Sie sind auf Seite 1von 61

Teoria dos Sistemas

Abordagem Centrada na Tarefa

Teoria dos Sistemas

Psicologia Ecolgica (Gibson)


1.
2.

Fluxo de informao Interao organismo-ambiente.


Propriedades de sistemas complexos(abertos) Termodinmica (Turvey) Sinrgetica (Kelso)

Fsica Bilogica(Kugler, Haken)


1.

2. 3.

Teoria dos Sistemas

Teorias matemticas (Poincar)


1.

Ferramentas matemticas para analise dos sistemas dinmicos.

Teoria de Seleo de Grupos Neuronais(Edelman)


1.

2.

Teoria primariamente biolgica: rejeio a uma explicao fsica da funo cerebral. Fsica Quntica, Teoria da Relatividade e Newtoniana

Teoria dos Sistemas

Evolucionismo e Selecionismo(Darwin, 1931...)


1. 2.

Pensamento populacional Interao organismo- ambiente

* Pensamento contrrio ao localizacionismo e instrucionismo

Teoria dos Sistemas


Bernstein,Nicolai(1896/1966) Reconheceu que era impossvel compreender o controle neural sem o conhecimento das caractersticas do sistema que est se movimentando e das foras externas e internas que agem sobre o corpo. ... durante o curso de qualquer movimento, a quantidade de fora que age sobre o corpo muda conforme a energia potencial e cintica.

Teoria dos Sistemas

... o mesmo comando central pode resultar em movimentos bem diferenciados, por causa da interao das foras internas e externas e as variveis das condies iniciais. Diferentes comandos podem resultar no mesmo movimento. ... o controle do movimento integrado provavelmente era distribudo por muitos sistemas interligados, que funcionam em cooperao para obter o movimento.

Teoria dos Sistemas

*graus de liberdade o corpo necessita de um sistema eficaz de controle sobre o movimento das vrias articulaes que se movimentam simultaneamente, como para apanhar um copo dgua sobre uma mesa. (Bernstein,1967) A coordenao do movimento um processo de dominar os graus de redundantes de liberdade do organismo mvel.

Teoria dos Sistemas


Como os padres e a organizao que observamos no mundo so formados por suas desordenadas partes componentes? Como sistemas mudam com o tempo? Como um sistema de mltiplos graus de liberdade reduzido a um sistema de poucos graus de liberdade de modo que as clulas funcionem como uma unidade?

Teoria dos Sistemas


Princpio da Auto-organizao: quando um sistema de partes individuais reunido, os seus elementos se comportam coletivamente, de forma ordenada. Comportamentos no lineares do sistema (Kugler e Turvey,1987): o padro de comportamento que se transforma em uma nova configurao, quando um nico padro gradualmente alterado e atinge um valor crtico.

Teoria dos Sistemas

Um novo movimento surge em decorrncia de uma alterao crtica em um dos sistemas, denominada parmetros de controle. *Parmetros de controle. Varivel que regula as alteraes no comportamento de todo o sistema. Velocidade um exemplo. Estados atrativos: padro preferido de movimento, utilizado para executar atividades comuns da vida cotidiana. O grau de flexibilidade em que exista flexibilidade para alterar o padro de movimentoalternncia entre padres estveis e instavis de movimento.

Teoria dos Sistemas


Sistemas humanos exibem comportamento auto-organizado. O sistema humano um sistema de vrios elementos que pode ser descrito por alguns elementos do sistema variveis coletivas menor nmero de variveis que descrevem um sistema. As variveis coletivas caracterizam os padres de movimento e capturam os sistemas que cooperam para produzir o movimento.

Teoria dos Sistemas

Identificao das transies de fase, pois padres de movimento so variveis para cada situao especfica. Padres podem resultar de demandas: no indivduo, no ambiente, no ambiente social, no objetivo ou na tarefa. Os novos padres coordenados surgem a partir de antigos padres que se tornam instveis e no suprem a necessidade do movimento. O estudo da instabilidade ou estabilidade do comportamento em perodos de transio torna-se essencial para compreender o sistema.

Abordagem Orientada Tarefa

Identificar quais os problemas motores necessitam ser solucionados para que o individuo execute uma tarefa motora.

