Sie sind auf Seite 1von 46

ALCOOLISMO

um conjunto de problemas relacionado ao consumo excessivo e prolongado de lcool em quantidade suficiente para interferir nas funes fsicas, emocionais ou psquicas do indivduo. uma doena de natureza complexa.

FATORES QUE FAVORECEM A DEPENDNCIA

Convivncia com drogas lcitas desde a infncia; Perda do plano hierrquico no existe exerccio saudvel da autoridade; Pai excessivamente distante ou rigoroso. Me ocupando o papel de mediadora; Experincias traumticas.

O CICLO DA ADIO
CONSUMO DE BEBIDAS

Aumenta motivao para beber mais Aumenta a fissura e a perda de controle

Efeitos do lcool
Estimulao receptores opiides

Efeitos do lcool
Desejo de consumir mais Estimulao dos receptores opiides

TIPOS DE CONDUTA ALCOLICA

Intoxicao aguda (Embriaguez patolgica) Alcoolismo intermitente


Alcoolismo crnico

METABOLISMO DO ETANOL

INTOXICAO ALCOLICA AGUDA


Decorre da ingesto aguda de bebidas alcolicas. Produz alteraes neurolgicas agudas e transitrias (variam desde uma embriaguez leve anestesia e coma, depresso respiratria e mais raramente morte)

Mulheres atingem nveis sangneos > decorrentes do


maior grau de gordura no organismo.

INTOXICAO ALCOLICA AGUDA


Alteraes de comportamento: comportamento sexual inadequado,

agressividade,
labilidade do humor,

diminuio do julgamento crtico e


Funcionamento social e ocupacional

prejudicados.

CRITRIOS PARA ABUSO


Padro de uso de substncias mal adaptado, levando a comprometimento e/ou sofrimento clinicamente significativo,

sem preencher critrios para dependncia:


1. Uso recorrente levando srios problemas nas obrigaes profissionais, escolares ou em casa; 2. 3. 4. Uso recorrente em situaes que representam risco fsico; Problemas legais relacionados substncia; Uso contnuo apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes

SNDROME DE DEPENDNCIA DO LCOOL


Trs ou mais dos critrios abaixo, pelo perodo mnimo de 1 ms (ou de forma repetida em 12 meses). 1. Forte desejo de consumir a substncia 2. Comprometimento da capacidade de controlar o incio, o trmino ou os nveis de uso 3. Sintomas de abstinncia quando o uso interrompido ou reduzido 4. Tolerncia aos efeitos da substncia 5. Preocupao com o uso (reduo de outras atividades e interesses) 6. Uso persistente, a despeito das conseqncias negativas

SNDROME DE ABSTINNCIA DO LCOOL


Incio dos sintomas: 6 horas aps a diminuio ou interrupo do uso do lcool.
Sintomas iniciais: so tremores, ansiedade, insnia, nuseas e inquietao. Sintomas mais srios (10% dos pacientes): febre baixa, taquipnia, tremores e sudorese profusa. Convulses: ocorrem em 5% dos pacientes no tratados com sndrome de abstinncia do lcool.

PSICOSE ALCOLICA
A Psicose Alcolica (PA) uma psicose secundria com predomnio de alucinaes relacionadas ao consumo agudo de lcool ou abstinncia. O lcool uma neurotoxina que afeta o crebro de modo complexo, resultando em morbidade e mortalidade significativas.

TIPOS DE PSICOSE ALCOLICA


Sndrome da abstinncia causada pelo lcool Sndrome da amnsia alcolica Delirium Tremens Demncia alcolica Alucinaes alcolicas Depresses alcolicas

Sndrome de Wernicke-Korsakoff

DELIRIUM TREMENS (DT)


Ocorre aps a parada ou reduo recente do uso severo e pesado de lcool em pacientes com comprometimento mdico com uma longa histria de dependncia; menos comum que a abstinncia de lcool sem complicaes. Caracterizado por: Alucinaes Rebaixamento do nvel e flutuao da conscincia Tremores Confuso Desorientao Grave falta de coordenao motora (ataxia); Disartria. Outros: delrios, insnia, febre leve e excitao autonmica pronunciada, sialosquiese.

ALUCINAES ALCOOLICAS AGUDAS OU ALUCINOSE ALCOLICA

Tambm ocorre em alcolicos crnicos aps perodo de grandes bebedeiras e se iniciam aps a suspenso ou diminuio do consumo excessivo do lcool. O quadro clnico dominado pelas alucinaes auditivas comea lentamente e alcanam a mxima intensidade ao fim de 4 a 5 dias.

