Sie sind auf Seite 1von 53

SAMASEG TREINAMENTOS CNPJ: 17.791.

972/0001-44 Curso de Operador de Elevador de Obra


2013

Curso para Operadores de Elevadores de Obra

2013

Curso para Operadores de Elevadores de Obras


Contedo Programtico Introduo: Elevadores de Obras - Classificao de elevadores, avanos tecnolgicos e a NRs 11, 17 e 18, Localizao: - layout do canteiro e localizao dos elevadores, Montagem: - base, estruturas e cabines, fechadas e semifechadas, Cabos de Ao: - percurso, grampos, cuidados na manuteno de cabos, Freios: - tipos de freios, Guinchos: - automticos, guinchos de correntes, Instalao eltrica, Ckeck List e Teste de funcionamento.

Legislao NR-11
11.1 Normas de segurana para operao de elevadores, guindastes, transportadores industriais e mquinas transportadoras. 11.1.1 Os poos de elevadores e monta-cargas devero ser cercados, solidamente, em toda sua altura, exceto as portas ou cancelas necessrias nos pavimentos. 11.1.2 Quando a cabina do elevador no estiver ao nvel do pavimento, a abertura dever estar protegida por corrimo ou outros dispositivos convenientes. 11.1.3 Os equipamentos utilizados na movimentao de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos, sero calculados e construdos de maneira que ofeream as necessrias garantias de resistncia e segurana e conservados em perfeitas condies de trabalho.

11.1.3.1 Especial ateno ser dada aos cabos de ao, cordas, correntes, roldanas e ganchos que devero ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se as suas partes defeituosas. 11.1.3.2 Em todo o equipamento ser indicado, em lugar visvel, a carga mxima de trabalho permitida. 11.1.3.3 Para os equipamentos destinados movimentao do pessoal sero exigidas condies especiais de segurana. 11.1.8 Todos os transportadores industriais sero permanentemente inspecionados e as peas defeituosas, ou que apresentem deficincias, devero ser imediatamente substitudas.

Legislao NR-17
17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psico-fisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente. 17.1.1. As condies de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobilirio, aos equipamentos e s condies ambientais do posto de trabalho e prpria organizao do trabalho. 17.1.2. Para avaliar a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a anlise ergonmica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mnimo, as condies de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora. 17.3. Mobilirio dos postos de trabalho.

17.3.1. Sempre que o trabalho puder ser executado na posio sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posio. 17.3.3. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mnimos de conforto: a) altura ajustvel estatura do trabalhador e natureza da funo exercida; b) caractersticas de pouca ou nenhuma conformao na base do assento; c) borda frontal arredondada; d) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteo da regio lombar. 17.3.4. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da anlise ergonmica do trabalho, poder ser exigido suporte para os ps, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador. .

17.3.5. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de p, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas
17.4. Equipamentos dos postos de trabalho. 17.4.1. Todos os equipamentos que compem um posto de trabalho devem estar adequados s caractersticas psico-fisiolgicas dos trabalhadores e natureza do trabalho a ser executado.

Legislao NR 18
18.13.1 obrigatria a instalao de proteo coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeo e materiais.
18.13.2 As aberturas no piso devem ter fechamento provisrio resistente. 18.13.2.1 As aberturas, em caso de serem utilizadas para o transporte vertical de materiais e equipamentos, devem ser protegidas por guarda-corpo fixo, no ponto de entrada e sada de material, e por sistema de fechamento do tipo cancela ou similar. 18.13.3 Os vos de acesso s caixas dos elevadores devem ter fechamento provisrio de, no mnimo, 1,20m (um metro e vinte centmetros) de altura, constitudo de material resistente e seguramente fixado estrutura, at a colocao definitiva das portas. 18.13.5 A proteo contra quedas, quando constituda de anteparos rgidos, em sistema de guarda-corpo e rodap, deve atender aos seguintes requisitos: a) ser construda com altura de 1,20m (um metro e vinte centmetros) para o travesso superior e 0,70m (setenta centmetros) para o travesso intermedirio; b) ter rodap com altura de 0,20m (vinte centmetros); c) ter vos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura.

