Sie sind auf Seite 1von 23

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 09.

1 A profecia das Sete Trombetas revela a estratgia de Satans para conseguir a aprovao do Decreto de Morte. As Sete Trombetas revelam os acontecimentos que ocorrero aps o fechamento da porta da graa quando Satans ter um completo domnio sobre os mpios. Naquele tempo terrvel os justos devem viver vista de um Deus Santo, sem intercessor... Os mpios passaram os limites de seu tempo de graa; o Esprito de Deus, persistentemente resistido, foi, por fim, retirado
(Ellen G. White, O Grande Conflito, 614).

Na ordem bblica a profecia das Sete Trombetas d seqncia profecia dos Sete Selos, que se encerra em Ap 8:1. Este captulo apresenta, ento, as mensagens das quatro primeiras trombetas. Com o captulo 9, encerram-se as seis primeiras mensagens.

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 10.

2 Contedo dos captulos seguintes: Ap 10. Apresenta a voz dos Sete Troves, que uma poderosa mensagem para o fiel remanescente de Deus, revelando na sua ordem os eventos finais relacionados com a proclamao das trs mensagens anglicas. Ap 11. Fala sobre a Medio dos Adoradores, as Duas Testemunhas e a Stima Trombeta. Ap 12. Trata do Conflito Csmico e mostra a origem do drago com sete cabeas e dez chifres. Mostra que o drago a besta original, chamada de a besta do abismo. Ap 13. Antes de falar das duas outras bestas do captulo treze a profecia fala do Conflito Csmico que deu origem ao pecado e trouxe para o planeta Terra o anjo do abismo. Ap 14. Os captulos treze e catorze so considerados o centro do Apocalipse. Eles expem a trindade satnica composta pelas trs bestas em desafio trindade divina. O captulo catorze fala de um pequeno grupo de oposio que estar ao lado de Deus no Grande Conflito, chamado de: os 144.000! Eles so a resposta divina ao poderoso eixo do mal.

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 11.

3 No conceito tradicional adventista, as trombetas abrangem a histria da Era Crist, cobrindo os mesmos perodos das sete igrejas: 1 Trombeta: Invaso gtica do Imprio Romano do Ocidente os visigodos sob a liderana de Alarico (410 d.C.). 2 Trombeta: Os vndalos, sob a liderana de Genserico, atacam Roma pelo mar, destruindo a frota romana pelo fogo (455 d.C.). 3 Trombeta: Roma atacada pelos hunos sob a liderana de tila (5 Sculo). 4 Trombeta: O governo romano destrudo sucessivamente: primeiro os imperadores, depois os senadores e ento os cnsules (5 e 6 Sculos). 5 Trombeta: Os sarracenos (foras islmicas) sob a liderana de Maom invadem a parte oriental do Imprio Romano (7 Sculo). 6 Trombeta: Tropas turcas destroem o Imprio Romano Oriental (Sculos XIV e XV). 7 Trombeta: O fim do mundo.
(Joseph J. Battistone, Lio da Escola Sabatina, primeira parte, 2 trim. 1989, 125).

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 12.

4 Com a inteno de ajudar aos que se interessam no estudo das Sete Trombetas, apresentamos aqui uma interpretao que, embora diferente da histrica, plenamente bblica e coerente. Como igreja admitimos que no temos toda luz e que a revelao divina progressiva; portanto, de grande proveito para os estudiosos das profecias bblicas analisarem as Sete Trombetas como eventos que ocorrero aps o fechamento da porta da graa. Na Lio da Escola Sabatina citada no slide anterior encontramos esta explicao: Os Adventistas do Stimo Dia esto constantemente estudando a profecia das trombetas. Como admitimos que no possumos toda a luz, precisamos volver-nos para o Senhor e pedir a iluminao do Esprito Santo ao procurarmos compreender essa profecia.
(Joseph J. Battistone, Lio da Escola Sabatina, primeira parte, 2 trim. 1989, 127).

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 12, 13.

5 O autor da lio continua: O toque das trombetas no comea at que seja concluda a obra do Anjo, de oferecer incenso (Ap 8:6)... como se fosse dito a Joo: Os sete trombeteiros esto prontos para tocar. Primeiro ter de cessar, porm, o oferecimento do incenso. Ento as trombetas podero soar. Nessa ocasio (aps o fim da graa) Deus permitir que ocorram os eventos descritos sob cada uma das trombetas. Quando Ele atirar o Seu incensrio Terra, cessar o ministrio intercessor de Cristo. Terminar o tempo da graa, haver troves, vozes, relmpagos e um grande terremoto... Estes eventos dramatizam o fim do tempo da graa para os seres humanos.
(Joseph J. Battistone, Lio da Escola Sabatina, primeira parte, 2 trim. 1989, 120, 121).

