Sie sind auf Seite 1von 27

Explode Corao

Figuras

Chega de tentar dissimular E disfarar e esconder O que no da mais pra ocultar E eu no posso mais calar J que o brilho desse olhar foi traidor e Entregou o que voc tentou conter O que voc no quis desabafar e me cortou

Chega de temer, chorar, sofrer Sorrir, se dar, e se perder, e se achar Que tudo aquilo que viver, Eu quero mais e me abrir E que essa vida entre assim Como se fosse o sol Desvirginando a madrugada Quero sentir a dor dessa manh

Figuras

Nascendo, rompendo, rasgando, E tomando meu corpo e ento eu Chorando, sofrendo, gostando, adorando, gritando Feito louco, alucinado e criana Sentindo o meu amor se derramando No d mais pra segurar Explode corao

Figuras

Figuras

Pensamento

Figuras de pensamento
Anttese: a aproximao de palavras ou expresses que exprimem idias contrrias, adversas. Exemplo:
Aquele fogo em sua face apagava-se com o glido corao

Figuras de pensamento
Eufemismo: uma espcie de abrandamento, uma maneira de, por meio de palavras mais polidas, tornar mais suave e sutil uma informao de cunho desagradvel e chocante. Exemplo: O nobre verdade deputado faltou com a

Figuras de pensamento
Ironia: figura que consiste em dizer, com intenes sarcsticas e zombadoras, exatamente o contrrio do que se pensa, do que realmente se quer afirmar. Exige, em alguns casos, bastante percia por parte do receptor (leitor ou ouvinte). Exemplo:O presidente Lula o mais culto e bem formado de todos os presidentes

Figuras de pensamento
Hiprbole: modo exagerado de exprimir uma idia. Exemplos: Eu nunca mais vou respirar, se voc no me notar, eu posso at morrer de fome se voc no me amar (Cazuza)

Figuras de pensamento
Prosopopia (ou personificao): a atribuio de caractersticas humanas a seres no-humanos. Exemplo:
Seus olhos corriam pela enquanto a lua lhe sorria. fazenda

Palavras

Figuras de palavras
Comparao: a comparao direta de qualificaes entre seres, com o uso do conectivo comparativo (como, assim como, bem como, tal qual, etc.).

Exemplo:
Naquele domingo, trabalhou como um cavalo.

Figuras de palavras
Metfora: assim como a comparao, consiste numa relao de semelhana de qualificaes. Mais sutil, exige muita ateno do leitor para ser captada, porque dispensa os conectivos que aparecem na comparao. Exemplo: Naquele domingo, ele era um cavalo trabalhando.

Figuras de palavras
Metonmia: a utilizao de uma palavra por outra. Essas palavras mantm-se relacionadas de vrias formas: - O autor pela obra: Todos leram machado para a prova.
- O instrumento pela pessoa que dele se utiliza: Todos sabiam que Adamastor era bom de copo.

Figuras de palavras
O

recipiente (continente) pelo contedo: Todos queriam, naquele


instante, um bom copo dgua.

O lugar pelo produto: O que mais me fascinava era fumar um Havana.

Figuras de palavras
Sinestesia: a figura que proporciona a iluso de mistura de percepes, mistura de sentidos. Exemplo:
Aquele olhar doce realava sua voz morna.

Figuras de palavras
Perfrase (ou antonomsia): um tipo de apelido que se confere aos seres, com o intuito de valorizar algum de seus feitos ou atributos.
Exemplo:

Todos gostaram da Ilha da Magia

Sintaxe

Figuras de sintaxe
Elipse: ocorre quando se omite algum termo ou palavra de um enunciado. sempre bom lembrar que essa omisso deve ser captada pelo leitor, que pode deduzi-la a partir do contexto, da situao comunicativa. Exemplo: (ns) Samos da confeitaria com um pedao de felicidade

Figuras de sintaxe
Zeugma: um tipo de elipse. Ocorre zeugma quando duas oraes compartilham o termo omitido. Isto , quando o termo omitido o mesmo que aparece na orao anterior. Exemplos:

Todos querem dinheiro; eu, amor.

Figuras de sintaxe
Pleonasmo: Essa figura nada mais que a repetio, o reforo de uma idia j expressa por alguma palavra, termo ou expresso. Somente corre como figura de sintaxe quando utilizado com fins estilsticos, como a nfase intencional a uma idia; sendo resultado da ignorncia ou do descuido do usurio da lngua, considerado como um vcio de linguagem (pleonasmo vicioso). Exemplo: Cheguei at aqui caminhando com minhas prprias pernas.

Figuras de sintaxe
Inverso: H quando ocorre qualquer inverso da ordem natural de termos num enunciado, a fim de conferir-lhe especiais efeitos e reforos de sentido Exemplo: Sua alma, nunca vi.

Figuras de sintaxe
Hiprbato: um tipo de inverso que consiste, geralmente, na separao de termos que normalmente apareceriam unidos.

Exemplo
O amor, todos sabemos, vermelho e quente descobri eu.

Figuras de sintaxe
Assndeto: Sndeto significa conjuno, portanto assndeto nada mais que ausncia de conjuno. Exemplos: Ele tocava, bulia, arfava e ela dormia.

Figuras de sintaxe
Polissndeto: o contrrio do assndeto. A repetio de conjunes. Exemplo Ele tocava e bulia e arfava. Ela dormia.

Figuras de sintaxe
Onomatopia: consiste na criao de palavras com o intuito de imitar sons ou vozes naturais dos seres Exemplos: Ela me deu um susto e ploft, o bolo caiu no cho.

Das könnte Ihnen auch gefallen