnomos. Entre eles estabeleceu-se uma verdadeira rivalidade: todos pretendiam ter os mais belos palcios e igrejas, os artistas e os pensadores mais clebres. Abundavam na Itlia os vestgios da arte greco-romana, que viriam a inspirar numerosos artistas. Por sua vez, as bibliotecas dos mosteiros guardavam cpias de muitas obras da antiguidade, que os intelectuais italianos estudavam, e muitas vezes, reeditavam.

Caractersticas do Renascimento:
Humanismo Esprito crtico (Utopia) Individualismo Experiencialismo / Racionalismo Evoluo cientfica dos conhecimentos da Natureza: - Geografia - Matemtica - Astronomia - Anatomia - Medicina - Astrologia

MECENATO: a aco de proteger a cultura, por parte de um particular, isto , de um mecenas. HUMANISMO: Movimento cultural renascentista filosfico, literrio e artstico que se interessa pelo Homem, as suas caractersticas e potencialidades. Apoiou-se na cultura clssica (grega e romana) que redescobriu e reinventou. ANTROPOCENTRISMO: Atitude filosfica que coloca o Homem no centro do Universo.

INDIVIDUALISMO: Corrente doutrinal e prtica que defende, para cada homem, a concretizao das potencialidades e caractersticas prprias e sobrevaloriza o papel do indivduo na evoluo das sociedades e da Histria.
Exemplo: os artistas assumem-se como intelectuais, que pelo seu talento tcnico, pelo raciocnio e compreenso das coisas, mostram gnio, recebendo reconhecimento pblico, garantindo a sua ascenso social, pelo que so chamados s cortes dos senhores e assinam as suas obras.

HOMEM IDEAL: Homem completo e perfeito, cultiva a formao fsica, intelectual e cvica, ou seja uma formao integral (mente s, em corpo so).
CLASSICISMO: Tendncia literria e artstica baseada na imitao dos clssicos: gregos e romanos. NATURALISMO: Doutrina e atitude filosfica e esttica que valoriza a observao e imitao da Natureza.

RACIONALISMO: Atitude filosfica em que os conhecimentos antigos ou resultantes da observao da Natureza s seriam vlidos se fossem confirmados / interpretado pela Razo. ESPRITO CRTICO: Atitude de uma pessoa que no aceita ideias, factos, conceitos, teorias, sem reflectir sobre os seus fundamentos e sobre o seu valor. EXPERIENCIALISMO: Esprito de curiosidade (gosto por) e de observao da Natureza para a construo do conhecimento recusando aceitar a autoridade dos livros, valorizando a Experincia de quem v. O experiencialismo para qual os portugueses com as suas descobertas e estudos tanto contriburam, consiste num saber da experincia feito de resultados de observaes empricas.

Includo no Atlas Miller, planisfrio atribudo a Lopo Homem (cartgrafo oficial do Reino nas primeiras dcadas do sculo XVI) e a Pedro Reinel, foi produzido por volta de 1519, ainda sob o reinado de D. Manuel, Biblioteca Nacional em Paris, Frana.

AUTORES DO EXPERIENCIALISMO
Leonardo da Vinci Pedro Nunes Duarte Pacheco Pereira Lus de Cames

Leonardo da Vinci, finais do sculo XV.


A experincia ensina-nos que a Natureza procede sempre segundo a Razo, que esta o seu lema. Temos de comear pela experincia para descobrir a lei. Aqueles que, na discusso, invocam a autoridade, revelam memria e no entendimento.

Pedro Nunes, Tratado de Defenso da Carta de Marear, 1537

Ora manifesto que estes descobrimentos de costas, ilhas e terras firmes no se fizeram indo a acertar, mas partiram os nossos mareantes mui ensinados e providos de instrumentos e regras de astronomia e geometria. Levaram cartas muito particularmente rumadas e no j as dos antigos. ()

