Sie sind auf Seite 1von 193

Disciplina:

Agricultura

de

Preciso

Professor Esp. Fbio Jos das Dores E-mail: fabioagroboy@hotmail.com

Sensoriamento Remoto

Princpios Fsicos do Sensoriamento Remoto

Definies e Conceitos
Segundo COLWELL (1983): "Sensoriamento Remoto a aquisio de informaes sobre um objeto sem que haja um contato fsico". CAMPBELL (1987) define Sensoriamento Remoto como a cincia que obtm informaes da superfcie terrestre a partir de imagens obtidas a distncia. A obteno dessas informaes geralmente depende da energia eletromagntica refletida ou emitida pelos alvos de interesse.

Definies e Conceitos
Conceito: o conjunto das atividades relacionadas com a aquisio e a anlise de dados de sensores remotos.

Sensor remoto: sistema capaz de detectar e registrar o fluxo de energia radiante refletido ou emitido pelos diferentes "alvos", sem contato fsico com eles.

Definies e Conceitos
Anlise: as imagens de sensoriamento remoto tm caractersticas especiais que dependem das propriedades radiomtricas dos "alvos" que compem a cena, da atmosfera e da configurao do sistema sensor utilizado na aquisio. O analista de sensoriamento remoto deve complementar os seus conhecimento especficos com as informaes relativas aos elementos que interferem na formao das imagens.

Histrico
Origem vinculada a fotografia area Podemos dividir em dois perodos: 1860 - 1960 (fotografias areas) 1960 - hoje (fotografias e imagens)

Desenvolvimento do Sensoriamento Remoto: Matemtica; Fsica; Qumica; Biologia; Cincias da Terra e Computao.

Histrico
Qual o verdadeiro interesse Sensoriamento Remoto? 1860 - fotografia atravs de bales 1862 - usada pela primeira vez para fins militares (Guerra Civil Americana) no

Histrico
1909 - W. Wright: primeira fotografia area atravs de um planador 1 Guerra Mundial:

Fotos areas de instalaes reconhecimento do foto-intrprete

militares

Foto-interpretao: pelo reconhecimento, nas fotos areas, de vrios fatores independentes, os intrpretes podem inferir informaes no apresentadas diretamente (princpio da convergncia de evidncias)

Histrico
Perodo entre as duas grandes guerras: Desenvolvimento em comerciais e (fotogrametria) aplicaes cientficas

Produo de mapas topogrficos (estreofoto) e mapas de recursos naturais;

Histrico
Segunda Guerra Mundial: estado da arte na foto interpretao Mapeamentos: topogrfico, geolgico e de engenharia Inventrios: florestais e agrcolas Filmes infravermelho (falsa cor)

Histrico
1957 Sputnik: observao da Terra atravs do espao 1972 Primeiro satlite no militar: Earth Resources Technology Satlite (ERTS1) (LANDSAT 1) 1986 SPOT 1 1987 MOS 1 1988 IRS 1

Aquisio / Armazenamento / Processamento

Energia Radiante
A radiao solar se propaga no vcuo a uma velocidade de 300.000 km/s e sob a forma de onda eletromagntica. C=xf C = 300.000 km/s = comprimento da onda (A; nm; m) f = frequncia (ciclos/s = Hz) onde:

Energia Radiante

Energia Radiante
Comprimento de onda: a distncia entre dois mximos sucessivos (unidade metros).

Frequncia: o numero de ondas que passam por um ponto do espao num determinado tempo (unidade Hertz)

Energia Radiante

Energia Radiante

Energia Radiante
Apesar de suas caractersticas ondulatrias de propagao, a energia radiante apresenta propriedades de natureza quntica. Q=hxf onde

Q = quantidade de energia (J) h = constante de Planck f = frequncia (ciclos/s = Hz)

Espectro Eletromagntico de Energia

Espectro Eletromagntico de Energia

Interao Radiao / Alvo


A energia eletromagntica incidente interage com os pigmentos, gua, e o ar dos espaos intercelulares dentro da folha.

Interao Radiao / Alvo


Normalizando a Equao (1) em relao ao fluxo incidente ( i), tem-se: Como a maioria dos sistemas sensores remotos opera medindo a energia refletida na faixa de 0,35 m a 3,0 m, pode-se pensar na Equao (2) de outra maneira:

Assinatura Espectral
Intensidade relativa com que cada corpo reflete ou emite a radiao eletromagntica nos diversos comprimentos de onda.

