Sie sind auf Seite 1von 29

Esterilizao e Desinfeco

Esterilizao e Desinfeco

Mtodos de Esterilizao e Desinfeco


DESCONTAMINAO: Processo de eliminao total ou parcial da carga microbiana de artigos e superfcies. Pode ser aplicada atravs da limpeza, desinfeco e/ou esterilizao. ESTERILIZAO: Processo fsico ou qumico que destri todos os microorganismos vivos, inclusive os esporulados. DESINFECO: Processo fsico ou qumico que destri todos os microorganismos vivos, exceto os esporulados.

ANTI-SEPSIA: Desinfeco qumica da pele, mucosas e tecidos vivos.

Mtodos de Esterilizao e Desinfeco


- Mtodos

Fsicos

Calor - mido: Fervura e Autoclave - Seco: Chama Direta e Esterilizao em Ar Quente Pasteurizao Radiao - Ionizante - No-ionizante

Presso Osmtica
- Mtodos Qumicos Compostos fenlicos, alcois, halognios, perxido de hidrognio, etc.

Mtodos de esterilizao e desinfeco Modos de ao


Leso dos cidos nuclicos

Desnaturao das Protenas Inibio do metabolismo Ruptura da membrana Celular

Mtodos Fsicos de Controle Microbiano


Calor
Aparentemente mata todos os microrganismos desnaturando suas enzimas, que resulta em mudanas na forma tridimensional dessas protenas e as torna inativas

Mtodos Fsicos Calor

Calor mido

No inativa esporos e alguns vrus

Desnaturao das protenas e quebra de pontes de H Fervura (100C, 10min) Autoclave (121C, 15min, 15psi)

Material cirrgico

Solues termos-estveis

ESTERILIZAO

FERVURA
Mecanismo de Ao: Desnaturao das Protenas - mata as formas vegetativas dos patgenos bacterianos, quase todos os vrus, e os fungos e seus esporos dentro e aproximadamente 10 minutos. Efetividade: menos efetivo, pois os endosporos e alguns vrus, no so destrudos, podem sobreviver at 30 minutos de fervura. E alguns endsporos podem resistir fervura por mais de 20 horas. Assim a fervura nem sempre um procedimento confivel de esterilizao. Uso preferencial: pratos, bacias, jarros

A esterilizao confivel com calor mido requer temperaturas acima da gua fervente.

AUTOCLAVE
Mecanismo de Ao: Desnaturao das Protenas, temperaturas elevadas obtidas por vapor sob presso. um mtodo de sanitizao que o material que ser esterilizado sendo danificado pelo calor ou umidade. Quanto maior a presso na autoclave maior a temperatura. Efetividade: mtodo muito efetivo de esterilizao, quando os organismos entram em contato com o vapor diretamente. O vapor em uma presso de 15 psi (121C) matar todos as clulas vegetativas e seus endosporos em cerca de 15 minutos,. Uso preferencial: utilizada para esterilizar meios microbiolgicos, instrumentos, bandagens, equipamentos intravenosos, aplicadores, seringas.

Mtodos Fsicos Calor

Calor Seco
Atua por Oxidao

Esterilizao por ar quente (170C, 2h) - Estufa Chama


Material de vidro, Agulhas

Esterilizao

Chama Direta - Flambagem


Mecanismo de Ao: Queimam os contaminantes at se tornarem cinzas. Efetividade: elimina apenas as formas vegetativas dos microrganismos, no sendo portanto considerado um mtodo de esterilizao

Uso preferencial: para esterilizar alas de inoculao, aquece-se o fio at obter o rubor, utiliza-se o Bico de Bunsen.

Esterilizao por Ar Quente -Estufa


Mecanismo de Ao: sua ao esterilizante resulta em destruio bacteriana que se d pela oxidao celular. Efetividade: mtodo muito eficaz de esterilizao, mas requer temperatura de 170C por cerca de 2 horas. Uso preferencial: vidros vazios, agulhas, seringas de vidro

Vantagens do Calor mido


O uso do calor seco, por no ser penetrante como o calor mido, requer o uso de temperaturas muito elevadas e tempo de exposio muito prolongado, por isso este mtodo de esterilizao s deve ser utilizado quando o contato com vapor inadequado. Cabe observar tambm que o uso de temperaturas muito elevadas pode interferir na estabilidade de alguns materiais, como por exemplo o ao quando submetido a temperaturas muito elevadas perde a tmpera; para outros materiais como borracha e tecidos alm da temperatura empregada ser altamente destrutiva, o poder de penetrao do calor seco baixo, sendo assim a esterilizao por este mtodo inadequada.

Pasteurizao
Mecanismo de Ao: Desnaturao de Protenas, eliminao de micrbios patognicos, o processo diminui o nmero de microorganismos, prolongando a qualidade de certos alimentos (leite) quando mantido sob refrigerao, muitas bactrias resistentes ao calor sobrevivem pasteurizao, mas essas tm pouca probabilidade de causar doena ou deteriorar alimentos. Efetividade: no tratamento clssico de pasteurizao do leite, este era exposto a uma temperatura de cerca de 60C por 30 minutos.

