Sie sind auf Seite 1von 29

A IMAGEM DA CIDADE

KEVIN LYNCH

FISIONOMIA DA CIDADE

PAISAGEM URBANA TRS CIDADES NORTE-AMERICANAS:


BOSTON JERSEY CITY LOS ANGELES

KEVIN LYNCH
Centro de Estudos Urbanos e regionais do Massachusetts Institute of Technology Prof. Gyorgy Kepes
Patrocnio: Fundao Rockefller Joint Center for Urban Studies [ Centro Conjunto de Estudos Urbanos] do MIT e da Universidade de Harvard

Captulos
1- A imagem do Ambiente 2 Trs Cidades 3 A imagem da cidade e seus elementos 4 A forma da cidade 5- Uma nova escala

Chapter 1 - A imagem do Ambiente

Como obra arquitetnica a CIDADE uma construo em grande escala no espao, s percebida no decorrer dos longos perodos de tempo sendo seu design uma arte temporal.

Chapter 1 - A imagem do Ambiente


Legibilidade ( clareza) Ainda que a legibilidade no seja, de modo algum, o nico atributo importante de uma bela cidade, algo que se reveste de uma importncia especial quando consideramos os ambientes na escala urbana de dimenso, tempo e complexidade, para que isso seja compreendido devemos levar em considerao a cidade do modo como percebem seus habitantes.

Chapter 1 - A imagem do Ambiente


No processo de orientao, o ELO ESTRATGICO a imagem ambiental, o quadro mental generalizado do mundo fsico exterior de que cada indivduo portador. A necessidade de reconhecer e padronizar nosso ambiente to crucial e tem razes profundas arraigadas ao passado, que essa imagem de enorme importncia prtica e emocional para o indivduo.

Na verdade, um ambiente caracterstico e legvel no oferece apenas segurana, mas tambm refora a profundidade e a intensidade potenciais da experincia humana. Potencialmente, a cidade em si o smbolo poderoso de uma sociedade complexa.

Chapter 1 - A imagem do Ambiente


AS IMAGENS AMBIENTAIS so resultado de um processo bilateral entre o observador e seu ambiente. Este ltimo sugere especificidades e relaes, e o observador com grande capacidade de adaptao e luz de seus prprios objetivos seleciona, organiza e confere significados quilo que v. Cada indivduo cria e assume sua prpria imagem, mas parece existir um consenso substancial entre membros do mesmo grupo. Essas imagens de grupo, consensuais a um nmero significativo de observadores, que interessam aos planejadores urbanos dedicados criao de um ambiente que venha a ser usado por muitas pessoas.

Chapter 1 - A imagem do Ambiente

Estrutura e identidade Uma imagem ambiental pode ser decomposta em trs componentes: identidade, estrutura e significado. conveniente abstra-los para a anlise, desde que no se perca de vista que sempre aparecem juntos.

Chapter 1 - A imagem do Ambiente


Imaginabilidade a caracterstica, num objeto fsico, que lhe confere alta probabilidade de evocar uma imagem forte em qualquer observador dado. Um ambiente bonito tem outras propriedades bsicas: significado ou expressividade, prazer sensorial, ritmo, estmulo, escolha. Nosso objetivo consiste apenas em levar em conta a necessidade de identidade e estrutura em nosso mundo perceptivo, e ilustrar a relevncia especial dessa qualidade para o caso especfico do espao urbano, complexo e mutvel.

Chapter 2 Trs Cidades


Boston

Jersey City

Los Angeles

Chapter 2 Trs Cidades


Boston - Para quase todos os entrevistados essa Boston uma cidade de bairros muito caractersticos, ruas tortas e confusas, cidade suja, de edifcios de tijolos vermelhos, quase todos que participaram da pesquisa disseram tratar-se de um lugar antigo e cheio de edifcios velhos, e as vistas preferidas eram as paisagens distantes.

Chapter 2 Trs Cidades


Jersey City Uma rea com pouca atividade central prpria, cruzada por rodovias e vias elevadas, tem a aparncia de um lugar de passagem do que de um lugar para viver, dividida em bairros tnicos e de classe. O que poderia ter sido seu centro comercial natural acabou sufocado pela criao artificial da Praa Journal na zona alta, de modo que no existe apenas um centro, mas 4 ou 5. Cheiro ruim, sujeira e monotonia essa a primeira impresso.