Assinatura Espectral

Assinatura espectral da vegetao Fonte: Adaptado de CEP/INPE

Assinatura Espectral

Assinatura Espectral

Assinatura Espectral

Fonte: Jensen (2000)

Assinatura Espectral

Curva mdia da reflectcia da vegetao fotossinteticamente ativa. Fonte: Novo (1995).

Fator de reflectncia na regio do visvel e infravermelho prximo, obtido sobre o dossel do feijo para o tratamento 4 (lmina total de gua: 373,40 mm). Fonte: Cunha & Angulo Filho (2000)

Curvas da reflectncia espectral, obtidas em folhas de milho com diferentes contedo de gua. Fonte: Hoffer (1978)

Reflectncia de folhas de algodo superpostas at uma camada de seis folhas. Fonte: Myers (1970)

Fontes de Radiao Eletromagntica


Radiao trmica: todo corpo com temperatura superior a zero grau absoluto (K) emite radiao eletromagntica. A quantidade de radiao emitida em W/m2 (excitncia) funo da temperatura do corpo, e por isso denominada radiao trmica.

Radiao Solar
O Sol a fonte mais importante de REM para o SR. Ele emite radiao como um corpo negro, a uma temperatura aproximada de 6.000 K, na faixa espectral de 0,2 m a 10,0 m. O fluxo de energia solar que atinge o topo da atmosfera terrestre de cerca de 2,0 cal.cm-2.min-1 (constante solar). O comprimento de onda de mxima emisso , aproximadamente, 0,5 mm e quase 99% da radiao solar situa-se dentro da faixa espectral de 0,15 m a 4,0 m.

Radiao Solar

Curva de irradincia solar. Fonte: Slater (1980)

Interao Radiao Solar / Atmosfera


Interao radiao solar / atmosfera / alvo / sensor. Fonte: Adaptado de Florenzano (2002)

Interao Radiao Solar / Atmosfera


Os processos de atenuao atmosfrica mais importantes que afetam a propagao da radiao eletromagntica so: 1) Absoro: a REM ao se propagar pela atmosfera absorvida seletivamente por seus constituintes.

Interao Radiao Solar / Atmosfera


2) Espalhamento: Molecular ou Rayleigh ( > ): produzido pelas molculas dos gases constituintes da atmosfera. Sua intensidade inversamente proporcional 4 potncia do comprimento de onda. (atmosfera limpa);

Interao Radiao Solar / Atmosfera


Mie ( @ ): partculas em suspenso como p e gua (nvoa), conforme a concentrao resultam em zonas de colorao diferentes, perceptveis durante o nascer e por do sol; No seletivo ( < ): a radiao dos diferentes comprimentos de onda ser espalhada com igual intensidade, aparncia esbranquiada ao cu e nuvens.

O Processo de Formao das Cores

O Processo de Formao das Cores

O Processo de Formao das Cores

O Processo de Formao das Cores

Sistemas Sensores
Um sistema sensor pode ser definido como qualquer equipamento capaz de transformar alguma forma de energia em sinal passvel de ser convertido em informao sobre o ambiente. No caso especfico do sensoriamento remoto a energia utilizada a radiao eletromagntica (NOVO, 1989).

Sistemas Sensores
Segundo STEFFEN et al. (1981), sensor remoto um dispositivo capaz de responder radiao eletromagntica de determinada faixa do espectro eletromagntico, registr-la e gerar um produto numa forma adequada interpretao pelo usurio.

Sistemas Sensores

Classificao dos Sensores Remotos


Imageadores: quando fornecem uma imagem fotogrfica da cena de interesse (fotogrficos e no fotogrficos); No imageadores: quando o produto final apresentado na forma de valores numricos ou grficos;

Classificao dos Sensores Remotos


Passivos: so aqueles que necessitam uma fonte externa de radiao eletromagntica para poderem operar (Sol Radioatividade);

Ativos: possuem sua prpria fonte de radiao eletromagntica (Radar Laser). Escolha depende de: interesse da pesquisa, da preciso requerida, dos custos envolvidos

Sistemas Sensores
Sensoriamento remoto (SR): Basicamente existem 3 plataformas:

1) Avies;
2) Satlites; e, 3) Veculos terrestres;

Ikonos

Quickbird IRS-P6

SPOT 1 , 3 e 4

SPOT 2 e 5
Cbers 2

Landsat 7

Landsat 5

Resoluo e Poder de Resoluo


O termo poder de resoluo aplica-se a um sistema sensor, enquanto que resoluo aplica-se ao produto obtido por meio do sensor. O poder de resoluo, segundo NOVO (1989), uma medida da habilidade do que um sistema sensor possui de distinguir entre respostas que so semelhantes espectralmente ou prximas espacialmente.