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 13, 14.

6 A maior obra destruidora de Satans comea logo aps Jesus ter lanado o incensrio sobre a Terra: Deixando Ele o santurio, as trevas cobrem os habitantes da Terra... e Satans tem domnio completo sobre os que finalmente se encontram impenitentes. Terminou a longanimidade de Deus... O Esprito de Deus, persistentemente resistido, foi, por, fim, retirado. Desabrigados da graa divina, no tm proteo contra o maligno. Satans mergulhar ento os habitantes da Terra em uma grande angstia final.
(Ellen G. White, O Grande Conflito, 620. Citado pelo autor da Lio da Escola Sabatina, j mencionado, 1 parte, 2 trimestre, 1989, 124).

desejo de Deus que ns entendamos os acontecimentos que ocorrero na Terra aps o fechamento da porta da graa; por isso Ele diz: Certamente o Senhor Jeov no far coisa alguma, sem ter revelado o Seu segredo aos Seus servos, os profetas (Am 3:7).

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 14, 15.

7 As trombetas anunciam alguns dos mais terrveis e dramticos eventos com os quais Satans atormentar os mpios... Poderia Satans tentar imitar as Sete Pragas de Deus? Seria isso uma novidade? No passado, no Egito, Satans tentou imitar as dez pragas, e no futuro, logo aps o fechamento da porta da graa, ele novamente tentar contrafazer as pragas. Mais de uma vez Ellen G. White repete a frase: A histria vai se repetir. evidente que deve haver alguma relao entre as trombetas e as pragas. A natureza bsica tanto das trombetas como das pragas deve ser a mesma; ambas so juzos e castigos sobre os mpios; mas, conquanto sejam semelhantes, no so iguais (Edwin R. Thiele, Apocalipse: Esboo de Estudos, vol. 2, 157, 158).
A procedncia dos juzos das Sete Trombetas uma, enquanto que a procedncia dos juzos das Sete Pragas outra.

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 15, 16.

8 A Bblia fala de Juzos Diretos, que so resultados diretos da ao divina: As Dez Pragas do Egito, o Dilvio, a destruio de Sodoma e Gomorra, as Sete Pragas do Apocalpse, e outros. Os Juzos Indiretos, resultam da ao de Satans, porm com a permisso divina: A contrafao das pragas do Egito, as tragdias e calamidades de todo tipo vindas da ao da Natureza. Nesta categoria de Juzos Indiretos esto tambm os juzos anunciados nas Sete Trombetas. H paralelismo inegvel entre as Sete Trombetas e as Sete Pragas. Thiele e Battistone reconhecem esse paralelismo.

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 16.


9 Paralelismo entre as trombetas e as pragas: As Sete Trombetas 1 Saraiva, fogo e sangue caem sobre A tera parte da terra. 2 Grande monte ardendo cai sobre a Tera parte do mar. 3 Estrela ardendo cai atingindo a tera parte dos rios e fontes das guas. 4 - ferida a tera parte do sol, da lua e estrelas. 5 A fumaa escurece o sol e o ar. 6 So soltos quatro anjos que estavam Junto ao rio Eufrates. 7 aberto o templo celestial e sobrevm relmpagos, vozes, troves, terremotos e grande saraivada. As Sete Pragas 1 Praga sobre a terra. 2 Praga derramada sobre o mar. 3 A praga cai sobre os rios e as fontes das guas. 4 Praga cai sobre o sol. 5 Praga sobre o trono da besta cujo reino se torna em trevas. 6 Praga sobre o rio Eufrates cujas guas se secam. 7 Grande voz procedente do templo celestial declara: Est Feito. Sobrevm relmpagos, vozes, troves, terremoto e grande saraivada.

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 17.