Hipteses:
Tarefas

funcionais ajudam a organizar o comportamento motor. O desempenho ocupacional surge da interao de mltiplos sistemas que constituem as caractersticas exclusivas das pessoas e do ambiente.

Hipteses Sobre a Conduta Orientada a Tarefa

movimento controlado pelos objetivos do cliente uma ampla gama de padres pode ser realizada com uma tarefa no necessria a facilitao dos movimentos normais o sistema nervoso adapta-se continuamente a seu ambiente e restries msculo-esquelticas o sistema nervoso no um receptor passivo de estmulos sensoriais, mas procura ativamente controlar suas prprias percepes e aes.

Abordagem Centrada na Tarefa


Os sistemas de controle voluntrio e autnomo esto interligados. o envolvimento de mltiplos sistemas resulta no movimento. O sistema nervoso exposto a seu prprio ambiente especfico. O sistema nervoso procura realizar os objetivos com os sistemas remanescentes depois da leso.

Abordagem Centrada na Tarefa

Os clientes so encorajados a tentar realizar voluntariamente um comportamento motor com o encorajamento do terapeuta. o terapeuta e o ambiente fornecem a retroalimentao. o terapeuta deve idealizar intervenes em que a prtica de movimentos controlados feita de sesses estruturadas externamente. o terapeuta ajuda o cliente a identificar e usar as estratgias de compensao.

Abordagem Centrada na Tarefa

O desempenho ocupacional emerge da interao dos mltiplos sistemas que representam caractersticas nicas da pessoa e o contexto do desempenho. Depois da leso do SNC ou de outras alteraes nos sistemas pessoal e ou ambiental, as alteraes de comportamento do cliente refletem suas tentativas para compensar e alcanar os objetivos funcionais.

Abordagem Centrada na Tarefa

1.

Princpios do Tratamento Como a finalidade principal do comportamento motor atingir os objetivos funcionais, os terapeutas devem comear e terminar a terapia focalizando o desempenho ocupacional.A nfase sobre o desempenho e avaliao da tarefa se faz principalmente no nvel da incapacidade, usando o Modelo de Incapacidades da OMS( 1980).

Abordagem Orientada Tarefa


Aps

leso do SNC, ou em outras alteraes nos sistemas pessoais ou ambientais, as alteraes do comportamento do paciente refletem as tentativas de atingir objetivos funcionais. prtica e experimentao ativa, com vrias estratgias em vrios contextos, so necessrias para descobrir uma soluo tima para um problema motor e desenvolver habilidade no desempenho.

Abordagem Orientada Tarefa

Princpios do tratamento Enfoque centrado no paciente. utilize as tarefas funcionais como enfoque do tratamento. selecione as tarefas significativas e importantes nos papis desempenhados pelo cliente. analise as caractersticas da tarefa selecionadas para o tratamento.

Abordagem Orientada Tarefa


determine

se os padres de movimento so estveis ou em transio. analise os padres de movimento e os resultados funcionais do desempenho de tarefa. descreva os movimentos utilizados para o desempenho da tarefa.

Abordagem Orientada Tarefa

Pessoa e ambiente
identifique os fatores pessoais e ambientais que servem como influncias principais no desempenho ocupacional. antecipe que as variveis pessoais e ambientais que iro se alterar, podero influenciar o desempenho ocupacional. aborde os sistemas crticos pessoais e ambientais para provocar mudana no desempenho ocupacional.

Abordagem Orientada Tarefa


trate os fatores neurais e no neurais do sistema sensrio-motor que interferem no desempenho ocupacional timo. adapte a tarefa ou ambiente em geral para promover um timo desempenho ocupacional. use objetos e ambientes naturais.

Abordagem Orientada Tarefa

Prtica e feedback
estruture

a prtica da tarefa para promover a aprendizagem motora. planeje a sesso de prtica para adaptar-se ao tipo de tarefa e estratgias de aprendizagem. providencie feedback para facilitar a aprendizagem motora e incentive experincias com solues para os problemas de desempenho ocupacional. otimize o desempenho ocupacional determinado para restries pessoa e ambiente.