18.14 Movimentao e Transporte de Materiais e Pessoas 18.14.1 Os equipamentos de transporte vertical de materiais e de pessoas devem ser dimensionados por profissional legalmente habilitado. 18.14.1.1 A montagem e desmontagem devem ser realizadas por trabalhador qualificado. 18.14.1.2 A manuteno deve ser executada por trabalhador qualificado, sob superviso de profissional legalmente habilitado. 18.14.2 Todos os equipamentos de movimentao e transporte de materiais e pessoas s devem ser operados por trabalhador qualificado, o qual ter sua funo anotada em Carteira de Trabalho. 18.14.3 No transporte vertical e horizontal de concreto, argamassas ou outros materiais, proibida a circulao ou permanncia de pessoas sob a rea de movimentao da carga, sendo a mesma isolada e sinalizada. 18.14.6 Os acessos da obra devem estar desimpedidos, possibilitando a movimentao dos equipamentos de guindar e transportar. 18.14.7 Antes do incio dos servios, os equipamentos de guindar e transportar devem ser vistoriados por trabalhador qualificado, com relao capacidade de carga, altura de elevao e estado geral do equipamento.

18.14.8 Estruturas ou perfis de grande superfcie somente devem ser iados com total precauo contra rajadas de vento. 18.14.9 Todas as manobras de movimentao devem ser executadas por trabalhador qualificado e por meio de cdigo de sinais convencionados.

18.14.10 Devem ser tomadas precaues especiais quando da movimentao de mquinas e equipamentos prximo a redes eltricas.
18.14.12 Os guinchos de coluna ou similar (tipo "Velox") devem ser providos de dispositivo prprios para sua fixao.

18.14.13 O tambor do guincho de coluna deve estar nivelado para garantir o enrolamento adequado do cabo.
18.14.14 A distncia entre a roldana livre e o tambor do guincho do elevador deve estar compreendida entre 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros) e 3,00m (trs metros), de eixo a eixo. 18.14.15 O cabo de ao situado entre o tambor de rolamento e a roldana livre deve ser isolado por barreira segura, de forma que se evitem a circulao e o contato acidental de trabalhadores com o mesmo. 18.14.16 O guincho do elevador deve ser dotado de chave de partida e bloqueio que impea o seu acionamento por pessoa no autorizada.

18.14.17 Em qualquer posio da cabina do elevador, o cabo de trao deve dispor, no mnimo, de 6 (seis) voltas enroladas no tambor. 18.14.18 Os elevadores de caamba devem ser utilizados apenas para o transporte de material a granel. 18.14.19 proibido o transporte de pessoas por equipamento de guindar no projetado para este fim. 18.14.20 Os equipamentos de transportes de materiais devem possuir dispositivos que impeam a descarga acidental do material transportado. 18.14.21 Torres de Elevadores 18.14.21.1 As torres de elevadores devem ser dimensionadas em funo das cargas a que estaro sujeitas. 18.14.21.1.1 Na utilizao de torres de madeira devem ser atendidas as seguintes exigncias adicionais: a) permanncia, na obra, do projeto e da Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) de projeto e execuo da torre; b) a madeira deve ser de boa qualidade e tratada. 18.14.21.2 As torres devem ser montadas e desmontadas por trabalhadores qualificados. 18.14.21.3 As torres devem estar afastadas das redes eltricas ou estas isoladas conforme normas especficas da concessionria local.