Pedro Nunes, Tratado da Esfera, 1537


No h dvida que as navegaes deste reino, de cem anos a esta parte, so as maiores, mais maravilhosas, de mais altas e mais discretas conjecturas que as de nenhuma outra gente do mundo. Os Portugueses ousaram cometer o grande mar oceano. Entraram por ele sem nenhum receio. Descobriram novas ilhas, novas terras, novos mares, novos povos e o que mais , novo cu e novas estrelas. () Tiraram-nos de muitas ignorncias e amostraram-nos ser a terra maior que o mar e haver a antpodas, que at os santos duvidavam, e que no h regio que nem por quente, nem por fria, se deixe de habitar. E que em um mesmo clima e a igual distncia da equinocial h homens brancos e pretos e de mui diferentes qualidades. ()

Duarte Pacheco Pereira, Esmeraldo


de Situ Orbis, 1506
A experincia nos faz viver sem engano das abuses e fbulas que alguns dos antigos cosmgrafos escreveram acerca da descrio da terra e do mar, os quais disseram que toda a terra que jaz debaixo do crculo da equinocial era inabitvel, pola grande quentura do sol. E isto achamos falso e pelo contrrio [] (continua)

Duarte Pacheco Pereira, Esmeraldo


de Situ Orbis, 1506
(cont.) Nunca os nossos antigos antecessores, nem outros muito mais antigos doutras estranhas geraes, puderam crer que podia vir tempo que o nosso oucidente fora do ouriente conhecido e da ndia pelo modo que agora ; porque os escritores, que daquelas partes falaram, escreveram delas tantas fbulas, por onde a todos pareceu impossible que os indianos mares e terras do nosso oucidente se pudessem navegar.

Duarte Pacheco Pereira, Esmeraldo


de Situ Orbis, 1506
(cont.) Ptolomeu (sc. II) escreve, na pintura de suas antigas tbuas de cosmografia, o mar ndico ser assi como ua alagoa, apartado, por muito espao, do nosso mar oceano oucidental que pela Etipia meridional passa; e que antre estes dous mares ia ua ourela de terra, por impedimento da qual, pera dentro, pera aquele glfo ndico, per nenhum modo, nenhua nau podia passar. Outros disseram que este caminho era de tamanha cantidade que, por sua longura, se no podia navegar, e que nele havia muitas sereias e outros grandes peixes e animais nocivos, pelo qual esta navegao se no podia fazer.

Duarte Pacheco Pereira, Esmeraldo


de Situ Orbis, 1506
(cont) Pompnio Mela (sc. II), [], e Mestre Joo de Sacrobosco (sc. XIII), [], ambos disseram que as partes da equinocial eram inabitveis pola muito grande quentura do Sol []; o que tudo isto falso [].

E como quer que a experincia madre das cousas, per ela soubemos radicalmente a verdade [].

3 AUTORES HUMANISTAS
Petrarca Dante: Divina Comdia Maquiavel: O Prncipe Erasmo de Roterdo: Elogio da Loucura Thomas More: Utopia William Shakespeare: Hamlet, Romeu e Julieta Miguel de Cervantes: D. Quixote de le Mancha Lus de Cames: Lusadas Antnio de Gouveia Andr de Gouveia Andr de Resende Damio de Gis

Petrarca, Il Canzoniere
Soneto 61 Bendito seja o dia, o ms, o ano, a estao, e o tempo, e a hora, e o instante, e o belo pas, e o lugar onde eu estava ligado a dois belos olhos que me prenderam; e bendita seja a primeira doce aflio / tormento que haveria de ser com Amor unido o arco e a flecha com que fui ferido e as dores que enfim me vm ao corao. Benditos sejam todos os poemas que espalhei chamando o nome de minha amada e os suspiros e as lgrimas e o desejo e benditas sejam todas as folhas em que mereci seu renome e o meu pensamento que s para ela, que para outra parte no vai.

Introdutor do Soneto

Laura de Noves

Petrarca, Fragmento da cano 126


Dos belos ramos descia (doce em minha memria) uma chuva de flores em seu regao e ela ficava sentada humilde em tanta glria j coberta pelo amoroso aguaceiro Uma flor caa sobre a veste outra, sobre as louras tranas que ouro brunido e prolas eram, nesse dia, ao v-las; uma ia pousar no solo, outra, na gua, outra, com gracioso engano volteando, parecia dizer: Aqui reina o Amor.