DEFICITS COGNITIVOS NO ALCOOLISMO CRNICO


Caracteriza-se por: diminuio da capacidade de resolver problemas, prejuzo da capacidade de abstrao, reduo da capacidade visuoespacial,

dificuldade para manter a concentrao


alteraes da memria para eventos recentes.

SNDROME DE WERNICKE KORSAKOFF

DISTRBIO AMNSICO PELO LCOOL WERNICKE - KORSAKOFF : Causados pela deficincia de tiamina e associado ingesta severa e prolongada de lcool. Encefalopatia de Wernicke : Ocorre na fase aguda, caracteriza-se por confuso mental, ataxia e anomalias na movimentao ocular. Psicose de Korsakoff : Ocorre na fase crnica, caracteriza-se por alteraes da memria de fixao ou para fatos recentes, desorientao e confabulaes. Tratamento : Tiamina 100mg EV (mx.1g/12h);sulfato de Mg 50% 1ml IM 6/6h.

DEPRESSO ALCOLICA AGUDA

Ocorre aps um perodo de bebedeira. Comea com um aumento progressivo dos sintomas e, ao fim de 3 a 4 dias atinge sua intensidade. O humor est profundamente deprimido, as crises de choro irrompem com freqncia. Os clientes auto acusam-se como repugnantes bebedores, que devem sofrer um castigo exemplar. Tem idias de suicdio.

PRINCPIOS GERAIS DO TRATAMENTO


A.
B.

Avaliao
Tratamento da intoxicao ou da sndrome de abstinncia

C.

Desenvolvimento e implantao de estratgias de tratamento

abstinncia total?

substituio?
reduo de danos?

OBJETIVOS DO TRATAMENTO
1. Abstinncia total ou reduo do uso e dos efeitos (reduo de danos) 2. Reduo na freqncia e severidade das recadas

3.

Melhoria no funcionamento adaptativo


psicolgico e social

4. 5.

Manuteno da abstinncia Reabilitao

TRATAMENTOS PSICO-SOCIAIS
PSICOTERAPIA
INDIVIDUAL GRUPAL FAMILIAR

ALCOLICOS ANNIMOS MEDIDAS SOCIAIS

Tratamentos Medicamentosos
Benzodiazepnicos; Inibidores seletivos da recaptura de serotonina; Anticonvulsivantes (Carbamazepina, Topiramato); Naltrexona (Bloqueador de receptor opiide); Acamprosato (modulador da atividade glutamatrgica); Dissulfiram (Inibidor da Aldedo Desidrogenase reao aversiva); Buspirona (ansioltico no benzodiazepnico);

Dissulfiram (antietanol)
Reduz o consumo mas no reduz o desejo (rubor facial, hipotenso, tontura, fraqueza, sonolncia, palpitao, taquicardia, cefalia)

Naltrexona (revia)
Reduz o desejo do lcool (nuseas, vmitos, cefalias, ansiedade, fadiga mais leves)

Acamprosato (campral)
Equilibra exitao/inibio cerebral e reduzindo a ingesto voluntria (diarria)

PREVENO
Lei 11.343

Constituem atividades de preveno do uso indevido de drogas, para efeito desta Lei, aquelas direcionadas para a reduo dos fatores de vulnerabilidade e risco e para a promoo e o fortalecimento dos fatores de proteo.

DEPNDENCIA E ABUSO DE LCOOL


A dependncia do lcool uma perturbao do Sistema Nervoso Central, caracterizada por um padro de consumo de lcool que conduz ao comprometimento fisiolgico, psicolgico e social. SINTOMAS Os sinais e sintomas de dependncia de lcool incluem ser incapaz de limitar a quantidade de lcool ingerida, sentindo a necessidade ou compulso para beber, e apresentar sintomas de abstinncia, como nuseas, sudao e tremores quando o indivduo de abstm de beber.

CRITRIOS DIAGNSTICOS DA DEPNDENCIA DE SUBSTNCIAS PSICOATIVAS

CRITRIOS DIAGNSTICOS PARA A SNDROME DE ABSTINNCIA


Desenvolvimento de uma sndrome especfica devido cessao ou reduo do uso de uma determinada substncia, aps uso pesado e prolongado; Sndrome especfica da substncia que causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuzo no funcionamento social, ocupacional e em outras reas importantes de funcionamento; Os sintomas no so devidos a uma condio mdica geral e nem so mais bem explicados por outro transtorno mental.

