Sie sind auf Seite 1von 21

WWW.ASSIMPASSEI.COM.

BR

Espcies de famlia

Matrimonial Informal Homoafetiva Paralela ou Simultnea

Espcies de famlia

Poliafetiva Monoparental Anaparental Pluriparental Extensa ou Ampliada Substituta Eudemonista

Famlia matrimonial

Conceito: a famlia decorrente do matrimnio.

O Estado e a igreja interferindo na vida das pessoas, na tentativa de limitar o livre exerccio da sexualidade e garantir a perpetuao da espcie mediante estritos padres morais consideravam que apenas o matrimnio poderia configurar famlia. (Maria Berenice Dias)

Para o cristianismo as nicas relaes afetivas aceitveis so as decorrentes do casamento entre homem e mulher, em face do interesse na procriao (Dai vem a origem do dbito conjugal) [Maria Berenice Dias]

A famlia matrimonial foi a nica reconhecida no ordenamento jurdico brasileiro at a CF 88.

Famlia matrimonial no CC 1916


A famlia matrimonial era patriarcal, hierarquizada, patrimonializada e heterosexual.

O regime de bens oficial era o da comunho universal. Ao casar-se a mulher tornava-se relativamente incapaz.
O casamento podia ser anulado por erro essencial quanto identidade ou personalidade do cnjuge.

O casamento era indissolvel

Era possvel o marido pedir anulao do casamento alegando desvirginamento da mulher.


S cabia o rompimento do casamento pelo desquite, que no dissolvia o vnculo matrimonial, apenas cessavam os deveres matrimoniais.

Famlia matrimonial e a lei do divrcio

Consagrou a possibilidade da dissoluo do vnculo matrimonial.

Lei 6515/1977

Mudou o regime legal para o da comunho parcial.

Tornou facultativa a adoo do nome do marido.

Famlia informal

Conceito: a famlia decorrente da unio estvel. (Flvio Tartuce)

Unio estvel antes da CF 88

Unio estvel aps a CF 88

Maria Berenice Dias


Antes era considerada sinnimo de concubinato . (era considerada apenas sociedade de fato) Falava-se em possvel indenizao por servios domsticos. Passa a ser uma entidade familiar.

Existncia de regime de bens entre os companheiros.

Usava-se por analogia as regras do direito comercial para evitar enriquecimento sem causa de um dos companheiros.

Passa a ter direitos a alimentos e direitos sucessrios.

Conceito: a decorrente da unio de pessoas do mesmo sexo.

Famlia homoafetiva

A nenhuma espcie de vnculo que tenha por base o afeto pode-se deixar de conferir status de famlia merecedora de proteo do Estado, pois a CF (art. 1, III) consagra, em norma ptrea, o respeito dignidade da pessoa humana. (Maria Berenice Dias)

O STF j reconheceu a famlia homoafetiva como unio estvel em inmeras decises.

A lei maria da penha definiu famlia como relao ntima de afeto e, de forma at repetitiva ( art. 2 e 5,p) ressalvou a orientao sexual e quem se sujeita a violncia domstica. Com isso, acabou por albergar no seu conceito, de modo expresso, as unies homoafetivas. (Maria Berenice Dias)
Lei 11.340/06 art. 2o Toda mulher, independentemente de classe, raa, etnia, orientao sexual, renda, cultura, nvel educacional, idade e religio, goza dos direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violncia, preservar sua sade fsica e mental e seu aperfeioamento moral, intelectual e social

Lei 11340/06 art. 5o Para os efeitos desta Lei, configura violncia domstica e familiar contra a mulher qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial: I - no mbito da unidade domstica, compreendida como o espao de convvio permanente de pessoas, com ou sem vnculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas; II - no mbito da famlia, compreendida como a comunidade formada por indivduos que so ou se consideram aparentados, unidos por laos naturais, por afinidade ou por vontade expressa; III - em qualquer relao ntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitao. Pargrafo nico. As relaes pessoais enunciadas neste artigo independem de orientao sexual.

Famlia paralela ou simultnea


(Maria Berenice Dias)

Conceito: a concomitncia de duas entidades familiares (concubinato)

Para Maria Berenice Dias o concubino deve ter os direitos de uma unio estvel, sob pena de beneficiar o infiel. (independentemente de boa-f do concubino, pois essa boa-f s poderia ter sido exigida do infiel)

Para doutrina majoritria a relao concubina tratada como sociedade de fato e segue o regramento do direito obrigacional. (Flvio Tartuce)

Para Cristiano Chaves, se o concubino estava de boa-f, deve-se aplicar as regras da unio estvel ao concubino.

Famlia paralela ou simultnea


(Maria Berenice Dias)

Na justia federal h vrias decises reconhecendo a partilha do benefcio previdencirio (penso), quando reconhecida a boa-f do concubino.

Ministro Ayres Brito: Com a Constituio Federal de 1988, no h que se falar em concubinato, pois os filhos advindos dessas relaes seriam filhos concubinrios, e, essa diferena vedada pela Constituio. Em seu artigo 227, pargrafo 6.

CF, art. 6 - Os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao.

Famlia poliafetiva

Conceito: a famlia na qual trs ou mais pessoas relacionando-se de maneira simultnea e querida.

A discusso sobre a possibilidade da existncia jurdica da famlia poliafetiva veio de uma escritura pblica declaratria de unio poliafetiva de um homem com duas mulheres, (13/02/2012, Tup/SP)

A escritura pblica foi considerada nula.

A escritura pblica deveria ser considerada vlida, h que se reconhecer como transparente e honesta a instrumentalizao, que traz a livre manifestao de vontade de todos, quanto aos efeitos da relao mantida a trs. (Maria Berenice Dias)

Eventual rejeio de ordem moral ou religiosa dupla conjugalidade no pode gerar proveito indevido ou enriquecimento injustificvel de um ou de mais de um frente aos outros participes. (Maria Berenice Dias)

Famlia monoparental

Conceito: aquela constituda pelo vnculo existente entre um dos genitores e seus filhos. (Flvio Tartuce)

CF, art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. 4 - Entende-se, tambm, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

Famlia anaparental

Conceito: aquela decorrente da convivncia entre pessoas, ainda que no parentes, dentro de uma estruturao com identidade e propsito. (Maria Berenice Dias)

EXEMPLO: Duas irms que moram juntas.

Para Maria Berenice Dias, no caso de sucesso, a irm sobreviva deveria ficar com toda a herana e no concorrer igualmente com outros eventuais irmos.

Famlia pluriparental

Conceito: Estrutura familiar originada no matrimnio ou unio de fato de um casal, no qual um ou ambos de seus integrantes tm filhos provenientes de um casamento ou relao prvia. (Ceclia Grossman e Irene Martnez Alcorta)
Sinnimos: composta; mosaico; ensamblada; recomposta; reconstruda.

Nestas novas famlias a tendncia considerar, ainda como monoparental o vnculo do genitor com o seu filho, at porque o novo casamento dos pais no importa em restries aos direitos e deveres em relao aos filhos. (CC, art. 1579, p)

ADOO UNILATERAL

CC, art. 1.579. O divrcio no modificar os direitos e deveres dos pais em relao aos filhos. Pargrafo nico. Novo casamento de qualquer dos pais, ou de ambos, no poder importar restries aos direitos e deveres previstos neste artigo.

Eca, art. 41. A adoo atribui a condio de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessrios, desligando-o de qualquer vnculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais. 1 Se um dos cnjuges ou concubinos adota o filho do outro, mantm-se os vnculos de filiao entre o adotado e o cnjuge ou concubino do adotante e os respectivos parentes

necessrio a concordncia do pai registral, requisito que torna invivel a medida. (Maria Berenice Dias)

Famlia pluriparental

A jurisprudncia reconhece encargos ao padrasto sob o nome de paternidade alimentar. reconhecido ao filho do cnjuge ou companheiro direito a alimentos, comprovada a existncia de vnculo afetivo, e que tenha o padrasto assegurado sua mantena durante o perodo em que conviveu com a genitora. (Maria Berenice Dias)
Princpio da solidariedade familiar.

possvel o enteado ou a enteada adotar o nome da famlia do padrasto ou da madrasta. (Lei 11924/09, modificando o art. 57 da LRP)

Famlia pluriparental

Lei 6015, art. 57. A alterao posterior de nome, somente por exceo e motivadamente, aps audincia do Ministrio Pblico, ser permitida por sentena do juiz a que estiver sujeito o registro, arquivando-se o mandado e publicando-se a alterao pela imprensa, ressalvada a hiptese do art. 110 desta Lei.
Lei 6015, art. 110. Os erros que no exijam qualquer indagao para a constatao imediata de necessidade de sua correo podero ser corrigidos de ofcio pelo oficial de registro no prprio cartrio onde se encontrar o assentamento, mediante petio assinada pelo interessado, representante legal ou procurador, independentemente de pagamento de selos e taxas, aps manifestao conclusiva do Ministrio Pblico.