Petrarca, Soneto

134

A paz no tenho, e sem ter motivo vou guerra: e temo, e espero, e ardo em fogo, e sou de gelo, e quero subir ao cu e caio em terra, e nada abrao e o universo ando a cont-lo. Tal minha priso, que no se abre, e no se encerra: prende-me o corao, mas sem prend-lo, no me d vida ou morte, Amor, e erra minha alma sob o enorme pesadelo. Odeio-me a mim mesmo, algum amando, grito sem boca ter, sem olhos vejo, quero morrer, e a morte me apavora.
Nutrindo-me da dor, chorando eu rio: igualmente no me importam a morte e vida: eis o estado em que me encontro, Senhora, por vs.

MAQUIAVEL O PRNCIPE

CAPTULO XVIII - DE QUE MODO OS PRNCIPES DEVEM MANTER A F DA PALAVRA DADA


(QUOMODO FIDES A PRINCIPIBUS SIT SERVANDA)

Quando seja louvvel em um prncipe o manter a f (da palavra dada) e viver com integridade, e no com astcia, todos compreendem; contudo, v-se nos nossos tempos, pela experincia, alguns prncipes terem realizado grandes coisas a despeito de terem tido em pouca conta a f da palavra dada, sabendo pela astcia transtornar a inteligncia dos homens; no final, conseguiram superar aqueles que se firmaram sobre a lealdade. Deveis saber, ento, que existem dois modos de combater: um com as leis, o outro com a fora. O primeiro prprio do homem, o segundo, dos animais; mas, como o primeiro modo muitas vezes no suficiente, convm recorrer ao segundo. Portanto, a um prncipe torna-se necessrio saber bem empregar o animal e o homem.

Esta matria, alis, foi ensinada aos prncipes, veladamente, pelos antigos escritores, os quais descrevem como Aquiles e muitos outros prncipes antigos foram confiados educao do centauro Quiron. Isso no quer dizer outra coisa, o ter por preceptor um ser meio animal e meio homem, seno que um prncipe precisa saber usar uma e outra dessas naturezas: uma sem a outra no durvel. Necessitando um prncipe, pois, saber bem empregar o animal, deve deste tomar como modelos a raposa e o leo, eis que este no se defende dos laos e aquela no tem defesa contra os lobos. preciso, portanto, ser raposa para conhecer os laos e leo para aterrorizar os lobos. Aqueles que agem apenas como o leo, no conhecem a sua arte. Logo, um senhor prudente no pode nem deve guardar sua palavra, quando isso seja prejudicial aos seus interesses e quando desapareceram as causas que o levaram a empenh-la.

Se todos os homens fossem bons, este preceito seria mau; mas, porque so maus e no observariam a sua f a teu respeito, no h razo para que a cumpras para com eles. Jamais faltaram a um prncipe razes legtimas para justificar a sua quebra da palavra. Disto poder-se-ia dar inmeros exemplos modernos, mostrar quantas pazes e quantas promessas foram tornadas rritas e vs pela infidelidade dos prncipes; e aquele que, com mais perfeio, soube agir como a raposa, saiu-se melhor. Mas necessrio saber bem disfarar esta qualidade e ser grande simulador e dissimulador: to simples so os homens e de tal forma cedem s necessidades presentes, que aquele que engana sempre encontrar quem se deixe enganar. No quero deixar de apontar um dos exemplos recentes. Alexandre VI jamais fez outra coisa, jamais pensou em outra coisa seno enganar os homens, sempre encontrando ocasio para assim poder agir.

Nunca existiu homem que tivesse maior eficcia em asseverar, que com maiores juramentos afirmasse uma coisa e que, depois, menos a observasse; no obstante, os enganos sempre lhe resultaram segundo o seu desejo, pois bem conhecia este lado do mundo. A um prncipe, portanto, no essencial possuir todas as qualidades acima mencionadas, mas bem necessrio parecer possu-las. Antes, ousarei dizer que, possuindo-as e usando-as sempre, elas so danosas, enquanto que, aparentando possu-las, so teis; por exemplo: parecer piedoso, fiel, humano, ntegro, religioso, e s-lo realmente, mas estar com o esprito preparado e disposto de modo que, precisando no slo, possas e saibas tornar-te o contrrio, Deve-se compreender que um prncipe, e em particular um prncipe novo, no pode praticar todas aquelas coisas pelas quais os homens so considerados bons, uma vez que, frequentemente, obrigado, para manter o Estado, a agir contra a f, contra a caridade, contra a humanidade, contra a religio.