10 O anncio das trombetas vem do Lugar Santo do Santurio, onde Jesus Se demora por um pouco de tempo depois de ter deixado o Santssimo. Sua permanncia no Santo para que os ltimos convertidos sejam tambm selados. Jesus quer que os 144.000, como lderes espirituais da grande multido recm-convertida na hora undcima, estejam habilitados para instruir e guiar essa multido de salvos durante o perodo de angstia qual nunca houve. Ellen G. White, em 1890, fez uma aplicao das trombetas como sendo eventos futuros: Solenes acontecimentos ainda ocorrero diante de ns. Soar trombeta aps trombeta, ser derramada uma taa aps a outra sobre os habitantes da Terra. Cenas de estupendo interesse esto precisamente sobre ns.
(SDA Bible Commentary, vol. 7, 982).

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 17, 18.

11 Na Lio da Escola Sabatina de 1989, encontramos perguntas sugestivas que merecem ser analisadas: Ser que as trombetas constituem a obra destruidora da parte de Satans, ao passo que as pragas constituem a obra neutralizadora da parte de Deus? Quem a estrela que caiu do Cu sob a terceira trombeta? (Ap 8:10). Pode referir-se a um falso profeta ou a Satans?
(Joseph J. Battistone, Lio da Escola Sabatina, primeira parte, 2 trim. 1989, 128, 135).

Ellen G. White em sua declarao anterior relaciona as trombetas com as sete ltimas pragas, dando a entender que so eventos futuros. A ira de Satans aumenta medida em que o tempo se abrevia, e sua obra de engano e destruio atingir o auge no tempo de angstia. Terrveis cenas de carter sobrenatural logo se manifestaro nos cus, como indcio do poder dos demnios, operadores de prodgios (O Grande Conflito, 623-624).

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 18.

12 Quando ser o auge do engano satnico? Porventura no ser quando os quatro anjos soltarem os quatro ventos aps Jesus lanar o incensrio sobre a Terra e proclamar est feito? Deveramos identificar os eventos anunciados nas trombetas como obras de Satans porque Ap 8:13 e 12:12 do a entender assim. E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do cu, dizendo com grande voz: Ai! Ai! dos que habitam sobre a Terra! Por causa das outras vozes das trombetas dos trs anjos que ho de ainda tocar. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o Diabo desceu a vs, e tem grande ira, sabendo que j tem pouco tempo. O anncio das trombetas vem do Santurio, mas os ais so obras de Satans, obras de engano e destruio no perodo de angstia. A angstia qual nunca houve intensificada depois que Miguel Se levanta e lana o incensrio: E naquele templo Se levantar Miguel... Naquele tempo livrarse- o teu povo, todo aquele que se achar inscrito no livro (Dn 12:1).
Dn 12:1 e Ap 8:5 se correspondem pois esto falando do mesmo evento.

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 19.

13 Se no fosse pela revelao divina no saberamos que as trombetas so acontecimentos sobrenaturais e juzos provocados pelos demnios... Muitos confundiro os juzos das trombetas com os juzos das pragas como sendo a mesma coisa. Culparo a Deus pela devastadora destruio e mortandade anunciadas nas trombetas quando elas so obras de Satans. Satans est preparando seus enganos, de forma que em sua ltima campanha contra o povo de Deus, eles no entendam que ele (Ellen G. White, Testimonies, vol. 1, 341). Sua obra de engano e destruio atingir o auge no tempo de angstia. Terrveis cenas de carter sobrenatural logo se manifestaro nos cus, como indcio do poder dos demnios, operadores de prodgios (Ellen G. White, O Grande Conflito, 623-624).

As Sete Trombetas Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 19, 20.

14 Por que Satans seguiria a seqncia delineada nas Sete Trombetas? Por que ele no mistura tudo para causar maior confuso? Porque existem regras e limites estabelecidos por Deus. No den o acesso que Satans teria a Ado e Eva estava restrito rvore do Conhecimento do Bem e do Mal. No teste aplicado a J, novamente Satans teve seu curso de ao limitado. Aps o fechamento da porta da graa Satans estar no somente limitado mas tambm direcionado. Ele tem que seguir os eventos delineados nas Sete Trombetas. Ser permitido a Satans imitar as pragas, mas o seu curso e ao j esto predeterminados. A nica coisa que Satans pode fazer e est se esforando em fazer, impedir o povo de Deus de estudar a profecia e entender a sua estratgia... Quanto menos souberem, maior ser a angstia. Ningum necessita estar em trevas no que respeita quilo que est para vir sobre a Terrra (Ellen G. White, O Grande Conflito, 341-342).

As Sete Trombetas A Contrafao Satnica Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 22, 23.

