Sie sind auf Seite 1von 20

Infarto agudo do miocrdio IAM

Infarto Agudo do Miocrdio

O infarto agudo do miocrdio (IAM), conhecido popularmente como infarto do corao, enfarte ou ataque cardaco, uma doena que afeta milhes de pessoas em todo o mundo.

IAM
Conceito Infarto agudo do miocrdio se refere morte de parte do msculo cardaco (miocrdio), que ocorre de forma rpida (ou aguda) devido obstruo do fluxo sanguneo das artrias coronrias para o corao.

a necrose da clula miocrdica resultante da oferta inadequada de oxignio ao msculo cardaco.

Infarto agudo do miocrdio IAM


A incidncia de infarto ainda maior nos homens acima de 40 anos. Porm, mulheres no climatrio que utilizam anticoncepcional e fumam apresentam uma mortalidade maior ao ter infarto. Observa- se que, hoje, h um aumento de pessoas infartadas com faixa etria menor, em decorrncia do estilo da vida moderna

Causas do IAM
Doena Arterial Coronariana (DAC). Deposio de placas de gordura por dentro das paredes das artrias. Ocorrncia de um severo espasmo coronariano (colabamento das paredes das artrias coronrias). Os espasmos podem est relacionado com: Uso de determinadas drogas, como a cocana. Dor intensa ou estresse emocional. Exposio ao frio extremo. Hbito de fumar cigarro.

Alguns fatores de risco


Fatores de risco podem ser controlados, outros no: Os fatores de risco que podem ser controlados: Tabagismo ou hbito de fumar; Hipertenso arterial; Colesterol alto; Sobrepeso e obesidade; Sedentarismo (indivduo que no pratica atividades fsicas); Diabetes Mellitus (glicose aumentada no sangue).

Fatores de risco
Fatores de risco que no podem ser mudados ou controlados.

Idade: o risco aumenta para homens acima de 45 anos ou para mulheres acima de 55 anos (ou aps a menopausa). Histria familiar de doena arterial coronariana (DAC): O risco aumenta se o pai ou um irmo foi diagnosticado com DAC antes de 55 anos de idade, ou a sua me ou uma irm foi diagnosticada com DAC antes de 65 anos de idade.

Sintomas do IAM
Dentre os sintomas mais comuns, podemos citar: Dor no peito ou desconforto torcico: so os sintomas mais comuns do infarto. A dor ou desconforto ocorrem geralmente no centro do peito, com caractersticas do tipo presso ou aperto, de grau moderado a intenso. Geralmente, a dor pode durar por vrios minutos ou parar e voltar novamente. Em alguns casos, a dor do infarto pode parecer com um tipo de indigesto, queimao no estmago ou azia.

Sintomas do IAM
Sintomas observados durante um infarto so: Sensao de desconforto nos ombros, braos, dorso (costas), pescoo, mandbula ou no estmago. Algumas pessoas podem ainda sentir uma sensao de dor tipo aperto nos braos e sensao de incmodo na lngua ou no queixo. Palidez da pele, suor frio pelo corpo, inquietao, palpitaes e respirao curta tambm podem ocorrer. Pode haver tambm nuseas, vmitos, tonturas, confuso mental e desmaios.

Diagnstico do IAM
O diagnstico feito pela anlise dos sintomas, histrico de doenas pessoais e de familiares, e pelos resultados de exames solicitados. Eletrocardiograma (ECG): na presena de um infarto, geralmente h alteraes no eletrocardiograma que o identifica. Este exame pode mostrar tambm a presena de arritmias cardacas causadas pelo prprio infarto.

Diagnstico do IAM
Dosagem de enzimas cardacas: quando as clulas do msculo cardaco comeam a morrer, h a liberao de uma grande quantidade de enzimas cardacas na circulao sangunea. Por isso faz-se a dosagem dessas enzimas para diagnosticar o infarto. Muitas vezes so feitas vrias dosagens no decorrer do dia para melhor avaliao e diagnstico. As enzimas mais pesquisadas so a Troponina, CK-Total, CK-MB, Mioglobina TGO e LDH.

Diagnstico do IAM
Angiografia coronariana: consiste na passagem de um cateter atravs de um vaso sanguneo (cateterismo), que visa mapear e estudar a circulao coronariana do corao. Algumas vezes, durante a angioplastia, pode ser necessria a colocao de um stent (um pequeno tubo em forma de mola) para manter a artria coronria aberta e desobstruda.

Tratamento
Alguns tratamentos so iniciados diante da primeira suspeita de infarto do miocrdio. So eles:

Inalao de oxignio, para melhor oxigenao no msculo cardaco. Aspirina, para prevenir formao de trombos ou cogulos sanguneos. Nitroglicerina: trata-se de um medicamento utilizado para reduzir a sobrecarga de trabalho do corao e melhorar o fluxo de sangue pelas artrias coronarianas. Tratamento da dor torcica com analgsicos.

Medicamentos
Trombolticos: medicaes que dissolvem o trombo ou cogulo no interior das coronrias. Beta-bloqueadores: diminuem a sobrecarga do corao. Inibidores da enzima de converso da angiotensina (IECA): controlam a presso arterial e reduzem a tenso do msculo cardaco.

Medicamentos
Anticoagulantes: previnem a formao de trombos ou cogulos. Antiagregantes plaquetrios: previnem a formao de trombos. tambm

Outras medicaes para reduzir a dor, ansiedade ou tratar arritmias.

Preveno
Seguir uma dieta balanceada, rica em frutas e verduras. Com baixa quantidade de gorduras e sal.

Perder peso, em caso de obesidade ou sobrepeso.


Parar de fumar.

Praticar atividades orientao mdica.

fsicas

regularmente,

sob

Tratar adequadamente doenas como o colesterol alto, hipertenso arterial e diabetes mellitus.

Tratamento e Assistncia de Enfermagem


Tratamento: pode ser clnico ou cirrgico, dependendo da extenso e da rea acometida. Assistncia de enfermagem : Proporcionar um ambiente adequado para o repouso fsico e mental; Ministrar oxignio e administrar opiceos (analgsico e sedativo) e ansiolticos prescritos para alvio da dor e diminuioda ansiedade; Prevenir complicaes, observando sinais vitais, estado de conscincia, alimentao adequada.

Assistncia de Enfermagem
Auxiliar nos exames complementares, como eletrocardiograma, dosagem das enzimas no sangue, ecocardiograma, dentre outros;

Atuar na reabilitao, fornecendo informaes para que o cliente possa dar continuidade ao uso dos medicamentos, controlar os fatores de risco.

Das könnte Ihnen auch gefallen