18.14.21.4 As torres devem ser montadas o mais prximo possvel da edificao. 18.14.21.5 A base onde se instala a torre e o guincho deve ser nica, de concreto, nivelada e rgida. 18.14.21.6 Os elementos estruturais (laterais e contra-ventos) componentes da torre devem estar em perfeito estado, sem deformaes que possam comprometer sua estabilidade. 18.14 21.7 As torres para elevadores de caamba devem ser dotadas de dispositivos que mantenham a caamba em equilbrio. 18.14.21.8 Os parafusos de presso dos painis devem ser apertados e os contraventos contrapinados. 18.14.21.9 O estaiamento ou fixao das torres estrutura da edificao deve ser a cada laje ou pavimento.

18.14.21.10 A distncia entre a viga superior da cabina e o topo da torre, aps a ltima parada, deve ser de 4,00m quatro metros.
18.14.21.11 As torres devem ter os montantes posteriores estaiados a cada 6,00m (seis metros) por meio de cabo de ao; quando a estrutura for tubular ou rgida, a fixao por meio de cabo de ao dispensvel.

18.14.21.12 O trecho da torre acima da ltima laje deve ser mantido estaiado pelos montantes posteriores, para evitar o tombamento da torre no sentido contrrio edificao. 18.14.21.13 As torres montadas externamente s construes devem ser estaiadas atravs dos montantes posteriores. 18.14.21.14 A torre e o guincho do elevador devem ser aterrados eletricamente. 18.14.21.15 Em todos os acessos de entrada torre do elevador deve ser instalada uma barreira que tenha, no mnimo 1,80m (um metro e oitenta centmetros) de altura, impedindo que pessoas exponham alguma parte de seu corpo no interior da mesma. 18.14.21.16 A torre do elevador deve ser dotada de proteo e sinalizao, de forma a proibir a circulao de trabalhadores atravs da mesma. 18.14.21.17 As torres de elevadores de materiais devem ter suas faces revestidas com tela de arame galvanizado ou material de resistncia e durabilidade equivalentes. 18.14.21.17.1 Nos elevadores de materiais, onde a cabina for fechada por painis fixos de, no mnimo 2 (dois) metros de altura, e dotada de um nico acesso , o entelamento da torre dispensvel.

18.14.21.18 As torres do elevador de material e do elevador de passageiros devem ser equipadas com dispositivo de segurana que impea a abertura da barreira (cancela), quando o elevador no estiver no nvel do pavimento.

18.14.21.19 As rampas de acesso torre de elevador devem: a) ser providas de sistema de guarda-corpo e rodap, conforme subitem 18.13.5; b) ter pisos de material resistente, sem apresentar aberturas;

c) ser fixadas estrutura do prdio e da torre;


d) no ter inclinao descendente no sentido da torre. 18.14.21.20 Deve haver altura livre de no mnimo 2,00m (dois metros) sobre a rampa. 18.14.22 Elevadores de Transporte de Materiais 18.14.22.1 proibido o transporte de pessoas nos elevadores de materiais. 18.14.22.2 Deve ser fixada uma placa no interior do elevador de material, contendo a indicao de carga mxima e a proibio de transporte de pessoas. 18.14.22.3 O posto de trabalho do guincheiro deve ser isolado, dispor de proteo segura contra queda de materiais, e os assentos utilizados devem atender ao disposto na NR-17- Ergonomia.

18.14.22.4 Os elevadores de materiais devem dispor de: a) Sistema de frenagem automtica que atue com efetividade em qualquer situao tendente a ocasionar a queda livre da cabina. b) sistema de segurana eletromecnica no limite superior, instalado a 2,00m (dois metros) abaixo da viga superior da torre; c) sistema de trava de segurana para mant-lo parado em altura, alm do freio do motor; d) interruptor de corrente para que s se movimente com portas ou painis fechados. 18.14.22.5 Quando houver irregularidades no elevador de materiais quanto ao funcionamento e manuteno do mesmo, estas sero anotadas pelo operador em livro prprio e comunicadas, por escrito, ao responsvel da obra. 18.14.22.6 O elevador deve contar com dispositivo de trao na subida e descida, de modo a impedir a descida da cabina em queda livre (banguela). 18.14.22.7 Os elevadores de materiais devem ser dotados de boto, em cada pavimento, para acionar lmpada ou campainha junto ao guincheiro, a fim de garantir comunicao nica.

