Sie sind auf Seite 1von 20

EXPERINCIA, MODERNIDADE E

CAMPO DOS MEDIA


Adriano Duarte Rodrigues Universidade Nova de Lisboa 1999

APRESENTAO

Este artigo tem o objetivo de caracterizar o tempo atual como o momento de autonomizao do campo dos media. Essa busca coloca em relao a informao miditica com as transformaes que ocorrem na experincia moderna do mundo.

Trs grandes tpicos: para uma teoria da experincia, a emergncia dos campos sociais e a autonomizao do campo dos media.

SOCIEDADE DA INFORMAO

Viso positiva e otimista das mudanas do nosso tempo. O otimismo fundado no determinismo tecnolgico.

Graas aos novos dispositivos tcnicos conseguiremos instaurar uma sociedade democrtica em que todos tem acesso aos bens econmicos, culturais e polticos. As novas tecnologias da informao ajudaro a sociedade emergente a resolver os seus problemas. (Viso eufrica que no se confirma)

PROPOSTA DE ADRIANO RODRIGUES

Caracterizar o nosso tempo como a poca da autonomizao do campo dos media.

Vantagem: relaciona presente x passado Continuidade x ruptura

Experincia: Conjunto de saberes formados de crenas firmes, fundamentadas no hbito. Capacita para compreender novas situaes, ainda no experimentadas, a partir da sabedoria j adquirida que fornece modelos. independente da experimentao que est na sua origem Produz habitus (BORDIEU) (disposies durveis e transponveis) De si Dos outros Do mundo natural

domnios fundamentais

DIFERENCIAO ENTRE A EXPERINCIA E A EXPERIMENTAO

A experincia capacita o possuidor para compreender sempre situaes novas, ainda no experimentadas, a partir de uma sabedoria adquirida que fornece modelos e esquemas de comportamento razoveis adequados s diferentes situaes de vida, a experimentao incide sobre fenmenos novos ainda no compreendidos ou, pelo menos, insuficientemente compreendidos (RODRIGUES, 1999, p. 3).

DIMENSO ONTOLGIA DA EXPERINCIA

Conjunto de saberes que tenho que aceitar como seguros, pelo hbito.

DIMENSO TICA DA EXPERINCIA

Conjunto de saberes que tem a ver com a precedncia do bem sobre o mal

DIMENSO ESTTICA DA EXPERINCIA

Conjunto de saberes que permitem distinguir entre as formas agradveis e desagradveis.

RECIPROCIDADE DA EXPERINCIA

Consiste na correspondncia entre as minhas expectativas e as expectativas dos outros.

MUTUALIDADE DA EXPERINCIA

Tem a ver com o fato de cada um saber o que os outros tambm sabem.

OBJETOS DA EXPERINCIA

1. SENSAO 2. SENSIBILIDADE 3. SENTIMENTO 4. CONCEITO CONSTRUCTUM A caracterstica fundamental dos quadros da experincia o fato de intervirem como fatores de naturalizao da percepo.

DISPOSITIVOS MEDITICOS

Naturais X artificiais

Pulso desejo

Autonomizao dos domnios da experincia = processo de maturao reflexiva.

Eu = subjetividade Tu = intersubjectividade Ele = objectualidade

MODALIDADE TRADICIONAL X MODERNA DA


EXPERINCIA COEXISTEM
-

Tradicional Percepo de mundo natural e indiscutvel Parte de uma relao de continuidade entre os dispositivos naturais e os dispositivos artificiais de mediao Adquire-se pela convivncia Moderna Ruptura com a tradio Projectualismo e individualismo Legitimadora da ao e do discurso Autonomizao e institucionalizao Deslocalizao da experincia Depende da capacidade de cada um a construir e delimitar o seu prprio quadro de vida.

Na experincia moderna a figura do especialista substitui o sbio. A modalidade moderna fundamenta-se na distino entre os valores de adequao do discurso e os valores da eficcia tcnica, entre a esfera da palavra e a esfera da ao.

CORPO SOCIAL

formado pelos detentores da legitimidade simblica e pragmtica num determinado domnio da experincia. Cada domnio autonomizado da experincia passa a ser constitudo como um campo autnomo, dotado de legitimidade.

Tende a ostentar as marcas simblicas da sua competncia (simblica formal) ou a ostentar a ausncia destas marcas (simblica informal)

CAMPO SOCIAL (SENTIDO TENSIONAL)

o resultado ou o efeito de uma gnese, de um processo de autonomizao secularizante bem sucedido, graas aquisio da capacidade de impor, com legitimidade, regras que devem ser respeitadas num determinado domnio da experincia, baseadas numa indagao racional metodicamente conduzida. Instituio dotada de legitimidade indiscutvel, publicamente reconhecida e respeitada pela sociedade.

EMERGNCIA DOS CAMPOS SOCIAIS


Campo de fora para designar a tenso gerada pelo confronto entre plos de sentido oposto. Com a autonomizao dos campos sociais autonomiza-se tambm a competncia para a formulao discursiva das regras de competncia para intervir eficazmente em cada um dos campos sociais. Funo discursiva (discurso) Funo pragmtica (prtica)

Os detentores da legitimidade simblica e pragmtica num determinado domnio da experincia formam um Corpo Social (p. 17). Discusso da primeira aula se a comunicao um campo ou, se no for, o que ?

A LEGITIMIDADE DOS CAMPOS SOCIAIS


Refere-se ao fato dele deter uma legitimidade exclusiva, tanto para enunciar regras, quanto para intervir no domnio da experincia do qual detm competncia. A legitimidade vicria, aquela que um campo social possui num domnio da experincia que no o seu, por delegao de um outro campo social. (Ex. a mdia narrando o caso Kiss).

Rodrigues (1999, p.26) diz o campo dos media trata-se de uma noo abstrata para designar a instituio, que se autonomiza, dotada de legitimidade para superintender gesto dos dispositivos de mediao da experincia e dos diferentes campos sociais.

Segundo Rodrigues (1999) no campo dos media as funes discursivas predominam sobre as funes pragmticas. (p. 26) Para Rodrigues (1999, p. 27) o campo dos media no gera propriamente um domnio da experincia especfico, mas um domnio constitudo por uma parte dos domnios da experincia que os restantes campos sociais nele delegam.

Com a autonomizao e a constituio moderna dos campos sociais, institui-se a PUBLICIDADE. Campo dos media = processo que est na origem da autonomizao e da constituio de um campo especializado na regulao dos valores da publicidade. Espao pblico = conjunto dos territrios abertos circulao de todos, no apropriveis por indivduos nem por entidades particulares. Esfera pblica = constituda pelo conjunto dos discursos e das aes que tm a ver com o domnio da experincia do todo, que interferem com a experincia da interao e da sociabilidade.

Dimenso pblica = a relao que cada um dos campos sociais possui com os restantes campos sociais interface. So os dispositivos de mediao que delimitam os objetos da percepo e da sensao. O campo dos media faz emergir novas questes nas fronteiras dos campos sociais institudos.

O campo dos media desempenha funes predominantemente simblicas: assegura ao mesmo tempo, o funcionamento dos dispositivos de representao e reflete, como num espelho, os diferentes domnios da experincia.

QUESTES:

O que compem o campo dos media? O que o campo dos media? Jornalismo mdia Porque o campos o dos media no gera propriamente um domnio da experincia especfica? Como poderiam ser nominadas suas lgicas, prticas e sua gramtica tomadas por emprstimo pelos demais campos sociais?

Das könnte Ihnen auch gefallen