Resoluo e Poder de Resoluo


Resoluo espacial: identifica a menor separao angular ou linear de dois objetos na imagem. Resoluo espectral: uma medida da amplitude das faixas espectrais s quais o sensor sensvel. Resoluo radiomtrica: refere-se sensibilidade do sistema sensor em detectar diferentes nveis de intensidade do sinal de retorno, traduzidos, por exemplo, por diferentes nveis de cinza que iro compor a imagem.

Resoluo Espacial

Resoluo Radiomtrica

Resoluo Espectral

Sensores e Produtos
Sistemas No Imageadores Segundo STEFFEN et al. (1981), os sensores no imageadores mais comuns so os radimetros, que so capazes de medir a intensidade da energia radiante, proveniente de todos os pontos de uma superfcie, dentro de seu campo de visada e em faixas de comprimento de ondas especificadas.

Sensores e Produtos
De acordo com o poder de resoluo espectral, os radimetros podem ser classificados em: a) Radimetros de banda;

b) Espectrorradimetros.

Sistemas No-Imageadores

Medio da reflectncia
O fator de reflectncia de uma amostra a razo entre sua radincia (La) e a radincia de uma superfcie lambertiana ideal (Lr), nas mesmas condies de iluminao e observao. Na prtica, utilizada uma superfcie de referncia feita com uma placa plana recoberta com BaSO4 ou MgO e calibrada com um padro de laboratrio cujo espectro de reflectncia conhecido.

Configurao bsica do SPECTRON SE-590. Adaptado de Moreira (2001)

ndice de Vegetao
Um ndice espectral de vegetao a integrao de duas ou mais bandas espectrais, segundo determinado procedimento, cuja finalidade realar caractersticas da vegetao como biomassa, vigor vegetativo, ndice de rea foliar etc., em relao aos solos (Moreira, 1997).

Exemplo de imagem NDVI, do Estado do Texas, calculada a partir de uma passagem do sensor AVHRR. Fonte: NASA

Comportamento da vegetao sadia e senescente, com relao ao NDVI. Fonte: NASA

Sistemas Imageadores
Os sistemas sensores imageadores podem ser classificados, de acordo com o processo de formao da imagem em: a) Sistemas fotogrficos; b) Sistemas ptico; de imageamento eletro-

c) Sistemas de radar.

Sistemas Fotogrficos

Cmera analgica x Cmera digital

Cmera digital colorida

Cmera digital infravermelho

Cmera analgica x Cmera digital


Dentre os fatores importantes na escolha da tecnologia digital pode-se destacar: A eliminao dos processos qumicos de revelao dos negativos. A disponibilidade instantnea das imagens; Flexibilidade em termos espectrais; e A possibilidade de obter produtos em quase tempo real.

Cmera analgica x Cmera digital


Por outro lado fatores limitantes e que esto sendo pesquisados so: A resoluo, ainda inferior resoluo das cmeras mtricas convencionais;

A razo nmero de quadros/unidade de tempo, que deve ser alta o suficiente para aplicaes em tempo real e que somente algumas cmaras de alto custo que possuem esta relao aceitvel; A relao custo/rea imageada que atualmente menor para as imagens adquiridas com cmeras mtricas convencionais.

Filtros

Filmes

Sensoriamento Remoto Orbital


As primeiras imagens fotogrficas da superfcie da Terra, a partir do espao, foram feitas em 1961 de uma cpsula Mercury, em sua quarta misso. As misses Gemini e Apollo tambm seguiram obtendo fotografias da Terra, estas imagens que a princpio eram alvo apenas de curiosidade e publicidade; posteriormente, foram reconhecidas como um excelente produto para o estudo de recursos terrestres.