15 H consistncia bblica em pensar que as trombetas representam o esforo de Satans em contrafazer as pragas, como foi no Egito. Ellen G. White diz: As pragas que sobrevieram ao Egito quando Deus estava prestes a libertar Israel, eram de carter semelhante aos juzos mais terrveis e extensos que devem cair sobre o mundo precisamente antes do libertamento final do povo de Deus.
(O Grande Conflito, 627-628).

Satans est constantemente procurando contrafazer a obra de Cristo, e estabelecer seu poder e pretenses (Patriarcas e Profetas, 269). Aps Deus libertar Seu povo da escravido do Egito, proclamou o Seu concerto de paz concedendo aos seus filhos os Dez Mandamentos. Do mesmo modo Deus Se esforar para libertar o Seu povo dos ataques de Satans e anunciar de forma audvel Seu concerto de paz mostrando novamente s multides a Lei dos Dez Mandamentos, antes de introduzir na Cana Celestial os que forem salvos pela Sua graa.

As Sete Trombetas A Contrafao Satnica Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 23, 24..

16 A contrafao satnica est sempre bem prxima do verdadeiro. Um exemplo: Um templo manico lembra o interior do templo de Salomo: Os adoradores se curvam em adorao ao sol, voltados para Leste. H um cerimonial envolvendo um bode, e tambm h um pacto de sangue.
(William Schoebelen, Maonaria: Do Outro Lado da Luz, 100, 52, 98).

No templo de Salomo os adoradores davam as costas para o sol, a Leste; existia um cerimonial envolvendo dois bodes; e o pacto feito entre Deus e o povo de Israel tambm foi selado com sangue. O nascimento de Jesus foi anunciado como uma estrela que foi vista no oriente (Mt 2:2), cujo smbolo uma estrela de seis pontas
(Ver a Estrela de Davi, na Bandeira Israelense).

Na Maonaria eles adoram a estrela do oriente, que Sirius, o astro mais importante no satanismo, representada pela estrela de cinco pontas, o pentagrama satnico.
(William Schoebelen, Maonaria: Do Outro Lado da Luz, 98).

O falso no est no lado oposto da verdade, mas bem prximo, praticamente correndo em paralelo verdade.

As Sete Trombetas A Contrafao Satnica Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 24, 25, 26.

17 O mesmo poder destruidor exercido pelos santos anjos quando Deus ordena, ser exercido pelos anjos maus quando Ele o permitir. H agora foras preparadas, e que aguardam apenas o consentimento divino para espalharem a desolao por toda parte (Ellen G. White, O Grande Conflito, 614). A reteno dos quatro ventos, impedindo que a terra, as rvores e o mar fossem danificados, liberada nas duas primeiras trombetas (Ap 8:7-9), aps o Selamento do povo de Deus e o fim da graa; as duas primeiras trombetas atingem especificamente a terra, as rvores, e o mar. Quatro poderosos anjos retm os poderes desta terra at que os servos sejam assinalados... Quando esse poder retentor for removido, haver um tempo de provao e angstia... Os anjos esto mantendo os exrcitos de Satans distncia at que o selamento do povo de Deus se complete (Ellen G. White, SDA Bible Commentary, vol. 7, 9767).

As Sete Trombetas A Contrafao Satnica Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 27, 28.

18 A interpretao tradicional foi herdada, inicialmente, de telogos de diferentes denominaes, que no viam o Santurio Celestial e o Ministrio de Jesus, como sendo o ponto central do Apocalipse. Na Revelao de Jesus Cristo, tudo gira em torno do santurio do comeo ao fim... O livro de Daniel somente introduz a doutrina do santurio, mas o Apocalipse, expande-a. Quando ns, como um povo, entendermos o que esse livro significa para ns, haver um grande reavivamento. (Ellen G. White, Testemunhos para Ministros, 113). Ellen White continua, dizendo: Ento eu vi os anjos cessarem de conter os quatro ventos. E eu presenciei fome, pestilncia e espada, nao se levantando contra nao, e o mundo inteiro estava em confuso. (SDA Bible Commentary, vol. 7, 978). Joo v os elementos da natureza: terremoto, tempestade, e conflitos polticos, representados como sendo retidos pelos quatro anjos. Estes ventos esto sob controle at que Deus ordene que sejam soltos (Ellen G. White, Testemunhos para Ministros, 444).

As Sete Trombetas A Contrafao Satnica Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 28, 29.

