Sie sind auf Seite 1von 13

CICLOS BIOGEOQUMICOS

So os caminhos mais ou menos circulares percorridos pelos elementos qumicos passando pelos organismos e voltando ao ambiente e da novamente voltando ao organismos. A geoqumica uma cincia que estuda a composio qumica das rochas e solo, alm dos ciclos geoqumicos (troca de elementos entre os diferentes ambientes geolgicos). A biogeoqumica o estudo das trocas de materiais entre os componentes viventes e os no viventes da biosfera.

Ciclo do enxofre em ambientes aquticos


O sulfato (SO4) na gua, constitui a principal forma disponvel que reduzida pelas plantas autotrficas e incorporadas nas protenas, sendo o enxofre um constituinte essencial de certos aminocidos. Quando os cadveres das plantas e animais so decompostos pelos microrganismos heterotrficos, desprende-se gs sulfdrico (H2S). Parte deste H2S reconvertido em sulfato por bactrias sulfurosas especializadas (quimiossintetizantes obtm energia a partir da oxidao qumica de compostos inorgnicos em vez de obt-la a partir da luz como fazem os organismos fotossintetizantes).

Ciclo do enxofre em ambientes aquticos


Os sedimentos constituem o principal local onde as decomposies se processam, da a tendncia de se instalarem processos anaerbicos, com o resultado que muito do H2S acaba no sendo oxidado mas passa para o reservatrio sedimentar. Por isso enxofre ilustra o ciclo biogeoqumico do tipo sedimentar.

CICLO DO NITROGNIO
O Nitrognio ilustra o ciclo de biogeoqumico do tipo gasoso. O ar o grande reservatrio e a vlvula de segurana do sistema. O nitrognio est continuamente entrando e saindo deste reservatrio a partir da circulao rpida associada aos organismos. Mecanismos biolgicos e no biolgicos so envolvidos na nitrificao e na fixao do nitrognio, sendo esta a converso do nitrognio do ar, que no disponvel aos auttrofos, em nitratos, que so disponveis.

CICLO DO NITROGNIO
Tal como no ciclo do enxofre, microrganismos especializados exercem papel importante. Somente algumas bactrias e as algas azuis podem fixar nitrognio. As leguminosas fixam nitrognio somente atravs de bactrias especializadas que vivem em suas razes.

CICLO DO NITROGNIO

Nitratos Nitritos Nitrognio gasoso Amnia Aminocidos protoplasma Passagens que necessitam de energia de outras fontes (luz solar ou matria orgnica

Ciclo Da gua
Nuvens Umidade atmosfrica SOL

Radiao solar

Evaporao e transpirao da superfcie de corpos dgua, solo e vegetao

Precipitao

Uso humano

Evaporao dos oceanos

Escoamento superficial
Poo
Armazenagem em lagos OCEANO

Reca rga

Escorrimento superficial Total da gua superficial e subterrnea escoada para os oceanos

gua subterrnea

Inf i

l tra o

e pe rco lao

E INT

E AC RF
gua salina subterrnea

Precipitao

Infiltrao

CICLO DO CARBONO
O carbono encontra-se disponvel, principalmente, no ar atmosfrico, na forma de gs carbnico (CO2). Os organismos produtores (vegetais) retiram o carbono do gs carbnico, atravs da fotossntese. A matria orgnica sintetizada pelos vegetais servir de alimento para organismos consumidores, os quais devolvero o carbono ao meio, atravs do processo de respirao ou, quando mortos, forem decompostos.

CICLO DO CARBONO
Os vegetais produziro nos seguintes casos: atravs da respirao; quando mortos forem decompostos e atravs de sua queima. Grandes depsitos de carvo e petrleo se originaram atravs de organismos decompositores. Quando so queimados liberam CO2 na atmosfera, causando o Efeito Estufa, responsvel pelo aquecimento gradual do Planeta.

CICLO DO CARBONO

CICLO DO OXIGNIO
Assim como o ciclo do carbono, o do oxignio est estreitamente relacionado a processos de fotossntese e de respirao aerbica. As quantidades de O e C na atmosfera esto em equilbrio, uma vez que as reaes da fotossntese e respirao aerbica ocorrem de forma oposta. O oxignio do ar quase que totalmente resultante da atividade fotossinttica da vegetao terrestre e aqutica (fitoplancton).

CICLO DO OXIGNIO
Os organismos consumidores utilizam oxignio no processo de respirao, liberando gs carbnico, o qual fixado pelos organismos produtores, durante a fotossntese.

Das könnte Ihnen auch gefallen