Sie sind auf Seite 1von 26

Acidentes na Infncia

Elaine Albernaz

Acidentes na Infncia

As causas externas constituem a terceira causa de mortalidade no Brasil; no grupo etrio de 5 a 19 anos ocupam o primeiro lugar causando cerca de 22.000 bitos por ano. So, principalmente, devidos a acidentes com veculos auto-motores, quedas, queimaduras, armas de fogo, intoxicaes e afogamentos.

Crescimento X acidente

As habilidades cognitivas, perceptuais e motoras da criana mudam rapidamente com o crescimento e a expe a um risco diferente de acidentes, conforme a faixa etria em que esteja.

Acidentes na Infncia: A IDADE FRGIL (1 a 3 meses)

Do nascimento at prximo aos 12 meses todas as crianas tm algo em comum: pensam atravs de suas aes. O que caracteriza a criana at aos 3 meses o comportamento motor dominado pelas atividades reflexas, que em si e por definio no apresentam intencionalidade. O beb recm-nascido frgil e por isso necessita de proteo por muitos meses. Comear de incio a fazer pequenos movimentos e depois a rolar de um lado para o outro. tambm a fase em que comea a chupar qualquer objeto que possa segurar.

Precaues

Verificar SEMPRE se a gua do banho no est muito quente e se as torneiras esto fora do alcance do beb. Muitas crianas j foram escaldadas acidentalmente! No utilizar alfinetes. No deixar o beb s na banheira, nem mesmo enquanto se apanha uma toalha. No deixar a criana em lugares onde possa cair. difcil prever quando rolar pela primeira vez. Evitar pequenos objetos que possam ser levados boca. Os chocalhos devem ser resistentes e no desmontveis. Cuidar com as tintas e pinturas que contenham chumbo. Usar colcho firme e cobertas leves. Cuidar com o sufocamento com peas em forma de saco.

Acidentes na Infncia: A IDADE DO DESPERTAR (4 a 6 meses)

Marca o surgimento da intencionalidade. a idade da contemplao. Interessa-se mais pelas pessoas que lidam com ela. Comea a diferenciar-se do mundo que a rodeia, aprimora a movimentao dos olhos e das mos, buscando a pega de objetos, que so levados boca. A criana comea agora a olhar em volta de si e a ver coisas. Tenta sentar-se e agarrar qualquer coisa. Coloca as mos ou qualquer objeto na boca.

Precaues

J que a criana raramente sossegada nesta idade, no deve ser deixada sozinha em lugar alto. Os lados do cercado devem estar levantados. Quaisquer pequenos objetos devero ser guardados fora do alcance do beb. As torneiras no devem estar ao alcance da criana. Verificar a temperatura da gua antes de colocar o beb na banheira.

As crianas no podero ser deixadas sozinhas no banho, em nenhuma hiptese ou por qualquer razo.
Os chocalhos devero ser inquebrveis, as contas grandes e fortes ligadas por um cordo resistente. A moblia e os brinquedos jamais podero ser pintados com tinta que contenha chumbo.

Acidentes na Infncia: IDADE DA CURIOSIDADE (7 a 12 meses)

A criana intensifica sua ao sobre o mundo, j ntida a presena da inteno e, portanto, a distino entre meios e fins. As aes visam, fundamentalmente, A COMPREENSO do objeto novo. Comeam a estabelecer relaes entre fatos e aes de outras pessoas, na presena de indcios interiorizados. As mudanas de decbito vo sendo mais freqentes e a possibilidade do deslocamento do corpo no espao, uma realidade que amplia as experincias. O deslocamento pode ser facilitado por artifcios como os voadores, de discutvel utilidade e associado a acidentes (quedas) de conseqncias, s vezes, graves.

PRECAUES

Manter os objetos fora do alcance, pois tudo vai para dentro da boca, por isso os txicos e remdios devero estar fora do alcance. Alfinetes, botes, agulhas e outros pequenos objetos devero ser postos longe; remover pequenos objetos quebrveis da mesa do caf e colocados ao alcance das mos da criana. Toalha de mesa no deve pender dos cantos da mesa, as crianas puxam para ver o que est em cima. Manter os alimentos e lquidos quentes no centro da mesa, fora de alcance. Quando a me estiver ocupada com tarefas caseiras, um cercado prximo o lugar ideal para a criana dessa idade.