Porm, preciso que ele tenha um esprito disposto a voltar-se segundo os ventos da sorte e as variaes dos fatos o determinem e, como acima se disse, no apartar-se do bem, podendo, mas saber entrar no mal, se necessrio.

Um prncipe, portanto, deve ter muito cuidado em no deixar escapar de sua boca nada que no seja repleto das cinco qualidades acima mencionadas, para parecer, ao v-lo e ouvi-lo, todo piedade, todo f, todo integridade, todo humanidade, todo religio; e nada existe mais necessrio de ser aparentado do que esta ltima qualidade. que os homens em geral julgam mais pelos olhos do que pelas mos, porque a todos cabe ver mas poucos so capazes de sentir.

Todos vem o que tu aparentas, poucos sentem aquilo que tu s; e esses poucos no se atrevem a contrariar a opinio dos muitos que, alis, esto protegidos pela majestade do Estado; e, nas aces de todos os homens, em especial dos prncipes, onde no existe tribunal a que recorrer, o que importa o sucesso das mesmas. Procure, pois, um prncipe, vencer e manter o Estado: os meios sero sempre julgados honrosos e por todos louvados, porque o vulgo sempre se deixa levar pelas aparncias e pelos resultados, e no mundo no existe seno o vulgo; os poucos no podem existir quando os muitos tm onde se apoiar. Algum prncipe dos tempos actuais, que no convm nomear, no prega seno a paz e f, mas de uma e outra ferrenho inimigo; uma e outra, se ele as tivesse praticado, ter-lhe-iam por mais de uma vez tolhido a reputao ou o Estado.

Leonardo da Vinci, Apontamentos de cozinha,


Captulo Sobre o comportamento imprprio mesa do meu senhor

H hbitos imprprios que um convidado mesa do meu Amo no deve contrair, sendo o catlogo que se segue baseado nas observaes que fiz daqueles que tomaram assento junto do meu Amo durante o ano que passou: Convidado algum se deve sentar em cima da mesa, nem de costas voltadas para ela. Nem ao colo de outro comensal. Nem deve pr as pernas em cima da mesa. Nem se deve sentar debaixo da mesa por qualquer tempo que seja. No deve pr a cabea em cima do prato para comer.

No deve tirar comida do prato do vizinho, sem primeiro lhe pedir autorizao. No deve colocar no prato do vizinho partes desagradveis ou semimastigadas da sua prpria comida, sem primeiro lhe pedir autorizao. No deve limpar a sua faca s vestes do vizinho. Nem usar a sua faca mesa para trinchar. No deve limpar mesa as suas armas. No deve retirar comida da mesa, colocando-a na bolsa ou na bota para consumo ulterior. No deve dar dentadas nos frutos que se encontram na fruteira, voltando depois a coloclos na mesma. No deve cuspir na frente do meu Amo. Nem ao seu lado.

No deve dar beliscadelas ou palmadas ao vizinho. No deve emitir rudos resfolegantes ou dar cotoveladas. No deve revirar os olhos ou fazer caretas assustadoras. No deve meter o dedo no nariz ou no ouvido durante a conversao. No deve fazer maquetas. nem acender fogos, nem treinar-se na arte da pantomina em cima da mesa (a menos que o meu Amo o solicite). No deve soltar os seus pssaros em cima da mesa. Nem o mesmo fazer com cobras ou escaravelhos. No deve tanger alade ou qualquer outro instrumento que possa importunar o vizinho (a menos que o meu Amo o solicite).

