Sie sind auf Seite 1von 19

A riqueza do mundo natural

O que biodiversidade
Diversidade biolgica significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquticos e os complexos ecolgicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espcies, entre espcies e de ecossistemas. (Artigo 2 da Conveno sobre Diversidade Biolgica)

A Importncia
A Biodiversidade uma das propriedades fundamentais da natureza, responsvel pelo equilbrio e estabilidade dos ecossistemas, e fonte de imenso potencial de uso econmico. A diversidade biolgica possui, alm de seu valor intrnseco, valor ecolgico, gentico, social, econmico, cientfico, educacional, cultural, recreativo e esttico.

Dados
O bilogo Edward Wilson calcula que existam entre 5 a 30 milhes de espcies, sendo conhecidas apenas 1,4 milho. O Brasil considerado o pas de maior diversidade biolgica do planeta. A Floresta Atlntica abriga 73 espcies de mamferos; 160 de pssaros; 128 de anfbios; cerca de 20.000 espcies de plantas. No entanto, calcula-se que existam mais de 5.500 espcies em risco de extino em todo o planeta.

Nmeros estimados de espcies conhecidas e total global


Reinos
Monera Protista Animal Fungi Vegetal TOTAL

Espcies descobertas
4.000 80.000 1.320.000 70.000 270.000 1.744.000

Total estimado
1.000.000 600.000 10.600.000 1.500.000 300.000 14.000.000

Nota: A coluna "espcies descobertas" refere-se s espcies nomeadas por taxonomistas. Estas estimativas esto inevitavelmente incompletas, uma vez que novas espcies foram sendo descobertas desde a publicao de um checklist e mais esto continuamente a serem descobertas; falta uma lista de espcies na maioria dos grupos de organismos e os nmeros so ainda mais aproximados. A coluna "Total estimado" inclui estimativas provisrias de espcies descobertas mais o nmero de espcies desconhecidas e no descobertas, o valor total estimado global poder ser muito impreciso. Fonte: UNEP-WCMC, adaptado.

Biodiversidade no planeta

Conveno da Biodiversidade
A Conveno da Diversidade Biolgica o primeiro instrumento legal para assegurar a conservao e o uso sustentvel dos recursos naturais. Mais de 160 pases assinaram o acordo, que entrou em vigor em dezembro de 1993. O pontap inicial para a criao da Conveno ocorreu em junho de 1992, quando o Brasil organizou e sediou uma Conferncia das Naes Unidas, a Rio-92. Contudo, ainda no est claro como a Conveno sobre a Diversidade dever ser implementada.

Por que a perda de biodiversidade preocupa?


Ecossistemas, cujo funcionamento depende da biodiversidade, fornecem necessidades bsicas da vida (por exemplo, alimentos, gua potvel e ar), oferecem proteo contra catstrofes naturais e doenas (por exemplo, atravs das regulamentaes climticas, inundaes e pragas), modela a cultura humana e suas crenas espirituais.

Ao longo dos ltimos 50 anos, os seres humanos mudaram os ecossistemas de maneira mais rpida e completa do que em qualquer perodo comparvel de tempo na histria humana. Para a maioria dos principais habitats do mundo, a atual dimenso global e as taxas de variao no so conhecidas com certeza, devido s dificuldades de medio.

Dos 24 ecossistemas que fazem contribuies diretas para o bem-estar humano, 15 esto em declnio. De acordo com as estimaes mais recentes, tendo em conta as taxas atuais de desmatamentos, assistiremos ao desaparecimento de dois a oito por cento das espcies vivas do nosso planeta nos prximos 25 anos.

Espcies esto desaparecendo 50-100 vezes do que a taxa natural, e prev-se um aumento dramtico. Com base nas tendncias atuais, estima-se que 34.000 plantas e 5.200 espcies animais esto beira da extino. Embora a perda individual de espcies desperta nossa ateno, a fragmentao, degradao, e perda de florestas, zonas midas, recifes de corais e outros ecossistemas que realmente so uma grave ameaa diversidade biolgica.

Quais so as principais ameaas biodiversidade?

Espcies exticas invasoras, mudanas climticas, poluio e carregamento dos nutrientes (eutrofizao), mudanas de habitat e explorao. A menos que reduzirmos o impacto destas ameaas, elas iro contribuir para a perda dos elementos da biodiversidade, afetando negativamente a integridade dos ecossistemas e progresso para o desenvolvimento sustentvel.

Espcies beira da extino


No continente sul-americano: - o mico-leo-dourado, a ariranha, a ona- pintada, a ona-parda, o tapir, o lobo-guar, o tamandu-bandeira e outros; Na frica Central: - os gorilas da montanha so impiedosamente caados por hordas de famintos e de guerrilheiros. Na Europa: - os lobos e ursos esto praticamente extintos. Na ndia: - a floresta de Gir guarda os ltimos lees daquele pas. Na Oceania: - os orangotangos e o rinoceronte de Java so cada vez mais raros; Na China: - o panda um dos principais animais em extino devido a crescente destruio das ltimas floresta de bambus.

Protocolo de Biosegurana
O Protocolo de Biosegurana (2000) permite aos governos assinar ou no se esto dispostos a aceitar importaes de commodities agrcolas que incluem organismos geneticamente modificados em seus produtos, comunicando sua deciso para o mundo atravs do Biosafety Clearing House, um mecanismo criado para facilitar o intercmbio de informaes e experincias com Organismos Vivos Modificados (OVM). O objetivo assegurar que ambos os pases (compradores e vendedores) tenha ambas a oportunidade e a capacidade para avaliar os riscos envolvendo os produtos de biotecnologia moderna. O Protocolo entrar em vigor depois de ter sido ratificado por 50 governos.

Dia Internacional da Biodiversidade


Comemorado anualmente no dia 22 de maio, presta homenagem importncia global da biodiversidade. Tema de 2009 - espcies exticas invasoras como grandes ameaas biodiversidade. Invases biolgicas so o resultado de espcies que so introduzidos a um novo ecossistema em que no so naturais e causam grandes danos aos seus novos ambientes. So o topo da lista das atuais ameaas biodiversidade, ecossistemas, espcies e as reas protegidas em que vivem. Isso tem efeitos em cadeia sobre os meios de subsistncia das pessoas que deles dependem para sua sobrevivncia.

Algumas medidas para deter a perda de Biodiversidade


Aes individuais e coletivas como priso em flagrante de infratores da legislao ambiental; exigir das autoridades competentes medidas urgentes de preservao sob pena de se ver processada por prevaricao; criao de reservas florestais; ajuizar aes populares ou civis quando couberem para que se possa cessar ato danoso ao meio ambiente; exigir das empresas melhor qualidade ambiental em seus produtos; exercer a cidadania ambiental com atitudes condizentes com os objetivos preservacionistas. Paralelamente devemos desenvolver a educao ambiental.

Bibliografia
www.aultimaarcadenoe.com/ www.ambientebrasil.com.br/ www.agenciabrasil.gov.br www.cdb.gov.br/CDB www.comciencia.br www.greenfacts.org www.ib.usp.br www.ibama.gov.br http://wwf.org.br/ http://wikipedia.com

Obrigada !

Breyla B. Sampaio Mariana P. Franhan Carolina de Almeida Prado Joo Paulo Pereira

Ecologia Meio Ambiente e Recursos Hdricos

Das könnte Ihnen auch gefallen