Sensoriamento Remoto Orbital


A partir desta constatao a NASA, juntamente com o United States Geological Survey e o United States Department of Agriculture, desenvolveu um satlite, que foi lanado em julho de 1972, chamado Earth Resources Technology Satellite 1 (ERTS-1), posteriormente rebatizado como LANDSAT - 1.

O Sistema LANDSAT
LANDSAT 1: Lanado: 23/07/1972 - desativado: 01/06/1978 LANDSAT 2: Lanado: 22/01/1975 desativado: 05/02/1982 LANDSAT 3: Lanado: 05/03/1978 desativado: 31/03/1983

LANDSAT 4: Lanado: 16/07/1982 - desativado: julho/1987


LANDSAT 5: Lanado em maro de 1984 operacional LANDSAT 6: Lanado: 05/10/1993 no atingiu a rbita e caiu no Oceano Pacfico. LANDSAT 7: Lanado: 15/04/1999 problemas maio/2003

O Sistema LANDSAT
O Sistema Mundial de Referncia, composto pelo nmero da rbita e pelo nmero do ponto, utilizado para localizar a imagem da rea de interesse para estudo. O nmero da rbita se refere a rbita base a que pertence a cena, da rea de interesse, no Sistema Mundial de Referncia, e o nmero do ponto associado a uma latitude padro representada no Mapa ndice.

O Sistema LANDSAT
As imagens LANDSAT/TM podem ser adquiridas da seguinte forma: Cena inteira - cobre uma rea de 185 x 185 km. Quadrante - representa um quarto da cena inteira cobre uma rea de 90x90 km.

Subquadrante representa um quarto do quadrante cobre uma rea de 46x46 km.

O Sistema LANDSAT
A figura representa a cena inteira e a posio dos quadrantes. Esta figura apresenta as diferentes combinaes que podem ser feitas para a formao de um quadrante. Os quadrantes tradicionais so: Quadrante A: formado pelos subquadrantes 1, 2, 5 e 6. Quadrante B: formado pelos subquadrantes 3, 4, 7 e 8. Quadrante C: formado pelos subquadrantes 9, 10, 13 e 14. Quadrante D: formado pelos subquadrantes 11, 12, 15 e 16.

O Sistema LANDSAT: caractersticas das bandas


BANDA 1 (0,45 - 0,52 m) Azul
Esta banda apresenta grande penetrao em corpos d'gua, sendo particularmente interessante para estudos batimtricos.

Permite detalhar a turbidez da gua e o traado de correntes em corpos d'guas costeiras.


Apresenta sensibilidade a plumas de fumaa oriundas de queimadas ou atividade industrial.

O Sistema LANDSAT: caractersticas das bandas


BANDA 2 (0,52 - 0,60m) Verde
Esta banda apresenta grande sensibilidade presena de sedimentos em suspenso na gua, sendo utilizada para estudos de qualidade d'gua.

Tem boa penetrao corpos d'gua.

em

Boa para mapeamento de vegetao e reas onde ocorrem atividades antrpicas.

O Sistema LANDSAT: caractersticas das bandas


BANDA 3 (0,63 - 0,69m) Vermelho
Esta banda apresenta bom contraste entre reas cobertas com vegetao e solo exposto, bem como discrimina diversos tipos de vegetao. a banda mais utilizada para a delimitao das "manchas" urbanas e traado do sistema virio. adequada tambm para mapeamentos de uso do solo, agricultura e estudos de qualidade d'gua.

O Sistema LANDSAT: caractersticas das bandas


BANDA 4 (0,76 - 0,90m) - IVP
Esta banda apresenta bom contraste entre solo e corpos d'gua, permitindo o mapeamento de rios de grande porte, lagos , lagoas, reservatrios e reas midas. tambm sensvel morfologia do terreno, sendo muito utilizada para mapeamentos de geologia e geomorfologia. Serve para mapear a vegetao que foi queimada e permite ainda a visualizao de reas ocupadas por macrfitas aquticas (por exemplo, aguap). Banda muito sensvel absoro da radiao eletromagntica pelos xidos de ferro e titnio, muito comuns nos solos tropicais muito intemperizados.

O Sistema LANDSAT: caractersticas das bandas


BANDA 5 (1,55 1,75m) - IVmdio
Esta banda permite observar o teor de umidade nas plantas e detectar possveis estresses na vegetao causados por falta de gua.

Utilizada tambm para obter informaes sobre a umidade do solo, no entanto, pode sofrer perturbaes se ocorrerem chuvas um pouco antes da cena ser imageada pelo satlite.