No deve cantar, nem fazer discursos, nem proferir improprios e ainda menos lanar adivinhas lascivas quando ao seu lado se encontrar uma dama. No deve conspirar mesa (a menos que seja com o meu Amo). No deve fazer propostas obscenas aos pajens do meu amo, nem retoiar com os corpos deles. Nem deve pegar fogo ao vizinho enquanto se encontra mesa No deve agredir um servial (a menos que seja em defesa prpria). E se sentir necessidade de vomitar, que abandone a mesa. Tal como se tiver de urinar.

William Shakespeare
Como se mede uma pessoa
Os tamanhos variam conforme o seu grau de desenvolvimento. Uma pessoa grande para voc quando fala do que leu e viveu, quando trata voc com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. pequena para voc quando s pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que h de mais importante entre duas pessoas: a amizade. Uma pessoa gigante para voc quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. pequena quando desvia do assunto.

Uma pessoa grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age no de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa pequena quando se deixa reger por comportamentos clichs.

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espao de poucas semanas: "ser ela que mudou ou ser que o amor traioeironassuasmedies?
Uma decepo pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausncia pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser nfimo.

difcil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento feito no atravs de centmetros e metros, mas de aces e reaces, de expectativas e frustraes. Uma pessoa nica ao estender a mo, e ao recolhla inesperadamente se torna mais uma. O egosmo unifica os insignificantes. No a altura, nem o peso, nem os msculos que tornam uma pessoa grande. a sua sensibilidade sem tamanho.

Franois Rabelais, O Livro de Gargntua e do seu


filho Pantagruel , 1532

Aconselho-te, meu filho, a que empregues a tua juventude em tirar bom proveito dos estudos e dasvirtudes.TuestsemParis][Entendoe quero que aprendas as lnguas perfeitamente: primeiroagrega][,emsegundolugaralatina, edepoisahebraica,paraassagradasletras,][ Para aperfeioares o teu estilo, redige em grego, imitandoPlato;emlatim,imitandoCcero.][ Que no exista histria que no tenhas presente namemria][.Dasartesliberais geometria, aritmtica e msica []deastronomiaaprende todososcnones][Dodireitocivilqueroque saibas de cor os belos textos e que mos compares com filosofia.

Franois Rabelais, O Livro de Gargntua e do seu


filho Pantagruel , 1532

Quanto ao conhecimento das coisas da natureza, quero que a isso te entregues curiosamente, que no haja mar, rio nem fonte de que tu no conheas os peixes; todas as aves do ar, todos osmetais][quenadadissoteseja desconhecido. Depois, cuidadosamente, revisita os livros mdicos gregos, rabes e latinos, sem desprezar os talmudistas e cabalistas, e por frequentes anatomias adquire o perfeito conhecimento do outro mundo que o homem. Durante algumas horas do dia comea a trabalhar sobre as Sagradas Escrituras, primeiro em grego o Novo Testamento e as Cartas dos Apstolos, depois em hebreu o antigo Testamento.

3 Desenvolvimento da Imprensa
Por Joo Gutenberg, na Alemanha, em 1434 e outros seus colaboradores.

Inovaes:
1 criou caracteres individuais de metal
(antes existiam blocos de impresso em madeira)

2 Experimentou misturas para tintas

3 Adaptao da prensa vincola


4 Procura de novos suportes para as impresses (pergaminho era utilizado at ento)

Inovao: 1 Criou caracteres individuais de metal

- Individuais = podem ser feitos em quantidade e reutilizados noutros livros - Metal = feitos numa liga de chumbo fundido, estanho e antimnio, logo mais resistentes, podem fazer mais cpias

Pensa-se que a letra utilizada, Blackletter, foi concebida por um dos seus colaboradores Peter Schffer

Reconstituio dos caracteres da oficina de Gutenberg.

Inovao: 2 Experimentou misturas para tintas

Bblia de Gutenberg, 1455

As tintas sobre o suporte tinham de ser absorvidas sem escorrer, assegurando a preciso dos traos; precisava-se que a secagem fosse rpida e a impresso permanente. Por isso, Gutenberg experimentou com pigmentos a base de azeite, para imprimir com as matrizes, e as capitulares e ilustraes que se realizavam manualmente.