Chapter 2 Trs Cidades


Los Angeles Como ncleo de uma metrpole o centro um espao carregado de significados e atividades com grande edifcios que se supe serem distintivos e um modelo bsico: sua quadrcula quase regular de ruas. Contudo, alguns fatores atuam de modo a produzir uma imagem diferente que a de Boston. Primeiro h a descentralizao da rea metropolitana, o que faz que a regio central continue sendo o centro, apenas por deferncia, mas existem vrios outros ncleos bsicos pelos quais as pessoas se orientam. A rea central de uma atividade comercial intensa, mas j no o melhor centro de compras. A freqncia das reconstrues impede a identificao que se estabelece atravs do processo histrico.

Chapter 2 Trs Cidades


Ao comparar essas trs cidades descobrimos as pessoas se adaptam ao seu entorno e extraem estrutura e identidade do material ao seu alcance. Os tipos de elementos usados na imagem da cidade e os atributos que os tornam fortes ou fracos parecem comparveis entre as trs, ainda que a proporo desses tipos possa variar com a forma concreta de cada uma delas.

Chapter 3 A imagem da cidade e seus elementos


Cada imagem individual nica e possui algum contedo que nunca ou raramente comunicado, mas ainda assim ela se aproxima da imagem pblica que, em ambientes diferentes, mais ou menos impositiva, mais ou menos abrangente. O contedo das cidades at aqui estudadas, que remetem s formas fsicas , pode ser adequadamente classificado em 5 tipos de elementos: vias, limites, bairros, pontos nodais e marcos e podem ser definidos da seguinte maneira:
Vias Limites Bairros Pontos Nodais Marcos

Chapter 3 A imagem da cidade e seus elementos


1- Vias so canais de circulao ao longo dos quais o observador se locomove de modo habitual, ocasional ou potencial. Podem ser ruas, alamedas, linhas de trnsito, canais, ferrovias. Para muitas pessoas, so estes elementos predominantes em sua imagem.
2- Limites - so elementos lineares no usados ou entendidos como vias pelo observador, so fronteiras entre duas faces, quebras de continuidade lineares: praias, margens de rios, lagos, etc., cortes de ferrovias, construes, muros e paredes. So referncias laterais, mais que eixos coordenados

3- Bairros so regies mdias ou grandes de uma cidade, concebidos como dotados de extenso bidimensional.O observador neles penetra mentalmente, e eles so reconhecveis por possurem caractersticas comuns que os identificam. Sempre identificveis a partir do lado interno, so tambm usados como referncia externa quando vistos de fora. 4- Pontos Nodais so pontos, lugares estratgicos de uma cidade atravs dos quais o observador pode entrar, so focos intensivos para os quais ou a partir dos quais se locomove. Podem ser basicamente junes, locais de interrupo do transporte, um cruzamento ou uma convergncia de vias, momentos de passagem de uma estrutura a outra. Alguns desses pontos nodais so o foco e a sntese de um bairro, sobre o qual sua influncia se irradia e do qual so um smbolo.

5 Marcos so outro tipo de referncia, mas, nesse caso o observador no entra neles: so externos. Em geral, so um objeto fsico definido de maneira muito simples: edifcio, sinal, loja, ou montanha. Seu uso implica a escolha de um elemento a partir de um conjunto de possibilidades. Alguns marcos so distantes, tipicamente vistos de muitos ngulos e distncias, acima do ponto mais alto de elementos menores e usados como referncias radiais. Podem ou no estar dentro da cidade.

Chapter 4 A forma da cidade


A maioria dos objetos que nos acostumamos a considerar belos, como uma pintura ou uma rvore, tem a finalidade nica. H neles, atravs de um longo desenvolvimento ou da marca de uma vontade pessoal, uma ligao ntima, visvel, entre o detalhe sutil e a estrutura total. Uma cidade uma organizao mutvel e polivalente, um espao com muitas funes, erguido por muitas mos num perodo de tempo relativamente rpido. Existem porm algumas funes fundamentais, que as formas da cidade podem expressar: circulao, usos principais do espao urbano, pontos focais chaves.

Chapter 4 A forma da cidade


Para citarmos um nico exemplo, Florena uma cidade dotada de poderosa personalidade, um lugar apreciado. A cidade tem uma histria econmica, cultural e poltica de enormes propores e que os indcios visuais desse passado explicam grande parte das inconfundveis caractersticas. O centro da cidade tem caractersticas regionais: ruas extremamente estreitas e com calamento de pedras, altos edifcios de estuque de pedra e de cor cinzento-amarelada, com venezianas, grades de ferro e estradas que lembram cavernas, encimadas pelos caractersticos beirais. Nessa rea existem muitos pontos nodais, a rea central est cheia de marcos. As pessoas desenvolvem ligao com essas formas claras e diferenciadas, tanto em decorrncia do passado quanto de suas experincias.