O Sistema LANDSAT: caractersticas das bandas


BANDA 7 (2,08 2,35m) - IVmdio
Esta banda apresenta sensibilidade morfologia do terreno, servindo para estudos nas reas de geologia, solos e geomorfologia. Utilizada tambm para identificao de minerais e deteco de umidade no solo e na vegetao.

O Sistema LANDSAT: caractersticas das bandas


Combinao das bandas 2, 3 e 4
Com a banda 4 (infravermelho prximo) os limites entre o solo e a gua so mais definidos que a combinao 1, 2, 3. Os corpos d'gua com sedimentos em suspenso aparecem em tonalidade azul clara e os com pouco sedimentos em suspenso, em azul escuro. As reas urbanas e o solo exposto aparecem em tonalidades de azul. A banda 4 (filtro vermelho) bastante sensvel clorofila, permitindo que se observem variaes da vegetao, que aparecem em tonalidades de vermelho.

O Sistema LANDSAT: caractersticas das bandas


Combinao das bandas 3, 4 e 5
Esta combinao com duas bandas no infravermelho do espectro eletromagntico mostra uma maior diferenciao entre solo e gua do que as combinaes anteriores. A vegetao mostrada em diversas tonalidades de verde e rosa, que variam em funo do tipo e das condies da vegetao. As reas urbanas e o solo exposto so apresentados em tons rosados. A gua, dependendo da quantidade de sedimentos em suspenso, aparece em preto.

O Sistema LANDSAT: caractersticas das bandas


Combinao das bandas 3, 5 e 4
Esta combinao, com uma banda no visvel e duas no infravermelho, utiliza as mesmas bandas da combinao 3, 4 e 5, porm associadas a cores diferentes, permitindo uma diferenciao da vegetao em tons marrons, verdes e amarelos. As reas urbanas e os solos expostos so mostrados em tonalidades de azul claro, enquanto as reas alagadas e a gua aparecem em tons azuis escuros.

O Programa SPOT
O programa SPOT foi planejado e projetado desde o incio como um sistema operacional e comercial de observao da Terra ( SPOT Satellite Pour l'Observation de la Terre).

O Programa SPOT
Estabelecido por iniciativa do governo francs em 1978, com a participao da Sucia e Blgica, o programa gerenciado pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais - CNES, que o responsvel pelo desenvolvimento do programa e operao dos satlites.

O Programa SPOT
J foram lanados com sucesso os SPOT 1, 2 e 3 e 4. O SPOT 5, com novas especificaes incluindo resoluo espacial de 2,5 m numa faixa de 60 km, est operacional desde abril de 2002, assegurando assim a continuidade dos servios, e incluindo notveis evolues tcnicas e comerciais.

O Programa SPOT
A estrutura e o funcionamento do programa SPOT distingue claramente de um lado as funes do gerenciamento tcnico do sistema, executadas pelo CNES, e de outro lado a responsabilidade das operaes, atribuda SPOT IMAGE, uma empresa de vocao genuinamente comercial, no tocante ao relacionamento com a comunidade de usurios e na distribuio de dados, alm da misso permanente de divulgar a "imagem" da tecnologia francesa no mundo.

O Programa SPOT
A SPOT IMAGE tem por misso assegurar o eficiente gerenciamento das capacidades de aquisio de imagens pelo satlite e transmisso de dados 21 estaes receptoras equipadas e conveniadas em todo o mundo, sendo 3 na Amrica do Sul , bem como desenvolver as normas e circuitos de distribuio e comercializao das imagens SPOT.

SPOT Resoluo Espacial- 2,5 m/ Aeroporto de Guarulhos, SP

SPOT Resoluo Espacial- 5 m/ Rio de Janeiro, RJ

Misso Espacial Completa Brasileira


A MECB tem por objetivo promover o avano da tecnologia espacial no Brasil. O programa compreende o desenvolvimento e operao de 6 satlites, com aplicao direcionada s necessidades do pas, sendo 3 satlites de coleta de dados, 2 de sensoriamento remoto e 1 de comunicaes. Prev tambm a construo de um veculo lanador de satlite (VLS). O programa englobou, na sua fase inicial, a construo e manuteno de infra-estruturas de uso geral como o Laboratrio de Integrao e Testes (LIT) e o Centro de Rastreio e Controle (CRC).

