Sie sind auf Seite 1von 14

Alexis, Andreia, Daniela, Elisabete e Michel

Uma boa alimentao, no apenas comer alimentos saudveis todos os dias. Uma boa alimentao tambm ter uma alimentao equilibrada e variada. E para isso que serve A Roda dos Alimentos, para nos ajudar a fazer frente a todas as doenas, tais como: hipertenso, doenas cardiacas, diabetes, entre muitas outras, que so causadas por uma alimentao incorreta.

Hortcolas 23%

Frutas 20%

Lacticnios 18%
Cereais e derivados 28% Gorduras e leos 2% Carnes, peixe e ovo 5% Leguminosas 4%

A Roda dos Alimentos, tem como funo esclarecer os tres pilares, fundamentais de uma alimentao saudvel.

Moderao

Variedade

Equilbrio

Moderao Qualquer alimento pode estar presente na nossa alimentao diria, desde que seja consumido com moderao. Pode tambm ser dividido em vrias refeies ao dia, ou seja em pequenas pores. Variedade significa consumir todos os dias diferentes tipos de alimentos, com pelo menos um representante de todos os grupos indicados na Roda dos Alimentos. Evitar uma refeio sempre igual.

Equilbrio Refere-se quantidade dos alimentos, para que os que so consumidos diariamente forneam os nutrientes na proporo correta.

So os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, que nos fornecem energia. Como por exemplo: Po, massa, tubrculos, arroz, trigo, milho, aveia, centeio, cereais matinais, batata, mandioca, etc

Fornecem-nos as vitaminas e minerais, micronutrientes fundamentais para nos auxiliar e regular o metabolismo do nosso corpo. Como por exemplo: tomate, cenoura, rabanete, beterraba, brcolis, couve-flor, espinafre, alface, agrio, rcula, etc

CUIDADO! ATENO!

Tens de ter muito cuidado! Usar os alimentos deste grupo como auxiliares dos outros grupos. Mas com muita moderao. Consumir o mnimo possivel e em quantidades pequenas.

Protenas, clcio e vitamina A. Nhaam Nhaam

Tem como funo fornecer protenas (que um nutriente essencial para a construo e formao do nosso corpo), clcio e vitamina A.

Grupo da carne, ovo, leguminosas secas, nozes e castanhas. uma grande fonte de protenas e tambm minerais e vitaminas.

A Nutrio o conjunto de processos. Onde o organismo recolhe e transforma as substncias slidas e liquidas exteriores de que precisa para a sua manuteno, desenvolvimento organico normal e produo de energia. Todos os alimentos tm como formas: slidas ou liquidas. O que necessrio para satisfazer as necessidades que o nosso corpo tem. Tais como: A manuteno, trabalho e a restaurao dos tecidos. Uma vez que os alimentos so ingeridos d-se a Digesto.

Tem uma alimentao saudvel e continua saudvel

Ns gostmos bastante de realizar este trabalho, espero que gostem tanto como ns o gost-mos de fazer.

Com uma alimentao variada e controlada e algum exercicio fisico, sers saudavel

Realizado por:

Das könnte Ihnen auch gefallen