Desenvolvimento da Imprensa Inovaes:


3 Adaptao da prensa vincola
At se tornar mais prtica e fcil de usar

4 Procura de novos suportes para as impresses


Pergaminho j conhecido Experimenta em papel de trapo de origem chinesa introduzido na Europa na sua poca

"Druckerwerkstatt,GutenbergDenkmal, Mainz

Bblia de Gutenberg, 1455


A primeira obra impressa foi a Bblia. Cada pgina foi rubricada e iluminada mo num perodo de trs anos. Tinha 42 linhas (aqui 40) em 2 colunas Margens e texto seguem a Razo de Ouro 1.6 Acredita-se que 180 cpias foram produzidas com 1282 pginas, a maioria em 2 volumes; 45 em pergaminho e 135 em papel.

Ttulo de cada livro


Resduo de uma marcao de cabedal, colocada no incio de cada livro da Bblia

Numeral romano acrescentado por um escriba indicando a diviso do texto em passagens para as leituras em voz alta

Abreviaturas do escriba Pequena rubrica acrescentada mo


Gralha no texto

Rubrica adicionada por um escriba para indicar o fim do Livro do Gnesis e o incio do xodo
Letra inicial iluminada Retirado do Projecto Gutenberg
Nota de um escriba como este livro est dividido em 60 passagens para os servios

Caracteres mveis metlicos


a
1

b 4 c

3
2

Elementos principais dum caracter mvel nos dias de hoje a. Olho; b. Face (anterior) ou Barriga; c. Corpo Detalhes: 1. Rebarba ou talude; 2. Risca ou ranhura 3. Canal ou goteira; 4. P.

Imprensa: Temas / Gneros


Continuam os livros de carcter religioso: bblias, missais e outros livros de oraes, vidas de santos (hagiografias), obras dos doutores da igreja (exemplos: grandes telogos do

Ocidente: Agostinho de Hipona, Jernimo de Strdon e Gregrio Magno, Doutores da Igreja em 1298; Padres do Oriente, Atansio de Alexandria e Gregrio de Nanzianzo, declarados Doutores em 1568, com Toms de Aquino.)

A partir do sculo XVI: romances de cavalaria, literatura de viagens, reedio de clssicos em latim ou grego, livros de medicina e direito ou obras dos humanistas da poca.

Contributos do Desenvolvimento da Imprensa


As inovaes na imprensa permitiram fazer livros em maior quantidade, logo estes livros impressos ficavam mais baratos que os seus antecessores todos executados mo, contribuindo assim para o acesso cultura de um nmero maior de pessoas. No se conhece o valor na poca, mas sabemos que continua a ser um artigo caro a que poucos conseguem ter acesso, como os clrigos, nobres e burgueses ricos.

Contributos do Desenvolvimento da Imprensa


Grandes progressos na vida cultural: Permitiu a mais rpida divulgao das ideias e dos saberes Generalizou as correntes culturais (filosficas, literrias ou cientficas) Facilitou o estudo e o ensino Alargou os horizontes mentais e geogrficos dos homens

REFORMAS E ESPIRITUALIDADE

Causas da Reforma Protestante


Grande acumulao de riqueza e poder poltico pelo clero provoca o desagrado de nobres e burgueses Bula das Indulgncias pedido de esmolas para a construo da Baslica de S. Pedro em Roma, garantindo o perdo dos pecados e a salvao da alma, levanta protestos

Erasmo de Roterdo (1469-1536)


Autor da obra Elogio da Loucura
Perante o luxo, a ostentao e a corrupo no seio da igreja catlica, apelou reforma da igreja, sem xito

Reforma Protestante

Lucas Cranach, 1529

Hans Holbein, o Jovem, 1536

Martinho Lutero
Monge Agostinho alemo 95 Teses contra as Indulgncias 1517 1521 Bula de excomunho

Joo Calvino
Telogo francs Adere protestantismo em 1532-1533 (23 ou 24 anos)