19 Os homens... tem praticamente passado os limites da misericrdia. Breve Deus mostrar que Ele , na verdade, o Deus vivo. Ele dir aos anjos, No mais combatam Satans em seus esforos para destruir. Deixem-no mostrar sua malignidade sobre os filhos da desobedincia; pois a taa da iniqidade deles est cheia... Eu no vou mais interferir para impedir o destruidor de fazer a sua obra`. O Esprito de Deus est sendo retirado da Terra... Satans realizar as funestas obras que ele h tanto tempo tem desejado. Tormenta e tempestade, guerra e sangue, nestas coisas ele tem deleite, e assim ele colhe em sua colheita . E os homens sero de tal forma enganados por Satans que eles declararo que estas calamidades so resultantes da profanao do primeiro dia da semana (Ellen G. White, Review and Herald, 17/09/1901)

As Sete Trombetas A Contrafao Satnica Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 29, 30.

20 Satans fala aos seus anjos: Mas nossa principal preocupao silenciar esta seita de observadores do sbado. Devemos exercitar contra eles a indignao popular. Alistaremos ao nosso lado grandes homens e homens sbios segundo o mundo, e induziremos aos que esto em nossa autoridade a executar os nossos propsitos. Ento o sbado que eu estabeleci ser forado pelas leis mais severas e obrigatrias. Os que as desrespeitarem, sero tocados das cidades e vilas e levados a passar fome e privao... Levaremos a igreja romana a infligir priso, torturas e a morte queles que recusavam seguir aos seus decretos; e agora que estamos pondo as igrejas protestantes e o mundo em harmonia com esse brao direito de nossa fora, finalmente teremos uma lei para exterminar a todos os que no se submeterem nossa autoridade... e muitos dos que agora esto nas fileiras dos observadores dos mandamentos, passaro para o nosso lado.
(Ellen G. White, Testemunhos para Ministros, 473).

As Sete Trombetas A Contrafao Satnica Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 31.

21 Devemos lembrar que os blocos profticos encontrados no Apocalipse as Sete Igrejas, os Sete Selos, as Sete Trombetas e as Sete Pragas foram dados em sua ordem; so seqenciais e progressivos; vo avanando no tempo. Essa progresso tambm vista nos blocos profticos de Daniel.

As Sete Trombetas A Contrafao Satnica Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 31.

22 Os blocos profticos em Daniel se apresentam em sequncia e em progresso: Dn 2 avana at o ano 476 d.C. (Dn 2:41-43). Dn 7 avana at o ano 1798 (Dn 7:25). Dn 8 e 9 avanam at o ano 1844 (Dn 8:14). Dn 10 a 12, o ltimo bloco proftico, alcana o Decreto Dominical, que a imposio da abominao desoladora (Dn 11:31; 12:11), e ainda:
A queda papal no final dos 1260 dias (Dn 11:45; Ap 13:5; 17:16); Avana at a ressurreio especial que inclui os justos que morreram de 1844 em diante e os mpios que participaram da crucificao de Jesus. A data que a profecia sugere para essa ressurreio especial o final dos 1290 dias (Dn 12:2; Ap 1:7; Dn 12:11); A progresso chega ento ao final dos 1335 dias (Dn 12:12) quando os salvos vivos, juntamente com os santos que ressuscitaram j glorificados na ressurreio especial, ouviro o Concerto de Paz anunciado pela voz de Deus, e vero a Lei de Deus estampada no Cu. Este o momento em que Deus revelar o Seu segredo (Ap 10:7), declarando o Dia e a Hora da Volta de Jesus.

As Sete Trombetas A Contrafao Satnica Revelaes do Apocalipse, volume II, cap. 8, 32.

23 Considerando que Daniel e Apocalipse formam um nico livro, devemos ento esperar ver no Apocalipse a mesma ordem progressiva de eventos: As Sete Igrejas se estendem por sculos, sendo que a ltima, Laodicia, se estende de 1844 at a volta de Jesus. Os Sete Selos comearam a ser abertos em 1844, no perodo de Laodicia, a Era do Juzo. As Sete Trombetas comearo a ser tocadas depois da abertura do Stimo Selo. As Sete Pragas comearo a ser derramadas depois do soar da Stima Trombeta. A Stima Praga culminar com o aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. As solenes mensagens que foram dadas, em sua ordem, no Apocalipse, devem ocupar o primeiro lugar no esprito do povo de Deus (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, vol. 3, 279).

Das könnte Ihnen auch gefallen