18.14.22.8 Os elevadores de materiais devem ser providos, nas laterais, de painis fixos de conteno com altura em torno de 1,00m (um metro) e, nas demais faces, de portas ou painis removveis.

18.14.22.9 Os elevadores de materiais devem ser dotados de cobertura fixa, basculvel ou removvel. 18.14.23 Elevadores de Passageiros 18.14.23.1 Nos edifcios em construo com 12 (doze) ou mais pavimentos, ou altura equivalente obrigatria a instalao de, pelo menos, um elevador de passageiros, devendo o seu percurso alcanar toda a extenso vertical da obra. 18.14.23.1.1 O elevador de passageiros deve ser instalado, ainda, a partir da execuo da 7 laje dos edifcios em construo com 08 (oito) ou mais pavimentos, ou altura equivalente, cujo canteiro possua, pelo menos, 30 (trinta) trabalhadores. 18.14.23.2 Fica proibido o transporte simultneo de carga e passageiros no elevador de passageiros. 18.14.23.2.1 Quando ocorrer o transporte de carga, o comando do elevador deve ser externo. 18.14.23.2.2 Em caso de utilizao de elevador de passageiros para transporte de cargas ou materiais, no simultneo, dever haver sinalizao por meio de cartazes em seu interior, onde conste de forma visvel, os seguintes dizeres, ou outros que traduzam a mesma mensagem: " PERMITIDO O USO DESTE ELEVADOR PARA TRANSPORTE DE MATERIAL, DESDE QUE NO REALIZADO SIMULTNEO COM O TRANSPORTE DE PESSOAS".

18.14.23.2.3 Quando o elevador de passageiros for utilizado para o transporte de cargas e materiais, no simultaneamente, e for o nico da obra, ser instalado a partir do pavimento trreo. 18.14.23.2.4 O transporte de passageiros ter prioridade sobre o de carga ou de materiais. 18.14.23.3 O elevador de passageiros deve dispor de: a) interruptor nos fins de curso superior e inferior, conjugado com freio automtico eletromecnico; b) sistema de frenagem automtica que atue com efetividade em qualquer situao tendente a ocasionar a queda livre de cabina; c) sistema de segurana eletromecnico situado a 2,00m (dois metros) abaixo da viga superior da torre, ou outro sistema que impea o choque da cabina com esta viga;

d) interruptor de corrente, para que se movimente apenas com as portas fechadas;


e) cabina metlica com porta; f) freio manual situado na cabina, interligado ao interruptor de corrente que quando acionado desligue o motor. 18.14.23.4 O elevador de passageiros deve ter um livro de inspeo, no qual o operador anotar, diariamente, as condies de funcionamento e de manuteno do mesmo. Este livro deve ser visto e assinado, semanalmente, pelo responsvel pela obra.

18.14.23.5 A cabina do elevador automtico de passageiros deve ter iluminao e ventilao natural ou artificial durante o uso e indicao do nmero mximo de passageiros e peso mximo equivalente (kg).

Cabine

Abertura do teto da cabine

Porta da cabine

Tela de proteo do cabo e roldanas

Localizao dos elevadores


Requisitos Tcnicos
Ao se determinar a localizao da torre do elevador, deve tomar as seguintes precaues:

Afastar o mximo possvel de redes eltricas energizadas, ou isol-las conforme normas especficas da concessionria local; Afastar o mnimo possvel da fachada da edificao, considerando as peculiaridades do projeto, como varandas, sacadas e outras. O terreno para a base da torre e guincho, deve ser plano, no alagadio e ter resistncia suficiente para absorver os esforos solicitados ou preparado para tal fim.