LRP, art. 57 8o O enteado ou a enteada, havendo motivo pondervel e na forma dos 2o e 7o deste artigo, poder requerer ao juiz competente que, no registro de nascimento, seja averbado o nome de famlia de seu padrasto ou de sua madrasta, desde que haja expressa concordncia destes, sem prejuzo de seus apelidos de famlia.
LRP, art.57 2 A mulher solteira, desquitada ou viva, que viva com homem solteiro, desquitado ou vivo, excepcionalmente e havendo motivo pondervel, poder requerer ao juiz competente que, no registro de nascimento, seja averbado o patronmico de seu companheiro, sem prejuzo dos apelidos prprios, de famlia, desde que haja impedimento legal para o casamento, decorrente do estado civil de qualquer das partes ou de ambas. LRP, art.57 7o Quando a alterao de nome for concedida em razo de fundada coao ou ameaa decorrente de colaborao com a apurao de crime, o juiz competente determinar que haja a averbao no registro de origem de meno da existncia de sentena concessiva da alterao, sem a averbao do nome alterado, que somente poder ser procedida mediante determinao posterior, que levar em considerao a cessao da coao ou ameaa que deu causa alterao.

Famlia extensa ou ampliada

Conceito: Entende-se por famlia extensa ou ampliada aquela que se estende para alm da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes prximos com os quais a criana ou adolescente convive e mantm vnculos de afinidade e afetividade. (ECA, art. 25, p)

A tendncia da doutrina reconhecer a famlia extensa como uma espcie de famlia substituta, at porque, sob uma perspectiva prtica, os parentes prximos precisam regularizar a situao por meio da guarda, tutela ou at mesmo adoo. (Srgio Luiz Kreuz)
A famlia extensa tem preferncia sobre a famlia substituta. (Maria Berenice Dias)

Crtica de Maria Berenice Dias: A dificuldade encontrar esses ncleos familiares e as inmeras tentativas que so feitas para que assumam a condio de guardies.
Viver na casa dos avs ou dos tios no assegurar convivncia familiar pois tal soluo no nem definitiva nem segura. (Maria Berenice Dias)

OBSERVAO: Famlia natural = Entende-se por famlia natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. (ECA, art.25)

Famlia substituta

Conceito: aquela que se compromete em trazer ao menor, que por qualquer circunstncia foi desprovido da famlia natural, a oportunidade de fazer parte de um novo lar. Sendo assim esta criana ou adolescente vai passar a ser membro desta famlia que generosamente a acolhe, que livremente a quer entre os seus, dispensando-lhe tudo de que precisa, sobretudo, amor. (Daniela dos Anjos de Andrade)

ECA, art. 28. A colocao em famlia substituta far-se- mediante guarda, tutela ou adoo, independentemente da situao jurdica da criana ou adolescente, nos termos desta Lei.

ECA, art. 19. Toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria, em ambiente livre da presena de pessoas dependentes de substncias entorpecentes.
ECA, art. 165. So requisitos para a concesso de pedidos de colocao em famlia substituta: I - qualificao completa do requerente e de seu eventual cnjuge, ou companheiro, com expressa anuncia deste; II - indicao de eventual parentesco do requerente e de seu cnjuge, ou companheiro, com a criana ou adolescente, especificando se tem ou no parente vivo; III - qualificao completa da criana ou adolescente e de seus pais, se conhecidos; IV - indicao do cartrio onde foi inscrito nascimento, anexando, se possvel, uma cpia da respectiva certido; V - declarao sobre a existncia de bens, direitos ou rendimentos relativos criana ou ao adolescente. Pargrafo nico. Em se tratando de adoo, observar-se-o tambm os requisitos especficos.

Famlia eudemonista

Conceito: aquela que busca a felicidade individual vivendo um processo de emancipao de seus membros. (Belmiro Pedro Welter)

Busca da felicidade.

A absoro do princpio eudemonista pelo ordenamento altera o sentido da proteo jurdica da famlia, deslocando-o da instituio para o sujeito, como se infere do pargrafo 8 do art. 226 da CF. (Carlos Eduardo Pinoviski Ruzyk)

CF, art. 226, 8 - O Estado assegurar a assistncia famlia na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia no mbito de suas relaes.

Famlias constitucionalizadas

Famlias constitucionalizadas
CF, art. 226, 1 - O casamento civil e gratuita a celebrao. CF, art. 226, 2 - O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei.
CF, art. 226, 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. CF, art. 226, 4 - Entende-se, tambm, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

Famlia matrimonial

Famlia informal (unio estvel)

Famlia monoparental

Das könnte Ihnen auch gefallen