Sie sind auf Seite 1von 20

INFLAO

LEITURA OBRIGATRIA
CAPTULO 17 CONSIDERAES SOBRE O PROBLEMA DA INFLAO Pinho, Diva Benevides & Vasconcellos, Marco Antonio S.(Org.), Manual de Economia, 5 Edio. So Paulo, Editora Saraiva, 2006.

INFLAO

INFLAO: Aumento contnuo e generalizado dos preos. Elevaes de preos contnuas, durante um perodo de tempo, em todos os bens produzidos na economia.

INFLAO

Disputa dos diversos agentes econmicos pela distribuio da renda representa a questo bsica no fenmeno inflacionrio.

INFLAO

Desequilbrio financeiro do setor pblico leva a uma elevao dos estoque de moeda em taxas acima do crescimento do produto.

INFLAO

Disputa entre salrios e preos. Trabalhadores e empresrios tornaram instveis a relao entre salrios e preos.

INFLAO

Choques externos como as crises do petrleo ocasionam um conflito distributivo que tambm podem dar origem a um processo inflacionrio.

INFLAO
DISTORES PROVOCADAS POR ALTAS TAXAS DE INFLAO Efeito sobre a distribuio de renda Reduo relativa do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimento fixo. Trabalhadores Pessoas que vivem de aluguis Pessoas que no tem acesso a aplicaes financeiras

INFLAO
DISTORES PROVOCADAS POR ALTAS TAXAS DE INFLAO

Efeito sobre a balana de pagamentos Elevadas taxas de inflao, em nveis superiores ao aumento dos preos internacionais encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente. Estimulam a importao e desestimulam a exportao

INFLAO
DISTORES PROVOCADAS POR ALTAS TAXAS DE INFLAO Para consertar o governo lana mo de desvalorizaes cambiais. No entanto, importaes essenciais como petrleo, fertilizantes e equipamentos tornam-se mais caras e esses custos so repassados aos preos realimentado a inflao.

INFLAO

DISTORES PROVOCADAS POR ALTAS TAXAS DE INFLAO Desestmulo as aplicaes no mercado financeiro e estmulo para aplicaes em bens de raiz, como imveis..

INFLAO

DISTORES PROVOCADAS POR ALTAS TAXAS DE INFLAO Instabilidade e imprevisibilidade de lucros Nos casos de dvidas contradas em perodo anterior ganham os devedores e perdem os credores j que elas no incorporam a expectativa de inflao. Desarticula todo sistema econmico

INFLAO

CAUSAS CLSSICAS DE INFLAO

Inflao de demanda Refere-se ao excesso de demanda agregada em relao produo disponvel.


Dinheiro demais em busca de poucos bens.

INFLAO

CAUSAS CLSSICAS DE INFLAO

Acontece quando a economia est prxima do ponto de pleno emprego de recursos. Deve-se recorrer a instrumentos que provoquem uma reduo da demanda agregada por bens e servios.

INFLAO

CAUSAS CLSSICAS DE INFLAO

Polticas que desencorajam o consumo e o investimento privado. Por exemplo, poltica monetria que procure restringir a quantidade de moeda e de crdito, ou poltica fiscal que aumente a carga tributria.

INFLAO
CAUSAS CLSSICAS DE INFLAO Monetaristas Causa: Excesso de moeda em relao a produo Correo: Diminuir a base monetria Contra interveno excessiva do governo. Fiscalistas Causa: variaes na taxa de investimentos Correo: Diminuio dos gastos do governo ou elevao da carga tributria. A favor da interveno excessiva do governo.

INFLAO
CAUSAS CLSSICAS DE INFLAO Inflao de custos Provocada por aumentos de custos, diminuindo a oferta agregada. Custos de insumos importantes aumentam e so repassados aos preos. Tambm pode ser associada ao fato de que algumas firmas, com elevado poder de monoplio ou oligoplio, terem condies de elevar seus lucros acima os custos de produo.

INFLAO
CAUSAS CLSSICAS DE INFLAO Estagflao: Estagnao econmica com inflao.

Inflao de custos induzida: aumento de custos , devido o aumento de salrios, que, em ltima instncia, foi induzido pela inflao de demanda preexistente. Inflao de custos autnoma: aumento de preos devido a presses autnomas, causadas por alguns grupos econmicos, como sindicatos e firmas oligopolistas.

INFLAO

CAUSAS CLSSICAS DE INFLAO Inflao inercial: decorrente dos ajustes de preos e salrios, provocadas pela indexao ou correo monetria.

INFLAO
Inflao e subdesenvolvimento No processo de desenvolvimento econmico criam-se expectativas de altas taxas de retorno, o que estimula uma elevao das taxas de investimentos. Sabendo-se que o aumento da produo s ocorre aps passado um perodo de maturao do investimento, o primeiro efeito, a curto prazo, recai sobre os preos.

INFLAO
Anos 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 Taxa de inflao 235,01 65,0 415,8 1.037,6 1.782,9 1.476,71 480,17 1.157,84 2.703,39

Das könnte Ihnen auch gefallen