Sie sind auf Seite 1von 16

Ambiente e Sociedade

9 Ano de Escolaridade

Geografia

Ambiente e Sociedade
Sumrio:
A Biosfera A Atmosfera
Estrutura Composio Funes Balano da Radiao Solar

1. Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel


No final desta unidade devers ficar a saber:
Reconhecer a biosfera como fonte de bem-estar e de riqueza; Tomar conscincia da importncia da atmosfera para a vida na Terra; Compreender o papel da atmosfera face radiao solar.
3

A Biosfera, conjunto de ecossistemas


A Biosfera corresponde rea de contacto entre a Hidrosfera, a Litosfera e a Atmosfera

Biosfera
Biosfera: Esfera da vida Conjunto dos Ecossistemas da Terra.

O Solo
Suporte das plantas Contm elementos nutritivos Fundamental para a agricultura

O Solo
Transformaes positivas na Biosfera realizadas pelo Homem:
Aumento da terra arvel (margem dos desertos, pntanos e reas inundveis); Seleco e cruzamento de espcies animais e vegetais; Domesticao de animais; Troca de espcies vegetais agrcolas entre diferentes reas geogrficas.

A Atmosfera
Camada gasosa que envolve a Terra pode ser dividida em vrias camadas, cada uma com caractersticas particulares e todas elas importantes para o equilbrio ecolgico do planeta.

Composio da Atmosfera Gases constituintes:


8

A Atmosfera
Estrutura da Atmosfera
Troposfera Estratosfera Mesosfera Termosfera Exosfera

Estrutura baseada nas caractersticas trmicas da atmosfera.


9

Estrutura da Atmosfera

10

A Atmosfera
Caractersticas das camadas atmosfricas

11

Funes da Atmosfera
Proteco da Terra:
Filtro dos raios solares nocivos; Absoro da radiao ultra-violeta; Proteco contra a entrada de corpos estranhos; Controlo da temperatura; Fornecimento de O2 e outros gases que permitem vida na Terra.

12

A Atmosfera e a Radiao Solar


Balano da Radiao

13

A Atmosfera e a Radiao Solar


Se a atmosfera terrestre no existisse, durante o dia a radiao solar atingiria directamente a superfcie da Terra, provocando um enorme aquecimento, e durante a noite a energia libertada pelo nosso planeta escapar-se-ia para o espao, fazendo com que as temperaturas se tornassem demasiado baixas. Nestas condies, a vida, tal como a concebemos, seria impossvel.
14

A Radiao Solar e o Efeito de Estufa


Nem todo o tipo de radiaes que forma o espectro solar atinge a superfcie da Terra. Uma parte reflectida no limite superior da atmosfera, outra por ela absorvida e outra, ainda, reflectida pela superfcie do planeta. Toda a energia absorvida pelo Globo libertada para que haja equilbrio trmico. Verifica-se que as baixas camadas da atmosfera so transparentes radiao solar (luminosa), mas impedem a passagem de grande parte da energia reenviada pela Terra (calorfica) que acaba por voltar superfcie do planeta, por reflexo contra-radiao. Este fenmeno o chamado efeito de estufa. O efeito de estufa gerado pela Natureza benfico, sendo essencial para a manuteno da vida no nosso planeta.

15

Verificao das aprendizagens


Verifica se sabes:
* Definir biosfera; * Reconhecer a biosfera como um conjunto de ecossistemas; * Destacar a importncia do solo para a vida; * Relatar a importncia da vegetao; * Enumerar transformaes positivas que o Homem tem realizado na biosfera visando o aumento dos recursos; * Mencionar a estrutura vertical da atmosfera; * Indicar a composio do ar na troposfera; * Explicitar as funes da atmosfera; * Referir o destino da radiao solar; * Explicar o processo de formao do efeito de estufa; * Reconhecer que o efeito de estufa gerado espontaneamente na Natureza benfico para a vida na Terra.
16

Das könnte Ihnen auch gefallen