Sie sind auf Seite 1von 24

Processos Avaliativos: Um Juzo de Valor.

Avaliao: Conceitos e Princpios

Avaliar ( Jussara Hoffmann)

- essencial educao. - Inerente e indissocivel, enquanto concebida como problematizao, questionamento, reflexo sobre a ao. - Reflexo permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento, passo a passo do educando, na sua trajetria de construo do conhecimento.

Avaliao: Conceitos e Princpios

Avaliar
( Perrenoud) A avaliao da aprendizagem, no novo paradigma, um processo mediador na construo do currculo e se encontra intimamente relacionada gesto da aprendizagem do(s) aluno(s).

Avaliao: Conceitos e Princpios

Avaliar
(Luckesi)

A avaliao da aprendizagem adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedaggico e com seu consequente projeto de ensino. Procedimentos - Medida do aproveitamento escolar; - Transformao da medida em nota ou conceito; - Utilizao dos resultados identificados.

Avaliao: Conceitos e Princpios

Verificar
Etimologicamente Latim verum facera fazer verdadeiro Conceito - conduta ver se algo isso mesmo... investigar a verdade de alguma coisa.

Avaliao: Conceitos e Princpios

Ato da verificao Observao Obteno Anlise Sntese

dados/ informaes

Avaliao: Conceitos e Princpios

Avaliar
Etimologicamente Latim a valere dar valor a Conceito - conduta atribuir um valor ou qualidade a alguma coisa, ato ou curso de ao...

Posicionamento

Avaliao: Conceitos e Princpios

O ato de avaliar consiste na coleta, anlise e sntese dos dados que configuram o objeto da avaliao, acrescido de uma atribuio de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparao da configurao do objeto avaliado com um determinado padro de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto. O valor ou qualidade atribudos ao objeto conduzem a uma tomada de posio. E, o posicionamento, a partir do valor ou qualidade atribudos, conduz a uma deciso nova, a uma ao nova: manter o objeto como est ou atuar sobre ele. (Luckesi)

Avaliao: Conceitos e Princpios

Verificao - esttica Avaliao dinmica

Qualifica e subsidia o reencaminhamento da ao.

Avaliao x Teste

Avaliao x Teste

Profisses

Instrumentos de testagem.

Professor

Provas/ testes / trabalhos/ pesquisas/ relatrios/ estudos de caso, autoavaliao...

TOMADA DE DECISO

Avaliao x Teste

Dados
1 avaliao 10 2 avaliao 10 notas e 3 avaliao 04 para 4 avaliao 00

Processo
Somar 4 dividir por 4

obter a mdia

Tomada de Deciso ( aprovao ou reprovao)

Avaliao x Teste

1 avaliao 10 2 avaliao 10 3 avaliao 04 4 avaliao 00

Adio Subtrao Multiplicao Diviso

Mnimo Necessrio nos Contedos

Avaliao x Teste
Base Histria dos Instrumentos Tribos primitivas provas relacionadas a usos e costumes, para que o adolescente pudesse entrar na vida adulta Chineses 360 a.C. sistema de exames para seleo de candidatos ao servio pblico Gregos competies atlticas avaliavam a resistncia fadiga, fome e sede, ao calor e ao frio e dor. Atenas ( Scrates ) exame oral e defendia a auto avaliao

Avaliao x Teste
Idade Mdia ( forte influncia da Igreja) Mtodo racional Autoridade

Realidade / fatos

admitir verdades/ doutrinas baseadas apenas no valor moral/intelectual.

Ateno/memria

Repetio integral

Avaliao x Teste 1702 Cambridge Inglaterra utilizado pela 1 vez o teste escrito.

Tempos Atuais diversificao de instrumentos, para os mais diversificados fins ( educacional, institucional, classificatrio, formativo...)

Avaliao x Teste Requisitos para elaborao de uma boa prova 1 - coletar informaes sobre : contedos, competncias que desejo avaliar, tempo para a realizao e nvel de aprendizagem; 2 - questes devem estar em conformidade com aquilo contemplado no estudo do aluno; 3 - compor uma prova com questes de diversos nveis de resoluo (fcil, mdio, difcil) e o equilbrio entre os nveis; 4 - primar pela qualidade das questes ( enunciados claros);

Avaliao x Teste Requisitos para elaborao de uma boa prova 5 - evitar assuntos controvertidos, principalmente, em se tratando de expressar opinies pessoais sobre os mesmos; 6 - construir perguntas claras e objetivas, sem pegadinhas ou ciladas, as quais somente concorrero para o desinteresse e insatisfao dos alunos.

Avaliao x Teste
Aspectos
Preparo das questes Correo do quesito

Objetivas
Difcil e demorada Simples, objetivo e preciso

Respostas Abertas
Difcil, porm mais demorada. Difcil, trabalhoso e subjetivo

Possibilidades

Habilidade de leitura e acerto por sorte

Capacidade de redao, elaborao prpria e habilidade de contornar assuntos

Avaliao x Teste
Aspectos Objetivas Respostas Abertas

Abrangncia

Grande (muitos conhecimentos de respostas breves. Maior estmulo ao aluno para lembrar, reproduzir, interpretar e analisar ideias.

Limitada (poucos quesitos com respostas longas) Incentivo ao aluno para organizar, integrar, exprimir e produzir as prprias ideias.

Efeitos na aprendizagem

Avaliao e suas dimenses e a EAD


Avaliao em uma viso
Tradicional Ao individual e competitiva Concepo classificatria Representa um fim em si mesma Postura disciplinadora e diretiva do professor Privilgio memorizao Pressupe a dependncia do aluno Progressista Ao coletiva e consensual Concepo investigativa Atua como mecanismo de diagnstico da situao Postura cooperativa entre professor e aluno Privilgio compreenso Incentiva a conquista da autonomia do aluno.

Taxonomia de Bloom Capacidade das Operaes Mentais necessrias para alcanar determinados objetivos.

Taxonomia de Bloom

Sugesto de Leitura
Prova: Um momento privilegiado de estudo, no um acerto de contas.
Vasco Pedro Moretto. Captulo 10.

Obrigada pela participao e at a prxima Web!!!

Das könnte Ihnen auch gefallen