FATORES QUE FAVORECEM A DEPENDNCIA

_ Convivncia com drogas lcitas desde a infncia; _ Perda do plano hierrquico no existe exerccio saudvel da autoridade; _ Pai excessivamente distante ou rigoroso. _ Me ocupando o papel de mediadora; _ Experincias traumticas.

CARACTERSTICAS DO DEPENDENTE
Nega a realidade; Minimiza o problema; Projeta suas dificuldades nos

outros;
Comportamento impulsivo; Incapacidade de enfrentar problemas e frustraes; Manipulador;

QUAIS SO AS COMPLICAES DOS COMPORTAMENTOS COMPULSIVOS?


Desconforto emocional angstia ou ansiedade ao no realizar a atividade compulsiva, sintomas emocionais de abstinncia (tremores, sudorese, taquicardia); Dependncia os atos compulsivos ocupam um espao importante do cotidiano, pois tem um carter repetitivo Comprometimento na qualidade de vida familiar, profissional, afetiva e social

TRATAMENTO DO DEPENDENTE
Por ser uma doena multifatorial e complexa no existe um nico tratamento, a doena exige mltiplas abordagens teraputica.

TIPOS DE PSICOSE ALCOLICA

Sndrome da abstinncia causada pelo lcool


Sndrome da amnsia alcolica Delirium Tremens Demncia alcolica Alucinaes alcolicas Depresses alcolicas

Sndrome de Wernicke-Korsakoff

INTOXICAO AGUDA
SINTOMAS LEVES Excitao; Transtornos do humor; Falta de coordenao motora; Vmitos; SINTOMAS GRAVES Vmitos Hipoestesia Hiporreflexia Incontinncia Estupor - Coma

ABSTINNCIA DE GRAU LEVE E MODERADO SINTOMAS _Insnia; _Confuso; _Ansiedade; _Tremores; _Nusea-vmito;

TRATAMENTO FARMACOLGICO DO ALCOOLISMO


Intoxicao Aguda: Ansiolticos e cido acetilsaliclico. Abstinncia de Grau leve e Moderado: O emprego de sedantes (anti-histmnicos, 3x ao dia ou de benzodiazepnicos) deve ser considerado como uma exceo. Anticonvulsovantes (carmazepina ou fenitona) tem indicao teraputica em presena de convulses e indicao preventiva nos casos com histria positiva de convulses ou situaes similares.

TRATAMENTO DE INTOXICAO AGUDA E SITUAO AGUDA DE ABSTINNCIA


Um tratamento farmacolgico especfico no est indicado, caso no acontea uma assistncia cuidadosa. A histria natural dessas situaes favorvel e se normaliza em trs dias como mximo.

DELIRIUM TREMENS
Ocorre aps a parada ou reduo recente do uso severo e pesado de lcool em pacientes com comprometimento mdico com uma longa histria de dependncia; menos comum que a abstinncia de lcool sem complicaes. SINTOMAS

_ Confuso grave, alucinaes; _ Ansiedade grave; _ Agitao; _ Tremores; _ Insnia; _ Grave falta de coordenao motora (ataxia); _ Febre; _ Midrase; _ Taquicardia; _ Disartria.

ENCEFALOPATIA DE WERNICKE
Causa: dficit de tiamina (diminuio da ingesta e absoro). Encefalopatia de Wernicke (fase aguda): distrbios oculo-motores (nistagmo ou oftalmoplegia), ataxia, confuso mental e neuropatia prifrica. Pode ser desencadeada pela administrao de glicose endovenosa em pacientes com sndrome de abstinncia, sem uso prvio ou concomitante de tiamina; Reverso dos sintomas com reposio de tiamina.

Sndrome de Korsakoff
Sndrome de Korsakoff (fase crnica): _ Amnsia antergrada e retrgrada: _ Confabulao e conscincia lcida. _ Costuma ser irreversvel. _ Transtorno de memria severo e prolongado, sem prejuzo de outras funes cognitivas e da conscincia;

ESTRATGIAS DE AVERSO FARMACOLGICA DO ALCOOLISMO


As estratgias de tratamento oral, base de dissulfiram, de produtos similares ou da implantao subcutnea desses produtos no apresentaram resultados mais eficazes do que os obtidos atravs do emprego de placebo em ensaios clnicos controlados.

PREVENO
Lei 11.343

Constituem atividades de preveno do uso indevido de drogas, para efeito desta Lei, aquelas direcionadas para a reduo dos fatores de vulnerabilidade e risco e para a promoo e o fortalecimento dos fatores de proteo.

Das könnte Ihnen auch gefallen