Acidentes na Infncia: A IDADE DA AVENTURA (1 a 2 anos)

Surge a antecipao pelo pensamento e no apenas pela ao. Os objetivos e aes so transformados, no pensamento, por suas representaes simblicas. Imitam e inventam. Exploram o mundo pelo rastejamento, utilizando uma atividade motora, firme. o perodo das intoxicaes por produtos de uso domiciliar e inseticidas, geralmente conservados em armrios rentes ao cho. Iniciam a explorao de espaos e objetos extra-domiciliares. Iniciam-se as diferenas condicionadas pelo comportamento entre meninos e meninas.

PRECAUES

Evitar quedas: portes de segurana nas sacadas, nos topos das escadas, grades nas janelas e telas firmemente fixadas, previnem acidentes.
As portas de automveis devero ser fechadas chave.

Portas e aparelhos eltricos: as portas que do para a rua ou reas perigosas devero ser trancadas; as tomadas de eletricidade devem ser resguardadas.
Manter as substncias venenosas sob chave. Piscinas de jardins e banheiras: cobrir ou cercar qualquer piscina. Evitar deixar a criana no banheiro sozinha, ela pode abrir a torneira de gua quente ou escorregar e cair. A cozinha o lugar preferido para a criana dessa idade, cuidado com os cabos de panela quentes. Fsforos, facas e outros objetos perigosos devem ser guardados fora de alcance. Evitar brinquedos com pequenas partes removveis.

Acidentes na Infncia: A IDADE DA INDEPENDNCIA (2 a 3 anos)

O padro de pensamento permanece idntico idade anterior. As experincias se ampliam, como tambm sua capacidade motora. Da fase rastejadora evolui para a de alpinista. Sobe em cadeiras, mesas, tenta explorar um mundo que se coloca acima de sua linha de viso. A criana comea agora a ter mais controle pessoal, aprende a fazer coisas por si mesma e deslocar-se com movimentos ativos e rpidos. As crianas nesta idade fazem como os pais (imitao), e comeam a entender as razes por que se fazem as coisas. A independncia mostrada ao dizerem: "no quero" e ao tentarem fazer as coisas sozinhas. Elas ainda no tm noo do perigo.

PRECAUES:

Educar sobre segurana. Como as crianas imitam os pais; estes devem dar ento bons exemplos de cuidados.

Ensinar s crianas a apanharem os brinquedos e arranjar um lugar onde possam guard-los.


Ensinar quais os perigos da rua e como e quando atravess-la. As crianas nesta idade ainda gostam de tirar as coisas dos lugares. Evitar brinquedos com pequenas partes removveis. Brinquedos como vages e caminhes devem ser bastante fortes para suportar o peso da criana. Manter fora do alcance as substncias venenosas e os fsforos. Dar s crianas trabalhos simples. Mas evitar deix-las carregar objetos ponteagudos, de vidro e lquidos quentes. Guardar ferramentas e equipamentos de jardinagem perigosos fora do alcance das crianas.

Acidentes na Infncia: A IDADE DA EXPERINCIA (3 a 5 anos)

A criana comea a explorar a vizinhana e a andar fora de casa. Nesta idade gosta de jogar bolas, subir em rvores ou cercas, andar de triciclos e pequenas bicicletas, ajudar os pais no ptio ou em volta da casa. Brincar com outras crianas importante nesta idade.

PRECAUES

esta a idade para ensinar bons hbitos de segurana. Ensinar maneiras seguras de usar ferramentas, fsforos e utenslios de cozinha. Explorar terrenos baldios excitante nesta idade. Supervisionar as reas em que as crianas brincam e remover tudo que represente perigo. importante que os brinquedos sejam resistentes. Ensinar todas as regras de segurana do jogo. A criana deve aprender a usar ps e mos de maneira adequada ao escalar, para evitar quedas. As roupas devem permitir liberdade de ao. Guardar venenos e ferramentas ponteagudas ou perigosas em lugares fechados muito importante.

Faixa etria
0 - 6 meses 7 -12 meses

Acidentes mais comuns


Afogamento, ingesto de corpo estranho, intoxicaes, queimaduras, quedas, sufocaes e engasgos. Afogamento, aspiraes e ingestes de corpos estranhos, choques eltricos, intoxicaes, quedas, queimaduras. Afogamento, choque eltrico, corpos estranhos, intoxicaes, picadas venenosas, quedas e colises, queimaduras. Acidentes de trnsito, afogamento, choque eltrico, ferimentos, intoxicaes, mordeduras, picadas venenosas, quedas e colises, queimaduras. Acidentes na escola, na vizinhana e nos esportes. Agresses, acidentes esportivos, afogamentos, uso de drogas e acidentes de trnsito.