Abordagem Orientada Tarefa

Objetivos gerais do tratamento


descubra

os padres de movimento ideais para o desempenho de tarefas. obtenha flexibilidade, eficincia e efetividade para o desempenho de tarefas. desenvolva nos pacientes as habilidades de soluo de problemas para que identifiquem suas prprias solues para os problemas de desempenho ocupacional em casa e nos ambientes comunitrios.

Abordagem Orientada Tarefa

Alta do tratamento
o

paciente est satisfeito com o desempenho das ocupaes e papis relacionados. o paciente usa espontaneamente os movimentos eficientes e eficazes que so estveis porm flexveis, em tarefas funcionais. o paciente desenvolveu habilidades independentes e eficazes para a soluo de problemas de desempenho ocupacional em casa e na comunidade.

Abordagem Orientada Tarefa


o

paciente usa padres de movimento e demonstra resultados funcionais ideais de desempenho de tarefa, apesar das restries pessoais e ambientais. o paciente reverte facilmente os padres de movimento perseverativos e anormais depois de concluda a interveno. o paciente no demonstra melhora dos padres de movimento ou de desempenho da tarefa, depois dos sistemas pessoais ou ambientais crticos terem sido

Abordagem Orientada Tarefa

Caractersticas do Setting Teraputico( Ada, Canning & Westood, 1990) crie um ambiente que englobe os desafios da vida diria. desenvolva contratos de aprendizagem que descrevam os objetivos compartilhados de reabilitao. solicite que os pacientes transmitam aos membros da equipe sua necessidade de auxilio em tarefas especificas. fornea aos pacientes o controle sobre quando e para onde sero transportados. confira os pacientes aptos responsabilidade pela administrao domstica.

Abordagem Orientada Tarefa

disponha cadeiras em pequenos crculos na recepo e reas comuns. oferea oportunidade para prtica fora da terapia. providencie instrues escritas, audiotaipes, videoteipes e diagrama de prticas. organize o ambiente para estar a altura do nvel de desempenho. descreva o progresso para os pacientes.

A Abordagem Carr e Sheperd

Estratgias:
Avaliao da funo motora durante o desempenho da tarefa. analise do desempenho motor para determinar fatores limitantes importantes sujeitos alterao por meio de interveno teraputica. preveno ou reduo destes fatores chave limitantes por interveno direta e educao do cliente

A Abordagem Carr e Sheperd

planejamento de atividades a serem utilizadas como desafios teraputicos que estimulam o desenvolvimento de estratgias eficazes de movimento. adaptao do ambiente fsico para promover uma funo mxima para cada indivduo. assistncia para os indivduos desenvolverem estratgias para bordar e dominar os desafios motores de novas atividades

Estrutura terica

Teoria dos sistemas dinmicos autoorganizao Estados atrativos e parmetros de controle. Plasticidade capacidade de reorganizao do sistema aps ruptura e de se adaptar as demandas funcionais Alteraes biomecnicas mal-adaptativas aps leso do SNC. Desenvolvimento de estratgias maladaptativas de movimento (estados atrativos ineficientes bem profundos)

A Abordagem Carr e Sheperd

Aspectos positivos:

exacerbaes dos fenmenos normais em virtude da liberao de reflexos espinhais ou do tronco cerebral do controle inibidor hierrquico. Espasticidade e hiperreflexia.

Aspectos negativos:
aspectos da disfuno englobando fraqueza, fadiga, lentido e destreza deficientes. deficincia no recrutamento e modulao do ndice de deflagrao dos neurnios motores.

A Abordagem Carr e Sheperd

Aspectos adaptativos (Carr e Sheperd):


alteraes fisiolgicas, mecnicas, funcionais, no msculo e em outros tecidos moles, que se desenvolvem em resposta imobilidade, falta de uso e tentativas para se mover com as restries da fraqueza. a definio do termo aspectos adaptativos pode parecer errneo, contraditrio com os conceitos de terapeutas ocupacionais quanto a ambiente e comportamento.

A Abordagem Carr e Sheperd

O ambiente teraputico

mobilizao ativa e passiva precoce. o terapeuta um aconselhador colaborativo com relao ao desempenho motor. avaliar o desempenho, definir objetivos, estruturar as sesses prticas e providenciar feedback e instruo. incentivar o desempenho de aspectos mecnicos mais importantes numa determinada categoria de tarefas motoras, desestimular as adaptaes

A Abordagem Carr e Sheperd

Estratgias

instruo oral em poucas palavras; objeto-alvo. demonstrao visual desempenho demonstrado pelo terapeuta. orientao manual ajudando a esclarecer o modelo de ao. feedback oportuno e preciso sobre a qualidade do desempenho ajudando a aprender quais estratgias repetir e quais evitar.