A Base do Elevador
Base

A base para instalao da torre, do suporte da roldana livre (louca) e do guincho deve ser uma pea nica, de concreto ou metlica, nivelada e rgida. O meio do carretel deve estar alinhado com a roldana livre (louca) no centro do eixo. Esta deve estar alinhada com o guia dos painis, que proporcionar maior vida til s bronzinas e um funcionamento seguro e suave do elevador.

Os Guinchos
Guinchos Guinchos so equipamentos de trao destinados a movimentao de cargas. (materiais ou pessoas ) Principais tipos de guinchos: por transmisso de engrenagens por corrente

automtico com comando eletro-mecnico

Guincho por transmisso de engrenagens por corrente

Guincho automtico eletro-mecnico

Layout do Canteiro

A Base do elevador
Base A base para instalao da torre, do suporte da roldana livre (louca) e do guincho deve ser uma pea nica, de concreto ou metlica, nivelada e rgida. O meio do carretel deve estar alinhado com a roldana livre (louca) no centro do eixo. Esta deve estar alinhada com o guia dos painis, que proporcionar maiorvida til s bronzinas e um funcionamento seguro e suave do elevador.

Figura - Alinhamento e nivelamento da base

A Base do elevador
A base quando de concreto, dever ter no mnimo 15 (quinze) centmetros acima do nvel do terreno, dotada de drenos, a fim de permitir o escoamento da gua acumulada no seu interior. Sobre a base deve-se colocar material para amortecer impactos imprevistos da cabina.

Figura - Base de concreto do elevador

Cabinas Fechadas
Cabinas Fechadas A cabina fechada utilizada para o transporte de pessoas e materiais. A cabina fechada para transporte de passageiros, deve ser provida de: cobertura resistente protees laterais do piso ao teto da cabina portas frontais, pantogrficas ou de correr placas de advertncia (peso/quantidade de pessoas) sinalizao luminosa de indicao de pavimentos.

Cabinas Fechadas

Cabinas Semi-fechadas
Cabinas semi-fechadas A cabina semi-fechada devem ser usadas exclusivamente para o transporte de cargas. Elas devem ter uma cobertura basculvel ou de encaixe, de maneira a permitir o transporte de peas compridas. Esta cobertura tem por finalidade proteger os trabalhadores que estejam carregando ou descarregando a prancha de qualquer material que possa cair sobre os mesmos. Peas com mais de 2,00m (dois metros) de comprimento devem ser firmemente fixadas na estrutura da cabina. As cabinas dos elevadores de materiais devem ser providos nas laterais de painis fixos de conteno com altura mnima de 1,00m(um metro)e, nas demais faces, de portas ou painis removveis. O assoalho da cabina deve ser de material que resista as cargas a serem transportadas

Elevador de carga

Cabos de Ao
Cabos de Ao Nos elevadores de obra os cabos utilizados devero ser de ao, com alma de fibra. Os cabos devem ser flexveis, com dimetro mnimo de 15,8mm (5/8). Os cabos devem possuir uma resistncia mnima ruptura de 15.000 kgf (quinze mil quilograma fora) e trabalhar com um coeficiente de segurana de no mnimo 10 (dez) vezes a carga de ruptura. Na fixao do cabo de ao devero ser utilizados, no mnimo, 03 (trs) grampos (clips) e a disposio dos mesmos dever ser conforme figura :

Cabos de Ao
No permitido o uso de cabos de ao com emendas; O dimetro mnimo da polia dever ser de 400mm (Quatrocentos milmetros), e o dimetro do canal da mesma ser igual ao dimetro do cabo de ao; No lubrificar o cabo de ao com leo queimado; Os cabos de ao que tiverem 06(seis) fios partidos em um passo, devero ser substitudos.