Pasteurizao
HTST Pasteurizao de Alta Temperatura e Curto Tempo - 72C, mas por apenas 15 segundos , alm de matar patgenos, a pasteurizao HTST diminui as contagens bacterianas totais, assim o leite se conserva bem sob refrigerao. UHT - Temperatura Ultra-elevada (UHT Ultra-High Temperature) para que possa ser armazenado sem refrigerao. Tratamentos equivalentes medida que a temperatura aumentada, muito menos tempo necessrio para matar o mesmo nmero de micrbios, este conceito explica porque a pasteurizao clssica em 63por 30 minutos, o tratamento HTST em 72C por 15 segundos e o tratamento UHT em 140C por menos de um segundo podem ter efeitos similares. Uso preferencial: leite, bebidas alcolicas

Mtodos Fsicos - Radiao


Radiao
Leso do DNA

- Ionizante Raios Gama Raios X

Frmacos, soro, vacinas e material mdico

- No-Ionizantes UV (260 nm)

Ar em ambientes fechados

Radiao
Radiao ionizante
Mecanismo de Ao: Destruio do DNA Efetividade: no disseminado na esterilizao de rotina Uso preferencial: Utilizada para esterilizao de produtos farmacuticos e materiais descartveis dentrios e mdicos.

Radiao
Radiao no ionizante
Mecanismo de Ao: Leso do DNA O melhor exemplo a Luz ultravioleta (UV), ela danifica o DNA das clulas expostas, com isto inibem a replicao correta de DNA durante a reproduo da clula.
Efetividade: desvantagem - radiao no muito penetrante, assim, os microorganismos devem ser expostos diretamente aos raios. Os comprimentos de onda mais eficazes para matar os microorganismos so cerca de 260 nm; esses comprimentos de onda so absorvidos pelo DNA celular.

Presso Osmtica
Os microorganismos retiram da gua, presente no seu meio ambiente, a maioria dos seus nutrientes solveis. Portanto, eles necessitam de gua para seu crescimento e seu contedo celular composto de aproximadamente 80 a 90% de gua. A gua presente dentro da clula pode ser removida por elevaes na presso osmtica. O uso de altas concentraes de sais (por exemplo, de Cloreto de Sdio) e acares, com isto cria um ambiente hipertnico que ocasiona a sada de gua da clula microbiana A perda de gua por osmose causa a Plasmlise ou diminuio do citoplasma da clula.

Mtodos Qumicos de Controle Microbiano


Infelizmente poucos agentes qumicos obtm a esterilidade, a maioria deles reduz a populao microbiana em nveis seguros ou removem as formas vegetativas dos patgenos de objetos. Um problema comum na Desinfeco a seleo de um agente, pois nenhum agente isolado apropriado para todas as circunstncias.

Desinfetantes Qumicos
Fenol e Compostos fenlicos Mecanismo de Ao: Ruptura da membrana plasmtica, desnaturao de enzimas.

Fenol

Nos dias atuais ele raramente usado como anti-sptico ou desinfetante, pois irrita a pele e tem odor desagradvel. Contudo, em concentraes acima de 1% (sprays para garganta), o fenol tem um efeito antibacteriano significativo.

Compostos fenlicos
Alterados quimicamente para reduzir suas qualidades irritantes ou aumentar sua atividade antibacteriana em combinao com sabo ou detergente. Lesam as membranas plasmticas lipdicas, o que resultado no vazamento do contedo celular a parede celular das micobactrias rica em lipdeos tornando-as suscetveis aos derivados de fenol.

Halognios
Iodo
Mecanismo de Ao: Inibe a funo das protenas, um forte agente oxidante. Efetividade: eficiente para contra todos os tipos de bactrias, muitos endosporos, vrios fungos e alguns vrus. Uso preferencial: Utilizado principalmente na desinfeco da pele. Cloro Mecanismo de Ao: o cloro forma o agente oxidante forte o cido hipocloroso que altera os componentes celulares.

Alcois
Matam efetivamente as bactrias e os fungos, mas no os endosporos e os vrus no-envelopados. Mecanismo de Ao: Desnaturao das Protenas, mas pode tambm romper membranas e dissolver muitos lipdeos.

Etanol concentrao tima 70%, mas entre 60 e 95% parece funcionar , o etanol puro menos efetivo que as solues aquosas (etanol misturado com gua), pois a desnaturao requer gua.

Aldedos
Entre os antimicrobianos mais efetivos. Mecanismo de Ao: Inativam as protenas Formaldedo excelente desinfetante

Glutaraldedo mais efetivo que o formaldedo, usado para desinfetar os instrumentos hospitalares. Quando usado em soluo a 2% Bactericida, Tuberculocida e Viricida em 10 minutos e esporicida em 3 a 10horas. Considerado um dos poucos desinfetantes qumicos lquidos, como agente esterilizante.

Peroxignios (Agentes Oxidantes)


Mecanismo de Ao: Oxidao dos componentes celulares So teis para irrigar feridas profundas, onde o oxignio liberado produz um ambiente que inibe o crescimento das bactrias anaerbias.

cido peractico sua ao esterilizante se d pela ao oxidante e atua na parede celular e no interior da clula, danificando o sistema enzimtico, destruindo o microorganismo.

Resistncia aos mtodos de Esterilizao e Desinfeco

Resistncia aos mtodos de Esterilizao e Desinfeco


- As bactrias gram-negativas geralmente so mais resistentes que as bactrias gram-positivas aos desinfetantes anti-spticos; - As micobactrias, os endosporos e os cistos e oocistos dos protozorios so muito resistentes aos desinfetantes e aos anti-spticos; - Os vrus no-envelopados geralmente so mais resistentes que os vrus envelopados aos desinfetantes e anti-spticos;

Das könnte Ihnen auch gefallen