A Abordagem Carr e Sheperd

Prtica:
As teorias de aquisio de habilidades motoras enfatizam os aspectos de soluo ativa dos problemas de aprendizagem(Schmidt, 1992) Carr e Sheperd vem o individuo como um participante ativo,cujo objetivo principal na reabilitao reaprender estratgias eficazes para executar o movimento funcional.

A Abordagem Carr e Sheperd

Avaliao realizada em quatro categorias bsicas de desempenho motor: levantar e sentar, andar, alcance e manipulao, equilbrio. Objetivos:

prever, prevenir e reduzir as restries mecnicas com probabilidade de interferir no desempenho compreender a cinemtica e a cintica que a pessoa tem demonstrado acompanhar o desempenho tpico de indivduos com funo msculoesqueltica integra.

A Abordagem Carr e Sheperd

Compreender como os ajustes posturais esto integrados no desempenho eficiente de uma tarefa. Compreender como a pesquisa tem demonstrado que a cinemtica e a cintica do desempenho diferem em indivduos com disfuno do SNC. Estruturar atividades que ajudem os pacientes a desenvolver uma compreenso cinestsicas e estratgias fundamentais do movimento.

A Abordagem Carr e Sheperd


Estruturar atividades que ajudem os pacientes a desenvolver a analise de tarefas motoras e habilidades de soluo de problemas. Estruturar atividades para providenciar desafios gradativos para ajustes posturais antecipatrios e contnuos.

A Abordagem Carr e Sheperd

Na avaliao da tarefa:
evidencias de dficits de mobilidade em articulaes especificas; componentes ausentes ou limitados; ritmo incorreto dos componentes dentro de um padro de movimentos; evidncias de fraqueza ou paralisia de msculos especficos; comportamento motor compensatrio.

A Abordagem Carr e Sheperd

Planejamento do tratamento
exerccios de alongamento para alongar msculos encurtados e aumentar a mobilidade de segmentos corporais onde so observadas limitaes. modificaes ambientais ou instrues para melhorar o alinhamento postural. exerccios e atividades destinados a fortalecer os msculos inervados, mas fracos.

A Abordagem Carr e Sheperd


instrues verbais e cinestsicas a respeito de estratgias funcionais importantes para melhorar o desempenho. pratica de estratgias-chave fundamentais numa variedade de outras tarefas. prtica de tarefas observadas em vrias condies, incorporando a mobilidade recm recuperada, fora muscular e estratgias

A Abordagem Carr e Sheperd

Alcance e manipulao

Alcance a frente sentada: movimento anterior da pelve flexo do tronco nos quadris uso ativo das pernas para ajudar no equilbrio criando uma base de apoio ativa

A Abordagem Carr e Sheperd

Alcance na posio de p:

estabelecimento de uma base de apoio com um dos ps do individuo deslocamento do peso do corpo e centro de massa na direo do objeto visado.

A Abordagem Carr e Sheperd


Perspectiva de interveno:
recuperao

no ocorre em seqncia proximal a distal. monitorar a fora que surge em todos os segmentos do membro superior; a apresentao de atividades que requerem a preenso limitada pode fornecer desafios teraputicos capazes de organizar a funo do ombro por exemplo.

A Abordagem Carr e Sheperd

os desafios teraputicos para ativar o uso do membro no precisam ser adiados at a inibio da espasticidade. As evidencias indicam que o hipertnus pode ocorrer em conseqncia a encurtamento muscular e rigidez. Portanto,Carr e Sheperd defendem o uso de procedimentos que aumentem a extensibilidade do tecido mole para reduzir a espasticidade.

A Abordagem Carr e Sheperd

no h padres universais de ligaes musculares associados recuperao da funo motora. A pesquisa demonstra que os padres de anormais de desempenho motor relacionam-se distribuio da fraqueza em cada paciente combinada com as demandas mecnicas de cada tarefa.