Chapter 4 A forma da cidade


O desenho das ruas Aumentar a imaginabilidade do ambiente urbano significa facilitar sua identificao e estruturao visuais. As vias, a rede de linhas habituais ou potenciais de deslocamento atravs do complexo urbano so o meio mais poderoso pelo qual o todo pode ser ordenado. As vias principais devem ter alguma qualidade singular que as diferencie dos canais de circulao circundantes.

Chapter 4 A forma da cidade


Os observadores deixam-se impressionar-se at mesmo de memria, pela aparente qualidade cinestsica de uma via, pela sensao de movimento ao longo dela: virar, subir, descer.

Chapter 4 A forma da cidade


O design de outros elementos Tanto os limites quanto as vias exigem certa continuidade formal ao longo de toda sua extenso. O limite de um bairro comercial, por exemplo, pode ser um conceito importante, mas ao mesmo tempo difcil de descobrir por no ter qualquer continuidade formal identificvel. O limite tambm adquire fora se for lateralmente visvel a alguma distncia, se assinalar um claro gradiente das caractersticas de uma rea e se ligar claramente duas regies limtrofes.

Chapter 4 A forma da cidade


Os pontos nodais so os pontos de referncia conceituais de uma cidade. Nos EUA, porm, raro que eles tenham uma forma adequada para manter esse grau de ateno, a menos que ela seja obtida atravs da concentrao de algum tipo de atividade local. O primeiro requisito para esse apoio perceptivo a conquista da identidade por meio de qualidade singular contnua de paredes, pavimentos, detalhes, iluminao, vegetao, topografia ou linha de horizonte do ponto nodal. Um bairro torna-se ainda mais ntido se houver uma maior definio e um fechamento de suas fronteiras. O bairro tambm pode ser estruturado internamente. Pode haver sub-distritos internamente diferenciados, mas em harmonia com o todo. Quando adequadamente diferenciado em seu interior um bairro pode expressar ligaes com outras caractersticas da cidade. Para tanto, o limite deve ser penetrvel: uma costura, no uma barreira.

Chapter 4 A forma da cidade


Qualidades de forma

Sugestes para o design urbano: 1-Singularidade: nitidez dos limites; contraste de superfcies; forma; intensidade; uso; complexidade; tamanho 2-Simplicidade da forma: clareza e simplicidade da forma visvel 3- Continuidade: continuao dos limites ou superfcies, similaridade, analogia ou harmonia da superfcie 4- Predomnio: predomnio de uma parte sobre a outra em decorrncia do tamanho, intensidade ou interesse 5- Clareza de juno: alta visibilidade das ligaes e costuras.

6- Diferenciao direcional: assimetrias, gradientes e referncias radiais que diferenciam uma extremidade da outra 7- Alcance visual: qualidades que aumentam o mbito e a penetrao da viso, tanto concreta quando simbolicamente 8- Conscincia do movimento: as qualidades que, atravs dos sentidos visuais e cinestsicos, tornam sensvel ao observador o seu prprio movimento real ou potencial 9- Sries temporais: sries que so percebidas com o passar do tempo, incluindo tanto as ligaes simples, item por item, nas quais um elemento simplesmente ligado a outros dois 10- Nomes e significados: caractersticas nofisicas que podem aumentar a imaginabilidade de um elemento

Chapter 5 Uma nova escala

(...) a arte do design deve portanto ser essencialmente diferente das outras artes. A vivacidade e a coerncia da imagem ambiental foram isoladas como uma condio crucial para o desfrute e o uso de uma cidade.

Chapter 5 Uma nova escala


evidente que a forma de uma cidade ou de uma metrpole no apresentar uma ordem gigantesca ou estratificada. Ela ser um modelo complexo, continuo e integral, apesar de intricado e mvel. Deve ser adaptvel aos hbitos perceptivos de milhares de cidados, aberta mudana de funo e significado, receptivamente formao de novas imagens. Uma arte extremamente desenvolvida do design urbano est ligada criao de um pblico crtico e atento. Se a arte e o publico crescerem juntos, nossas cidades iro transformar-se numa fonte de prazer cotidiano para seus milhes de habitantes.

MANAUS

Das könnte Ihnen auch gefallen