Henrique VIII
Rei de Inglaterra Act of Supremacy 1534

Genebra, Sua

IGREJA LUTERANA

IGREJA CALVINISTA

IGREJA ANGLICANA

Martinho Lutero, As 95 Teses contra


as Indulgncias, 31 de Outubro de 1517
[] 21. Erram, pois, os pregadores das indulgncias que dizem que, pelas indulgncias do papa, o homem fica livre de toda a pena e fica salvo. 27. Pregam doutrina puramente humana os que dizem que logo que o dinheiro cai na caixa a alma se liberta do Purgatrio. 32. Sero eternamente condenados com seus mestres, aqueles que pensam que as indulgncias lhes asseguram a salvao. 50. preciso ensinar aos cristos que, se o Papa soubesse as exaces dos pregadores de indulgncias, preferia ver a baslica de S. Pedro reduzida a cinzas do que sab-la edificada com a pele, a carne e os ossos das suas ovelhas. []

Templo da Igreja Protestante

O peso da Bblia segundo os protestantes (gravura de 1562)

Propaganda Luterana

Igrejas no sculo XVI

Princpios religiosos das igrejas protestantes


(comparao com os princpios catlicos aps Conclio de Trento)

Missa em latim

Reaco da Igreja Catlica:


1 - A Reforma catlica = Movimento de renovao interna

2 - Contra-reforma = Movimento de combate

Reafirmao do dogma e do culto Conclio de Trento (1545-1563) A Reforma catlica

Reforma dos costumes do clero e da organizao da Igreja

Criao de novas ordens religiosas

Inquisio (desde o sc. XII, reorganizada no sc. XVI)

A Contra-reforma

Tribunal do Santo Ofcio

Congregao do ndex (1543)

Conclio de Trento (1545-1563)


1 Perodo 13/12/1545 a 17/09/1549 (morte do Papa Paulo III) 2 Perodo 14/12/1550 (Papa Jlio III) a 28/04/1552 (guerras) 3 Perodo 18/01/1562 a 04/12/1563 (perodo mais importante)

Sesso do 2 Perodo

Decretos e determinaes do Sagrado Concilio Tridentino que devem ser notificadas ao povo por serem de sua obrigao e se ho de

publicar nas parquias, 1545-1563 (adaptado)


Em primeiro lugar, o santo conclio ensina e reconhece aberta e simplesmente que no augusto sacramento da eucaristia, depois da consagrao do po e do vinho, Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, se contm verdadeira e, real e substancialmente sob a espcie dessas coisas sensveis []. Se algum diz que o mpio se justifica unicamente pela f, [] e que no necessrio que se prepare e se disponha por um movimento da sua prpria vontade que seja excomungado []. Se algum diz que os sacramentos da nova Lei no foram todos institudos por Nosso Senhor Jesus Cristo, ou que h mais ou menos de sete, [] ou que algum destes sete no prpria e verdadeiramente um sacramento que seja excomungado []. Se algum diz que todos os cristos tm o poder de anunciar a palavra [de Deus] e de administrar os sacramentos que seja excomungado []. Que os bispos sejam obrigados a visitar em cada ano todas as igrejas [da sua diocese] [] devem ser irrepreensveis, sbios, castos e bons dirigentes dos seus bispados.

Conclio de Trento (1545-1563)


Reafirmao do dogma e do culto
- Salvao pela f e boas obras - Mantidos os 7 sacramentos - Reforado o culto da Virgem Maria e dos Santos - Presena real de Crista na Eucaristia com transubstanciao
(O po e o vinho tornam-se o corpo e sangue de Jesus)

- Manuteno do poder supremo do Papa e da hierarquia episcopal - Igreja essencial salvao (meio) - Manuteno da Bblia e celebraes em Latim

Conclio de Trento (1545-1563)


- Criao de Seminrios para melhorar a formao de sacerdotes

Reforma dos costumes do clero e da organizao da Igreja

- Obrigatoriedade dos Bispos e sacerdotes de residirem nas dioceses - Manuteno do celibato dos padres - Defendida a organizao de grandes cerimnias para atrair seguidores

- Construdas ou renovadas igrejas com decoraes cada vez mais ricas e faustosas para atrair as populaes