Cabos de Ao
Tipos de ocorrncia que determinam a substituio de cabos de ao

Freios e Dispositivos de Segurana


Freios e Dispositivos de Segurana Tipos de Freios Manual automtico em viga flutuante Eletromagntico moto freio Centrfugo cunha

Freios e Dispositivos de Segurana


Devero existir limitadores de curso eltrico, colocados nos limites extremos do trajeto da cabina, que ao contato com a mesma provoque a parada de seu movimento. Dever ser instalado acima do limitador de curso superior, um dispositivo eletromecnico que ser acionado caso ocorra uma falha do limitador do curso superior provocando a interrupo do fornecimento de energia resultando na parada do equipamento. Obs.

O cabo de ao do dispositivo eletro-mecnico dever ser instalado na face anterior da torre, junto a periferia da edificao.
Recomenda-se manter a chave de distribuio eltrica afastada da estrutura da torre no mnimo 0,20m (vinte centmetros)

Freios e Dispositivos de Segurana

Operao e Sinalizao

Os operadores de elevadores de obra (material e de pessoas) sero obrigatoriamente qualificados para funo.
Recomenda-se que os operadores de elevadores desempenhem unicamente suas funes de operador do equipamento. O comando do movimento da cabina, sempre que transportar trabalhadores, somente dever ser exercido do seu interior. O operador dever posicionar sempre uma das mos segurando a alavanca de acionamento do freio de segurana, de modo a poder acion-la imediatamente no caso de necessidade. Deve ser fixada na cabina, plaqueta indicando carga mxima permitida ou o nmero mximo de passageiros. No transporte de materiais deve ser respeitado o limite de carga estabelecido pelo fabricante do equipamento.

Operao e Sinalizao (continuao).

As jiricas devem ser sempre amarradas para no tombarem ou se deslocarem durante o percurso. No permitido carregar a prancha alm da altura de seus painis de encaixe.

proibido o transporte de materiais a graneis nos elevadores de pessoas (ex: areia, concreto, argamassa, etc).

A movimentao do elevador de carga ou pessoas, somente dever ser realizada aps o fechamento da cancela.

Recomendaes de Manuteno
Revisar periodicamente:

a) Desgastes de embreagem , desgastes de lona e tambor de freio, desgastes de bronzinas, desgastes de rolamentos, desgastes de roldanas, desgastes de cabo de ao, sistema eltrico.
b) A inspeo do cabo de ao de trao deve ser feita diariamente. Sua segurana depende de fatores como: -Utilizar cabo de ao especificado pelo fabricante do elevador, observar o enrolamento adequado no tambor , no solicit-lo a traes bruscas, lubrificao adequada de sua superfcie com graxa, indicada pelo fabricante;

c) Verificar diariamente os limites de curso superior e inferior e o sistema de segurana superior eletromecnico, para o caso de falha dos limites;
d) Deve-se lubrificar todos os mancais semanalmente e fazer a verificao dos parafusos, no os deixando frouxos;

e) a graxeira situada no eixo da roldana da gaiola deve ser abastecida diariamente;

f) o eixo da roldana louca deve ser mantido constantemente engraxado. g) Quando a cabina parar acima da base de torre, para qualquer servio de manuteno, necessrio cal-la com pranches, barrotes ou vigas apoiadas nos elementos da torre. h)No permitido usar a torre como escada, mesmo que o vo seja apenas um pavimento, exceto pela equipe de montagem e manuteno, quando necessrio.

Recomendaes de Segurana ao Operador


a) verificar se o vo interno da torre est livre, sem a presena de madeiras, ferragens ou outros objetos que impeam o livre deslocamento da cabina. b) antes do incio das operaes transporte de carga, testar o sistema de embreagem e freio; c) no operar o equipamento quando perceber vibraes ou barulho anormais; d) verificar o correto enrolamento do cabo de ao no tambor; e) manter as guias da torre lubrificadas; f) verificar se o cabo, no trecho vertical, externamente torre, no entra em atrito com estaiamentos, plataformas de proteo, ou na prpria laje; g) evitar o uso de frenagens bruscas; h) verificar, periodicamente, o desgaste de bronzinas; i) somente se afastar do posto de trabalho quando a cabina estiver na base da torre e seu comando de acionamento bloqueado; j) manter a ordem e limpeza do ambiente no posto de trabalho; l) observar as recomendaes do manual do fabricante; m) fazer relatrio de ocorrncia durante o seu turno de trabalho, mantendo informado a sua chefia sobre irregularidades do equipamento.