1 - 3 anos

3 - 7 anos 7 - 12 Adolescncia

Acidentes na Infncia

Andadores: porque devem ser evitados? - Centenas de acidentes ocorrem devido ao seu uso.

- Crianas em andadores caem sobre objetos, fornos, piscinas, aquecedores e rolam escada abaixo. - Crianas em andadores se intoxicam com mais frequncia devido a maior facilidade de locomoo. - Seu uso no propicia desenvolvimento motor antecipado, alm de deixar a criana excitada.

Acidentes na Infncia: Brinquedos


-

Verificar se o brinquedo inquebrvel e no contm bordas afiadas ou ponteagudas.


No devem ter partes pequenas como olhos, rodas ou botes, facilmente destacveis, que possam ser ingeridos. O tamanho do brinquedo deve ser grande o suficiente, para que ele no possa ser colocado na boca. Brinquedos feitos mo no so testados quanto segurana, sempre devem ser examinados muito bem. Ao instalar pilhas novas nos brinquedos eltricos, jogar fora as usadas em local seguro. No deixar a criana empinar pipas na proximidade de fios de alta tenso. No permitir brinquedos eltricos nas proximidade de banheiras e pias.

Acidentes na Infncia: O Bero

A distncia entre as barras verticais deve ser pequena para evitar que a criana caia por entre elas ou que enfie a sua cabea. O deslizamento da parte lateral deve ser protegido por duas travas separadas, para impedir que outras crianas consigam baix-la. A altura da grade lateral deve ser suficiente para impedir que a criana a pule. O colcho deve ser firme.

Acidentes na Infncia: Dicas de Segurana


importante que se cumpram as normas doCdigo Nacional de Trnsito (Respeitar a Faixa de Pedestre, Uso Obrigatrio do Cinto de Segurana, Uso de Assento Apropriado para Crianas Menores em Automveis, Transporte de Crianas Sempre no Banco Traseiro). Motoristas devem dobar sua ateno nos locais onde passam crianas e adolescentes, como portas de escola, clubes, condomnios, reas de lazer. Ao transportar crianas em bicicletas, usar sempre o assento especial. Estimular o uso de equipamentos de segurana em prticas esportivas: skate, patins, bicicletas, etc. Proteger as janelas de residncias, escolas e creches com telas e grades. As piscinas devem ser protegidas com redes apropriadas ou cercadas.

Acidentes na Infncia: Dicas de Segurana


Proteger

as crianas menores do risco de ferimentos com objetos e tomar cuidado com as escadas e lajes, que devem ter acesso restrito. As tomadas devem ser sempre protegidas e a fiao eltrica no pode ficar exposta em locais onde circulem crianas. Remdios, produtos de limpeza, material inflamvel, devem ficar longe do alcance das crianas e nunca devem ser guardados em recipientes de refrigerantes ou similares. Afastar crianas de gua ou alimentos muito quentes, e de qualquer situao onde exista o risco de fogo e chama.

Precaues no transporte de crianas

figura

Bebs devem andar de costas para o movimento at completarem 1 ano ou pesarem 10 Kg, em cadeiras do tipo beb-conforto. Nesta posio, o beb est mais protegido de sofrer ferimentos na coluna cervical no momento do acidente. Figura A criana viaja, obrigatoriamente , no banco traseiro.

Assento infantil voltado para frente: a partir de 1 ano e 10Kg, at pesar 20 a 22 Kg, em torno dos 5 anos. A criana viaja, obrigatoriamente , no banco traseiro.
Figura

Dispositivo posicionador do cinto de segurana: a partir dos 20 a 22 Kg, at atingir a estatura de 1,45m. A criana viaja, obrigatoriamente , no banco traseiro.
Figura

Cinto de segurana de trs pontos: a partir dos 36 Kg, com estatura mnima de 1,45m. As costas tm que tocar no encosto do assento, joelhos dobrados confortavelmente , ps no cho. A criana deve viajar no banco traseiro at 12 anos ou mais.
Figura

Das könnte Ihnen auch gefallen