Sie sind auf Seite 1von 21

DE 413 INTRODUO AO DESENHO EXPRESSO GRFICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAO DEPARTAMENTO DE EXPRESSO GRFICA

Aula 0---:

Cilindro, Cone e Esfera

PROF ANDIARA VALENTINA DE FREITAS E LOPES

Cilindro

Cilindro e o dia-a-dia

Superfcie de um Cilindro
Uma superfcie cilndrica (ou cilindro generalizado) uma superfcie gerada por uma reta, chamada de geratriz do cilindro, que se move ao longo de uma curva , chamada diretriz do cilindro, de tal modo que ela sempre permanece paralela a uma reta fixa, denominada eixo do cilindro.

Cilindro de Revoluo
Cilindro de revoluo gerado atravs da rotao de um retngulo em torno de um eixo coincidente com um de seus lados.

Classificao
Cilindro reto: Cilindro reto aquele cuja base uma circunferncia e a projeo do vrtice sobre o plano da base o centro da circunferncia.

Classificao
Cilindro Oblquo: aquele cujo o eixo oblquo em relao a curva (diretriz).

=90

Planificao

Elementos do cilindro
base
superfcie lateral altura geratriz Base: a regio plana contendo a curva diretriz e todo o seu interior. Num cilindro existem duas bases. Eixo: o segmento de reta que liga os centros das bases do "cilindro". Altura: A altura de um cilindro a distncia entre os dois planos paralelos que contm as bases do "cilindro". Superfcie Lateral: o conjunto de todos os pontos do espao, que no estejam nas bases, obtidos pelo deslocamento paralelo da geratriz sempre apoiada sobre a curva diretriz. Superfcie Total: o conjunto de todos os pontos da superfcie lateral reunido com os pontos das bases do cilindro. rea lateral: a medida da superfcie lateral do cilindro. rea total: a medida da superfcie total do cilindro. Seo meridiana de um cilindro: uma regio poligonal obtida pela interseo de um plano vertical que passa pelo centro do cilindro com o cilindro.

base

Cone

Superfcie Cnica
Uma superfcie cnica (cone generalizado) uma superfcie gerada por uma reta que se move ao longo de uma curva e que passa por um ponto fixo fora da curva. A reta mvel chamada de geratriz , a curva denominada de diretriz e o ponto fixo de vrtice do cone.

Cone de revoluo
Slido de revoluo gerado atravs da rotao de um tringulo retngulo em torno de um eixo coincidente com um de seus catetos.

Elementos do Cone
Base: A base do cone a regio plana contida no interior da curva, inclusive a prpria curva.

Vrtice: o ponto onde concorrem todos os segmentos de reta.


Eixo: o segmento de reta que passa pelo vrtice e pelo centro da base. Geratriz: qualquer segmento de reta que tenha um ponto no vrtice do cone e o outro ponto na curva que envolve a base. Altura: Distncia do vrtice do cone ao plano da base. Superfcie lateral: a reunio de todos os segmentos de reta que possuem o vrtice como ponto em comum e o outro ponto na curva que envolve a base.

geratriz vrtice altura base

Elementos do Cone
Superfcie do cone: a reunio da superfcie lateral com a base do cone, que o crculo. Seo meridiana: a regio triangular obtida pela interseo do cone com um plano que contm o eixo do mesmo.

geratriz vrtice altura base

Classificao do Cone
RETO

OBLQUO

Classificao do Cone

Reto: O cone dito reto quando o seu eixo est perpendicular ao plano da base.

altura eixo

Classificao do Cone
Obliquo: quando ngulo formado pelo eixo do cone oblquo em relao a base.

altura

eixo

Esfera

Esfera

eixo

geratriz

diretriz

Esfera de revoluo

Elementos da esfera
eixo

plo
Plos: so as intercees da superfcie com o eixo. Equador: a seo (circunferncia) perpendicular ao eixo, pelo centro da superfcie. Paralelo: uma seo (circunferncia) perpendicular ao eixo. paralela ao equador. Meridiano: uma seo (circunferncia) cujo plano passa pelo eixo meridiano plo paralelo

P1

equador

P2

Das könnte Ihnen auch gefallen