Elevadores Sistema de Cremalheira

Elevadores sistema cremalheira


O fabricante e/ou prestador de assistncia tcnica do elevador dever fornecer ao cliente, Manual Tcnico completo, quanto as especificaes tcnicas e de procedimentos de segurana sobre: a fabricao, a montagem, a desmontagem, a manuteno e a operao do equipamento. A empresa usuria, dever observar e seguir as orientaes tcnicas dadas pelos fabricante e/ou prestador de servio de assistncia tcnica. A montagem, a desmontagem e a manuteno do elevador dever ser supervisionado por profissional legalmente habilitado e executado por profissional devidamente qualificado. O elevador deve ser operado por trabalhador comprovadamente qualificado para essa funo.

O que devo observar para meu elevador trabalhar com eficincia e segurana ? - Observe essas instrues e divulgue aos usurios antes do incio das operaes com o elevador. - Antes de iniciar as operaes com o elevador, certifique-se que est em conformidade com as condies e meio ambiente de trabalho na indstria da Construo, norma NR-18. - Verifique se a estrutura est corretamente amarrada, no permitindo vibraes dos elementos laterais e contraventamentos da torre. - Treine um responsvel pela operao do equipamento e divulgao da normas. Este profissional deve fazer reviso antes do incio de cada jornada de trabalho. Certifique-se de que todos componentes do elevador esto em boas condies de funcionamento. - Mantenha a estrutura sempre aprumada. - Proba a utilizao do elevador se o sistema de freio da cabina ou do guincho apresentar qualquer anomalia. - Siga pontualmente as instrues de manuteno dispostas no catlogo de manuteno do elevador. - No transporte de pessoas, o operador dever estar com a mo na alavanca do freio de emergncia manual.

- Dever acion-la imediatamente em situaes de emergncia. - Distribua convenientemente as cargas na plataforma da cabina. - Faa o Transporte peas longas apoiadas sobre a plataforma e amarradas na viga da cabina. - Deixe espao livre para o funcionamento da viga de acionamento do freio. - Nunca deixe partes ou pontas de materiais alm das bordas da plataforma. - Verifique a jornada de trabalho do "guincheiro", evitando falta de ateno devido ao nmero excessivo de horas trabalhadas. - Conserve todos parafusos, porcas e borboletas, bem apertados. - Conserve todas guias sempre engraxadas. - Limite a carga mxima de acordo com a capacidade do guincho utilizado. - Proba o transporte de pessoas e material ao mesmo tempo. - Verifique se os cabos de freio esto esticados. No tensione os cabos. - Nunca lubrifique os cabos de freio. - Nunca utilize o elevador com o sistemas de freio manual e/ou automtico danificados. - Nunca utilize o elevador em queda livre (banguela). - Utilize cancelas de proteo em cada pavimento, com sistema de fechadura com bloqueio de funcionamento automtico. - Mantenha os cabos de ao de trao sempre lubrificados, aumentando sua vida til. - Inspecione os cabos de ao e substitua sempre que apresentarem arames rompidos, desgaste ou corroso. - Nunca utilize equipamentos que no tenham um responsvel tcnico legalmente habilitado. ATENO! : Se algum destes itens no estiver em conformidade, desative o elevador e somente libere o funcionamento quando o problema for solucionado e o elevador for novamente testado.

Rua Leonilda, 450 Camilpolis Santo Andr SP 09230-260 Tel. 2379-6500 // 2854-0291

Instrutor: Marcelo Tozi Teixeira E-mail: samaseg@uol.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen