Sie sind auf Seite 1von 101

A Misso do Auditor Interno Certificar que a fora de trabalho est realmente praticando o ISO e mant-la ciente de que esta

certificao oferece um peso maior na credibilidade daquilo que efetivamente est sendo realizado.

Conduta tica do Auditor Interno A postura tica um fator decisrio No basta ser tecnicamente excelente se a postura no for adequada. Alm da comunicao eficaz, imparcialidade, integridade e adaptabilidade, deve-se seguir algumas regras ticas indispensveis, tais como:

manter a confidencialidade das informaes;


no usar os resultados de uma avaliao para deturpar ou denegrir a imagem do auditado e no dar intencionalmente informaes falsas ou distorcidas sobre os auditados; no aceitar compensaes materiais pelo resultado da avaliao, por parte do auditado; ser imparcial na avaliao: no discutir posies pessoais com o auditado; no usar informaes privilegiadas decorrentes da avaliao para obter vantagens pessoais; admitir e relatar conflitos de interesse antes da avaliao, sempre que fatores objetivos ou subjetivos o impedir de avaliar de maneira independente e imparcial (conflito de interesses - estreito relacionamento ou experincias passadas);

Origem das auditorias A palavra auditor vem do latim auditor-oris e quer dizer ouvinte. Isso significa, conceitualmente, que auditoria nada mais que uma forma de ouvir a opinio das pessoas sobre como as aes esto sendo conduzidas. A auditoria tem por objetivo detectar desvios, levantar problemas, os quais devem ser encarados como oportunidades para melhoria. Deste modo, os auditados devem entender e participar da auditoria como uma etapa do desenvolvimento do seu trabalho. Para conduzir uma auditoria necessria a existncia de regras ou procedimentos, a partir dos quais os desvios podem ser identificados. Estes procedimentos e prticas constituem os padres gerenciais e tcnicos adotados pelas organizaes.

Caractersticas das auditorias As auditorias devem ser baseadas nos seguintes princpios:

*Ser realizada por pessoas treinadas independente das atividades que estiver sendo auditada.
*Buscar comparar as prticas reais e evidentes com as normas, regras e padres estabelecidos.

*Serem programadas com antecedncia e feitas sistematicamente. No devem ser realizadas somente em momentos de crise.
*Abordar e discutir, francamente com os auditados, os desvios revelados pela auditoria. * Utilizar os desvios encontrados com objetivo de orientar aes que garantam a no-reincidncia dos problemas e nunca como elementos para punio.

Habilidades de um auditor O bom andamento da visita depende, em grande parte, da habilidade do auditor. Esta habilidade pode ser desenvolvida atravs de autodisciplina.

Os auditores devem ter uma mentalidade aberta e madura, julgamentos dignos de confiana, capacidade analtica e tenacidade; devem ter habilidade para perceber situaes de maneira realista, compreender operaes complexas sob uma perspectiva mais ampla, bem como o papel das unidades individuais dentro da organizao como um todo.

O auditor deve estar apto a aplicar estes atributos para:


ser pontual nas auditorias; obter e avaliar a evidncia objetiva de maneira imparcial; manter-se fiel ao objetivo da avaliao, sem temor ou favorecimento, evitando discusses subjetivas com o avaliado; lembrar sempre que evidncia objetiva uma constatao da veracidade de uma informao com base em fatos; tratar o pessoal envolvido de maneira que permita a atingir melhor os objetivos da auditoria, evitando uma postura "inquisidora" que cause constrangimento aos auditados; executar o processo de auditoria evitando desvios decorrentes de distraes, comentrios sobre sua organizao ou terceiros; empenhar-se em dar total ateno e apoio ao processo de auditoria; reagir efetivamente, em situaes de tenso; chegar a concluses geralmente aceitveis, baseadas nas observaes da auditoria; permanecer fiel a uma concluso, apesar da presso para mudar o que no est baseado na evidncia objetiva;

procurar ler, ver e ouvir atentamente tudo; utilizar constantemente as perguntas simples o que?, quando?, quem?, onde?, como? e por qu?; gerenciar o tempo estabelecido para a auditoria;

reportar-se com facilidade, sob a forma verbal e escrita;

***portar-se de maneira tica e corts, ANTES,durante e APS a auditoria; praticar a diplomacia, o bom senso de julgamento, o poder de anlise, a honestidade e a disciplina alm de demonstrar interesse e mente aberta para compreender o que est sendo auditado.

Responsabilidades dos auditores Os auditores devem estar livres de influncias que possam afetar a sua objetividade e, como tal, devem: cumprir os requisitos aplicveis da auditoria; comunicar e esclarecer os requisitos da auditoria, caso o auditado necessite;

planejar e realizar as atribuies sob sua responsabilidade, efetiva e eficientemente;


documentar as observaes; relatar os resultados da auditoria; manter-se dentro do escopo da auditoria; evitar extrapolar os critrios de auditoria; ser objetivo; coletar e analisar evidncias relevantes e suficientes para permitir a formulao de concluses relativas aos requisitos; atuar de forma tica durante toda a auditoria.

Etapas de uma auditoria

importante ressaltar que s possvel conduzir uma auditoria com sucesso praticando o giro do PDCA, cujas etapas so:

Planejamento da auditoria P
Antes de iniciar a auditoria, deve ser estabelecido:
A dupla de auditores. O local a ser auditado.

O dia, data e horrios.


Quem ser o lder da equipe. Qual o papel de cada um. Que documentao necessria. Quem o responsvel pela rea a ser auditada. Como ser conduzida a auditoria.

Realizao da auditoria D

As auditorias sero cruzadas entre as Subprefeituras, Secretaria de Coordenao das Subprefeituras, Superintendncia das Usinas de Asfalto e Superviso de Abastecimento.
Os prdios so divididos em reas loteadas que sero auditadas por uma dupla de auditores e acompanhadas pelo gestor. A realizao da auditoria precedida pelas seguintes aes: Reunio inicial para apresentao dos auditores e auditados, entre si.

Conduta da auditoria: apresentao dos objetivos da auditoria e acordo do melhor roteiro para verificao em campo. Dar conhecimento aos auditados das normas e padres a serem utilizados na conduo da auditoria. Relatrio da auditoria. Reunio de encerramento. O auditor deve adotar uma abordagem positiva, profissional e construtiva.

Sempre conversar com as pessoas que realizam as tarefas.


Explicar o objetivo da auditoria. Agir com tranquilidade, cortesia e demonstrar firmeza. No ser condescendente e nem agir com ares de superioridade. Falar de forma clara.

Apresentao dos documentos: auto-auditoria, tabela das reas loteadas, mapa de fronteira e auditoria anterior.

Avaliao da auditoria C
Ao final de qualquer auditagem, o lder do grupo de auditoria deve se reunir com o grupo auditor e avaliar o planejamento e a conduo da auditoria, sobre todos os aspectos. importante buscar tambm a avaliao dos auditados. Isto contribui para o aperfeioamento do processo de auditoria e ajuda a estreitar as relaes entre auditor e auditado. Aes corretivas A Como em qualquer outro processo, as falhas, desvios e dificuldades observados durante a auditoria devem ser sempre analisados de tal forma que aes possam ser tomadas, procurando eliminar esse problema nas auditorias seguintes.

Controlando a auditoria
O auditor deve controlar a auditoria. Ele no pode/deve: Desviar-se do seu objetivo.

Ser conduzido ou mal conduzido.


Deixar o auditado impor o ritmo da auditoria. Fazer suposies.

Ele deve: Estar preparado. Ser pontual. Insistir para que as pessoas questionadas respondam por si prprias. Falar o mnimo possvel. Ser calmo e polido. Evitar mal-entendidos. Fazer perguntas de forma clara e concisa. Dar os cumprimentos.

O auditor deve estar preparado e consciente para uma srie de circunstncias que podem ocorrer ao longo de uma auditoria. Por exemplo: Agressividade por parte do auditado. Timidez do auditado.

Pessoal faltante.
Documentos faltantes. Amostragem previamente selecionada (sempre escolha sua prpria amostragem).

Casos especiais.
Chantagem emocional. Quando confrontado com estes tipos de situao, o auditor deve atuar com firmeza, justia e profissionalismo, sempre levando em considerao os objetivos e o propsito da auditoria de campo.

Observaes ou comentrios
Alguns fatos identificados durante a auditoria podem tambm tomar a forma de Observaes ou Comentrios. Em muitas situaes, as Observaes so aspectos que adicionam valor na auditoria. Estes so pontos nos quais o auditor deseja realizar algum comentrio, porm no so relatados como no-conformidade.

As observaes podem incluir:


Boas prticas que podem beneficiar outras reas da empresa. reas de preocupao que no so srias o suficiente para emisso de uma no-conformidade. Deficincia nas quais o auditor julga que a organizao deve receber o benefcio da dvida. Sugestes para ao.

Organizao Internacional de Normalizao N. De Srie

NBR ISO 9001 : 2008


Norma Brasileira (ABNT) Ano da ltima reviso

A Norma ISO 9001 um componente estratgico


A norma ISO 9001 estabelece requisitos para um Sistema de Gesto da Qualidade; uma norma que define critrios no nvel estratgico da empresa que so disseminados nos outros nveis da organizao; Pode ser implementada em qualquer organizao, independente dos produtos e servios que fornece e do porte da organizao;

Estratgico

Ttico

Operacional

Modelo de um sistema de Gesto


Quando os requisitos da Norma so atingidos a organizao melhora sua capacidade de identificar e analisar as necessidades dos clientes e produzir e fornecer servios que atendam a esses requisitos e que garantam a melhoria continua do sistema de gesto da empresa

Benefcios das Normas ISO


Benefcios para o Negcio

Benefcios para a Sociedade

Benefcios para o Governo

Por que cresce o nmero de empresas buscando Certificao em ISO 9001?


Os clientes esto mais exigentes e bem informados. O mercado a cada dia mais globalizado; Com isso a implantao de sistemas que comprovem a adequao a requisitos de padronizao internacionais so uma garantia de segurana para os consumidores;

O diferencial do Profissional que conhece a Norma


Destaque profissional na empresa certificada ou que busca certificao; Maiores chances e visibilidade no mercado de trabalho; Possibilidade de desenvolver a capacidade empreendedora; Maior conhecimento e viso dos processos empresariais; Salrios geralmente acima da mdia

Histrico da ISO 9001


A ISO (International Organization for Standardization) foi fundada em 1947 em Genebra e no Brasil representada pela ABNT. Mais de 160 pases fazem parte da ISO.

ISO (International Organization for Standardization) is the world's largest developer and publisher of International Standards.
www.iso.org

Sede da ISO em Genebra

Histrico da ISO 9001


A norma ISO 9001 foi lanada em 87 e sofreu alteraes nos anos de 94, 2000 e 2008;

Fonte: ISO SURVEY 2011

Exportao e ISO 9001

A famlia de Normas ISO 9000


ISO 9000:2005 Sistema de Gesto da Qualidade, Fundamentos e Vocabulrio ISO 9001:2008 Sistema de Gesto da Qualidade, Requisitos ISO 9004:2009 Sistema de Gesto da Qualidade, Diretrizes para Melhoria de Desempenho

Princpios de Gesto da Qualidade


So eles: Foco no Cliente; Liderana; Envolvimento de pessoas; Abordagem de processos; Abordagem sistmica de gesto; Melhoria Contnua; Abordagem factual para tomada de deciso; Benefcios mtuos nas relaes com fornecedores;

As vantagens para organizaes com ISO 9001

Organizao, centralizao de informaes "organizadas de forma que possa realizar sua rastreabilidade", envolvimento de equipes em favor comum.
Padronizao dos processos; comprometimento dos nveis hierrquicos; anlise de causas e efeitos; melhoria contnua.

As vantagens para organizaes com ISO 9001

A adoo das normas ISO vantajosa para as organizaes uma vez que lhes confere maior organizao, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificveis pelos clientes, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Melhoria da sade financeira, reduo em retrabalhos tanto administrativo quanto operacional, melhoria no convvio entre os colaboradores que no culpam o outro e cada um tem sua tarefa pr-determinada, respeito hierarquia existente. Antes no existia nenhum destes itens. e com a implantao da norma conseguimos algo que parecia impossivel.

Introduo
0.1 Generalidades
A adoo de um SGQ uma deciso estratgica para a organizao O projeto e a implementao de um SGQ so influenciados por: a) Seu ambiente organizacional, mudanas neste ambiente e os riscos associados com este ambiente; b) Suas necessidades que se alteram; c) Seus objetivos particulares; d) Os produtos fornecidos; e) Os processos realizados; f) Seu porte e estrutura organizacional.

Introduo
0.2 Abordagem de Processo
Uma atividade ou conjunto de atividades que usa recursos e que gerenciada de forma a possibilitar a transformao de entradas em sadas pode ser considerada um processo. Geralmente a sada de um processo a entrada de outro.

VENDAS

PRODUO

COMPRAS

FATURAMENTO

FINANCEIRO

CONTABILIDADE

MARKETING

R.H.

EXPEDIO

Introduo
PDCA
Plan > estabelecer os objetivos e processos necessrios para gerar resultados de acordo com os requisitos do cliente e com as polticas da organizao; Do > implementar os processos; Check > monitorar e medir os processos e produtos em relao as polticas, aos objetivos e aos requisitos para o produto e relatar os resultados; Act > Executar aes para promover continuamente a melhoria do desempenho do processo.

Introduo
Modelo de um SGQ baseado em processo;

1. Escopo
A ISO 9001 especifica requisitos para um SGQ; Independente do porte ou atividade da organizao. Quando algum requisito no puder ser aplicado, devido as caractersticas da organizao e seu produto, ele poder ser excludo

2. Referncia Normativa 3. Termos e Definies

ABNT NBR ISO 9000:2005, Sistemas de Gesto da Qualidade Fundamentos e Vocabulrios

4 Sistema de Gesto da Qualidade


4.1 Requisitos gerais A organizao deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gesto da qualidade e melhorar continuamente a sua eficcia de acordo com os requisitos desta Norma.

A organizao deve:

a) Determinar os processos necessrios para o sistema de Gesto da Qualidade e sua aplicao por toda a organizao;

4 Sistema de Gesto da Qualidade


b) Determinar a sequncia e interao desses processos;
D ire o : P la n e ja m e n to E s tra t g ic o R e c u rs o s H u m a n o s , A u d ito ria , A n lis e C rtic a (P ro c e s s o s d e G e s t o e A p o io )

C o m p ra s

T ra n sp o rta d o ra

C lie n te

C o m e rc ia l

P ro je to s

O p e ra o

In s ta la o

C lie n te s

M a n u te n o

Arquivo e Artigo complementar

4 Sistema de Gesto da Qualidade


c) Determinar critrios e mtodos necessrios para assegurar que a operao e o controle desses processos sejam eficazes;

In icio

C lie n te so licita u m re m d io

S IM

D isp o n ive l E m e sto q u e ?

NAO

S IM

co n tro la d o ?

NAO

P e d e a re ce ita

A rq u iva r a R e ce ita

D a r b a ixa n a p la n ilh a d e G e st o

O clie n te P o ssu i? NAO

S IM

E n tre g a r o p ro d u to a o clie n te

F IM

4 Sistema de Gesto da Qualidade


d) Assegurar a disponibilidade de recursos e informaes necessrias para apoiar a operao e o monitoramento desses processos;

4 Sistema de Gesto da Qualidade


e) Monitorar, medir onde aplicvel e analisar esses processos, e f) Implementar aes necessrias para atingir os resultados planejados e a melhoria contnua desses processos;

4 Sistema de Gesto da Qualidade


Esses processos devem ser gerenciados pela organizao de acordo com os requisitos desta Norma. Quando uma organizao optar por terceirizar algum processo que afete a conformidade do produto em relao aos requisitos, a organizao deve assegurar o controle desses processos. O tipo e a extenso do controle a ser aplicado a esses processos terceirizados devem ser definidos dentro do SGQ.

NOTA 1 Os processos necessrios para o SGQ acima referenciados incluem processos para atividades de gesto, proviso de recursos, realizao do produto e medio, anlise e melhoria;

4 Sistema de Gesto da Qualidade


NOTA 2 Um processo terceirizado um processo que a organizao necessita para seu SGQ e que a organizao escolhe para ser executada por uma parte externa. NOTA 3 Assegurar que o controle sobre os processos terceirizados no exima a organizao da responsabilidade de estar conforme com todos os requisitos do cliente, estatutrios e regulamentares. O tipo e a extenso do controle a ser aplicado ao processo terceirizado podem ser influenciados por fatores como a) b) c) Impacto potencial do processo terceirizado sobre a capacidade da organizao de fornecer produto em conformidade com os requisitos; O grau no qual o controle do processo compartilhado; A capacidade de atingir o controle necessrio por meio da aplicao de 7.4.

Use um cronograma para implantar a ISO 9001:2008 na sua empresa

4.2 Requisitos de Documentao

4.2 Requisitos de Documentao


A documentao do SGQ deve incluir

a)

b) c)
d)

Declaraes documentadas de uma poltica da qualidade e dos objetivos da qualidade; Manual da Qualidade; Procedimentos documentados e registros requeridos por esta Norma; Documentos, incluindo registros, determinados pela organizao como necessrios para assegurar o planejamento, a operao e o controle eficazes de seus processos.

4.2 Requisitos de Documentao


NOTA 1 Onde aparecer o termo procedimento documentado significa que ele estabelecido, documentado, implementado e mantido. NOTA 2 A abrangncia da documentao do SGQ pode variar de uma organizao para outra devido a i) Porte da organizao e ao tipo de atividade; ii) Complexidade dos processos e suas interaes; iii) A competncia do pessoal. NOTA 3 A documentao pode estar em qualquer forma ou tipo de meio de comunicao.

Hierarquia da documentao

Ordem da documentao

Instrues ISO 9001 Requisitos Manual Qualidade Procedimentos Formulrios Trabalho

4.2.2 Manual da Qualidade


A organizao deve estabelecer e manter um manual da qualidade que inclua a) O escopo do SGQ, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer excluses; b) Os procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ, ou referncias a eles, e c) Uma descrio da interao entre os processos do SGQ.

4.2.3 Controle de Documentos


Os documentos requeridos pelo SGQ devem ser controlados. Registros so um tipo especial de documento e devem ser controlados de acordo com os requisitos apresentados em 4.2.4; Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessrios para: a) Aprovar documentos quanto a sua adequao, antes da sua emisso; b) Analisar criticamente e atualizar, quando necessrio, e reaprovar documentos;

4.2.3 Controle de Documentos


Os documentos requeridos pelo SGQ devem ser controlados. Registros so um tipo especial de documento e devem ser controlados de acordo com os requisitos apresentados em 4.2.4; Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessrios para: c) Assegurar que as alteraes e a situao da reviso atual dos documentos sejam identificadas; d) Assegurar que as verses pertinentes de documentos aplicveis estejam disponveis nos locais de uso;

4.2.3 Controle de Documentos


Os documentos requeridos pelo SGQ devem ser controlados. Registros so um tipo especial de documento e devem ser controlados de acordo com os requisitos apresentados em 4.2.4; Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessrios para: e) Assegurar que os documentos permaneam legveis e prontamente identificveis; f) Assegurar que documentos de origem externa determinados pela organizao como necessrios para o planejamento e operao do SGQ sejam identificados e que sua distribuio seja controlada;

4.2.3 Controle de Documentos


Os documentos requeridos pelo SGQ devem ser controlados. Registros so um tipo especial de documento e devem ser controlados de acordo com os requisitos apresentados em 4.2.4; Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessrios para: g) Evitar o uso no pretendido de documentos obsoletos e aplicar identificao adequada nos casos em que eles forem retidos por qualquer propsito;

4.2.4 Controle de Registros


Registros estabelecidos para prover evidncia da conformidade com requisitos e da operao eficaz do SGQ devem ser controlados. A organizao deve estabelecer um procedimento documentado para definir os controles necessrios para a identificao, armazenamento, proteo, recuperao, reteno e disposio de registros. Registros devem permanecer legveis, prontamente identificveis e recuperveis.

Documentos e Registros

Documentos

Registros

Sugestes - Controle de Documentos e Registros

1 Sugesto de cdigos de documentos


Sempre estabelea relao entre os procedimentos e os registros Cdigos - Simples e sem muitas siglas.

P02 Procedimento de Seleo de Funcionrios

P02A Formulrio Cadastro no processo seletivo;


P02B Formulrio para avaliao de participante

Sugestes - Controle de Documentos e Registros

2 Tenha uma lista mestra com todas as revises dos documentos

Cdigo Documento M001 Manual da Qualidade P001 Controle de Documentos

Destinatrios Reviso Data Reviso Responsvel Qualidade Engenharia RH 0 20/12/2009 Arthur x x x 0 20/12/2009 Juliana x

Manuteno x

Sugestes - Controle de Documentos e Registros

3 Usar uma guia de remessa de documentos


SEDE

Unidade de Produo

DOC 01 DOC 02 DOC 03 DOC 04 FORM 01 FORM 02 Emisso de cpias controladas Usar GRDs

DOC 01

Unidade de Vendas DOC 04

4 - Tabela de Registros (ANEXOS)

5 - Responsabilidade da Direo

5 . Responsabilidade da Direo
5.1 Comprometimento da direo:
A alta direo deve fornecer a evidncia do seu comprometimento com o desenvolvimento e com a implementao do SGQ, e com a melhoria continua de sua eficcia
a) Comunicando organizao da importncia de atender aos requisitos dos clientes, como tambm aos requisitos estatutrios e regulamentares;

www.dintreinamentoscom.br

5 . Responsabilidade da Direo

5.1 Comprometimento da direo:


b) Estabelecendo a poltica da Qualidade; c) Assegurando que os objetivos da qualidade so estabelecidos;

5 . Responsabilidade da Direo

5.1 Comprometimento da direo:

d) Conduzindo as anlises crticas pela direo;

5 . Responsabilidade da Direo

5.1 Comprometimento da direo:

e) Assegurando a disponibilidade de recursos;

5.2 Foco no Cliente


A Alta Direo deve assegurar que os requisitos do cliente sejam determinados e atendidos com o propsito de aumentar a satisfao do cliente. Ver 7.2.1 e 8.2.1.

www.dintreinamentoscom.br

5.3 Poltica da Qualidade


A Alta Direo deve assegurar que a poltica da qualidade

TEXTO a) Seja apropriada ao propsito da organizao;


b) Inclua um comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contnua da eficcia do SGQ; c) Proveja uma estrutura para o estabelecimento e anlise crtica dos objetivos da qualidade; d) Seja comunicada e entendida por toda a organizao; e) Seja analisada continuamente para a continuidade de sua adequao.

www.dintreinamentos.com.br

5.3 Poltica da Qualidade


A Alta Direo deve assegurar que a poltica da qualidade

a) Seja apropriada ao propsito da organizao;


b) Inclua um comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contnua da eficcia do SGQ; c) Proveja uma estrutura para o estabelecimento e anlise crtica dos objetivos da qualidade; COMUNICAO d) Seja comunicada e entendida por toda a organizao; e) Seja analisada continuamente para a continuidade de sua adequao.

5.3 Poltica da Qualidade


A Alta Direo deve assegurar que a poltica da qualidade

a) Seja apropriada ao propsito da organizao;


b) Inclua um comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contnua da eficcia do SGQ; c) Proveja uma estrutura para o estabelecimento e anlise crtica dos objetivos da qualidade; d) Seja comunicada e entendida por toda a organizao; e) Seja analisada continuamente para a continuidade de sua adequao. MANUTENO

www.dintreinamentos.com.br

Exemplo de Poltica

5.4 Planejamento

5.4.1 Objetivos da Qualidade A Alta Direo deve assegurar que os objetivos da qualidade, incluindo aqueles necessrios para atender aos requisitos do produto (ver 7.1 a), sejam estabelecidos nas funes e nos nveis pertinentes da organizao. Os objetivos da qualidade devem ser mensurveis e consistentes com a poltica da qualidade;

www.dintreinamentos.com.br

Estrutura do Desdobramento de Objetivos


Poltica da Qualidade

Objetivos da Qualidade

Objetivos da Qualidade

INDICADORES
www.dintreinamentos.com.br

O que possui um bom indicador?



Nome do indicador: ndice de no conformidade em produtos; Propsito do indicador: Medir a porcentagem de no conformidades em produtos finais, ou seja, j produzidos. Proceso aplicvel: produo Meta: 0,4 % Frmula: (Nmero de Produtos No Conformes produzidos) / (Nmero total de produtos Produzidos) Frequncia: Mensal; Responsvel pela medio: Departamento de Qualidade; Fonte de Dados: Sistema NETR de medio final de produtos. Quem atua em caso de desvios: Chefe de Produo; Quais possveis aes: Em caso de uma produo mensal de itens no conformes superior a 0,4 % debe ser feita uma reunio de anlise de causas, onde participar o Coordenador da Qualidade o chefe de produo, os produtos no conformes devero ser analisados pontualmente, estratificados e aes corretivas devero ser propostas. Observaes gerais: Este ndice s vlido quando sua medio feita com base nos dados do sistema NETR.

Arquivo e Artigo complementar

Mapa de Indicadores com 13 exemplos de indicadores de desempenho para uma empresa com um SGQ da ISO 9001
COD 175

5.4 Planejamento

5.4.2 Planejamento do SGQ; A alta direo deve assegurar que O planejamento do SGQ seja realizado de forma a satisfazer os requisitos citados em 4.1, bem como os objetivos da qualidade; A integridade do SGQ seja mantida quando mudanas no SGQ so planejadas e implementadas;

www.dintreinamentos.com.br

5.5 Responsabilidade, Autoridade e Comunicao

5.5.1 Responsabilidade e autoridade A Alta Direo deve assegurar que as responsabilidades e a autoridade sejam definidas e comunicadas em toda a organizao.

www.dintreinamentos.com.br

Organograma

COD = 187
www.dintreinamentos.com.br

Descrio de Cargos

COD = 180
www.dintreinamentos.com.br

5.5 Responsabilidade, Autoridade e Comunicao


5.5.2 Representante da Direo A Alta Direo deve indicar um membro da organizao que, independentemente de outras responsabilidades, deve ter responsabilidade e autoridade para: a) Assegurar que os processos necessrios para o SGQ sejam estabelecidos, implementados e mantidos; b) Relatar Alta Direo o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria e; c) Assegurar a promoo da conscientizao sobre os requisitos do cliente em toda a organizao.

www.dintreinamentos .com.br

5.5 Responsabilidade, Autoridade e Comunicao

5.5.3 Comunicao interna A Alta Direo deve assegurar que sejam estabelecidos, na organizao, os processos de comunicao apropriados e que seja realizada a comunicao relativa eficcia do SGQ.

www.dintreinamentos.com.br

5.6 Anlise Crtica pela Direo

5.6.1 Generalidades A Alta Direo deve analisar criticamente o SGQ da organizao a intervalos planejados, para assegurar sua contnua adequao, suficincia e eficcia. Essa anlise crtica deve incluir a avaliao de oportunidades para melhoria e necessidade de mudanas no SGQ, incluindo a Poltica da Qualidade e os Objetivos da Qualidade.