Misso Espacial Completa Brasileira


Os Satlites SCD1, SCD2 e SCD3 Os satlites SCD1 e SCD2 foram lanados, respectivamente, em 09/02/1993 e 22/10/1998 pelo foguete Pegasus e possuem as seguintes caractersticas tcnicas:

Forma: prisma de base octogonal Dimenses: 1,0 m de dimetro x 1,45 m de altura Massa total: 115,0kg Potncia eltrica: 110/120W Estrutura: painis colmias de alumnio Estabilizao de atitude: rotao rbita: circular de 750 km de altitude e 25 de inclinao

Misso Espacial Completa Brasileira


O satlite SCD2-A deveria ter sido lanado dia 02/11/1997 mas uma falha nos propulsores do VLS impediu que a misso se completasse. O SCD3 visa dar continuidade e melhorar o desempenho do sistema de coleta de dados, prover um sistema de comunicao de mensagens bidirecional para a regio equatorial, e realizar experimentos de comunicao de dados. A regio de cobertura do sistema compreende a faixa de latitudes 15 N e 15 S. O SCD3 apresenta, tambm, a vantagem de ter repetitividade de 2 horas.

Misso Espacial Completa Brasileira


Os Satlites SSR 1 e SSR2 Os satlites SSR1 e SSR2 so satlites de observao da Terra cujo objetivo ser o monitoramento da Regio Amaznica, que se estende do paralelo 5 N ao 15 S.

Os principais estudos a serem realizados com os dados destes satlites so: desmatamento, queimadas, enchentes, explorao mineral, desertificao etc.
O satlite SSR caracterizado pela arquitetura modular, sendo composto de um mdulo de carga til, onde esto instalados os instrumentos imageadores e de uma plataforma multimisso de servios que prov as funes bsicas do satlite: gerao d

Misso Espacial Completa Brasileira


As caractersticas gerais do SSR so: Massa: 290kg Potncia: 250W rbita: circular, equatorial a 900 km de altitude Repetitividade: 2 horas Trs bandas na faixa do visvel com resoluo espacial de 100 a 200 m Banda IR com resoluo espacial de 300 a 400 m para monitoramento de incndios florestais Irradiao de dados de imagem direta aos usurios finais com estaes receptoras portteis Vida til estimada de 4 anos

Misso Espacial Completa Brasileira


China Brazil Earth Resources Satellite - CBERS O programa CBERS (incio em julho de 1988) agrega a capacidade tcnica e os recursos financeiros da China e do Brasil para estabelecer um sistema completo de sensoriamento remoto competitivo e compatvel com as necessidades internacionais atuais. O programa orado originalmente em US$ 150 milhes, dos quais o Brasil deveria participar com 30%, previa a construo de dois satlites idnticos e seus lanamentos atravs de veculos da srie Longa Marcha 4. Em 14/10/1999, foi lanado o CBERS-1; em 21/10/2003 o CBERS-2; e em 19/09/2007 o CBERS-2B.

Misso Espacial Completa Brasileira


O satlite CBERS composto de dois mdulos: O mdulo de carga til acomoda os sistemas pticos (CCD - High resolution; CCD cameras; IRMSS Infrared multispectral scanner; e Wfi Wide field imager) e os eletrnicos usados para observao da Terra e coleta de dados;

O mdulo de servio contm todos os equipamentos necessrios para o funcionamento do satlite.

Primeiras imagens do Brasil coletadas pela cmera CCD do satlite CBERS-2: Regio noroeste do Estado de So Paulo. As reas de solo exposto esto em tons avermelhados escuros; as rea de agricultura e canade-acar, em verde. O delineamento das curvas de nvel so visveis. Na regio inferior central da imagem pode-se ver um assentamento rural, constitudo de pequenos lotes agrcolas.

Sensor: CCD/CBERS-2 rbita_Ponto: 157_117 Data: 08/09/2004 Legenda: Plano Piloto de Braslia e seu contorno gravado pelo Satlite CBERS em 08 de setembro de 2004. Destaca-se o cinturo das cidades-satlites em plena expanso, bem como a presena de novos loteamentos. Na parte sul da cena aparece uma longa pluma de fumaa.