A Abordagem Carr e Sheperd

Combinaes sinrgicas no membro superior e inferior:

ao combinada dos msculos da bainha rotatria para ajudar o deltide durante flexo e abduo glenoumerais. a rotao para cima que acompanha a escapula, que acompanha a flexo e abduo GU. deslocamentos do peso do corpo e orientao plvica que acompanham os movimentos de alcance do membro superior.

A Abordagem Carr e Sheperd


combinaes sinrgicas entre GU e os rotadores do antebrao para o posicionamento eficiente da mo no espao. a contrao sinrgica dos extensores do punho durante os padres de preenso requerem uma flexo vigorosa dos dedos.

A Abordagem Carr e Sheperd


Estratgias: minimize os obstculos ao movimento apresentados por fraqueza e imobilidade. ensine as combinaes fundamentais de movimento subjacentes ao alcance e preenso eficientes. oferea oportunidades graduadas para praticar o controle de um nmero crescente de graus de liberdade durante exerccio e o desempenho de atividades.

A Abordagem Carr e Sheperd


Componentes essenciais:

Alcance para frente


flexo

do ombro. do ombro do ombro

Laterais
abduo

Para trs
extenso

A Abordagem Carr e Sheperd


Preenso extenso do punho e dos dedos abduo e oposio da articulao carpometacarpiana do polegar. abduo do dedo para objetos grandes.

preenso: fechamento do polegar e dos dedos ao redor do objeto.

A Abordagem Carr e Sheperd


Segurar: flexo e extenso do punho ao segurar um objeto. levantar,colocar e girar objetos de vrios tamanhos, formas e pesos.

A Abordagem Carr e Sheperd


Manipular: flexo e extenso dos dedos. flexo e oposio nas articulaes do polegar e do quinto dedo. flexo e extenso independentes do dedo

Abordagem Centrada na Tarefa


Princpios O objetivo da terapia ensinar os clientes a atingir os objetivos para a tarefa funcional. Os terapeutas no tratam ou limitam a terapia a um padro de movimento normal. Os terapeutas tentam ensinar ao sistema nervoso como solucionar os diferentes problemas por meio da prtica de uma ampla variedade de situaes. O terapeuta procura manipular os sistemas ambientais e msculo-esqueltico para permitir o comportamento proposital eficiente. O cliente precisa praticar os comportamentos motores motivados pelo objetivo de realizar a tarefa.

Abordagem Centrada na Tarefa


Suposies sobre a Conduta Orientada para a Tarefa Contempornea As tarefas funcionais ajudam a organizar o comportamento: Pesquisa recente sugere que os parmetros do comportamento motor no so componentes de desempenho, mas na realidade objetivos funcionais.

Abordagem Centrada na Tarefa

Os sistemas pessoais e ambientais no so organizados de forma hierrquica. No existe ordenao inerente dos sistemas pessoal e ambiental em relao s suas influncias sobre o comportamento motor. Tambm no h ordenao inerente dentro do sistema, mesmo dentro do SNC.

Abordagem Centrada na Tarefa


1.

O terapeuta avalia todos os sistemas que esto contribuindo para os problemas no desempenho funcional ou suporte do desempenho timo, tendo em mente as tarefas que a pessoa atualmente realiza ou que estar fazendo no futuro. A medida que o cliente traz para a situao uma constelao prpria de caractersticas, o terapeuta transforma a perspectiva do cliente no foco da avaliao. O cliente determina os objetivos importantes e funes necessrias para o desempenho ocupacional.

Os padres de movimento usados para a compensao e realizao dos objetivos funcionais devem ser compreendidos por completo. A avaliao do desempenho ocupacional deve incluir um exame do processo (padres de movimento reais), o resultado e a estabilidade ou instabilidade do comportamento motor observado. As estratgias de avaliao consideram todos os sistemas pessoais e ambientais. Aqueles que interferem mais no desempenho so avaliados em primeiro lugar.

1.

Como parte do tratamento, os clientes devem praticar, experimentar e resolver problemas para alcanar os objetivos funcionais. O planejamento do tratamento deve desenvolver e implementar as oportunidades de aprendizado para clientes com capacidade de resolver problemas, o terapeuta pode precisar trein-los para usar as rotinas fornecidas.

Das könnte Ihnen auch gefallen