www.dintreinamentos .com.br

5.6 Anlise Crtica pela Direo

5.6.2 Entradas para anlise crtica Resultados de auditorias; Realimentao de cliente; Desempenho de processo e conformidade de produto; Situao das aes preventivas e corretivas; Aes de acompanhamento sobre as anlises crticas anteriores pela direo; Mudanas que possam afetar o SGQ e

Recomendaes para melhoria;


www.dintreinamentos.com.br

5.6 Anlise Crtica pela Direo

5.6.3 Sadas da anlise crtica Melhoria da eficcia do SGQ; Melhoria do Produto em relao aos requisitos do cliente;

Necessidade de Recursos;

www.dintreinamentos.com.br

6 Gesto de Recursos
6.1 Proviso de Recursos A organizao deve determinar e prover recursos para a) Implementar e manter o SGQ e melhorar continuamente sua eficcia, e b) Aumentar a satisfao de clientes mediante o atendimento aos seus requisitos.

6.2 Recursos Humanos


6.2.1 Generalidades
As pessoas que executam atividades que afetam a conformidade com os requisitos do produto devem ser competentes com base em educao, treinamento, habilidade e experincia aprovados;

A conformidade com os requisitos do produto pode ser afetada direta ou indiretamente pelas pessoas que desempenham qualquer tarefa dentro do SGQ;

6.2 Recursos Humanos


Curso Superior Completo em Engenharia de Produo ou Mecnica
Experincia 5 anos de experincia como Gerente de Operaes

Educao

Habilidade

Gerenciamento de Projetos Gesto Financeira

Treinamento

Capacidade de Negociao e Comunicao e Liderana

6.2 Recursos Humanos


6.2.2 Competncia Treinamento e Conscientizao
A organizao deve a) b) c) d) e) Determinar a competncia necessria para as pessoas que executam trabalhos que afetam a conformidade com os requisitos do produto. Onde aplicvel, prover treinamento ou tomar aes para atingir a competncia necessria; Avaliar a eficcia das aes executadas; Assegurar que o pessoal est consciente quanto pertinncia e importncia de suas atividades e de como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade, e: Manter registros apropriados de educao, treinamento, habilidade e experincia

Formulrio de Registro de Treinamento

Programao Anual de Treinamentos

Avaliao de Habilidades

Matriz de Competncias

6.3 Infra-estrutura
A organizao deve determinar, prover e manter a infraestrutura necessria para alcanar a conformidade com os requisitos do produto. A infra-estrutura inclui, quando aplicvel, a) edifcios, espao de trabalho e instalaes associadas;

b)
c)

Equipamentos de processo (tanto materiais e equipamentos quanto programas de computador), e


Servios de apoio (como sistemas de transporte, comunicao ou informao)

Sugestes
Backup peridico dos documentos eletrnicos do SGQ

Estabelecer um programa de manuteno preventiva das mquinas e equipamentos utilizados na organizao

6.4 Ambiente de Trabalho


A organizao deve determinar e gerenciar o ambiente de trabalho necessrio para alcanar a conformidade com os requisitos do produto. Exemplos: Fatores fsicos

6.4 Ambiente de Trabalho


A organizao deve determinar e gerenciar o ambiente de trabalho necessrio para alcanar a conformidade com os requisitos do produto. Exemplos: Ambientais

6.4 Ambiente de Trabalho


A organizao deve determinar e gerenciar o ambiente de trabalho necessrio para alcanar a conformidade com os requisitos do produto. Exemplos: Temperatura

6.4 Ambiente de Trabalho


A organizao deve determinar e gerenciar o ambiente de trabalho necessrio para alcanar a conformidade com os requisitos do produto. Exemplos: Rudos

6.4 Ambiente de Trabalho


preciso estar em dia com a legislao que deve incluir: PPRA NR9 PCMSO NR7

E as demais NRs que precisam ser atendidas pela sua empresa:

Das könnte Ihnen auch gefallen