Sensor: CCD/CBERS-2 Data: 2004 Legenda: So Ilha Bela, SP Sebastio,

Sensor: CCD/CBERS-2 rbita Ponto: 173_103 Composio: R3G4B2

Data: 17/08/2004
Legenda: Nesta composio, Manaus aparece prxima aos Rios Negro (em preto) e Solimes (pequeno trecho ao Sul de Manaus em tons arroxeados), e ao Rio Amazonas, direita da cidade. O verde mais escuro a floresta amaznica, e o verde claro e roxo so reas de exflorestas que tornaram-se outros usos. As feies em branco so nuvens, constantes na regio.

Sensor: IRM/CBERS-2 rbita_Ponto: 152_126 Composio: R3G4B2

Data: 01/08/2005
Legenda: Regio de Angra dos Reis e Ilha Grande no litoral sul do Rio de Janeiro. Destaca-se a presena da Mata Atlntica nas serranias e na Ilha Grande. Outro destaque a grande quantidade de pequenas ilhas que a regio abriga.

Sensor: WFI/CBERS-2 rbita_Ponto: 160_124 Composio: R2G2B1

Data: 04/08/2004
Legenda: A viso sintica do sensor WFI permite a observao de todo o conjunto de represas instaladas no alto Rio Paran e nos seus afluentes e formadores: Paranaba, Grande, Tiet e Paranapanema. Um trecho do Pantanal aparece no canto superior esquerdo da cena, enquanto reas preparadas para cultivo se distribuem por toda a imagem em cores azuis.

Os Satlites NOAA
O sistema operacional de satlites meteorolgicos do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administrartion) composto por dois tipos de satlites: GOES (geostationary operational environmental satellites) e satlites de rbita polar sendo que o principal o NOAA-18.

Os Satlites NOAA
Os Estados Unidos opera hoje dois satlites de rbita geoestacionria (35.786 km de altitude) sobre o Equador (GOES8 e 10) um posicionado a leste e outro a oeste, cobrindo uma extenso, aproximada, que vai da longitude 20 W at a 165 E. A misso principal destes satlites executada pelos sensores:

Imager: que um instrumento multicanal sensvel a energia solar radiante refletida pela superfcie terrestre e pela atmosfera;
Sounder: que obtm dados para determinar as temperaturas e teor de umidade da atmosfera, temperatura da superfcie e topo das nuvens e distribuio da camada de oznio.

Os Satlites NOAA
O NOAA-18 (ltimo da srie) foi lanado dia 20 de maio de 2005, possui rbita heliossncrona a uma altitude de 854 km, inclinao em relao ao Equador de 98,7 e perodo de revoluo de 102,1 minutos. O seu principal sensor o AVHRR (Advanced Very High Resolution Radiometer). O AVHRR um imageador detector da radiao que pode ser usado para determinar remotamente a cobertura de nuvens e temperatura das superfcies da Terra, nuvens e corpos d'gua, suas principais caractersticas so:

Mosaico de Imagens NOAA - AVHRR da Amrica do Sul

Mosaico Imagem NOAA-12 Banda 4. Data: 18/03/2004

O Sistema RADARSAT
RADARSAT um avanado sistema de satlite de observao da Terra, desenvolvido pelo Canad, para monitorar mudanas ambientais e os recursos naturais sustentveis. O RADARSAT-1 foi lanado em novembro de 1995, com uma vida til estimada de 5 anos, o RADARSAT-2 est programado para estar operacional em 2001.

O Sistema RADARSAT
As principais caractersticas do RADARSAT-1 seu sensor de microondas o SAR (Synthetic Aperture Radar): Massa total: 2750 kg Potncia gerada: 2500 W Antena: 15,0 m x 1,5 m - Polarizao HH rbita: heliosncrona a 793 - 821km de altitude; 98,6 de inclinao em relao ao Equador; perodo de 101min (14 revolues/dia) SAR: opera na banda C de radar com frequncia de 5,3 GHz e comprimento de onda de 5,6 cm Vida til: 5 anos

CARACTERSTICAS DA RBITA DO RADARSAT

MODOS DE OPERAO DO SAR RADARSAT

Rio Lena / Sibria 23/05/2001

Vazamento de petrleo na costa do Equador prximo s ilhas Galapagos 16/01/2001

Vazamento de petrleo na costa do Japo

Barcos de expedio ao gelo

Imagem RADARSAT, Baa da Guanabara/RJ.