Criao de novas ordens religiosas


Agostinhos Descalos Capuchinhos Carmelitas Descalas Oratorianos Companhia de Jesus (1540) ou Jesutas
Objectivos dos Jesutas:
. Pregao . Ensino em colgios e universidades . Evangelizao como por exemplo, os padres Manuel da Nbrega e Jos de Anchieta, no Brasil onde defenderam os ndios e S. Francisco Xavier no Oriente

Santo Incio de Loyola, Les Constitutions


REGRAS QUE OS JESUTAS DEVEM SEGUIR:

1. (...) Todos devem esforar-se para observar o melhor possvel a obedincia e, ser o melhor, no s no que obrigatrio mas ainda em tudo o resto, e isto a um simples sinal da vontade do superior, sem nenhuma ordem expressa. (...)
Executemos o que nos mandado com prontido, com contentamento de esprito, com perseverana. Persuadamo-nos de que tudo justo quando o Superior o ordena.

Santo Incio de Loyola, Les Constitutions


1. (cont.) Por uma espcie de obedincia cega, rejeitemos toda a ideia, todo o sentimento contrrios s suas ordens, todas as vezes que no se puder, segundo o que foi dito, perceber a qualquer pecado e que cada um se persuada que os que vivem na obedincia devem deixar-se levar e conduzir vontade da Divina Providncia por intermdio dos seus Superiores, como um cadver que se deixa virar e manejar em todos os sentidos, (...). 2. Recomenda-se tambm o mais possvel a todos terem muito respeito e sobretudo no foro interior para com os que so seus Superiores. Que eles vejam neles e que neles venerem a Jesus Cristo. Que eles os amem de corao como a seus pais.(...)

Inquisio
(desde o sc. XII, reorganizada no sc. XVI - Dominicanos)

Funo: Julgar os acusados de prticas de: Heresia afastamento dos dogmas catlicos Apostasia crena diferente como: - Judasmo - judeus ou cristos-novos - Protestantismo (principalmente no Norte da Europa) Feitiaria, bigamia e homossexualidade Processo: Envolve perseguio, aprisionamento, tortura, vexame pblico, confisco de bens (parte ficava para quem denuncia, a outra parte para a Igreja), encarceramento ou ainda o culpado relaxado justia secular e morto pelo fogo em auto-de-f.

Mtodos de tortura

Mtodos de tortura

Mtodos de tortura

Representao de auto de f, cerimonias pblicas em que eram condenados os rus da Inquisio

AUTO de F no Terreiro do Pao

Congregao do ndex (1543)


Funes: - Criao de listas de livros (Index Librorum Proibitorum ), autores e impressores / tipografias considerados perigosos f catlica ou ao poder do Papa - Leitura e censura de todos os livros ou outros escritos a publicar

ndex

Antnio Ferreira, 1598


() A medo vivo, a medo escrevo e falo; Hei medo do que falo s comigo; Mais inda a medo cuido, a medo calo. Encontro a cada passo com um inimigo De todo bom esprito: este me faz Temer-me de mi mesmo, e do amigo. Tais novidades este tempo traz, Que necessrio fingir pouco siso, Se queres vida ter, se queres paz. Vida em tanta cautela, tanto aviso, Quando me deixars? quando verei Um verdadeiro rosto, um simples riso? ()

NOVA ESPIRITUALIDADE

Exteriorizao de rituais (culto, festas, peregrinaes, confrarias, devoes, promessas) Tendncia para uma nova espiritualidade interior, individual, apoiada na leitura da Bblia. Duas obras: - Imitao de Cristo, de Thomas Kempis; - Aparecimento do movimento da devotio moderna , pelos Irmos da Vida Comum, nos Pases Baixos: Gerado Croote e discpulo Florncio Radewijns Caractersticas da modernidade da Devotio moderna: - abertura influncia secular - recusa reconhecer a existncia de discrdia entre o clero e as aspiraes religiosas dos leigos.

Consequncias das Reformas Religiosas

Aspectos polticos - Graves conflitos entre as igrejas que levaram a perseguies, execues, massacres e guerras Aspectos culturais condiciona a produo literria e cientfica; assim como a sua difuso e evoluo, com medo de represlias por parte das igrejas.

Das könnte Ihnen auch gefallen