Os Satlites ERS-1, ERS-2 e JERS-1


Os Satlites ERS-1 e ERS-2 da Agncia Espacial Europeia foram lanados em 17/07/1991 e 21/04/1995 respectivamente e possuem as seguintes caractersticas principais: Massa total: 2516kg Dimenses: 12,0 m x 12,0 m x 2,5 m Potncia gerada: 2000 W Antena: 10,0 m x 1,0 m rbita: polar / heliosncrona a 780 km de altitude perodo de 101 min (14 revolues/dia) SAR: opera na banda C de radar com frequncia de 5,3GHz e comprimento de onda de 5,6 cm

Imagem do Satlite ERS-2 (instrumento ATSR-2, faixa espectral do visvel), Hava, 1995.

Imagem do Satlite ERS-1 (instrumento SAR), regio da Itlia, 1992.

Imagem do Satlite ERS-1 (instrumento SAR), regio Rio Branco/Acre, 1992.

Os Satlites ERS-1, ERS-2 e JERS-1


O satlite JERS-1 da Agncia Nacional de Desenvolvimento Espacial do Japo foi lanado em 11/02/1992 e possui as seguintes caractersticas principais:

rbita: polar / heliosncrona a 568 km de altitude Opera tambm um sistema SAR e um sensor ptico (OPS) de 7 bandas do visvel ao infravermelho prximo, capaz de fazer visada lateral de 15,3

Imagem JERS Baa de Tquio, Japo

Imagem JERS do Japo, Monte Fuji (1992).

Os Satlites IKONOS I e II
O IKONOS-II foi lanado em 24 de setembro de 1999 e possui as seguintes caractersticas:

Massa total: 720 kg


rbita: polar / heliossncrona a 680 km de altitude perodo de 98 min (14 revolues/dia)

Os Satlites IKONOS I e II
Bandas espectrais: 0,45 - 0,90mm (pan) 0,45 - 0,52mm (azul) 0,52 - 0,60mm (verde) 0,63 - 0,69mm (vermelho) 0,76 - 0,90mm (infravermelho) 1,0 m pan e 4,0 m

Resoluo espacial: multiespectral

Largura da faixa imageada: 11,0 km

Os Satlites IKONOS I e II
Possibilidade de combinao de imagens adquiridas no modo PANCROMTICO, P&B, com 1,0 m de resoluo, com imagens multiespectrais coloridas de 4,0 m de resoluo, para a gerao de imagens coloridas com 1,0 m de resoluo, combinando ento as vantagens dos dois tipos de imagens. Como o satlite adquire sistematicamente as imagens no modo PAN e MS para todas as reas, esta fuso e o produto PSM pode ser gerado para todas as imagens adquiridas pelo IKONOS

Os Satlites IKONOS I e II
Aquisio das imagens com resoluo radiomtrica de 11 bits (2048 nveis de cinza) aumentando o poder de contraste e de discriminao das imagens, inclusive nas reas de sombra. Antes do IKONOS, as imagens de satlites eram geralmente adquiridas com 8 bits ou 256 nveis de cinza.

Imagem IKONOS Rio de Janeiro, RJ

Imagem IKONOS - Municpio de Holambra/SP.

Imagem IKONOS - Municpio de Olinda, PE

Imagem IKONOS Braslia, DF.

Imagem IKONOS Elias Fausto, SP

Imagem IKONOS rea Rural / Regio de Campinas, SP

Imagem IKONOS Hidreltrica de Itaipu

Imagem IKONOS Regio de Araraquara, SP

Imagem IKONOS Curitiba, PR.

Imagem IKONOS Pirmides do Egito

O Sistema Brasileiro de Recepo de Dados de Satlite


Compe-se de uma estao de recepo, instalada em Cuiab (centro geogrfico da Amrica do Sul) e operando desde 1973. Em Cuiab, os dados so recebidos atravs de uma antena parablica e gravados em fitas HDDMT. Estas fitas so enviadas posteriormente para o laboratrio de processamento eletrnico e fotogrfico localizado em Cachoeira Paulista-SP.

Este laboratrio tem a funo de transformar os dados recebidos pela estao de recepo, em imagens fotogrficas em papel ou produtos digitais.

Localizao, ao redor do mundo, das estaes de rastreio dos satlites de recursos terrestres, as estaes que recobrem a Amrica do Sul esto localizadas na Argentina, Brasil e Equador

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen